REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.

A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.

LIMITAÇÕES DE USO:

Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

Resetar Tudo
Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

A tripartição de poderes e o ativismo judicial

2020
Graduação
Direito
TCC

O presente trabalho busca elucidar a conjuntura da divisão dos poderes da República Federativa do Brasil, orientada pela separação de poderes vislumbrada desde Aristóteles em sua obra a Política, até a teoria da tripartição de poderes de Montesquieu, onde observaremos o modelo tradicional entendido pela doutrina clássica do referido autor da obra O Espírito das Leis, em contraste com a atuação atual, porém, mais especificamente no que tange a atuação do Poder Judiciário, com enfoque no Supremo Tribunal Federal. A abordagem acerca da atuação do Supremo Tribunal Federal trará uma análise da problemática enfrentada pela invasão, muitas vezes, de competência de outros poderes, fugindo da simples atuação atípica, ocasionando, assim, um tensionamento demasiado e que não configura o chamado checks and balances, mas sim o que denomina-se ativismo judicial. O presente artigo também tratará sobre a problemática da crise institucional causada em tal cenário e a resposta social como consequência.

Orientador(es):
Pro.ª Cecília
Autor(es):
Jorsolon Rodrigues da Silva
Palavras-chave:
Tripartição de Poderes. Estado Democrático de Direito. Ativismo Judicial.
download

A utilização da nanoemulsão como estratégia para o desenvolvimento de cosméticos

2020
Graduação
Farmácia
TCC

Em razão do crescimento no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Brasil, as indústrias cosméticas vêm buscando novas tecnologias que permitam o desenvolvimento de formulações cosméticas com alta eficiência. Dentre as novas tecnologias empregadas, a nanotecnologia vem se destacando neste cenário, devido ao desenvolvimento de formulações cosméticas mais estáveis, mais eficazes e com sensorial cosmético diferenciado. A nanotecnologia está relacionada com a caracterização, manipulação e organização de materiais em escala nanométrica. Um dos sistemas nanoestrurados mais utilizados em formulações cosméticas são as nanoelmusões. As nanoemulsões consistem em uma dispersão muito fina, composta por uma fase de óleo e uma fase aquosa, que se apresentam como gotas com diâmetro menor que 100 nm. O objetivo deste trabalho é comparar a tecnologia de nanoemulsões com as emulsões convencionais aplicadas às formulações cosméticas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo em que foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da temática de nanoemulsões. Foram utilizadas fontes de base de dados: Science, Lilacs, Scielo e a Biblioteca Virtual em Saúde. A busca bibliográfica considerou artigos publicados entre 2002 à 2019. As nanoemulsões oferecem ao produto melhor valor agregado frente às emulsões convencionais, melhoria da estabilidade, possibilitam a encapsulação de ativos para uma liberação controlada na pele, tendo assim uma melhor aplicação tátil-sensorial. Porém, os estudos ainda são insuficientes para garantir a total segurança, eficácia e qualidade dos produtos desenvolvidos com sistemas nanométricos, uma vez que esses sistemas apresentam maior capacidade de penetração e potencializam os efeitos dos produtos.

Orientador(es):
MSc. Lásaro Linhares Stephanelli; Prof.ª Simone Alves Herdy
Autor(es):
Daniela Teresinha da Costa; Mabel Emilião Peixoto
Palavras-chave:
Cosméticos, nanoemulsões, nanotecnologia
download

A utilização de células tronco na odontologia

2022
Graduação
Odontologia
TCC

As células tronco são conhecidas por serem as células precursoras do corpo humano, pois, por meio delas, todas as outras células especializadas que estruturam os organismos são derivadas. Elas são diferenciadas em células tronco de origem embrionária e células tronco adultas, que, por sua vez, se subdividem de acordo com sua potência, destacando-se as células tronco hematopoiéticas e as células tronco mesenquimais, encontradas em diversos órgãos e tecidos, incluindo dentes. Por esse motivo, a odontologia vem ganhando notoriedade no campo de pesquisa das células tronco, a partir da sua extração da polpa de dentes permanente (DPSC), ligamento periodontal (PDLSC), e principalmente da polpa de dentes decíduos (SHED). Portanto, o que esperar das células tronco mesenquimais adultas como possibilidades na odontologia? Com investigações mais profundas voltadas para a terapia celular regenerativa a partir da odontologia, globalmente poderão ser desvendadas as incógnitas que ainda permeiam os estudos, e, então, teremos um forte potencial de substituição ou potencialização das atuais terapêuticas encontradas no mercado, trazendo grandes avanços na engenharia tecidual e no futuro da saúde mundial.

Orientador(es):
Prof Dr Walter Arthur Silva Valente
Autor(es):
Luana Catramby Maciel Bittencourt e Yasmin Brandão Fonseca
Palavras-chave:
Células tronco, SHEDs, odontologia.
download

A violação ao princípio da dignidade da pessoa humana nos presídios brasileiros

2020
Graduação
Direito
TCC

A crise do sistema penitenciário atual é um tema que gera debates e opiniões conflitantes; as mazelas da atual política carcerária e a violência com que são tratados os internos desses locais muito se assemelha às prisões do período medieval. A ideia de ressocialização fracassa continuamente, tendo em vista que as cadeias não oferecem aos detentos uma assistência eficaz. A lei de execução penal e a constituição federal são constantemente desrespeitadas, e o que impera dentro das prisões é a lei do mais forte sobre o mais fraco. O Brasil vive hoje uma crise no sistema prisional, contudo, a maior parte da sociedade e o poder público fecha os olhos para o que ocorre dentro desses locais que se tornaram depósitos de seres humanos e verdadeiras escolas do crime. Essa pesquisa se debruça sobre as violações aos direitos fundamentais dos detentos que são constantemente violados e busca estabelecer uma relação com os altos índices de reincidência, a pergunta que esse trabalho busca responder é será que segregar e tratar com violência é a melhor forma de recuperar alguém.

Orientador(es):
Prof.ª Ana Paula Lopes
Autor(es):
Alessandra Santana da Silva Cunha
Palavras-chave:
prisão; ressocialização; crise penitenciária; sistema carcerário brasileiro
download

A vulnerabilidade dos adolescentes no crime de estupro de acordo com a legislação brasileira

2020
Graduação
Direito
TCC

O presente trabalho busca a compreensão do estupro de vulnerável em uma visão abrangendo os menores de 14 e maiores de 12 anos de idade. O texto concentra-se no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro. Para sustentar que a vulnerabilidade não é absoluta. É inquestionável que o tipo apresenta uma inovação no ordenamento jurídico-penal.Questiona-se as causas que o delito não pode ser conhecido, quando o agente causador, acreditando esta com pessoa maior de 14 anos, pratica o ato sexual ou qualquer ato libidinoso, incorrendo erro de tipo previsto no artigo 20 do código penal brasileiro.Acreditando-se também causas em que o delito não pode ser reconhecido. A Lei nª 12.015 de 2009, traz algumas mudanças profundas no Código Penal Brasileiro, com a introdução do crime estupro de vulnerável, passa a considerar crime qualquer ato libidinoso “com ou sem consentimento da vítima”, como uma proteção aos menores de quatorze anos, ainda não aptos a fazer uso de sua sexualidade. Mas, demonstra que constantes alterações perante a sociedade, com relação aos menores de 14 anos, estão precocemente adiantando a vida sexual, a qual, abre brecha para a relativização da natureza jurídica da vulnerabilidade em alguns casos especiais. Pretendeu-se, com esta discussão, contribuir com a temática no contexto social brasileiro, nomeadamente no Código Penal Brasileiro.

Orientador(es):
Doutora de Direito Ana Paula Lopes.
Autor(es):
Daniele Faria Lopes
Palavras-chave:
Estupro de vulnerável, Relativização, Vulnerabilidade.
download

A vulnerabilidade sexual e reprodutiva dos usuários de caps no Brasil - uma revisão integrativa

2023
Graduação
Enfermagem
TCC

Este estudo aborda a sexualidade dos portadores de transtornos mentais e como ela é inserida no PTS dos usuários de CAPS do Brasil. Tem como principais objetivos identificar como a educação sexual e reprodutiva é inserida no PTS dos usuários de CAPS no Brasil e identificar quais os impactos dessas ações na vida dos usuários.Trata-se de uma revisão integrativa que contou com a análise de quatro artigos e uma monografia encontradas a partir das produções científicas publicadas na Biblioteca Virtual de Saúde nos últimos cinco anos completos, que compreendem o período de 2017 a 2022. Os resultados foram agrupados em duas principais categorias, onde foi possível identificar o despreparo por parte das equipes de saúde para promover educação sexual, além do estigma e preconceito que muitos profissionais envolvem ao realizar o atendimento holístico das pessoas portadoras de transtornos mentais, pois na maioria das vezes visam a patologia e não o indivíduo. Essa falta de cuidados reflete na vida do usuário, que fica vulnerável a comportamentos sexuais de risco. Com isso, conclui-se que os profissionais das áreas de saúde mental precisam se atualizar por meio da educação permanente sobre educação sexual e reprodutivas na psiquiatria, para que promovam a melhor qualidade de vida para os usuários de CAPS, diminuindo a incidência de IST’s/aids nesse grupo de pessoas.

Orientador(es):
Profª Ms. Érika Barbosa de Oliveira
Autor(es):
Ingrid Martins Queruz da Silva
Palavras-chave:
Sexualidade; Saúde Mental; Educação Sexual; Serviços de Saúde Mental; Reabilitação Psiquiátrica.
download

A vulnerabilidade sexual e reprodutiva dos usuários de caps no Brasil - uma revisão integrativa

2023
Graduação
Enfermagem
TCC

Introdução: O Plano de Parto (PP) caracteriza-se por ser um documento escrito onde as gestantes expressam de forma antecipada sua expectativa e desejos durante o trabalho de parto e parto, sendo orientado durante o pré-natal realizado por enfermeiros da Atenção Básica atendendo o requisito de humanização.Objetivo: Identificar na literatura científica se a elaboração do Plano de Parto durante o pré-natal na atenção básica vem sendo aplicada; Descrever como ocorre a elaboração do Plano de Parto durante o pré-natal na atenção básica e propor estratégias que facilitem a implementação do plano de parto durante o pré-natal realizado pelo enfermeiro na Atenção Básica. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa tendo como método de estudo a revisão integrativa de literatura. Resultados: O trabalho permitiu a identificação de que o plano de parto não é aplicado na maioria das vezes pelo enfermeiro da Atenção Básica. Conclusão: Há necessidade de investir em pesquisas sobre o Plano de Parto, construção de POP sobre PP e investimento pela APS em infraestrutura para uma condição de trabalho adequada dos Enfermeiros.

Orientador(es):
Ms. Érika Barbosa de Oliveira Silva.
Autor(es):
Alice da Silva Alcantara Camila; Fernandes de Oliveira Rodrigues ; Jonathan Lima Melhardo
Palavras-chave:
Enfermagem Obstétrica; Parto Humanizado; Atenção Básica; Cuidados de Enfermagem; Cuidado Pré-natal.
download

ACHADOS ELETROCARDIOGRÁFICOS DE DOENÇA CARDÍACA ISQUÊMICA: UMA VISÃO ALÉM DO SUPRADESNIVELAMENTO DO SEGMENTO ST

2024
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: O eletrocardiograma é uma das principais ferramentas usadas na investigação de isquemia cardíaca, sobretudo nos atendimentos de emergência. Um dos sinais principais e mais preocupantes que apontam para este achado é o supradesnivelamento do segmento ST, que denota uma oclusão completa de uma artéria coronariana. No entanto, existem diversos outros padrões que denotam isquemia e parecem ter importância equivalente no diagnóstico e na gravidade de um quadro de síndrome coronariana aguda. Entender a relação entre esses achados eletrocardiográficos específicos pode ter uma diferença substancial na conduta dos quadros e seus desfechos. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, com a principal pergunta norteadora: “Quais são e como reconhecer os diferentes padrões eletrocardiográficos que representam isquemia coronariana, além do supradesnivelamento do segmento ST?”. A partir de uma busca no banco de dados Portal Regional BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, foram identificados 799 trabalhos que, após avaliação com critérios de exclusão específicos, resultaram em 62 artigos que, de fato, foram utilizados para integrar esta pesquisa. Foram utilizados cinco padrões principais do eletrocardiograma na busca: isquemia circunferencial, padrão de DeWinter, síndrome de Wellens e bloqueio de ramo. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo identificar e avaliar de que maneira padrões eletrocardiográficos que não sejam o supradesnivelamento do segmento ST diretamente tem impacto no diagnóstico e na gravidade do reconhecimento de uma isquemia cardíaca.

Orientador(es):
Prof. Thiago Alexandre Ferreira Pires
Autor(es):
Bernardo Pessoa Francisco e Cristian de Andrade Oliveira
Palavras-chave:
acute coronary syndrome; ST depression; lead AVR; DeWinter pattern; Wellens syndrome; bundle branch block
download

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO NOS PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19 NO HOSPITAL CAXIAS D’OR: UMA SÉRIE DE CASOS

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: Estudos recentes têm sugerido que há um risco aumentado de eventos cerebrovasculares associado à COVID-19. Objetivos: Analisar os eventos cerebrovasculares em pacientes internados com COVID-19 e assim identificar as características, os fatores de risco e o impacto de tais eventos nesses pacientes acometidos pelo SARS-CoV-2. Métodos: Foi analisada uma lista com 1130 pacientes internados com COVID-19 no período de março de 2020 até setembro de 2021 e cruzada com a lista de pacientes que realizaram tomografia computadorizada ou ressonância magnética de crânio no mesmo período. Os casos de isquemia cerebral foram identificados por este método. Dentre os selecionados, os prontuários foram revisados para estabelecer se a manifestação cerebrovascular ocorreu durante a infecção por COVID-19 ou até 30 dias após a confirmação diagnóstica por RT-PCR. Resultados: Neste estudo é relatado 7 casos de pacientes com COVID-19 que apresentaram evento isquêmico cerebral no Hospital Caxias D’or. Dentre eles, 5 pacientes tiveram AVC isquêmico cardioembólico, 1 AVC lacunar e 1 ataque isquêmico transitório. 6 pacientes eram do sexo masculino e 1 do sexo feminino. A média de idade foi de 63 anos, o paciente mais novo tinha 57 anos e o mais velho tinha 66 anos. Todos tinham Hipertensão Arterial Sistêmica (100%), 5 (71,4%) Diabetes Mellitus, 1 (14,28%) portador de doença renal crônica dialítica, 1 (14,28%) com doença arterial coronariana e 1 (14,28%) com acidente vascular cerebral isquêmico previamente. Como desfecho, 2 pacientes tiveram reversão completa dos sintomas, 1 teve alta com leve incapacidade, 3 com incapacidade moderada e 1 com incapacidade moderada a grave pelo acidente vascular cerebral. Conclusões: Apesar de parecer existir a associação entre a infecção por SARS-CoV-2 e eventos isquêmicos agudos, neste estudo não foi possível identificar um grande número de casos.

Orientador(es):
Prof. Daniel Schachter
Autor(es):
Lara Roberta de Sá Rego e Yago de Barros Silva
Palavras-chave:
COVID-19. SARS-CoV-2. AVC isquêmico. Acidente vascular cerebral
download

ACOLHIMENTO E CUIDADOS PARA GRUPO DE APOIO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TEA ATRAVÉS DE AÇÕES MULTIDISCIPLINARES

2024
Graduação
Medicina
TCC

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por comprometimentos cognitivos que afetam a interação social e o comportamento, com manifestações desde a infância, como dificuldades de comunicação, ações repetitivas e alta sensibilidade a estímulos. O diagnóstico envolve ferramentas como o M-CHAT e o AQ- 10. Esse transtorno impacta tanto o paciente quanto sua rede de apoio, alterando dinâmicas familiares e sociais e gerando uma sobrecarga emocional e física para os cuidadores. A pesquisa identificou prontuários de pacientes com suspeita de TEA e, após uma triagem, selecionou 29 casos confirmados. Os cuidadores dessas crianças participaram de encontros sobre saúde física e emocional, alimentação, direitos dos indivíduos com TEA e formas de interação com orientações e suporte para os desafios cotidianos. Os resultados apontam que pacientes com TEA demandam frequentes atendimentos multiprofissionais, o que afeta diretamente a vida de seus cuidadores. Estes encontros forneceram uma plataforma de suporte essencial, reforçando a necessidade de incluir os cuidadores em programas de capacitação e apoio. Assim, o estudo destaca a importância de criar uma rede de apoio que favoreça tanto a qualidade de vida dos pacientes quanto o fortalecimento das relações familiares e sociais.

Orientador(es):
Prof. Paulo Cavalcante Apratto Júnior
Autor(es):
Rafael Luzes, Julie Anne Telles de Mello, Julio Cesar Marcos e Lethicia Barbosa Ferreira
Palavras-chave:
TEA, rede de apoio, saúde mental
download

ANALGESIA MULTIMODAL: UMA ALTERNATIVA AO USO DE OPIOIDES EM PACIENTES COM DOR

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: O tratamento da dor, por ser uma questão fundamental na assistência à saúde e sendo responsável por gerar incapacidades físicas, deve ser sempre valorizada e bem tratada. Neste contexto, ao longo dos anos, houve um incentivo ao uso de terapias farmacológicas a base de opioides, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde um indicador positivo na assistência médica a pacientes com dor. Objetivos: A exposição dos pacientes às drogas opioides vem sendo responsável por efeitos colaterais graves como adicção, depressão respiratória e morte por overdose. Nessa direção, o presente estudo vem discutir sobre o uso de terapia multimodal livre de opioides no tratamento da dor, apontando os benefícios da técnica. Métodos: Este estudo foi realizado por meio de uma revisão não sistemática da literatura, abordando 15 artigos publicados a partir do ano de 2010 e 2 livros sobre farmacologia. Resultados: O tratamento proposto foi capaz de interromper a dor crônica e levou a redução no uso de analgésicos. O uso de anestesia sem opioides foi responsável pela diminuição das complicações pós-operatórias relacionadas a estas drogas e ajudou na recuperação cirúrgica. Conclusão: A terapia multimodal para o tratamento da dor é uma alternativa promissora e segura para o tratamento da dor aguda e crônica, trazendo menos efeitos indesejados graves.

Orientador(es):
Prof.ª Carolina Figueiredo Freitas
Autor(es):
José Eduardo Rosier de Carvalho
Palavras-chave:
tratamento multimodal, manejo da dor, analgésicos não opioides, tratamento de substituição de opiáceos e analgésicos opioides
download

ANEMIA FERROPRIVA EM GESTANTES

2021
Graduação
Medicina
TCC

O período gestacional está associado a diversas modificações fisiológicas e anatômicas que acarretam mudanças no organismo materno, incluindo os elementos do sangue circulante e o processo de expansão do volume plasmático com consequente hemodiluição, ocasionando a diminuição da concentração de hemoglobina e redução no organismo, ocorrendo a anemia ferropriva, que dependendo da gravidade, pode acarretar prejuízo para mãe e/ou feto. Dependendo do estágio de carência do ferro na gestante, como também do diagnóstico precoce da deficiência carencial, maiores serão as chances de reverter os efeitos adversos com tratamento adequado. O objetivo deste estudo é alertar as causas da anemia ferropriva na gestação, e abordar seus sinais, sintomas e tratamentos. Foi considerado um período de publicações compreendido de 2002 a 2020. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de um levantamento bibliográfico que atendessem os critérios de inclusão pré-estabelecidos, empregando os descritores: anemia ferropriva, deficiência de ferro, gestação e tratamento. Foi concluído que anemia ferropriva é a forma mais comum de deficiência de ferro em gestantes, a maioria das mulheres não tem estoque adequado para atender às demandas do segundo e terceiro trimestre da gestação, podendo a anemia levar à desfechos dramáticos para a mãe e para o feto , que a prevenção é a melhor forma de se evitar a anemia ferropriva, garantindo melhor qualidade de vida e saúde, sendo importante a procura por um médico quando houver suspeita de anemia, visto que diagnóstico e tratamento corretos são fundamentais para diminuir e evitar os riscos à saúde.

Orientador(es):
Professor Geraldo Branco de Assis Filho
Autor(es):
Diogo Cardin Salgado e Jéssica Pinheiro Monteiro Tinoco
Palavras-chave:
Anemia ferropriva. Deficiência de ferro. Gestação. Sintomas. Tratamentos
download

ANÁLISE DO IMPACTO DA VACINAÇÃO ANTI-PNEUMOCÓCICA EM CRIANÇAS DE 0 A 4 ANOS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS E O AUMENTO DA PREVALÊNCIA DE MENINGITE CAUSADA POR SOROTIPOS NÃO CONTEMPLADOS NA VACINA

2021
Graduação
Medicina
TCC

INTRODUÇÃO: A meningite bacteriana aguda é uma inflamação grave das meninges e do espaço subaracnóideo. No Brasil, o pneumococo é a segunda maior causa de meningite bacteriana e as crianças de até 2 anos são as mais acometidas. A partir de 2010, a vacina conjugada 10-valente, foi disponibilizada para crianças menores de 1 ano. As manifestações clínicas são variáveis e em recém-nascidos e lactentes são mais inespecíficas. O diagnóstico de certeza é obtido por meio da análise do líquido cefalorraquidiano. O tratamento empírico recomendado é associação de vancomicina a cefalosporina de 3ª geração. MÉTODOS: Realizada revisão bibliográfica não sistemática nas plataformas Pubmed, BVS e Uptodate e coleta de dados no DataSUS com objetivo de analisar o impacto da vacinação anti-pneumocócica em crianças de 0 a 4 anos, entre os anos 2011 e 2021, no Brasil. RESULTADOS: Foram notificadas 11.577.420 internações. Os meses de maior prevalência foram entre março e julho e os anos foram 2011-2013, respectivamente. Os anos de maior prevalência foram 2015-2017. A maior cobertura vacinal ocorreu no ano de 2018 (95,25%), seguida pelos anos 2016 (95%) e 2015 (94,23%), já a menor ocorreu em 2020 (81,17%). A cobertura vacinal total no Brasil correspondeu a 88,34%. CONCLUSÃO: A cobertura vacinal está defasada considerando-se a meta, de pelo menos 95%, determinada pelo Programa Nacional de Imunizações. Pode-se inferir que é necessário intervenção dos gestores de saúde. Apesar das internações referirem-se a meningite, de um modo geral, percebe-se que uma alta cobertura vacinal se correlaciona com números menores de internação.

Orientador(es):
Professora Cláudia Beatriz Oliveira Castro de Medina Coeli
Autor(es):
Camilla Dias Rosa Salles Marcela Cristina Rodrigues de Souza
Palavras-chave:
download

ANÁLISE GLOBAL DO VOLVO DE SIGMÓIDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2024
Graduação
Medicina
TCC

O volvo de sigmoide é uma condição em que ocorre uma torção no eixo do sigmoide, resultando em obstrução parcial ou completa do lúmen intestinal e de um grau variável do seu suprimento sanguíneo, causando isquemia intestinal progressiva, necrose e perfuração intestinal se não for tratado. A condição pode ocorrer em qualquer porção do intestino grosso que esteja ligada a um mesentér io longo e frouxo que seja fixo ao retroperitônio por uma base estreita. A patologia incide com maior frequência no cólon sigmoide. Este trabalho apresenta como objetivo realizar um estudo de revisão sistemática de literatura sobre o estudo do volvo de sig moide quanto aos aspectos da epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Foi utilizado site de busca PUBMED, através das palavras chave: “Intestinal Volvulus”; “Sigmoid volvulus case report”; e ‘’ adult’’. Como resultado da pesquisa foi possív el comprovar que o modelo de resumo informativo estruturado é o mais utilizado e nos trouxe como informação importante que o volvo de sigmoide ocupa o terceiro lugar em causas de obstrução do intestino grosso, ficando atrás apenas de neoplasias colônias e doença diverticular. O rápido diagnostico permite uma conduta adequada e menor morbimortalidade. Pode ocorrer em diferentes pontos do cólon, em pacientes de todas as idades, e os fatores de risco incluem uma dieta pobre em fibras. Uma das complicações mais graves do volvo de sigmoide é a perfuração do intestino com o derramamento do seu conteúdo na cavidade abdominal podendo levar a óbito, com isso, esse trabalho tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre o tema, tornando o diagnóstico mais rápido e eficaz resultando assim, em um melhor prognóstico para o paciente.

Orientador(es):
Dr. Eduardo Granato Menchise
Autor(es):
Ana Luisa Cabral dos Santos, Bianca Mattos Barbosa Guimarães, Fernanda Chaves Flores Oliveira da Silva e Gustavo Gonçalves Fernandes
Palavras-chave:
download

ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL POLIARTICULAR ASSOCIADA À MUTAÇÃO DO GENE PLEKHG2 E SUAS REPERCUSSÕES NEUROLÓGICAS: UM RELATO DE CASO

2024
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A Artrite Idiopática Juvenil associada à rara mutação do gene PLEKHG2 e suas repercussões neurológicas trata-se de um grande desafio diagnóstico, uma vez que a relação entre a afecção crônica e inflamatória e o gene supracitado, que desempenha um papel categórico no neurodesenvolvimento, ainda não possui uma quantidade satisfatória de estudos e provas terapêuticas seguras e eficazes, gerando grande impacto na qualidade de vida do paciente deste relato de caso. Objetivos: Evidenciar a evolução terapêutica da Artrite Idiopática Juvenil associada à mutação do gene PLEKHG2 a partir de um relato de caso, identificando riscos e benefícios de possíveis formas de tratamento, bem como revisar manifestações clínicas, critérios de refratariedade e prognóstico da doença. Metodologia: Trata-se de um relato de caso com base na coleta de dados de artigos científicos nos portais PubMed, Scielo e LILACS, os quais foram selecionados por meio de palavras-chave como “Artrite Idiopática Juvenil”, “Leucodistrofia” e “PLEKHG2”, tendo como análise o estudo de 25 artigos, com filtro no período de 2016 a 2024, além da utilização do livro “Reumatologia Pediátrica”, da SOPERJ, o “Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Idiopática Juvenil” da CONITEC, bem como o prontuário eletrônico do paciente. Conclusão: Pode-se afirmar que existem desafios complexos associados a AIJ em um paciente com histórico de doença neurológica genética. O diagnóstico precoce é fundamental em seu manejo e é importante destacar a necessidade de uma abordagem personalizada, com o objetivo de controlar a inflamação, minimizar danos articulares definitivos e promover a qualidade de vida ao paciente. Os achados revelaram que houve pouca eficácia na terapêutica inicial de associação de antiinflamatórios e Metotrexato. A adição do imunobiológico Adalimumabe junto à otimização de dose do Metotrexato revelou uma melhor resposta do quadro. Em relação ao quadro neurológico, somente a abordagem de suporte foi oferecida, devido a escassez e pouca conclusividade dos estudos. Até o momento, portanto, os resultados referentes ao acompanhamento do paciente ainda estão em desenvolvimento, visto que ele permanece sob monitoramento contínuo.

Orientador(es):
Profª. Déborah de Melo Dayube
Autor(es):
Hellen Lagoas dos Santos Araújo, Marcella Gullo Barbosa, Mariane Saar Arêdes e Michaela Hasselmann de Araújo
Palavras-chave:
Artrite Idiopática Juvenil; Leucodistrofia; Gene PLEKHG2
download

ASSOCIAÇÃO ENTRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E OBESIDADE EM CRIANÇAS

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A obesidade é um distúrbio metabólico de origem multifatorial, cada vez mais frequente no mundo ocidental, que constitui um problema de saúde pública global e crescente não só na população adulta, mas também na pediátrica. Tal condição é um importante fator de risco para diversas doenças crônicas, como a hipertensão arterial. Na infância, a hipertensão arterial sistêmica é considerada uma condição rara, secundária a um distúrbio renal, cardíaco ou endócrino subjacente. No entanto, nas últimas décadas, a prevalência da forma primária tem se tornado a principal causa identificada, nesse público. Essa mudança epidemiológica tem sido atribuída, em grande parte, à recente epidemia de obesidade. Objetivo: Analisar a associação entre obesidade e desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica em crianças. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica não sistemática, para o qual foram utilizados, como fonte de pesquisa, livro texto de Clínica Médica e bibliotecas virtuais online, como MedLine, PUBMED, LILACS e SCIELO, sem restrições de data. Após isso, foram selecionados 64 artigos para o trabalho. Resultados: Os resultados demonstraram correlação entre os níveis pressóricos e índice de massa corporal elevados, o que indica que a obesidade e a pressão elevada estão inter-relacionados de modo diretamente proporcional. Conclusão: Em suma, conclui-se que a obesidade infantil e a propensão ao desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica estão significantemente relacionadas. Dessa forma, um estilo de vida saudável, com atividades físicas diárias e uma dieta equilibrada é fortemente recomendado.

Orientador(es):
Professora Luiza Gonçalves
Autor(es):
Leticia Nascimento de Oliveira e Thaís Christina Silva Teixeira
Palavras-chave:
“Systemic arterial hypertension”, “Childhood obesity”, “Systemic arterial hypertension in children”, “HAS”, “Obesidade na infância”, “Hipertensão arterial primária na infância”
download

ATROFIA MUSCULAR ESPINHAL TIPO 2 UM RELATO DE CASO

2024
Graduação
Medicina
TCC

A atrofia muscular espinhal (AME) é uma condição genética recessiva que resulta na deterioração dos neurônios motores devido à falta da proteína de sobrevivência do neurônio motor (SMN). Os diferentes tipos de AME são classificados de acordo com a idade em que os sintomas se manifestam e a gravidade do comprometimento motor, bem como o resultado do teste genético que mostra o número de cópias do gene SMN1. A incidência é estimada em 1 caso a cada 10 mil nascidos vivos no mundo, mas estudos no Brasil ainda são limitados. Antigamente, as crianças com AME tinham uma perspectiva de vida muito curta, mas avanços recentes, como o protocolo de tratamento do Ministério da Saúde e o acesso aos medicamentos, têm melhorado esse cenário. Uma das formas de confirmação do diagnóstico é o teste genético molecular, que ajuda a determinar a gravidade e guia o plano de tratamento e manejo clínico do paciente. O encaminhamento precoce para assistência especializada é crucial para uma boa evolução e melhor resultado do tratamento. Na abordagem terapêutica, é necessário que a família tenha compreensão da doença e de suas implicações funcionais, para um tratamento eficaz e promoção da qualidade de vida. Novas Diretrizes transformaram o tratamento da AME, antes limitado a suporte, agora incluindo um medicamento modificador da doença, Nusinersena, capaz de retardar a sua progressão. Uma equipe multidisciplinar é essencial e colabora de forma coordenada para aprimorar a funcionalidade do paciente, fornecer apoio emocional e social, coordenar o cuidado de forma integrada e educar tanto o paciente quanto sua família sobre o manejo terapêutico.

Orientador(es):
Profª. Draª. Verônica Medeiros Araújo
Autor(es):
Luane Rayuri, Luciana Boaventura e Luciana Guimarães
Palavras-chave:
atrofia muscular espinhal, proteína de sobrevivência do neurônio motor, Nusinersena.
download

AVANÇOS E DESAFIOS NO MANEJO DAS VALVOPATIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2024
Graduação
Medicina
TCC

As válvulas cardíacas são estruturas do coração que regulam o fluxo sanguíneo em apenas uma direção, através da pequena e da grande circulação. O coração possui quatro válvulas cardíacas: aórtica, pulmonar, mitral e tricúspide. A valvulopatia ocorre quando uma ou mais dessas válvulas não funcionam adequadamente, impedindo a sua abertura ou o seu encerramento adequado, ocasionando anomalias que se manifestam de maneiras distintas, nos diferentes estágios de evolução da doença. A doença valvar representa uma significativa parcela das internações hospitalares por doença cardiovascular. A etiologia reumática predomina como a principal etiologia de valvopatia no Brasil, diferentemente dos países desenvolvidos, onde as doenças degenerativas representam a principal causa. As valvulopatias podem ser originadas por uma variedade de fatores, que podem estar relacionados a problemas congênitos, degeneração valvar relacionada ao envelhecimento, infecções e doenças cardíacas prévias. O correto manejo das valvopatias depende do diagnóstico preciso anatômico e funcional, sendo necessário uma avaliação minuciosa global do paciente. A conduta é iniciada com a realização da anamnese, do exame físico e dos exames complementares. O exame físico permite uma avaliação confiável, com alta especificidade para o diagnóstico das valvopatias. O tipo de técnica intervencionista para o tratamento estão correlacionados ao diagnóstico. O tratamento específico será determinado pelo médico, com base na avaliação do paciente e nos resultados dos exames.

Orientador(es):
Prof. Dr. Guilherme Souza Policarpo
Autor(es):
Ysabela Santos de Aguiar
Palavras-chave:
Valvulopatias, valvopatias, válvulas cardíacas, doença valvares, doenças cardíacas
download

Abandono afetivo parental e a responsabilidade civil

2020
Graduação
Direito
TCC

O presente artigo científico tem como como objetivo apresentar e desenvolver as características inerentes ao abandono afetivo e a responsabilidade civil em casos de desamparo e desamor, observados os limites constitucionais e os princípios fundamentais atinentes às crianças e adolescentes, constante também no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, de modo a assegurar uma análise em consonância com às reflexões doutrinárias e os entendimentos jurisprudenciais contemporâneos. O tema em questão é de suma importância para o direito, na medida em que apresenta evolução histórica e que se mostra presente até mesmo nos dias atuais. O objetivo do presente trabalho é demonstrar a relevância e a necessidade do tema perante a sociedade, além de demonstrar que o abandono afetivo transcende os limites distância e do desafeto. Em caso de ausência, os tribunais, assim como a doutrina, tem compreendido em alguns casos que é completamente passível indenização por danos morais consubstanciado no aspecto da responsabilidade civil, tendo em que vista o referido afastamento pode causar sérios problemas psicológicos e sociais na vida do desamparado, retardando e prejudicando o seu desenvolvimento na sociedade.

Orientador(es):
Dra. Carla Ferreira de Gonçalves
Autor(es):
Luiz Bonfim de Sousa
Palavras-chave:
Dignidade humana. Responsabilidade Civil. Abandono Afetivo
download

Abandono afetivo: uma análise de acordo com os acórdãos do Superior Tribunal de Justiça

2020
Graduação
Direito
TCC

A escolha do presente tema tem por finalidade analisar decisões do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, como também doutrinadores, para entender o posicionamento do judiciário acerca das ações indenizatórias, por danos morais, decorrentes de abandono afetivo paterno. Neste sentido, o artigo discute o posicionamento do tribunal superior em relação à valorização e tutelados vínculos familiares amparados no sentimento; os princípios familiares e a conexão com as necessidades legais as obrigações e direitos do pai em relação ao filho; e as probabilidades de requerer como direito o afeto a ponto de existir a possibilidade da reparação.

Orientador(es):
Prof.ª Lucia Helena Ouvernei Braz de Matos
Autor(es):
Charles Douglas Correia da Silva
Palavras-chave:
Abandono afetivo. Dano moral. Cabimento processual.
download

Abordagens Terapêuticas no Tratamento do Lúpus Eritematoso Sistêmico: Revisão das Principais Estratégias Farmacológicas e de Suporte Clínico para o Manejo de Pacientes com LES

2024
Graduação
Medicina
TCC

O Manejo no tratamento do LES para controle da doença a mantendo em remissão consiste no uso de hidroxicloroquina ou cloroquina (antimaláricos), corticoides e imunossupressores. As formas mais brandas da doença podem ser controladas apenas com doses baixas de corticoides e antimaláricos. As formas mais graves da doença, corticodependentes (dependentes de corticoides) ou corticorresistentes (resistentes ao corticoide), o tratamento necessita de imunossupressores. As diretrizes da sociedade europeia de reumatologia (EULAR) de 2023 respaldam o uso no tratamento de LES: Metotrexato, Azatioprina, Ciclosporina e Micofenolato de Mofetila. Outros imunossupressores usados são: Leflunomida, Ciclofosfamida, Rituximabe, Tacrolimus e Anifrolumabe.

Orientador(es):
Prof. Dr. Marcus Vinícius de Jesus da Silva
Autor(es):
Bruno Henrique Mendonça Ribeiro e Yanka Costa Farias
Palavras-chave:
download

Acesso a arte: Uma Escola de Belas Artes na Baixada Fluminense

2020
Graduação
Arquitetura
TCC

Esse é o trabalho de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo da faculdade Unigranrio, orientado por Álvaro Pilares com o tema: “ACESSO A ARTE: Uma Escola de Belas Artes na Baixada Fluminense.” Nele é proposto a criação de uma Escola de Belas Artes que vá além da sala de aula, mas que agregue entreterimento, cultura e lazer para a região. É proposto uma Escola que ofereça cursos de: Pintura, Escultura, Cenografia, Desenho, Dança, Arte Teatral, Artes Plásticas e Ilustração. São propostos dois blocos: um de escola e um de teatro. Um deck de entrada e um jardim para exposições e eventos

Orientador(es):
Prof.º Alvaro Pilares
Autor(es):
Anna Paula Dias Siqueira da Silva
Palavras-chave:
Belas artes;Baixada Fluminense
download

Acesso minimamente invasivo: uma análise crítica – revisão de literatura

2020
Graduação
Odontologia
TCC

A cirurgia de acesso ao sistema de canais radiculares é uma das principais etapas do tratamento endodôntico, esta deve ser realizada com a finalidade de localização dos canais sem que haja comprometimento no processo de desinfecção, modelagem e obturação, para que assim tenhamos êxito no tratamento. As iatrogenias mais comuns ocorridas durante esta etapa geralmente se dão devido a grandes desgastes além do necessário, podendo prejudicar a estrutura dentaria e seu remanescente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar e reunir informações a respeito do acesso endodôntico minimante invasivo (AEMI) baseado em uma revisão de literatura, apresentando aos leitores os mais recentes estudos realizados a respeito dos tipos de acesso endodônticos, onde através de uma análise crítica embasada pode-se qualificar a influência e eficácia no tratamento endodôntico. A seleção de artigos foi realizada através de uma busca nas seguintes bases de dados: Science Direct, Web of Science, PubMed e Scopus. Foram escolhidos artigos que tratavam a respeito do tema de AEMI, assim como os que buscavam avaliar sua relevância em diferentes etapas do tratamento endodôntico, e sua relação quanto a resistência a fratura dos elementos dentais. Artigos que avaliavam a relação do AEMI quanto a localização, limpeza, modelagem e obturação dos canais radiculares também foram selecionados. Em generalidade dos estudos pode-se concluir que não há resultados que demonstrama efetividade do acesso endodôntico minimamente invasivo acerca de um tratamento endodôntico mais satisfatório. Até os dias atuais não foram encontradas evidencias e resultados concludentes em relação ao acesso minimamente invasivo, tanto quanto seus benefícios em relação ao tratamento endodôntico e seu prognóstico quanto ao elemento dental.

Orientador(es):
Prof. Dr. Emmanuel João Nogueira Leal da Silva
Autor(es):
Helena Maria de Lima Rodrigues, Patrick Silva Santos e Priscila Pires Mathias
Palavras-chave:
acesso endodôntico minimamente invasivo; endodontia; cirurgia de acesso; cavidade pulpar.
download

Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, a repercussão no sistema previdenciário

2020
Graduação
Direito
TCC

O presente artigo científico tem como alvo conceituar os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais e salientar a repercussão destes no sistema previdenciário. Através de vasta pesquisa bibliográfica foi possível diferenciar os tipos de acidente do trabalho e de doenças ocupacionais. Assim constatou-se que tais acidentes e doenças refletem no sistema previdenciário aumentando o gasto com o pagamento de benefícios pelo tempo de incapacidade, gerando em determinados casos até pensão por morte. Restou evidente, também, que a maioria dos acidentes do trabalho acontecem por falta de respeito às normas da segurança do trabalho e que a maneira de diminuir os impactos causados no sistema previdenciário é investir em prevenção e na segurança do trabalho.

Orientador(es):
Prof.º Eduardo dos Santos Pereira
Autor(es):
Nathália de Oliveira Coelho Domingues
Palavras-chave:
Acidente de trabalho; doenças ocupacionais; sistema previdenciário
download

Acordo de não persecução penal e juiz de garantias: institutos controversos e bem-vindos advindos da lei 13.964/19

2020
Graduação
Direito
TCC

O presente artigo traz uma análise histórica e elucidativa sobre a evolução do pensamento e postura social em face do cometimento de crimes, desaguando na atual política criminal de encarceiramento, a qual não tem contribuído para a diminuição da criminalidade, mas apenas numa aplicação ineficaz de recursos Estatais e superlotação do Judiciário com infindáveis processos. À visto disso, será apresentado e explorado o Acordo de Não Persecução Penal, um novo instituto despenalizador que contribuirá, e muito, nesta nova forma de pensar a política criminal, em que se tomou conta de que uma grande quantidade de tipos penais são, atualmente, quase inexpressivos, podendo ser resolvidos de uma maneira mais rápida e sem a necessidade de uma longa instrução criminal. Além disso, também será exposto as implicações que este novo instituto abarca, sobretudo para os processos que já estão em curso no Judiciário, e que poderiam ser enquadrados nele, ocasião em que se fará uma análise principiológica para se chegar a uma provável solução. Outrossim, também será feita uma breve retrospectiva do momento social e político vivido pelo país após a instauração da Operação Lava Jato, e os seus desdobramentos, o que acabou por culminar na instauração do Juiz de Garantias, outra inovação importante no ordenamento jurídico brasileiro, que será pesquisada em profundidade neste documento, levando-se em conta a sua relevância para reforçar o respeito às garantias constitucionais e processuais dos cidadãos, bem como evitar abusos perpetrados por agentes públicos e, até mesmo, por particulares.

Orientador(es):
Prof.ª Ana Paula Lopes Ribeiro
Autor(es):
Marcus Vinícius Candido da Cruz
Palavras-chave:
Evolução da Política Criminal. Acordo de Não Persecução Penal. Juiz de Garantias
download