Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE- PPGECS
Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Saúde (CAPES 4)
O Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Saúde tem como objetivo desenvolver atividades de formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, possibilitando a incorporação crítica do patrimônio científico e tecnológico, gerando um alto nível de qualificação profissional.
Assim, o curso propõe uma formação voltada para a ideia do sistema global de Educação, Ciência e Tecnologia, no qual o foco está em uma abordagem integradora do conhecimento, interdisciplinar, objetivando um ambiente de aprendizagem e produção colaborativas para produção de inovações no processo ensino-aprendizagem. Atrelado a isso, conhecer e difundir o conhecimento científico como construção humana e como produto de um processo sócio histórico que tem implicações ético-políticas e integrar o conhecimento escolar das ciências às ações promotoras do desenvolvimento local e regional também fazem parte da formação dos futuros mestres em Ensino de Ciências e Saúde.
Atividades: As atividades do curso se concentram as segundas e terças-feiras, das 9h às 17h, no campus Duque de Caxias. O aluno monta a sua grade de acordo com sua disponibilidade.
Endereço: Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bloco C, 2º andar – 25 de Agosto – Duque de Caxias – Rio de Janeiro. CEP 25071-202
Horário de atendimento: 9h às 17h
Telefones: (21) 2672-7849 / 2672-7834
Para outras informações: [email protected]
Coordenação Geral
Eline das Flores Victer
[email protected]
Infraestrutura
LABORATÓRIOS
O PPGEC se localiza no Centro de Pós-Graduação e Pesquisa, no qual a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) e os Programas de Pós-Graduação stricto e lato sensu estão fortemente integrados, otimizando processos, tomadas de decisões e permitindo amplo contato entre os docentes de diferentes programas. O complexo da pós-graduação integra a PROPEP, as secretarias dos programas, auditório, laboratórios, Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), salas de orientações e salas de reuniões. O novo espaço está localizado na área central do campus da universidade, facilitando o acesso aos alunos, visitantes, professores e a realização de eventos. A área também integra o Núcleo de Internacionalização (NINT) da universidade.
O campus e as diferentes instalações estão adaptados e têm condições de acesso a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida por meio de rampas com inclinação adequada e instalações sanitárias apropriadas. Há prioridade de acesso ao estacionamento interno ao campus sede.
As atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências contam com uma infraestrutura de elevado padrão, onde estão disponíveis diversos laboratórios de ensino e pesquisa, laboratórios de informática, auditórios e uma biblioteca com acervo bibliográfico em constante atualização, a saber:
- Química Geral
A UNIGRANRIO possui quatro Laboratórios de Química, dos quais três são destinados às aulas práticas e um à pesquisa. Os laboratórios estão preparados para atenderem às diferentes demandas da área da Química. O corpo de funcionários, administrativo e acadêmico, é formado por técnicos em química e estagiários (Licenciatura e Bacharelado em Química), para auxiliar professores e mestrandos em suas atividades. O laboratório de Análises Químicas conta com espaço climatizado com dois espectofotômetros de infravermelho, um espectofotômetro de UV/vis e um espectofotômetro de Absorção Atômica.
Os laboratórios estão dentro dos parâmetros de biossegurança, supervisionado por uma comissão de Biossegurança que monitora os procedimentos operacionais padrão (POP´s), além de elaborar, indicar, propor e avalizar aplicação dos parâmetros de biossegurança das clínicas, policlínicas, laboratórios e demais instalações utilizadas pelas Escolas e Institutos da UNIGRANRIO.
- Laboratório de Genética Humana (LabGen)
A UNIGRANRIO, desde maio de 2012, conta com o Laboratório de Genética Humana (LabGen). Este é um laboratório inédito em instituições particulares do estado do Rio de Janeiro. O objetivo desse centro de pesquisa é propiciar qualidade de vida da população da Baixada e do estado, dar apoio a médicos, clínicas, laboratórios e hospitais, além de chamar à responsabilidade todos os que têm compromisso com a vida humana. Inicialmente, o serviço consistirá do diagnóstico molecular de doenças condicionadas por fatores genéticos (como as neuromusculares degenerativas, diabetes, hipertensão arterial, obesidade etc.) e estudo de genes associados a doenças infecto-parasitárias. Os alunos do Programa de Mestrado em Ensino das Ciências contam com este espaço para desenvolverem seus projetos de pesquisa e elaboração de produtos voltados a esta temática tão atual e carente de vivências práticas em salas de aula na Educação Básica.
- Física
A UNIGRANRIO estruturou dois laboratórios de Física no Campus I, em Duque de Caxias. Eles atendem aos mais diversos estudos de Física, inclusive experimental. Os dois laboratórios possuem a infraestrutura necessária para a realização de cerca de 100 diferentes tipos de práticas na área de: Mecânica, Tecnologia dos Materiais, Mecânicas dos Fluídos, Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo, Óptica Avançada e Hidrostática. As práticas são possíveis graças aos kits comprados junto ao Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa (CIDEPE), empresa de referência em instrumentos educacionais no Brasil.
- Herbário Didático
Um herbário didático, único da Baixada Fluminense, e uma coleção de espécimes fixados para uso nas práticas (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ) estão à disposição dos alunos.
- Laboratório de Ensino de Ciências e Educação Matemática
No Laboratório de Ensino de Ciências e Educação Matemática, os mestrandos realizam experimentos de cunho didático, interagem por meio de oficinas, desenvolvem os produtos educacionais vinculados às suas dissertações de mestrado, realizam projetos em conjunto e compartilham conhecimento prático.
- Laboratório de Empreendedorismo e Educação Digital STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) – LABSTEM
De acordo com a European Round Table (ERT), o baixo número de estudantes que escolhem carreiras STEM representa um desafio para a seleção de recursos humanos na maioria dos países europeus. As alterações previstas na economia e no mercado de trabalho, nos próximos dez anos, afetarão a demanda por profissionais STEM, que vai crescer em maior grau em relação a profissionais de outros setores. Este quadro não está muito distante da realidade brasileira. Desta forma, ações voltadas para a Educação STEM são de grande importância para a política de desenvolvimento econômico, industrial e científico do país.
O PPGEC, e seu conjunto de docentes, foi contemplado com fomento (FAPERJ – R$ 214.000,00/2017) para criação de um espaço de desenvolvimento de Inovações Tecnológicas e Educacionais em diferentes áreas do conhecimento. Unindo projetos e áreas de interesse, o PPGEC implantou um espaço integrador das áreas STEM, destinado aos alunos dos cursos de graduação das áreas de Engenharia, Matemática, Arquitetura, Ciências da Computação e dos cursos de licenciatura da UNIGRANRIO para o desenvolvimento de competências, promoção de vocações, alargamento de habilidades, ações criativas, educativas, inovadoras e empreendedoras nas áreas STEM.
- Laboratório de Computação Gráfica
O laboratório de computação gráfica está equipado com computadores de configurações avançadas para a produção de materiais didáticos e de aulas, tratamento de dados de pesquisa e elaboração de produtos para extensão. É usado em muitas como suporte para a elaboração dos produtos educacionais que utilizam tecnologia digital e diagramação, por exemplo.
- Laboratório de TV
A universidade possui ampla estrutura para atendimento, produção e finalização de produtos audiovisuais para TV, Cinema e Internet. A infraestrutura é composta de estúdio de TV, equipado com câmera HDV digital, ilha de edição digital não linear, sala de projeção, kits de iluminação e sonorização. É de grande importância para a formatação de produtos educacionais do tipo vídeos educativos, videoaulas e podcasts.
Biblioteca Euclides da Cunha
A Unigranrio é a maior instituição de ensino da região da Baixada Fluminense, com estudantes oriundos de diferentes municípios do Grande Rio. Em decorrência dos papéis educacionais, científicos e sociais desempenhados pela Universidade na região, a Biblioteca Euclides da Cunha, localizada no Campus do Programa, é uma das maiores bibliotecas da Baixada Fluminense.
Atualmente, o acervo da Biblioteca corresponde ao número total de 57.719 títulos, sendo 138.417 exemplares. No laboratório existente na Biblioteca, encontram-se disponíveis ao público 28 (vinte e oito) computadores com acesso ao UP TO DATE. O espaço conta com os seguintes recursos humanos: 2 bibliotecários, 1 assistente, 5 auxiliares e dois jovens aprendizes.
Inaugurada em 1972, a Biblioteca funciona de segunda a sábado. Conta com um Núcleo de Coordenação de Bibliotecas (NCB), composto por 10 Bibliotecas, Unidade de Conservação e Restauração de Documentos (UCORE) e um Laboratório de Informática. Ocupa um espaço físico de 2.000 m2, distribuídos em recepção, salão de acervo, salões de leitura, salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual e hall para exposições e eventos.
A Biblioteca conta com acesso à Base de Teses e Dissertações (BDTD), permitindo o compartilhamento de dados com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (banco de dados internacional). Finalmente, há acesso à base SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A UNIGRANRIO tem acesso franqueado às bases Scopus e Science Direct através do Portal de Periódicos da CAPES, que cobrem publicações centrais das Ciências Biológicas e da Saúde.
O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais e nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES, além do uso intenso do sistema UP TO DATE, que é uma base de dados amplamente utilizada por profissionais da área de saúde, que disponibiliza artigos de revisão, escritos por autoridades renomadas em cada tema e que facilitam a atualização rápida e eficaz destes profissionais.
Além do extenso acervo da Biblioteca, os usuários têm acesso Wi-Fi nos salões de leitura a diferentes bases de dados, como:
- Portal CAPES: O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais, nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES.
- Minha Biblioteca: é uma plataforma formada pelo consórcio de 26 editoras de livros acadêmicos nacionais: Autêntica, Cengage, Cortez, Grupo A (Artes Médicas, Artmed, Bookman, McGraw-Hill, AMGH, Penso e Tekne), Grupo GEN (AC Farmacêutica, Atlas, E.P.U., Forense, Forense Universitária, Guanabara Koogan, LAB, LTC, Método, Roca, Santos), Loyola, Manole, Saraiva (Atual e Érica) e Zahar. Essas editoras se uniram para oferecer às instituições de ensino superior acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet através da chamada computação nas nuvens. Através da Minha Biblioteca, estudantes têm acesso rápido e fácil a mais de 9 mil títulos acadêmicos, incluindo as principais publicações de diversas áreas do conhecimento. A plataforma permite a impressão, de forma gratuita, de 15 por cento das obras consultadas.
- Biblioteca Virtual Pearson: a Biblioteca Virtual Universitária Pearson disponibiliza 7.608 títulos em seu catálogo online de 36 editoras de livros com textos integrais, recursos de busca, anotações e impressões de partes mediante pagamento à Editora. As editoras que fazem parte da Biblioteca Virtual Pearson são: Ágora, Aleph, Atheneu, Ática, Autêntica, Blossom, Blucher, Brasport, Callis, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Contexto, Difusão Editora, EdiPUCRS, EDUCS, Editora Eureka, Freitas Bastos, GLS, Grupo Summus, Interciência, Intersaberes, Jaypee, Labrador, Lexikon, Manole, Mescla, MG Editores, Oficina dos Textos, Papirus, Pearson, Plexus, Rideel, Scipione, Selo Negro Edições, Vozes, Yendis.
- EBSCO: a Base de Dados EBSCO engloba sub-bases em diversas áreas do conhecimento, com uma variada coleção de periódicos científicos internacionais.
- SCIELO (Scientific Electronic Library Online): Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, especialmente desenvolvida para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento- particularmente na América Latina e Caribe - proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica.
- Bases de Dados de Teses e Dissertações (BDTD): Base de Dados de Teses e Dissertações da UNIGRANRIO faz parte do Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações que, com apoio da FINEP, vem sendo mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Seu objetivo maior é registrar e disseminar as teses e dissertações elaboradas e defendidas no âmbito dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, por meio do “TEDE 2”, software desenvolvido pelo IBICT, permitindo o compartilhamento dos dados da UNIGRANRIO com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLT, banco de dados internacional de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações.
O Sistema de Bibliotecas fornece acessibilidade aos seus usuários com necessidades educacionais especiais a diferentes fontes de informação, através de recursos diferenciados, como o acesso por rampas, o atendimento aos portadores de necessidades auditivas realizado por um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Além disso, conta com o Sistema DOSVOX que interage com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso dos computadores, além da impressão em braile.
O acervo da Biblioteca é permanentemente atualizado, objetivando atender a pesquisa dos usuários.
Laboratório de Fotografia
Laboratório de Rádio
Sala de Aula
As salas de aula estão estruturadas para receber de 15 a 30 alunos e contam com sonorização ambiente, climatização, iluminação fria e são equipadas com projetor multimídia e computador e acesso a rede wifi.
Anfiteatro
Sala de Estudos
Mestrado
Apresentação
O Mestrado Profissional
Segundo a Portaria Normativa nº 7, de 22 de junho de 2009, do Ministério da Educação, os objetivos do mestrado profissional passam por capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, assim como transferir conhecimento para a sociedade, atendendo às demandas específicas e de arranjos produtivos para o desenvolvimento nacional, regional ou local. Além disso, busca contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.
Entendemos que, diferentemente dos programas de pós-graduação acadêmicos, o objetivo maior do mestrado profissional é devolver ao mercado, no nosso caso à escola, um profissional altamente qualificado, com poder de análise crítica e potencial de transformação de sua prática para responder às necessidades da contemporaneidade.
Duração: de 24 a 30 meses.
Coordenação Geral
Eline das Flores Victer
[email protected]
Membros do Colegiado do PPGEC:
Profa. Eline das Flores Victer
(Coordenadora)
Profa. Eline das Flores Victer
(Representante da Área da Matemática)
Profa. Giselle Capaci Rodrigues
(Representante da Área da Química)
Profa. Rosilaine de Fátima Wardenski
(Representante da Área da Biologia)
Louise Madureira Martins
(Representante Administrativo)
Opções Curriculares
A estrutura curricular do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências é composta por disciplinas obrigatórias, eletivas, prática docente supervisionada e atividades complementares. A carga horária mínima para a conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência é de 450h de disciplinas e 90h de Orientação de Dissertação e Defesa, perfazendo um total de 540 horas a serem cumpridas em quatro semestres, com a possibilidade de se estender a cinco semestres (como prevê o documento de Área de Ensino para os Cursos de Mestrado Profissional). O aluno do PPGEC deve cumprir durante sua formação em nível de Mestrado profissional:
- Disciplinas obrigatórias (270h)
- Disciplinas eletivas (180h)
- Atividades de Orientação (90h)
- Atividades de Acompanhamento (30h)
O PPGEC oferece seis disciplinas obrigatórias. O grande número de disciplinas eletivas ofertadas denota a importância dada ao princípio da flexibilização e a liberdade de escolha do próprio aluno para a sua formação, a partir de experiências que mais se aproximem de seus interesses pessoais.
Matriz Curricular: DISCIPLINAS E EMENTAS
Área de Concentração
- Ensino das Ciências na Educação Básica
Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica conta com um curso de mestrado profissional na área de Ensino das Ciências voltado para professores das áreas de Matemática, Biologia, Química e Física. O objetivo do curso é ressignificar a prática docente e os seus processos formativos, que deverão estar ancorados em abordagens educativas inovadoras.
Linhas de Pesquisa
- Ensino das Ciências: Abordagens Conceituais
Descrição: Esta linha de pesquisa tem como reflexão o processo de ensinar e aprender Ciência. Neste contexto, a abordagem conceitual relaciona as questões da cultura, dos saberes e das práticas escolares sob a perspectiva do seu pensar e fazer cotidiano. Procura, ainda, buscar um entendimento da maneira como ocorre o processo de apropriação das significações, dos conceitos em Ciência e a compreensão do papel da interação/relação no processo de aprendizagem, as quais implicam uma estrutura mental superior do indivíduo no processo de elaboração conceitual.
- Ensino das Ciências: Inovações Tecnológicas
Descrição: Dedica-se ao estudo da inovação das tecnologias no ensino das Ciências. Estuda como as tecnologias, especialmente as da Informação e Comunicação (TICs), alteram a natureza da práxis educativa, analisando as suas potencialidades.
- Ensino das Ciências: Relações Sociais e a Cidadania
Descrição: Tem por objetivo investigar a existência/utilização de procedimentos metodológicos para o ensino das Ciências na educação básica, com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem, para o exercício da cidadania no âmbito das relações sociais.
Corpo Docente
Docentes Permanentes
- Artur Antônio Melo de Lira Brandt
Possui doutorado em Biologia Computacional e Sistemas pela Fundação Oswaldo Cruz (2015), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991) e graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1986).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6618230661442542
E-mail: [email protected]
- Beatriz Brandão dos Santos
Pesquisadora de Pós-Doutorado em Sociologia da Cultura pela Universidade de São Paulo, USP. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-RIO. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4613221064560873
E-mail: [email protected]
- Eline das Flores Victer
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6171612484179623
E-mail: [email protected]
- Daniel de Oliveira
Graduado em Informática pela UNIPLAC, Mestre em Computação Aplicada pela UNIVALI e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC. Fez parte do seu doutorado no INSA-ROUEN na França.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0984344989835257
E-mail: [email protected]
- Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira
Doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES/PPGECS/UFRJ, mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro pelo PROPEC/IFRJ (2017).
Lattes:http://lattes.cnpq.br/0124011924215806
E-mail: [email protected]
- Giseli Capaci Rodrigues
Química e farmacêutica, mestre e doutora em Química com ênfase em Química Orgânica (Instituto Militar de Engenharia – IME). Pós-doutora em Microbiologia pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (UFRJ).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5161022039227208
E-mail: [email protected]
- Haydea Maria Marino de Sant'anna Reis
Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIC/SP/2006) e Gestão da Escola Pública (UFJF/2007). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2001) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2006).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2108290075901523
E-mail: [email protected]
- Márcia de Melo Dórea
Graduação em Engenharia Química pelo Instituto de Química da UERJ(1995), mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros com ênfase em Macromoléculas aplicadas no Setor de Petróleo e Gás pelo IMA/UFRJ (2005).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0899217809954397
E-mail: [email protected]
- Pedro Moacyr Chagas Brandao Junior
Pós doutor em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6755470574606260
E-mail: [email protected]
- Rodrigo Francisco de Jesus
Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo- EEUSP. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO(2008). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO (2000).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1935132137935833
E-mail: [email protected]
pesquisas
MACROPROJETOS
Os projetos de pesquisa e desenvolvimento que estruturam o PPGEC dão suporte à produção de conhecimento (bibliográfica e técnica) do programa e de sua aproximação com a sociedade. Assim, atualmente, conta-se com 11 macroprojetos, 8 de pesquisa e 3 de extensão (destes, dois de pesquisa e extensão) divididos entre as três linhas de pesquisa, a saber:
ENSINO DE CIÊNCIAS - ABORDAGENS CONCEITUAIS
- Relações Interdisciplinares no Ensino de Ciências e Matemática (Pesquisa)
A interdisciplinaridade como contraponto à fragmentação das disciplinas escolares vem sendo discutida por vários autores, principalmente por aqueles que pesquisam as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas. Novas formas de organização do conhecimento ou para um novo sistema de sua produção e difusão são prementes, principalmente durante o processo de formação educacional dos indivíduos. Desta forma, o objetivo deste projeto é desenvolver estratégias e recursos didáticos e metodologia inovadoras do ponto de vista pedagógico relacionadas à Educação em Ciências na escola básica, preferencialmente na escola pública, com alicerce interdisciplinar. Tais produções serão validadas como público-alvo e será medido o impacto de tais ações.
- Docência: Identidade, práticas e profissão docente (Pesquisa)
A identidade do professor é o resultado de um processo complexo de construção social que pode ser descrita em um modo próprio de sentir-se professor, ao mesmo tempo que dá sentido à sua prática quotidiana. A preocupação com a identidade profissional do professor e a natureza do trabalho docente têm sido objeto de inúmeros estudos nas últimas décadas. Este projeto prevê a investigação do processo de construção identitária do professor, principalmente os que atuam na Baixada Fluminense, sua sensação de pertencimento e resiliência no contexto escolar, seus principais obstáculos epistemológicos para que se possa propor ações de intervenção, considerando que a identidade não é estática e imutável, ela se constrói a partir da significação social da profissão .
- Processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática (Pesquisa)
A contemporaneidade traz outras dimensões ao Ensino, nas quais os saberes devem conseguir conjugar sinergicamente a dimensão conceitual da aprendizagem com a dimensão formativa, cultural e socioemocional. O ensino das disciplinas científicas tem consequências específicas em vários elementos curriculares. Desta forma, aposta-se cada vez mais na convergência e diversidade de metodologias de ensino, no papel instrumental dos conteúdos curriculares e na ação dos estudantes em seu processo de aprendizagem. Este projeto prevê a análise e construção de estratégias didático-pedagógicas escolhidas pelo professor, para estimular a autonomia, a busca por informações e até mesmo a produção de conhecimento, por meio do acesso às novas tecnologias ou ao trabalho de grupo por parte dos alunos, incentivando a aprendizagem por confronto de posições individuais e cooperação dos pares.
- Educação Matemática: aprendizagens e práticas (Pesquisa)
O projeto objetiva estabelecer uma rede de pesquisadores, na qual professores se colocam como autores de sua própria prática em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, sobre o ensino da matemática na perspectiva da construção de projetos de formação continuada específicos para professores da rede pública de ensino fundamental, bem como fomentar a realização de pesquisas colaborativas que possam contribuir para a formação e prática de professores.
ENSINO DE CIÊNCIAS – INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
- Educação à Distância e Mídias no Ensino de Ciências (Pesquisa)
Considerando que o tempo e o espaço da sala de aula devem ser mais flexíveis e que o professor deve atuar de maneira menos informativa e mais gerenciadora, utilizando as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam, há uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos poderão estar motivados, se entenderem a “aula” como pesquisa e intercâmbio. A criação de ambientes virtuais e o uso de diferentes mídias na educação geram um desafio a mais que é aprender a gerenciar o processo de aprendizagem com alunos conectados pela Internet, tanto na educação presencial como na educação a distância. O presente projeto tem como foco principal a proposta de revisão dos processos de organização, flexibilizar seus currículos, métodos e instrumentos para que seja possível que a comunidade escolar se adapte a novas situações, habilitando docentes e alunos no gerenciamento da aprendizagem com tecnologias telemáticas.
- Produção de Materiais didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática (Pesquisa)
Este projeto investiga a importância da produção de material didático no desenvolvimento profissional do professor, em sua prática e o impacto no ambiente educacional.
- Tecnologias Digitais e Recursos Didáticos no Ensino de Ciências e Matemática (Pesquisa)
A inserção de ferramentas tecnológicas em sala de aula predispõe transformações no ambiente educacional, principalmente quando estão baseadas em metodologias fundamentadas pela dialogicidade e não mais unidirecionais. A convivência nos espaços híbridos multimodais da hiperconexão provoca mudanças nos modos de interagir, representar o pensamento, expressar emoções, produzir e compartilhar informações e conhecimentos, assim como aporta novos elementos à aprendizagem. O projeto prevê, a partir da análise contextual, a criação de metodologias ativas de produção de saber, contextos e culturas, acontecimentos do cotidiano e conhecimentos de distintas naturezas, permeados pelas tecnologia digitais de Informação e comunicação. A exploração dessas características e marcas demanda reconsiderar o currículo e as metodologias que colocam o aluno no centro do processo educativo e focam a aprendizagem ativa, abrindo limites espaciais e temporais da sala de aula e dos espaços formais de educação, integrando-os.
ENSINO DE CIÊNCIAS – RELAÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA
- Divulgação científica: ciência ao alcance da escola (Pesquisa e Extensão)
Para além de um portfólio on-line, é preciso que se invista de forma intensa em meios digitais para divulgação de informações. O presente projeto pretende propor dispositivos analógicos e digitais para disponibilização de informações acadêmico-científicas produzidas por pesquisadores, professores e alunos da UNIGRANRIO no formato audiovisual on-line para o público leigo e não leigo. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada que abordará a caracterização do uso de diferentes mídias e espaços não-formais pelas Instituições Universitárias, o mapeamento de ações acadêmico-científicas desenvolvidas na UNIGRANRIO, Além disso, pretende roteirizar a produção de entrevistas com pesquisadores, professores e alunos envolvidos em projetos de pesquisa, bem como avaliar o impacto em relação ao público leigo atingido. Buscamos, assim, promover uma importante ferramenta de divulgação, acesso irrestrito a conteúdos e informação sobre a ciência, sua natureza e sua rotina de produção de conhecimento, além de avaliar o processo de popularização da ciência durante a formação inicial e continuada dos professores de ciências.
- Formação de professores na contemporaneidade (Pesquisa e Extensão)
O objetivo deste projeto é identificar, analisar e propor ações de formação de professores nas suas dimensões, inicial e continuada, de forma permanente e atualizada. Entende por formação docente espaços de fala, de reflexão e de renovação de saberes para que o professor se renove, renove a sua prática, ressignifique seu repertório, a sala de aula, a partir de ações que o despertem para o novo. A partir de ações que envolvam universidade-museu-escola, o presente projeto se volta para a análise do impacto de estratégias na Formação de professores/mediadores reflexivos para atuarem em situações educacionais ampliadas em parcerias envolvendo escolas, museus de ciência e a universidade.
- Relações sociais, diversidade, inclusão e o impacto no processo educacional (Pesquisa)
A relação entre desigualdades e diversidade tem ocupado um lugar de maior destaque no debate contemporâneo. Desta forma, o objetivo deste projeto é oferecer subsídios aos professores para auxiliá-los na condução de sua prática pedagógica inclusiva, ressignificando o pensar e o agir do professor e dos estudante frente ao processo de ensino e aprendizagem no contexto de uma escola aberta às diferenças, levando-os à prática da ação-reflexão-ação.
- Entrelaçando a escola (Extensão)
O objetivo central deste projeto é a realização de ações concretas de aproximação Universidade-Escola, como Oficinas, Minicursos, Workshops, Rodas de Conversa de divulgação científica, Aplicação de Produtos Educacionais e Cursos de Verão, todos com enfoque interdisciplinar em escolas da Baixada Fluminense, envolvendo toda a comunidade escolar.
O macroprojeto “Entrelaçando a escola” norteou as ações de extensão do PPGEC em 2018 e, em 2019, contou com a participação de todos os docentes e discentes do programa. Seu objetivo principal foi a realização de atividades concretas de aproximação Universidade-Escola como: Oficinas, Minicursos, Workshops, Rodas de Conversa de divulgação científica e Divulgação de Produtos Educacionais, com enfoque interdisciplinar em escolas da Baixada Fluminense, envolvendo a comunidade escolar. As primeiras escolas a participarem foram a Escola Estadual José de Souza Herdy, situada no centro de Duque de Caxias, e o CIEP BRIZOLÃO MUNICIPALIZADO 120 MONTEIRO LOBATO, situado em Vila Santa Cruz, zona periférica de Duque de Caxias. Essas escolas passaram a ser “adotadas” pelo programa com um fluxo de comunicação próximo. Foi oferecido suporte aos professores e à direção durante todo ano nas demandas pedagógicas, além das ações previstas no projeto. Em ambas as escolas, docentes do PPGEC, em parceria com seus respectivos discentes, orientam alunos de Iniciação Científica Junior (Programa de Iniciação Científica – Jovens Talentos - para o Ensino Médio), que recebem bolsas (PIBIC-EM) do CNPq.
GRUPOS DE PESQUISA
- O Ensino de Ciências: representações, contextos e sujeitos
Nome do líder: Andréa Velloso da Silveira Praça
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2156903672634714
- Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática na Educação Básica
Nome do líder: Eline das Flores Victer
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7153597193166243
- Grupo de Pesquisa Multicêntrico: o ensino de Ciências e as suas aplicações
Nome do líder: Giseli Capaci Rodrigues
Processo seletivo
Processo Seletivo 2024.1
MESTRADO: OFERTA AMPLA
- Inscrições: 27/11/2023 a 03/02/2024
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 25 (vinte e cinco) parcelas, 1 de R$ 270,00 (duzentos e setenta reais) mais 24 de R$ 2700,00 (dois mil e setecentos reais) cada.
- Edital
- INSCREVA-SE
MESTRADO: OFERTA SOCIAL
- Inscrições: 27/11/2023 a 03/02/2024
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 25 (vinte e cinco) parcelas, 1 de R$ 93,80 (noventa e três reais e oitenta centavos) mais 24 de R$ 938,00 (novecentos e trinta e oito reais) cada.
- Edital
- INSCREVA-SE
MESTRADO: OFERTA PCI - UNICEPLAC
- Inscrições: 27/11/2023 a 03/02/2024
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 25 (vinte e cinco) parcelas, 1 de R$ 270,00 (duzentos e setenta reais) mais 24 de R$ 2700,00 (dois mil e setecentos reais) cada.
- Edital
- INSCREVA-SE
Documentos
Informativos
Calendário Acadêmico de 2022/1
Fichas e Formulários
Formulário de Requerimento Geral PPGEC
Regulamentos e Manuais
Plano de Desenvolvimento Institucional - UNIGRANRIO (2020-2024)
Programa de Autoavaliação do PPGEC
Alumni
Descrição do Programa
Entende-se que diferentemente dos programas de pós-graduação acadêmicos, o objetivo maior do mestrado profissional é devolver ao mercado de trabalho, no caso, ao segmento de ensino ao qual o profissional está inserido, um profissional altamente qualificado, com poder de análise crítica e com potencial de transformação de sua prática para responder às necessidades da contemporaneidade. Assim, o acompanhamento do egressos é uma relevante estratégia institucional para obtenção de informações acerca da qualidade da formação discente e de sua adequação às novas exigências da sociedade e mercado de trabalho.
Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências desenvolveu e implantou desde 2012 uma política de acompanhamento de seus egressos. O objetivo foi identificar e avaliar a adequação do curso ao exercício profissional de seu público-alvo e fazer os respectivos ajustes necessários. A comissão de acompanhamento de egressos, mapeia anualmente as ações pós-curso e o impacto real no espaço escolar onde o professor atua e acompanha sua evolução profissional. É mantido registro atualizado das informações sobre os ex-alunos, possibilitando contatos, encontros e atividades conjuntas.
Em 2020, criamos o PROGRAMA ALUMNI PPGEC. A proposta foi de potencializar as discussões que já aconteciam entre os egresso e os docentes e ampliar este espaço com questões mais específicas para esse grupo de ex-alunos. O grupo Alumni, gerenciado pelos próprios egressos se propôs a colaborar com o programa na renovação da política de acompanhamento de egressos, de participar da autoavaliação do programa e manter a parceria, pois acreditamos que o elo de contato entre a sociedade e a universidade está no egresso.
Por meio deste canal de comunicação do programa divulgamos para o público em geral e, em especial para os egressos, as ações do PPGEC extra e intramuros. Compartilhamos os produtos educacionais desenvolvidos para divulgação nas escolas em que atuam, as publicações mais recentes dos grupos de pesquisa, seminários, congressos, conferências e cursos de formação continuada. A proposta é manter um vínculo permanente com o egresso por meio de uma comunicação eficaz e afetiva.
Com este programa reafirmamos a importância do egresso e reforçamos o compromisso quye temos com sua formação, onde esperamos que o aluno egresso do PPGEC seja um profissional com:
(a) visão interdisciplinar e cientificamente fundamentada sobre o Ensino de Ciências, que está em contínuo processo de mudança e inovação, face às demandas da sociedade do conhecimento;
(b) compreensão crítica sobre a importância da alfabetização científica e tecnológica;
(c) capacidade de elaborar instrumentos de levantamento de dados, diagnosticar, propor e avaliar soluções referentes à própria prática docente e ao desenvolvimento cognitivo dos alunos;
(d) capacidade de elaborar estratégias didáticas adequadas aos perfis regional, social e cultural de seu alunado, contemplando o desenvolvimento de competências e habilidades de acordo com a realidade social em que atua;
(e) capacidade de análise, avaliação e decisão sobre a estrutura e a dinâmica da educação e da aprendizagem nas instituições escolares;
(f) capacidade de conceber, desenhar e liderar projetos educativos inter/transdisciplinares e em múltiplas mídias;
(g) capacidade de criar espaços, meios e recursos de aprendizagem contínua e colaborativa, de renovação da cultura educacional ampliando os espaços de investigação e de produção do conhecimento na área do Ensino de Ciências;
(h) competência para coordenar o planejamento e produção de recursos didáticos relevantes e acessíveis;
(i) capacidade para produzir e compreender o conhecimento científico nos diferentes níveis de ensino
(j) autodesenvolvimento profissional.
Venha fazer parte do nosso programa!