UNIGRANRIO DUQUE DE CAXIAS - RJ
Fale com a Afya
O Repositório Institucional da Afya Universidade Unigranrio – Campus Duque de Caxias tem como objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso digital aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos pelos estudantes dos cursos de graduação presencial e a distância.
Ao tornar público esse acervo acadêmico, o repositório amplia a visibilidade da produção científica institucional, promovendo o acesso à comunidade acadêmica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica dos cursos de graduação é responsável por submeter as versões digitais dos TCCs, conforme diretrizes do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), garantindo a transparência e a consulta pública ao conhecimento gerado na universidade.
Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.
O aumento na produção de melanina, causa um descontrole pigmentar chamado hipercromia. Dentre as hipercromias, está o melasma, conhecido pelo surgimento de manchas acastanhadas, de bordas irregulares, porém simétricas na pele, tendo como maior vítima as mulheres, de fototipo mais altos, estando ligado à fatores ambientais, étnicos, hormonais e genéticos. Diversas terapias têm sido usadas no tratamento do melasma para o seu controle. O ácido tranexâmico, vem sendo utilizado como um ativo bastante promissor para o tratamento de hipercromias, sendo um derivado sintético da lisina, capaz de inibir a formação de plasmina. O objetivo principal desse estudo foi através de um levantamento bibliográfico compreender os efeitos do ácido tranexâmico nas diferentes vias de administração no controle do Melasma, entender a fisiopatologia do melasma, compreender o mecanismo de ação e identificar as diferentes formas farmacêuticas e vias de administração e sua ação no melasma. Através da análise dos dados obtidos nesse levantamento bibliográfico, foi possível concluir que o ácido tranexâmico apresenta um grande potencial clareador para o tratamento do melasma nas diferentes vias de administração apresentadas. Porém, se faz necessário mais estudos experimentais para determinar a melhor via de administração, a posologia ideal e resultados do tratamento sendo associado a outros ativos com potencial clareador, a fim de otimizar o uso do ácido tranexâmico no tratamento do melasma.
INTRODUÇÃO. Casos de pacientes que chegam ao serviço de emergência com algum tipo de fratura exposta é visto como rotineiro pelo ortopedista que lida com atendimento de trauma ou pelo médico generalista que atende em algum serviço de urgência e emergência, sendo frequente e mandatório a utilização de antibióticos, desse modo, realizamos o levantamento dos dados para entender o melhor esquema de antibióticoterapia de forma a reduzir assim a incidência de complicações geradas por seu tempo de utilização prolongado ou resistência bacterianas, aumentando assim o tempo de internação e gerando danos desnecessários. MÉTODOS. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso de antibióticos na ortopedia em pacientes com fraturas expostas. Foram utilizados como base de dados artigos publicados na plataforma PUBMED dos anos de 2016 até 2021 com um total de 18 artigos selecionados, dos quais 12 preenchiam os critérios de inclusão, assim como bibliografia impressa. CONCLUSÃO. Observa-se que quando a terapêutica instalada é realizada no menor tempo possível, os impactos para a recuperação da saúde do paciente e sua reinserção na sua rotina habitual são fatores prognósticos bons, já que diminui internação, reduz morbimortalidade, os riscos inerentes a procedimentos e internação como infecção secundária adquirida em ambiente hospitalar.
Trata-se de uma análise a respeito da incidência da Lei 11.232/2005, que alterou o Código de Processo Civil, na execução trabalhista. A influência das reformas do CPC no âmbito do cumprimento de sentença no processo do trabalho, abrangendo assim, a aplicação da multa do artigo 475-J do CPC e seu cabimento, ante às supostas omissões da Consolidação das Leis Trabalhista (CLT) quanto à sanção ao descumprimento da obrigação de pagar ao empregado o que lhe é devido, trouxe uma enorme cizânia doutrinária e jurisprudencial no âmbito juslaboral. O presente trabalho tem como premissa maior o estudo das lacunas existentes na CLT e a possibilidade de aplicação das normas do processo civil na execução trabalhista, analisando tal questão à luz dos princípios e da autonomia do Direito Processual do Trabalho.
Aqui está o texto corrigido: --- O objetivo do presente trabalho final de graduação é apresentar um projeto de Unidade de Reinserção Social temporária para moradores em situação de rua, cujo ambiente priorize as necessidades básicas do ser humano e assegure o fortalecimento das interações sociais. O projeto busca produzir uma unidade de acolhimento com capacidade para receber tanto os moradores quanto os seus animais de estimação, cujo vínculo afetivo é significativo, bem como oferecer capacitação profissional, atendimento psicológico e espaços para lazer e convívio social. Nesse trabalho são apresentadas informações básicas e dados estatísticos desse público-alvo no Município do Rio de Janeiro; são demonstrados os benefícios da relação emocional entre o ser humano e os animais; e são discutidas as intervenções urbanas que disseminam a arquitetura antimendigo e o processo de gentrificação. A proposta para esse novo modelo de acolhimento quer utilizar a arquitetura como forma de inspirar e apoiar intervenções de resgate da cidadania dessa população esquecida, a partir da reflexão sobre o papel do arquiteto na sociedade.
A referida monografia possui como objetivo compreender a importância do Serviço Social tanto no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro/ CRAAI Duque de Caxias quanto na Fundação Gol Letra, no que tange a garantia dos direitos da criança e do adolescente. A reflexão desta pesquisa se dá pela atuação do Ministério Público como órgão que visa à defesa dos direitos humanos e também da atuação do Serviço Social na Fundação Gol de Letra que se utiliza da política de assistência social para atender as demandas de crianças e adolescentes, tendo em vista as possibilidades das condições de trabalho do assistente social nestes espaços e a expressiva demanda de violação de direitos da criança e do adolescente que aparece nestas instituições. O trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, subsidiada por análise documental, embasadas no Projeto de intervenção das referidas instituições pesquisadas e dos diários de campo das autoras deste estudo. A análise dos dados foi desempenhada a partir de III eixos alinhados aos objetivos específicos propostos pelo estudo, divididos da seguinte forma: O processo de trabalho do Serviço Social na esfera sociojurídica; o processo de trabalho do Serviço Social na política de assistência social; como se efetiva o trabalho do Serviço Social tanto no sociojurídico quanto na assistência social em concordância com o Projeto Ético Político brasileiro, e por fim a importância do Serviço Social nas demandas de violação de direitos, embasados no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
A presente pesquisa busca relatar a importância da atuação do Assistente Social na viabilização de direitos, com postura ética contra qualquer tipo de opressão e violência, analisando a contribuição do Assistente Social que atua no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, compondo a equipe técnica interdisciplinar da comarca de Nova Iguaçu, nos casos de estupro de vulnerável. A presente pesquisa é de natureza exploratória, elaborada a partir das seguintes abordagens de pesquisa: qualitativa, quantitativa, documental e bibliográfica, baseando-se em teóricos que apresentam produções que dialogam e fundamentam questões relacionadas à discussão proposta pela pesquisa. O método utilizado ancorou-se na teoria social crítica de Marx que abrange o materialismo histórico e dialético. Para realizar a coleta de dados ocorreu uma visita institucional ao campo empírico da pesquisa, o que possibilitou o contato com os estudos sociais elaborados pelos Assistentes Sociais que atuam neste espaço e onde ocorreu a realização das entrevistas. A pesquisa, por meio de uma análise crítica, a atuação dos Assistentes Sociais neste equipamento, para além das determinações judiciais, o que possibilita a garantia de direitos com base nos grandes avanços da legislação para o público infanto-juvenil, conforme preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os resultados desta pesquisa mostram que a articulação em rede, no que tange o enfrentamento ao estupro de vulnerável apresenta fragilidades, por causa das mudanças políticas e econômicas vivenciadas no país. Como possibilidade da intervenção profissional, cabe ao Assistente Social desenvolver estratégias para o enfrentamento da violência sexual.
O presente estudo monográfico buscou compreender a atuação do Serviço Social junto às famílias dos policiais vitimados na concepção das Assistentes Sociais que atuam Diretoria da Assistência Social da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O estudo em tela contempla os seguintes conceitos principais fundamentais para a discussão desta temática: conceito da violência, direitos humanos, família política de segurança pública e questão territorial do Estado do Rio de Janeiro. Para a realização do mesmo tem-se como pressuposto metodológico a natureza descritiva, bibliográfica e exploratória e com uma abordagem qualitativa ancorado no método da teoria Marx. A coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada, tendo como sujeito e universo da pesquisa os Assistentes Sociais que atuam na Diretoria da Assistência Social (DAS) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Mediante análise dos dados constatou-se que os níveis de satisfação para o atendimento dessas famílias são muito baixos e que os gestores e sujeitos que militam ou atuam junto a esfera da Diretoria de Assistência necessitam se mostrar mais ativos junto ao comando Polícia Militar, embasados nas leis dos direitos dos policiais e na ética profissional.
A adolescência é marcada por transformações físicas, emocionais e sociais, e adolescentes em conflito com a lei apresentam vulnerabilidades que exigem atenção integrada das políticas públicas. Este estudo analisou a atuação do assistente social na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarapuí, em Duque de Caxias, destacando seu papel na promoção da saúde integral, articulação com redes de apoio e acompanhamento das medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A pesquisa, de caráter descritivo e bibliográfico, evidenciou que a intervenção do Serviço Social possibilita o acesso aos direitos sociais, promove a articulação intersetorial desses adolescentes, enfatizando a importância da integração entre serviços de saúde, socioeducativos e família no processo de ressocialização e reinserção social.
O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa os desafios e as perspectivas da atuação do assistente social na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Botafogo, no município do Rio de Janeiro. Partindo da concepção ampliada de saúde e dos princípios que orientam o Sistema Único de Saúde (SUS), a pesquisa discute a atuação do Serviço Social nas unidades de urgência e emergência. A investigação, de natureza qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica, utilizando produções acadêmicas, legislações e documentos institucionais, especialmente aqueles elaborados pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Os resultados evidenciam que a atuação do assistente social nas UPAs é essencial para garantir a integralidade e a humanização do cuidado, ao articular demandas sociais e de saúde dos usuários. Contudo, a pesquisa aponta desafios significativos, como a sobrecarga de trabalho, a fragmentação das políticas públicas, a precarização das condições laborais e a insuficiência de recursos. Conclui-se que, embora a presença do assistente social seja estratégica nesses serviços, a efetividade de sua intervenção depende do reconhecimento institucional, de condições adequadas de trabalho e de maior articulação com a rede de proteção social e com a equipe multiprofissional. Assim, o estudo reafirma a importância do Serviço Social na defesa dos direitos sociais e na consolidação de uma saúde pública universal, integral e equitativa.
Através da vivência durante o Ensino Clínico,enquanto acadêmicos de enfermagem, em uma unidade básica de saúde da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, foi oportunizado ao grupo de estágio auxiliar nos cuidados e atendimentos à população idosa da população adscrita à unidade, e isso levou os acadêmicos presentes no cenário em questão, à reflexão sobre a importância do atendimento à população idosa na atenção básica de saúde, uma vez que fora observado que os idosos possuem algumas necessidades específicas de saúde que requerem atenção diferenciada, tendo em vista a dificuldade de mobilidade para caminhar até a unidade de saúde assim como acuidade visual diminuída e alguns residem sozinhos. Acredita-se que a compreensão de diversos aspectos do envelhecimento pode ajudar a promover um envelhecimento saudável e a melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. Manter estilo de vida saudável, atividades sociais e intelectuais, e suporte emocional podem desempenhar um papel importante na promoção do bem-estar ao longo do processo de envelhecimento. Ressalta-se que nem todos os aspectos do envelhecimento são negativos. Algumas pessoas conseguem envelhecer mantendo uma boa saúde física e mental, enquanto outras podem enfrentar doenças crônicas e incapacidades. O envelhecimento saudável envolve a promoção de um estilo de vida saudável, prevenção de doenças e agravos assim acesso a cuidados de saúde adequados ao perfil da população idosa. O enfermeiro que integra a equipe de saúde da Atenção Primária, onde é possível ter um contato mais próximo com a população de um modo geral, tem a possibilidade de auxiliar na prestação de cuidados de enfermagem no processo de envelhecimento a fim de evitar complicações identificando vulnerabilidades e riscos presentes no território e desse modo presta uma assistência de enfermagem adequada ao perfil da população sob sua responsabilidade sanitária promovendo ações que contribua com a qualidade de vida dos idosos. Dentro deste contexto, surge a seguinte questão norteadora: Quais aspectos devem ser levados em consideração ao pensar nos cuidados de enfermagem relacionados à população idosa para que a detecção precoce de problemas de saúde seja realizada?
O presente trabalho monográfico surgiu a partir da inquietação de algumas autoras deste estudo, cujas indagações são oriundas das experiências empíricas advindas do estágio em Serviço Social realizado na Maternidade Municipal Mariana Bulhões, localizada no município de Nova Iguaçu. Neste espaço sócio ocupacional, o aumento do número de gestantes e puérperas infectadas pela sífilis despertou o interesse em entender quais os fatores que estão atrelados a essa significativa incidência e qual o trabalho realizado pela equipe de Serviço Social desta unidade de saúde, frente a esta questão. A pesquisa em tela apresenta como um dos objetivos compreender qual a importância do trabalho realizado pelas Assistentes Sociais da Maternidade Municipal Mariana Bulhões, junto às gestantes e às puérperas atendidas nesta unidade de saúde com o quadro de sífilis. Para atender aos objetivos deste estudo, realizaram-se entrevistas com as três assistentes sociais que atuam nesta instituição. Para fundamentar a análise, a pesquisa debruça-se sobre as seguintes questões: observa-se como ocorre a prevenção e o tratamento da sífilis; apresentam-se dados estatísticos acerca do número de pessoas infectadas pela sífilis a nível regional e Brasil; busca-se também apreender a sífilis como uma expressão da questão social, fruto das desigualdades da sociedade capitalista moderna; aborda-se o conceito de família na contemporaneidade; realiza-se um resgate da trajetória da Política de Saúde no Brasil, perpassando pela saúde da mulher e contemplando a atuação da Assistente Social nessa política social setorial. A metodologia adotada por essa pesquisa apresenta um caráter exploratório e bibliográfico, com abordagem qualitativa. Destaca-se a importância dos Assistentes Sociais em se apropriarem do objeto desta pesquisa, visando reflexões que possam resultar em intervenções que viabilizem os direitos dos usuários.
A mão de obra no Brasil se mostra improdutiva, essa improdutividade esta associada a fatores institucionais e excesso de distorções, como má regulamentação e burocracias, barreiras comerciais, tecnologia, educação, treinamento profissional, estrutura tributaria e outros retardadores de crescimento produtivo de mão de obra. Quando comparado a profissionais de outros países, o brasileiro é “gloriosamente” improdutivo. A exemplo desse fato, a média do trabalhador brasileiro por hora de trabalho de 2002 a 2012 foi a pior entre 12 países, avalia a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A combinação da baixa produtividade e de elevados custos sistêmicos de produção, reduz a competitividade e resulta em baixo crescimento econômico para as empresas brasileiras. Este trabalho demostra de forma simples e objetiva como a produtividade de mão de obra afeta diretamente os custos. A partir de medições e apropriação em campo do fator de produtividade que compõe o custo unitário para execução dos serviços de alvenaria e emboço, foi apresentado que quanto menos produtivo for à equipe envolvida diretamente na atividade mais alto será a razão unitária de produção (RUP) e quanto maior este fator, menor é o rendimento na atividade o que eleva o custo do serviço unitário por unidade.
O presente artigo científico tem como como objetivo apresentar e desenvolver as características inerentes ao abandono afetivo e a responsabilidade civil em casos de desamparo e desamor, observados os limites constitucionais e os princípios fundamentais atinentes às crianças e adolescentes, constante também no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, de modo a assegurar uma análise em consonância com às reflexões doutrinárias e os entendimentos jurisprudenciais contemporâneos. O tema em questão é de suma importância para o direito, na medida em que apresenta evolução histórica e que se mostra presente até mesmo nos dias atuais. O objetivo do presente trabalho é demonstrar a relevância e a necessidade do tema perante a sociedade, além de demonstrar que o abandono afetivo transcende os limites distância e do desafeto. Em caso de ausência, os tribunais, assim como a doutrina, tem compreendido em alguns casos que é completamente passível indenização por danos morais consubstanciado no aspecto da responsabilidade civil, tendo em que vista o referido afastamento pode causar sérios problemas psicológicos e sociais na vida do desamparado, retardando e prejudicando o seu desenvolvimento na sociedade.
A escolha do presente tema tem por finalidade analisar decisões do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, como também doutrinadores, para entender o posicionamento do judiciário acerca das ações indenizatórias, por danos morais, decorrentes de abandono afetivo paterno. Neste sentido, o artigo discute o posicionamento do tribunal superior em relação à valorização e tutelados vínculos familiares amparados no sentimento; os princípios familiares e a conexão com as necessidades legais as obrigações e direitos do pai em relação ao filho; e as probabilidades de requerer como direito o afeto a ponto de existir a possibilidade da reparação.
O Manejo no tratamento do LES para controle da doença a mantendo em remissão consiste no uso de hidroxicloroquina ou cloroquina (antimaláricos), corticoides e imunossupressores. As formas mais brandas da doença podem ser controladas apenas com doses baixas de corticoides e antimaláricos. As formas mais graves da doença, corticodependentes (dependentes de corticoides) ou corticorresistentes (resistentes ao corticoide), o tratamento necessita de imunossupressores. As diretrizes da sociedade europeia de reumatologia (EULAR) de 2023 respaldam o uso no tratamento de LES: Metotrexato, Azatioprina, Ciclosporina e Micofenolato de Mofetila. Outros imunossupressores usados são: Leflunomida, Ciclofosfamida, Rituximabe, Tacrolimus e Anifrolumabe.
Trata-se de um projeto social itinerante que ocorrerá dentro de dois ônibus, com equipamentos que possibilitarão uma melhor qualidade de vida e suporte a essas pessoas. O projeto tem como principal objetivo oferecer apoio à população de rua, com uma ajuda para que eles possam se manter nas ruas, e para aqueles que queiram retornar para suas famílias ou casas de acolhimento, uma ajuda que irá ampará-los e contribuir para a reintegração dessas pessoas na sociedade. Visa também dar visibilidade para as necessidades da população de rua, o que pode contribuir para que futuramente haja novos projetos de ajuda a essa população. Os ônibus contarão com banheiros para que todos possam tomar banho, tratamento dentário, ajuda social e atenção médica, além de distribuição de roupas novas, alimentos, colchonetes e cobertores.
Esse é o trabalho de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo da faculdade Unigranrio, orientado por Álvaro Pilares com o tema: “ACESSO A ARTE: Uma Escola de Belas Artes na Baixada Fluminense.” Nele é proposto a criação de uma Escola de Belas Artes que vá além da sala de aula, mas que agregue entreterimento, cultura e lazer para a região. É proposto uma Escola que ofereça cursos de: Pintura, Escultura, Cenografia, Desenho, Dança, Arte Teatral, Artes Plásticas e Ilustração. São propostos dois blocos: um de escola e um de teatro. Um deck de entrada e um jardim para exposições e eventos
A cirurgia de acesso ao sistema de canais radiculares é uma das principais etapas do tratamento endodôntico, esta deve ser realizada com a finalidade de localização dos canais sem que haja comprometimento no processo de desinfecção, modelagem e obturação, para que assim tenhamos êxito no tratamento. As iatrogenias mais comuns ocorridas durante esta etapa geralmente se dão devido a grandes desgastes além do necessário, podendo prejudicar a estrutura dentaria e seu remanescente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar e reunir informações a respeito do acesso endodôntico minimante invasivo (AEMI) baseado em uma revisão de literatura, apresentando aos leitores os mais recentes estudos realizados a respeito dos tipos de acesso endodônticos, onde através de uma análise crítica embasada pode-se qualificar a influência e eficácia no tratamento endodôntico. A seleção de artigos foi realizada através de uma busca nas seguintes bases de dados: Science Direct, Web of Science, PubMed e Scopus. Foram escolhidos artigos que tratavam a respeito do tema de AEMI, assim como os que buscavam avaliar sua relevância em diferentes etapas do tratamento endodôntico, e sua relação quanto a resistência a fratura dos elementos dentais. Artigos que avaliavam a relação do AEMI quanto a localização, limpeza, modelagem e obturação dos canais radiculares também foram selecionados. Em generalidade dos estudos pode-se concluir que não há resultados que demonstrama efetividade do acesso endodôntico minimamente invasivo acerca de um tratamento endodôntico mais satisfatório. Até os dias atuais não foram encontradas evidencias e resultados concludentes em relação ao acesso minimamente invasivo, tanto quanto seus benefícios em relação ao tratamento endodôntico e seu prognóstico quanto ao elemento dental.
Introdução: O eletrocardiograma é uma das principais ferramentas usadas na investigação de isquemia cardíaca, sobretudo nos atendimentos de emergência. Um dos sinais principais e mais preocupantes que apontam para este achado é o supradesnivelamento do segmento ST, que denota uma oclusão completa de uma artéria coronariana. No entanto, existem diversos outros padrões que denotam isquemia e parecem ter importância equivalente no diagnóstico e na gravidade de um quadro de síndrome coronariana aguda. Entender a relação entre esses achados eletrocardiográficos específicos pode ter uma diferença substancial na conduta dos quadros e seus desfechos. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, com a principal pergunta norteadora: “Quais são e como reconhecer os diferentes padrões eletrocardiográficos que representam isquemia coronariana, além do supradesnivelamento do segmento ST?”. A partir de uma busca no banco de dados Portal Regional BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, foram identificados 799 trabalhos que, após avaliação com critérios de exclusão específicos, resultaram em 62 artigos que, de fato, foram utilizados para integrar esta pesquisa. Foram utilizados cinco padrões principais do eletrocardiograma na busca: isquemia circunferencial, padrão de DeWinter, síndrome de Wellens e bloqueio de ramo. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo identificar e avaliar de que maneira padrões eletrocardiográficos que não sejam o supradesnivelamento do segmento ST diretamente tem impacto no diagnóstico e na gravidade do reconhecimento de uma isquemia cardíaca.
O presente trabalho de pesquisa visa abordar as diversas dinâmicas urbanas da prostituição periférica nos bairros Centro e 25 de Agosto, em Duque de Caxias, por meio da construção de uma análise urbanística que questione o planejamento urbano local e entenda a distribuição dos pontos de prostituição e as localidades que os acolhem. Além disso, pretende debater o direito à cidade e desvendar o perfil da protagonista da prostituição periférica através da elaboração de mapas de estudo, levantamento de dados e entrevistas de campo que compreendam as narrativas da periferia e da prostituição, com o intuito de desmistificar os estigmas acerca desses cenários. O objetivo principal desta pesquisa consiste em apresentar os conflitos socioespaciais da prostituição na localidade de estudo por meio da confecção de uma cartografia que promova reflexões e conclusões de análise diante dos resultados obtidos, abordados sob a ótica feminista, integrando os debates de etnia, classe e território.
O presente artigo científico tem como alvo conceituar os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais e salientar a repercussão destes no sistema previdenciário. Através de vasta pesquisa bibliográfica foi possível diferenciar os tipos de acidente do trabalho e de doenças ocupacionais. Assim constatou-se que tais acidentes e doenças refletem no sistema previdenciário aumentando o gasto com o pagamento de benefícios pelo tempo de incapacidade, gerando em determinados casos até pensão por morte. Restou evidente, também, que a maioria dos acidentes do trabalho acontecem por falta de respeito às normas da segurança do trabalho e que a maneira de diminuir os impactos causados no sistema previdenciário é investir em prevenção e na segurança do trabalho.
Introdução: Estudos recentes têm sugerido que há um risco aumentado de eventos cerebrovasculares associado à COVID-19. Objetivos: Analisar os eventos cerebrovasculares em pacientes internados com COVID-19 e assim identificar as características, os fatores de risco e o impacto de tais eventos nesses pacientes acometidos pelo SARS-CoV-2. Métodos: Foi analisada uma lista com 1130 pacientes internados com COVID-19 no período de março de 2020 até setembro de 2021 e cruzada com a lista de pacientes que realizaram tomografia computadorizada ou ressonância magnética de crânio no mesmo período. Os casos de isquemia cerebral foram identificados por este método. Dentre os selecionados, os prontuários foram revisados para estabelecer se a manifestação cerebrovascular ocorreu durante a infecção por COVID-19 ou até 30 dias após a confirmação diagnóstica por RT-PCR. Resultados: Neste estudo é relatado 7 casos de pacientes com COVID-19 que apresentaram evento isquêmico cerebral no Hospital Caxias D’or. Dentre eles, 5 pacientes tiveram AVC isquêmico cardioembólico, 1 AVC lacunar e 1 ataque isquêmico transitório. 6 pacientes eram do sexo masculino e 1 do sexo feminino. A média de idade foi de 63 anos, o paciente mais novo tinha 57 anos e o mais velho tinha 66 anos. Todos tinham Hipertensão Arterial Sistêmica (100%), 5 (71,4%) Diabetes Mellitus, 1 (14,28%) portador de doença renal crônica dialítica, 1 (14,28%) com doença arterial coronariana e 1 (14,28%) com acidente vascular cerebral isquêmico previamente. Como desfecho, 2 pacientes tiveram reversão completa dos sintomas, 1 teve alta com leve incapacidade, 3 com incapacidade moderada e 1 com incapacidade moderada a grave pelo acidente vascular cerebral. Conclusões: Apesar de parecer existir a associação entre a infecção por SARS-CoV-2 e eventos isquêmicos agudos, neste estudo não foi possível identificar um grande número de casos.
Visto que houve um aumento significativo do uso das redes sociais nos últimos tempos realizou-se uma pesquisa pela Social Media Trends em 2018 expondo que no Brasil 78% dos usuários de internet estão em alguma rede social, e os dados de 2016 nos Estados Unidos expõem que 69% dos americanos estavam ativos em alguma plataforma de mídia. Logo o objetivo é averiguar, de acordo com estudos realizados, a influência das redes sociais voltado para o ambiente alimentar. Esse trabalho trata-se de uma revisão narrativa, onde priorizou-se a inclusão de artigos dos últimos cinco anos e as bases de dados que foram consultadas são: Scientific Eletrônic Library Online (SCIELO) e o Google acadêmico. Pormenorizando a alimentação e seu amplo enfoque nos assuntos buscados nas redes sociais, que são capazes de gerar efeitos benéficos e maléficos. O desenvolvimento desse estudo possibilitou um olhar voltado à nova junção criada pelo mundo moderno, da alimentação associada às redes sociais. Permitindo perceber os impactos gerados à profissão de nutricionista, como também na vida daqueles que interagem e são influenciados pela, tão presente, vida virtual.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por comprometimentos cognitivos que afetam a interação social e o comportamento, com manifestações desde a infância, como dificuldades de comunicação, ações repetitivas e alta sensibilidade a estímulos. O diagnóstico envolve ferramentas como o M-CHAT e o AQ- 10. Esse transtorno impacta tanto o paciente quanto sua rede de apoio, alterando dinâmicas familiares e sociais e gerando uma sobrecarga emocional e física para os cuidadores. A pesquisa identificou prontuários de pacientes com suspeita de TEA e, após uma triagem, selecionou 29 casos confirmados. Os cuidadores dessas crianças participaram de encontros sobre saúde física e emocional, alimentação, direitos dos indivíduos com TEA e formas de interação com orientações e suporte para os desafios cotidianos. Os resultados apontam que pacientes com TEA demandam frequentes atendimentos multiprofissionais, o que afeta diretamente a vida de seus cuidadores. Estes encontros forneceram uma plataforma de suporte essencial, reforçando a necessidade de incluir os cuidadores em programas de capacitação e apoio. Assim, o estudo destaca a importância de criar uma rede de apoio que favoreça tanto a qualidade de vida dos pacientes quanto o fortalecimento das relações familiares e sociais.
O referido trabalho tem como objetivo examinar o instituto do Direito de Família, apresentando aspectos dos alimentos avoengos diante da guarda de fato e como este instituto é aplicado no ordenamento jurídico brasileiro, demonstrando aspectos históricos e jurídicos. Far-se-á uma necessidade de apresentar o conceito de família, apontando a evolução nas entidades familiares ao longo da pesquisa, o conceito de guarda e principalmente o conceito de alimentos e os princípios constitucionais vinculados ao instituto. Por último, o trabalho esclarece como e quando irá recair a obrigação alimentar em face dos avós e a importância do princípio da afetividade nas relações familiares, baseado em artigos científicos, livros, bem como obras doutrinárias, e leis, que contribuíram para a conclusão da pesquisa. Além disso, consta-se uma divergência nas doutrinas no que tange ao tema. Como resultado, demonstra-se uma análise da obrigação alimentar avoenga diante do exercício da guarda de fato, resguardando a necessidade da criança com base em doutrina e estudo de caso, de modo a garantir uma vida digna pautada na análise da convivência familiar, conclui-se que existe a possibilidade dos avós conseguirem a guarda dos netos com base na relevância do princípio da afetividade.
Horário de atendimento: Segunda à sexta das 09h às 20h
e aos sábados das 08h às 12h.