A extensão é o processo educativo, cultural e cientifico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável eviabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão - FORPROEX ).
Na UNIGRANRIO AFYA, a Coordenação de Extensão é o setor responsável por articular e coordenar as atividades de extensão dauniversidade através de programas, projetos, prestação de serviços, atividades culturais, cursos, eventos, etc., em todas as suas áreas de atuação.
Dentre estas atividades acadêmicas sob responsabilidade da Coordenação de Extensão estão as Organizações Estudantis.Todo o material está disponível na home page: https://caxias.unigranrio.edu.br/alunos/extensao#apresentacao
A Curricularização da Extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Também pode ser chamada de integralização da Extensão. Entre seus objetivos está a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social.
A ideia da curricularização da extensão universitária não é nova. Ela apareceu primeiramente no Plano Nacional de Educação 2001-2010 em suas metas 21 e 23, instituindo a “obrigatoriedade de 10% dos créditos curriculares exigidos para a graduação, integralizados em ações extensionistas”. Essa obrigatoriedade reapareceu no PNE de 2014-2023, na sua estratégia 7 da meta 12, com a seguinte redação: “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.
A resolução n.07 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14. Tais diretrizes regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componentes curriculares para estes cursos. Este documento prevê a obrigatoriedade de no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.
A curricularização da extensão faz parte, de um lado, da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão na universidade, e, de outro, da necessária conexão da universidade com a sociedade, realçando o papel social da universidade, bem como a relevância social do ensino e da pesquisa. (GADOTTI, 2017).
A Unigranrio, por meio de seus programas e projetos, promove o diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. Os projetos mobilizam docentes, discentes e comunidade sobre questões sociopolíticas, culturais e ambientais em prol do desenvolvimento local.
“Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo”.
“Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado”
Podem ser:
O Professor deverá encaminhar o formulário de Cadastro de Projeto de Extensão para aprovação do Coordenador do curso ao qual o projeto está vinculado.
O Professor responsável pelo programa ou projeto deverá encaminhar, semestralmente, o relatório das atividades realizadas juntamente com a indicação de continuidade da ação no semestre seguinte e a solicitação de certificado dos alunos participantes.
Eventos figuram como uma das atividades/ações da Extensão Universitária e é definido como ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido ou reconhecido pela Universidade.
Quais as modalidades de eventos?
Os eventos podem ser realizados sob a forma de congressos, conferências, seminários, encontros, simpósios, jornadas, colóquios, fóruns, reuniões, mesas-redondas, ciclo de debates, oficinas, exposições, feiras, mostras, salões, lançamentos, espetáculos, recitais, concertos, shows, apresentações, eventos esportivos (campeonato, torneio, jogos), festivais, campanhas, dentre outros.
O Professor, responsável pela organização do evento, deverá encaminhar o Formulário de Cadastro de Eventos para aprovação do Coordenador do curso.
Após a aprovação da atividade o coordenador encaminhará o para a Coordenação de Extensão para aprovação junto à Pró-Reitoria de Graduação.
Somente após pareceres favoráveis é que haverá a validação da ação e aprovação para desenvolvimento da atividade.
A equipe da Coordenação de Extensão auxiliará na organização da atividade na solicitação de peças ao setor de Marketing, reserva de espaços, e demais ações que forem necessárias.
A monitoria é uma experiência pedagógica oferecida ao estudante regularmente matriculado que compreende atribuições relativas às atividades acadêmicas associadas a um Componente Curricular, sob a supervisão de um professor orientador. Tem o propósito de possibilitar aos monitores o aprimoramento dos seus conhecimentos nas áreas contempladas e que possam desenvolver suas habilidades docentes.
A Liga Acadêmica é uma organização estudantil que visa complementar a formação acadêmica em uma área específica de uma disciplina por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Ele deve manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando discussões, debates, reuniões, confraternizações, calouradas, da maneira mais democrática e aberta possível, para que todos possam participar.
A Associação Atlética Acadêmica (AAA) é a entidade responsável por promover e coordenar a parte esportiva de cada faculdade, organizando treinos e campeonatos externos e internos na Universidade, em diversas modalidades esportivas.
Essa entidade também é responsável pela integração e interação dos alunos de cada faculdade através da organização de festas e na confecção e comercialização de produtos do seu curso (canecas, camisetas, etc).
Horário de atendimento: Segunda à sexta das 09h às 20h
e aos sábados das 08h às 12h.