Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes
O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) é um programa na área interdisciplinar da CAPES, com conceito 4, que oferece cursos de mestrado e doutorado acadêmicos.
Em 2008, surgiu o mestrado em Letras e Ciências Humanas. O curso formou diversos mestres atuantes na academia e no mercado de trabalho em diversos campos de formação profissional.
O doutorado teve início em 2015. Nesta ocasião, o programa teve o seu nome modificado para Humanidades, Culturas e Artes, atendendo à recomendação da CAPES, como forma de destacar a sua proposta interdisciplinar ampla.
O programa conta com uma área de concentração no mestrado (Discurso, Cultura e Formação Humana) e uma área de concentração no doutorado (Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos). Cada uma destas duas áreas tem 3 linhas de pesquisa, que possibilitam a formação de diversos grupos de pesquisas interdisciplinares e a realização de pesquisas em áreas e temáticas bastante diversificadas.
O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes conta, atualmente, com um corpo docente experiente em pesquisa e orientações de diferentes níveis (com formações bem variadas), que incluem: Letras, Educação, Comunicação, Ciências Sociais, História e Economia.
Os professores do PPGHCA atuam em diversos níveis: graduação, especialização e MBA, mestrado e doutorado. Os docentes também orientam trabalhos de iniciação científica, iniciação científica do Ensino Médio e trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação, o que permite ter uma ampla visão dos processos educacionais, assim como contribuir para a formação profissional de estudantes de diferentes cursos, como Letras, História, Pedagogia, Comunicação, Administração de Empresas e Psicologia.
Desde a sua origem (2008), com o curso de mestrado, o PPGHCA – que então se chamava Letras e Ciências Humanas –, foi planejado para ter grande relevância e destacada inserção social na Baixada Fluminense e no Rio de Janeiro. Este trajeto foi consolidado na proposta submetida em 2014 à CAPES para a criação do doutorado, iniciado em 2015. Neste sentido, ao longo da sua história, docentes e discentes pesquisam questões relacionadas com a Baixada Fluminense e a capital do Estado, buscando articulações e parcerias com grupos de pesquisa e instituições locais.
A infraestrutura do PPGHCA conta com salas de orientação equipadas (computador com acesso à Internet e a diferentes bases de dados), permitindo aos docentes e discentes fazerem suas pesquisas, bem como atender os seus alunos e orientandos.
Há, ainda, um anfiteatro/auditório dedicado às defesas de dissertações e teses, e a pequenos eventos conduzidos pelo programa. Além desta, há uma sala multiuso para reuniões, seminários, workshops, encontros de intercambio e atividades de parceria entre docentes do programa e docentes convidados.
Para os eventos maiores, a Unigranrio disponibiliza os recursos do auditório central “Wilson Chagas de Araújo”, espaço físico climatizado, com capacidade aproximada para 180 pessoas, equipado com tela de projeção, sonorização, projetor multimídia e computador. O ambiente é reservado a eventos de divulgação científica. Dispomos, também, de um miniauditório para defesas públicas e pequenos eventos do programa. Possuímos, ainda, dois auditórios com infraestrutura de projeção de cinema e capacidade de 120 e 195 lugares, respectivamente, pertencentes à universidade.
Coordenação Geral
Marcio Luiz Correa Vilaça
[email protected]
(21) 2672-7289
Infraestrutura
Laboratórios
Em função das pesquisas estarem relacionadas ao campo interdisciplinar, com abordagens em Letras, Ciências Humanas e Sociais e, algumas vezes, perpassam também pelas áreas de Saúde, Tecnologias e Comunicação Social. O PPGHCA conta comum complexo de laboratórios na Universidade que atende as demandas no âmbito do Programa descritos a seguir:
- (i) Os laboratórios de Informática: são empregados para fins gerais de pesquisa, aulas, atividades de Iniciação Científica, treinamentos e testes e simulações de sistemas. São empregados também para a Iniciação Tecnológica (PIBITI).
- (ii) O Laboratório de Computação Gráfica: está equipado com computadores de configurações avançadas para a produção de materiais didáticos e de aulas, tratamento de dados de pesquisa, e elaboração de produtos de extensão. É usado em muitas pesquisas, de temáticas relacionadas à Comunicação Social e Educação.
- (iii) O Laboratório de TV da Universidade possui ampla estrutura para atendimento, produção e finalização de produtos audiovisuais para TV, Cinema e Internet. A infraestrutura é composta de estúdio de TV, equipado com câmera HDV digital, ilha de edição digital não-linear, sala de projeção, kits de iluminação e sonorização. É muito utilizado para nossas pesquisas que se relacionam às mídias sociais, artes e cinema.
- (iv) O Laboratório de Rádio possui ampla estrutura para atendimento, produção e finalização de programas de rádio, entrevistas, pesquisas que envolvem narrativa e História Oral.
- (v) O Laboratório de Fotografia possui recursos e ampla estrutura que possibilita a revelação, produção, direção, edição (digital) e tratamento de imagens, para diversos fins, que inclui tratamento de acervos iconográficos, produção e edição de imagens para materiais didáticos e produtos de pesquisa, relacionados aos nossos Projetos de intervenção, pesquisa-ação e históricos.
Biblioteca
A UNIGRANRIO é a maior instituição de ensino da região da Baixada Fluminense, com estudantes oriundos de diferentes municípios do Grande Rio. Em decorrência dos papéis educacionais, científicos e sociais desempenhados pela Universidade na região, a Biblioteca Euclides da Cunha, localizada no Campus do Programa, é uma das maiores bibliotecas da Baixada Fluminense.
Atualmente, o acervo da Biblioteca corresponde ao número total de 57.719 títulos, sendo 138.417 exemplares. No laboratório existente na Biblioteca, encontram-se disponíveis ao público 28 (vinte e oito) computadores com acesso ao UP TO DATE. O espaço conta com os seguintes recursos humanos: 2 bibliotecários, 1 assistente, 5 auxiliares e dois jovens aprendizes.
Inaugurada em 1972, a Biblioteca funciona de segunda a sábado. Conta com um Núcleo de Coordenação de Bibliotecas (NCB), composto por 10 Bibliotecas, Unidade de Conservação e Restauração de Documentos (UCORE) e um Laboratório de Informática. Ocupa um espaço físico de 2.000 m2, distribuídos em recepção, salão de acervo, salões de leitura, salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual e hall para exposições e eventos.
A Biblioteca conta com acesso à Base de Teses e Dissertações (BDTD), permitindo o compartilhamento de dados com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (banco de dados internacional). Finalmente, há acesso à base SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A UNIGRANRIO tem acesso franqueado às bases Scopus e Science Direct através do Portal de Periódicos da CAPES, que cobrem publicações centrais das Ciências Biológicas e da Saúde.
O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais e nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES, além do uso intenso do sistema UP TO DATE, que é uma base de dados, amplamente utilizada por profissionais da área de saúde, que disponibiliza artigos de revisão, escritos por autoridades renomadas em cada tema e que facilitam a atualização rápida e eficaz destes profissionais.
Além do extenso acervo da Biblioteca, os usuários têm acesso Wi-Fi nos salões de leitura a diferentes bases de dados, como:
- Portal CAPES: O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais, nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES.
- Minha Biblioteca: é uma plataforma formada pelo consórcio de 26 editoras de livros acadêmicos nacionais: Autêntica, Cengage, Cortez, Grupo A (Artes Médicas, Artmed, Bookman, McGraw-Hill, AMGH, Penso e Tekne), Grupo GEN (AC Farmacêutica, Atlas, E.P.U., Forense, Forense Universitária, Guanabara Koogan, LAB, LTC, Método, Roca, Santos), Loyola, Manole, Saraiva (Atual e Érica) e Zahar. Essas editoras se uniram para oferecer às instituições de ensino superior acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet através da chamada computação nas nuvens. Através da Minha Biblioteca, estudantes têm acesso rápido e fácil a mais de 9 mil títulos acadêmicos, incluindo as principais publicações de diversas áreas do conhecimento. A plataforma permite a impressão, de forma gratuita, de 15 por cento das obras consultadas.
- Biblioteca Virtual Pearson: a Biblioteca Virtual Universitária Pearson disponibiliza 7.608 títulos em seu catálogo online de 36 editoras de livros com textos integrais, recursos de busca, anotações e impressões de partes mediante pagamento à Editora. As editoras que fazem parte da Biblioteca Virtual Pearson são: Ágora, Aleph, Atheneu, Ática, Autêntica, Blossom, Blucher, Brasport, Callis, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Contexto, Difusão Editora, EdiPUCRS, EDUCS, Editora Eureka, Freitas Bastos, GLS, Grupo Summus, Interciência, Intersaberes, Jaypee, Labrador, Lexikon, Manole, Mescla, MG Editores, Oficina dos Textos, Papirus, Pearson, Plexus, Rideel, Scipione, Selo Negro Edições, Vozes, Yendis.
- EBSCO: a Base de Dados EBSCO engloba sub-bases em diversas áreas do conhecimento, com uma variada coleção de periódicos científicos internacionais.
- SCIELO (Scientific Electronic Library Online): Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, especialmente desenvolvida para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento- particularmente na América Latina e Caribe - proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica.
- Bases de Dados de Teses e Dissertações (BDTD): Base de Dados de Teses e Dissertações da UNIGRANRIO faz parte do Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações que, com apoio da FINEP, vem sendo mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Seu objetivo maior é registrar e disseminar as teses e dissertações elaboradas e defendidas no âmbito dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, por meio do “TEDE 2”, software desenvolvido pelo IBICT, permitindo o compartilhamento dos dados da UNIGRANRIO com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLT, banco de dados internacional de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações.
O Sistema de Bibliotecas fornece acessibilidade aos seus usuários com necessidades educacionais especiais a diferentes fontes de informação, através de recursos diferenciados, como o acesso por rampas, o atendimento aos portadores de necessidades auditivas realizado por um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
Laboratório de Fotografia
Laboratório de Rádio
Sala de TV
Sala de Estudos
Sala de Estudos
Anfiteatro
Mestrado
Apresentação
Em 2008, surgiu o Mestrado em Letras e Ciências Humanas que formou diversos mestres atuantes na academia e no mercado de trabalho em diversos campos de formação profissional.
O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes conta atualmente com um corpo docente experiente em pesquisa e orientações de diferentes níveis com formações bem variadas, que incluem: Letras, Educação, Comunicação, Ciências Sociais, História e Economia.
Os docentes do PPGHCA atuam em docência de diversos níveis: graduação, especialização e MBA, mestrado e doutorado. Os professores também orientam trabalhos de Iniciação Científica, Iniciação Científica do Ensino Médio e trabalho de conclusão de cursos (TCC) da graduação, o que permite ter uma ampla visão dos processos educacionais, assim como contribuir para a formação profissional de estudantes de diferentes cursos, tais como Letras, História, Pedagogia, Comunicação, Administração de Empresas e Psicologia.
Opções Curriculares
Mestrado
Áreas de Concentração
- Discurso, Cultura e Formação Humana
No curso de Mestrado, a área de concentração “Discurso, Cultura e Formação Humana” foi iniciada em outubro de 2008. Ao aprofundar os debates sobre os desafios a serem enfrentados nessa necessária cooperação entre saberes, percebeu-se a relevância do aprofundamento dos conhecimentos científicos sobre linguagens, discursos, educação, políticas públicas, manifestações artísticas e práticas culturais da busca das identidades nos vários segmentos sociais existentes nas realidades estudadas. Busca-se aprofundar as cooperações entre os campos de conhecimentos e as possíveis contribuições de cada parte para respostas mais complexas.
Linhas de Pesquisa
- Gênero, Etnia e Identidade
Reuniram-se nesta linha estudos sobre gênero e gerações, sobre o corpo, sobre as tradições oriundas das relações entre etnias latino-americanas e africanas. Acolheu-se também os novos estudos das africanidades, das religiosidades formadoras do construto cultural diverso que sobrevive nos espaços vivenciados por estudantes e pesquisadores acolhidos no Programa. Esses estudos permitem construir fundamentos teóricos e ferramentas instrumentais para formação e desenvolvimento de identidades profundas entre gerações e ressignificar a noção de cidadania.
Área de Concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana
Docentes: ...
- Educação, Linguagem e Cultura
Nesta linha, estão agregados estudos compartilhados entre ciência, literatura e arte mediadas neste grupo por diferentes meios de produção e divulgação. Esse campo beneficia-se do desenvolvimento de tecnologias e ferramentas em materiais de ensino e em propostas para novas profissões. A interdisciplinaridade nesta linha permite operações combinadas entre áreas do saber no desenvolvimento do pensamento lógico e na produção textual dos estudos das línguas, da linguística e da virtude crítica dos discursos. Também se agregam nesta linha os estudos relativos aos espaços urbanos e suburbanos em interações e conflitos e nas temporalidades desiguais e simultâneas existentes no vivido.
Área de Concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana
Docentes: ...
- Representações da Historicidade, Memória e Discurso
Nesta linha, os trabalhos voltam-se à recuperação das vozes dos sujeitos que portam conhecimentos e saberes oriundos de oralidades antigas e de narrativas das experiências, que se constituem elas mesmas em epistemologias, por serem únicas e necessárias ao reconhecimento do outro. Decorrentes de práticas sociais diversas, de organizações sociais múltiplas, esse conjunto revela discursos intolerantes e representações que libertam ou subordinam o pensamento crítico a hierarquias sociais. Finalmente, nesta área, inserem-se as práticas de políticas públicas de pesquisas que ao estudar as desigualdades abrem possibilidades de inclusões daqueles que por necessidades especiais desafiam o Programa a construir novas formas de inclusão.
Área de Concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana
Docentes: ...
Doutorado
Apresentação
O doutorado teve início em 2015. Nesta ocasião, o Programa teve o seu nome modificado para Humanidades, Culturas e Artes, atendendo à recomendação da CAPES, como forma de destacar sua proposta interdisciplinar ampla.
O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes conta, atualmente, com um corpo docente experiente em pesquisa e orientações de diferentes níveis com formações bem variadas, que incluem: Letras, Educação, Comunicação, Ciências Sociais, História e Economia.
Os docentes do PPGHCA atuam em docência de diversos níveis: graduação, especialização e MBA, mestrado e doutorado. Os professores também orientam trabalhos de iniciação científica, iniciação científica do Ensino Médio e trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação, o que permite ter uma ampla visão dos processos educacionais, assim como contribuir para a formação profissional de estudantes de diferentes cursos, como Letras, História, Pedagogia, Comunicação, Administração de Empresas e Psicologia.
Opções Curriculares
Doutorado
Área de Concentração
- Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos
No curso de doutorado, a área de concentração é “Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos”. A área se desdobra em estudos sobre “os sujeitos e a cidade”, chave para o entendimento e a análise dos dilemas do vivido contemporâneo, que se move entre o construto político jurídico, no campo dos Direitos Sociais, e as práticas ao arrepio da lei, formas centradas na reprodução de desigualdades e do patrimonialismo.
Linhas de Pesquisa
- Diversidades Culturais, Espaciais e Temporalidade
Nesta linha, pretende-se considerar a dinâmica urbana com vistas às relações entre espaço e tempo, levando em conta o processo de produção, aceitação e recusas culturais. Assim, serão consideradas: A) Análises de aspectos conflitantes da abordagem das diversidades instaladas nos processos culturais existentes nos conglomerados humanos, os legados tradicionais e a relação com a modernidade; B) Sob a perspectiva interdisciplinar, verificar como tais manifestações transparecem nas cidades, elas mesmas constituídas a partir dos deslocamentos populacionais; C) As temporalidades dos sujeitos e dos fluxos que a compõem; D) Construir suportes metodológicos e ferramentas para as investigações sobre diversidades sociais.
Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos
Docentes: ...
- Narrativas, Práticas Sociais e Poder
Objetiva-se, nesta linha, gerar mecanismos analíticos capazes de permitir exames das tipologias de poder e de “empoderamento” dos sujeitos sociais em disputa por reconhecimento e direitos por meio de: A) Estudos das diversas variações narrativas existentes, abrindo oportunidades de exames de manifestações da cultura material e imaterial; B) A análise crítica da produção de relatos orais e escritos, literatura, arte em geral, visando à percepção do impacto sobre os modos constitutivos de poder; C) O exame dos discursos políticos existentes nas diversas práticas sociais e tradições intangíveis; D) Análise da dinâmica discursiva na constituição do poder local.
Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos
Docentes: ...
- Discursos, Controles Sociais e Ressignificações
A linha está centrada na análise dos diferentes tipos de discursos existentes na vida social para deles depreender:
- A presença de estereótipos, preconceitos, autoritarismos relativos aos vários grupos sociais existentes na cidade/região;
- As variações e formas impressas que atuam na opinião pública e se manifestam nas práticas cotidianas;
- A relação entre emissão e recepção de modos de expressão que transparecem nas críticas e nos controles sociais;
- Os exames de discursos institucionais e as suas repercussões junto às comunidades;
- Processos de negociações discursivas, levando-se em conta: adaptações, incorporações, alterações de gêneros narrativos.
Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos
Docentes: ...
Corpo Docente
Anna Paula Soares Lemos
- Doutora e mestre em Literatura Comparada pela UFRJ. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades (IMAGEMNO). Interesses de pesquisa: Narrativas Audiovisuais, Literatura e Imagem, Teatro e Coletivos Artísticos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6614094602117029
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4313-7544
E-mail: [email protected]
Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta
- Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2000), fez Mestrado em Ciências Contábeis na FACC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE (2014), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora adjunta da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), com atuação na Graduação em Administração e em Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIGRANRIO) . Entre 2021-2022, atuou como Coordenadora do Núcleo de Internacionalização (NINT/UNIGRANRIO). Na pesquisa, tem se dedicado ao estudo de aplicação da ética na administração e nos negócios, a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar, estudos organizacionais críticos e revisão de conceitos teóricos da área da administração à luz de obras originais. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais - SBEO (Mandato 2023-2025). ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5918-6274 (Texto informado pelo autor)Lattes: http://lattes.cnpq.br/7131847533990402
Orcid:
E-mail: [email protected]
Beatriz Brandão Dos Santos
- Professora dos Programas de Pós Graduação em Humanidades, Cultura e Artes (PPGHCA) em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) da Unigranrio. Atualmente coordena o núcleo interdisciplinar de História, Letras e Pedagogia de Residência Pedagógica (CAPES). Possui Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP (2019-2022). Doutora em Ciências Sociais pela PUC-RIO (2013-2017). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ (2011-2013). Atuou como pesquisadora do IPEA na pesquisa nacional sobre metodologias de cuidado a usuários problemáticos de drogas (2019-2020). Foi professora substituta do departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IFCS-UFRJ (2017-2019). Foi professora colaboradora da Pós-Graduação em Educação e Divulgação Científica do Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ (2016-2022). Integrou a pesquisa sobre refugiados na Itália, por meio do Intercâmbio entre UERJ, a Università degli Studi di Roma Tor Vergata e CREG - Centro di Ricerche Economiche e Giuridiche (2011-2013). Possui Pós-Graduação/ Especialização em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo do Instituto de Pesquisa do Rio de Janeiro, EPPG-IUPERJ e Especialização em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN. Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) e em Comunicação Social - Jornalismo. Pesquisa temas relacionados às trajetórias institucionais, conflito e arte, em diálogo com questões de corpo, saúde e gênero. Autora dos romances "Olhos de Giz" e "Por muitos céus" e das peças teatrais "Eu, fim" e "Paraeufrasiando"
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4613221064560873
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1481-8634
E-mail: [email protected]
Etyelle Pinheiro de Araujo
- Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-RIO, com período sanduíche em dois centros de pesquisa: no departamento de Sociologia da Boston University, com a bolsa CAPES/PDSE (2018-2019) e no Instituto de Estudos Afro-Latino-Americanos da Universidade de Harvard, sob orientação de Alejandro de la Fuente (2019-2020); pós-graduada em Educação e Contemporaneidade pelo CEFET Unde Nova Friburgo; licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Interesses de pesquisa na área de Estudos Afro-Latino-Americanos, Antropologia das Emoções e Linguística Aplicada, com foco em Análise da Narrativa, gênero construções identitárias e relações raciais de mães negras participantes de movimentos sociais que lutam contra a violência policial. Interesse mais recente em estudos comparativos dos discursos de mães afro-brasileiras e afro-americanas engajadas na luta contra a brutalidade policial em seus respectivos países. Estágio pós-doutoral na PUC-Rio, com bolsa da FAPERJ iniciado em 2021 - projeto: A Violência policial nas Américas e a luta por justiça das mães: um estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos. Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO..
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4839225700947628
Orcid:
E-mail: [email protected]
Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis
- Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999). Licenciada em Letras – Faculdades Integradas Cruzeiro/SP (FIC/1985). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIC/SP/2006) e Gestão da Escola Pública (UFJF/2007). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2001) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2006). Desenvolve pesquisas que abordam os seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Metodologias Ativas, Currículo e Gestão Educacional.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2108290075901523
E-mail: [email protected]
Lilia Aparecida Costa Gonçalves
- Doutora em Linguística Aplicada, pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Pesquisadora do Grupo Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação (LATED) da UNIGRANRIO e do Núcleo de Pesquisas LingNet/UFRJ- Linguagem, Educação e Tecnologia. Possui graduação em Letras pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), especialização em Língua Portuguesa pela UNIGRANRIO e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, atuando também na graduação em Letras. Experiência com EaD e na elaboração e validação de conteúdos educacionais. Principais temáticas: tecnologias digitais em Educação, Tecnologias Móveis, Letramento Digital, Metodologias Ativas, Aplicativos Educacionais, Letramento, Linguística Aplicada, Linguística Textual e Ensino de Línguas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7163389167370117
E-mail: [email protected]
Marcia Regina Castro Barroso
- Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) da UNIGRANRIO, Psicóloga CRP:05/73483; Pós-Doutorado em Sociologia (FAPERJ-PPGSA-IFCS-UFRJ); Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ com período sanduíche em Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris); Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF; Especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ e Bacharel e Licenciada em História pela UFF. Atualmente está cursando a especialização em Neuropsicologia (CAAESM) e tem se dedicado a temas tais como: Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC); Psicologia, Sociologia e Trabalho; Transformações no mundo do trabalho: uso de novas tecnologias no processo produtivo; Imigração e Trabalho.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3498770760050783
Orcid:
E-mail: [email protected]
Marcio Luiz Correa Vilaça
- Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ (2003), bacharelado em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e licenciatura plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase Linguística Aplicada e em Ensino de Línguas, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, Ensino/Aprendizagem de Línguas, Tecnologia e Ensino, Cibercultura e Letramento Digital, Formação de Professores, Ensino de Língua Inglesa e Materiais Didáticos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8277768121091487
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8746-2923
E-mail: [email protected]
Rejane Prevot Nascimento
- Cientista Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1992), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Flexibilidade, Trabalho e Relações de Trabalho, Estudos de Gênero, Controle e Dominação no Trabalho e Estudos Críticos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0414849680636159
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5242-9509
E-mail: [email protected]
Renan Gomes de Moura
- Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2012), Especialista em Gestão de Competências e Talentos Humanos pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2014) e mestrado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2017) e Doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2022). Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração no nível de graduação e Pós-Graduação. Em pesquisa possui interesse nos seguintes temas: Gênero, Sexualidade e Diversidade; Raça e Etnia; Trabalho; Organizações religiosas afro-brasileiras.
Lattes:http://lattes.cnpq.br/7825583906742125
E-mail: [email protected]
Renata de Almeida Oliveira
- Renata Oliveira possui doutorado em Memória Social (2017). É graduada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2023), Mestre em Memória Social, Pós-Graduada em Produção Cultural pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). É também Mestre em Comunicação, Educação e Cultura em Periferias Urbanas (2022) pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Pós-Doutora em Cultura e Territorialidade (2022) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-doutora em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Possui MBA em Gestão Estratégica em Publicidade e Propaganda pela UNYLEYA, Pós-graduação em Psicopedagogia pela mesma Universidade e Pós-Graduação em Psicomotricidade (UCAM). Durante o Mestrado em Memória Social foi bolsista REUNI, atuando em turmas de graduação e coorientação de bolsistas PIBIC/CNPq, sendo orientada pela Profa Dra Regina Abreu. No doutorado foi bolsista CAPES. Atuou como pesquisadora e Produtora Executiva no Projeto FAPERJ "Memória, Cultura, Transformação Social e Desenvolvimento: Panorama Museal do Estado do Rio de Janeiro" desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social PPGMS/UNIRIO em parceria com o IBRAM com apoio da FAPERJ e no projeto Museus do Rio, onde foi realizada pesquisa de museus na capital do Estado do Rio de Janeiro e atualização do site www.museusdorio.com.br. Atuou como Historiadora na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e Coordenadora de Teatros e da Companhia Municipal de Dança em Duque de Caxias. Atuou como Consultora (2013) do Programa Escolas do Amanhã (SME/RJ) através da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e como Pesquisado e Relatora na ONG Viva Rio (2014), Gerente de Comunicação Interna (2015-2017) e Supervisora de Projetos até 2018. Atuou como Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de "Produção Cultural" (2018); Tutora Voluntária do Curso de Pedagogia EAD na UNIRIO (CEDERJ) na disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso II" e atuação como professora de cursos livres EAD e na Produção de Conteúdo sobretudo nas áreas de Produção de Eventos da Universidade Estácio de Sá. Atuou entre 2018 e 2023 como Diretora de Gestão de Projetos na A Dona da Casa Produções Artísticas LTDA. Atuou na área de Elaboração de Projetos e Licitações na OS Inova Rio (2019 temporário) e também na área de Gestão de Projetos, sendo responsável por relatoria e monitoramento no Instituto UEVOM (2022-2023). Atualmente é professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF) nos cursos de Pedagogia e Geografia, Professora Substituta do Magistério Superior na Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de Produção Cultural e Professora Auxiliar no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Cultura e Artes da UNIGRANRIO.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2361466030574164
E-mail: [email protected]
Tamara Souza Campos
- Professora adjunta doutora I da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIGRANRIO (NINT). Doutora em Memória Social da Unirio na linha de Memória e Linguagem. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ, especialista em Comunicação Empresarial pela UCAM. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Foi Coordenadora Nacional de Pesquisa e Extensão da YDUQS. Tem experiência na área do jornalismo, em especial Teorias da Comunicação, Teorias do jornalismo e cibercultura. Atualmente pesquisa a memória individual e social em contextos institucionais, com especial interesse em escolas, no cenário artístico e articulado com questões de gênero.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8320590292536365
E-mail: [email protected]
pesquisas
PROJETOS
IMAGEMNO – IMAGENS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS ONÍRICAS (Mestrado)
- Composto por pesquisadores da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e interessados de outras instituições, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, o IMAGEMNO se formula como grupo cadastrado no CNPq, voltado à produção documental em diferentes suportes, guarda e exame das relações entre textos e imagens. Com vocação marcada pelas demandas interdisciplinares, os projetos abrigados pelo IMAGEMNO objetivam o desenvolvimento de pesquisas que combinam atividades empíricas com fundamentação metodológica e dimensão analítica, ligadas, inclusive, à produção documental/material e seus possíveis desdobramentos e divulgação em escala. Trata-se de um grupo atento aos ditames da produção acadêmica, mas destinado também ao alargamento dos resultados, segundo supostos da história pública. Assim, além da produção e reprodução dos resultados, a divulgação ampla se constitui em meta do grupo. É sob esse propósito que se reúnem trabalhos da área de Humanidades em geral, Comunicação e Artes.
- Início: 11/2015
- Responsável: Anna Paula Soares Lemos
- Área de concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana
- Linha de pesquisa: Representação da Historicidade, Memória e Discurso
A CIDADE EM FOTOGRAMAS: CORPO URBANO, LEGADO HISTÓRICO, POSSIBILIDADES E DIREITOS (Mestrado)
- O objetivo geral da pesquisa é analisar como a Cidade de Duque de Caxias aparece no cinema. Estabeleceremos durante a pesquisa a perspectiva da tela e a perspectiva da sala: o relato de quem produz o filme, de quem é personagem na tela e de quem assiste ao filme. A cidade em cena na tela e na plateia em movimentos constantes a partir do filmado e do não filmado. O objetivo específico é reunir um corpus documental cinematográfico da Cidade de Duque de Caxias. A primeira análise será do filme de Sérgio Resende, O homem da capa preta.
- Início: 04/2014Responsável: Anna Paula Soares Lemos.
- Área de concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana.
- Linha de pesquisa: Representação da Historicidade, Memória e Discurso.
GRUPOS DE PESQUISA
LINGUÍSTICA APLICADA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO (LATED)
- Descrição: O grupo Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação (LATED) articula a integração interdisciplinar de pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), alunos de iniciação científica e colaboradores que realizam estudo e pesquisas em campos da linguística aplicada, tecnologia e educação. O foco está nas seguintes temáticas: as novas tecnologias de informação e comunicação, o processo de ensino/aprendizagem de línguas (materna e estrangeiras), formação de professores, educação on-line, letramento, leitura, materiais didáticos, cibercultura e letramento digital. O grupo busca, também, promover o estreitamento de relação entre pesquisadores e alunos da Unigranrio Afya com pesquisadores de outras instituições. O LATED organizou quatro edições do Seminário Vozes da Linguística Aplicada desde 2012, evento que já se tornou de abrangência nacional, com quatro edições. Já foram publicados dois e-books. Também organizou o Seminário de Cultura Digital, Inovação e Educação.
- Nome do líder: Márcio Luiz Corrêa Vilaça.
- Palavras-chave: linguística aplicada, tecnologias, educação, cultura digital, inovação.
- Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40160
IMAGEMNO – Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades
- Descrição: Composto por pesquisadores da Universidade do Grande Rio (Unigranrio Afya) e interessados de outras instituições, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, o IMAGEMNO se formula como grupo cadastrado no CNPq, voltado à produção documental em diferentes suportes, guarda o exame das relações entre textos e imagens. Com vocação marcada pelas demandas interdisciplinares, os projetos abrigados pelo IMAGEMNO objetivam o desenvolvimento de pesquisas que combinam atividades empíricas com fundamentação metodológica e dimensão analítica, ligadas, inclusive, à produção documental/material e seus possíveis desdobramentos. Trata-se de um grupo atento aos ditames da produção acadêmica, mas destinado também ao alargamento dos resultados, segundo supostos das narrativas orais, incluindo narrativas audiovisuais, produção e dramaturgia teatral. É sob esse propósito que se reúnem trabalhos da área de Humanidades em geral, Comunicação e Artes.
- Nome dos líderes: Anna Paula Soares Lemos.
- Docentes do PPGHCA que participam do grupo: Anna Paula Soares Lemos.
- Palavras-chave: Imagens, Memórias, Narrativas, Oralidades, Artes.
- Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/182596#repercussao
EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA
- Descrição: Estuda os processos de escolarização na educação básica e no ensino superior com ênfase para a inclusão escolar e social do público-alvo da educação especial. Visa investigar as implementações das políticas públicas de educação e das práticas de ensino existentes, com vistas às melhorias nas condições de aprendizagem escolar mediadas pelo uso das Tecnologias de Comunicação, Informação e Tecnologias Assistivas. Preocupa-se com estudos sobre desenvolvimento humano e inserção para o mundo do trabalho na região do Grande Rio, prioritariamente. Pretende-se, ainda, investigar e propor novas metodologias de ensino para a educação básica e ensino superior em parceria com pesquisadores do PPG em Diversidade e Inclusão (UFF) e pesquisadores da Equipe de Treinamento e Desenvolvimento de RH do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS – Duque de Caxias/RJ).
- Nome dos líder: Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis.
- Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9138738718902785
Processo seletivo
Processo Seletivo 2024.2
Em caso de erro ao subir os documentos no portal de inscrição, favor enviar os documentos em PDF para o e-mail: [email protected]
DOUTORADO (PRORROGADO)
- Inscrições: 06/05/2024 a 11/08/2024
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 48 (Quarenta e oito) parcelas de R$ 2.400,00 (Dois mil e quatrocentos reais)
- Edital
- Errata - Edital 2024.2
- Errata 2 - Edital 2024.2
- Inscreva-se
- Ficha complementar de inscrição
- Lista de aprovados para entrevista - Doutorado
- Agenda de entrevista - Doutorado
- Relação dos aprovados para a prova de línguas - Doutorado
- Resultado Final - Doutorado
MESTRADO (PRORROGADO)
- Inscrições: 06/05/2024 a 11/08/2024
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 24 (Vinte e quatro) parcelas de R$ 1.800,00 (Um mil e oitocentos reais).
- Edital
- Errata - Edital 2024.2
- Inscreva-se
- Ficha complementar de inscrição
- Lista de aprovados para entrevista - Mestrado
- Agenda de entrevista - Mestrado
- Relação dos aprovados para a prova de línguas - Mestrado
- Resultado Final - Mestrado
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior -PDSE/CAPES
EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PDSE:
- Inscrições: 01/04/2024 a 21/04/2024
- Edital Interno de Seleção - PDSE 2024
- Edital PDSE/CAPES - 06.2024
- Inscrição - Edital Interno
- Resultados PDSE/CAPES - 06.2024
Processo Seletivo 2024.1
Em caso de erro ao subir os documentos no portal de inscrição, favor enviar os documentos em PDF para o e-mail: [email protected]
DOUTORADO
- Inscrições: 26/10/2023 a 21/02/2024 (PRORROGADO)
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 1 parcela de R$ 184,83 (cento e oitenta e quatro reais e oitenta e três centavos) mais 48 (Quarenta e oito) parcelas de R$ 1.848,27 (Um mil oitocentos e quarenta e oito reais e vinte e sete centavos)
- Edital
- Errata - 2024.1 - Doutorado
- Inscreva-se
- Ficha complementar de inscrição
- Lista de aprovados para entrevista - Doutorado
- Agenda de entrevista - Doutorado
- Aprovados para prova de língua estrangeira
- Resultado Final - Doutorado
MESTRADO
- Inscrições: 26/10/2023 a 21/02/2024 (PRORROGADO)
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 1 parcela de R$ 154,00 (cento e cinquenta e quatro reais) mais 24 (Vinte e quatro) parcelas de R$ 1.540,00 (Um mil quinhentos e quarenta reais).
- Edital
- Errata - 2024.1 - Mestrado
- Inscreva-se
- Ficha complementar de inscrição
- Lista de aprovados para entrevista - Mestrado
- Agenda de entrevista - Mestrado
- Aprovados para prova de língua estrangeira
- Resultado Final - Mestrado
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES
EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PDSE:
- Inscrições até 30/11/2023
- Edital Interno de Seleção - PDSE 2024
- Edital PDSE/CAPES - 30.2023
- INSCREVA-SE
- Homologação de candidatos
- Resultados PDSE 2024
- Homologação PDSE
Processo Seletivo 2023.2
DOUTORADO (ENCERRADO)
- Inscrições: 30/06/2023 a 06/08/2023
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 1 parcela de R$ 168,90 (cento e sessenta e oito reais e noventa centavos) mais 48 (Quarenta e oito) parcelas de R$ 1.689,00 (Um mil seiscentos e oitenta e nove reais)
- Edital
- Ficha complementar de inscrição
- ERRATA (CRONOGRAMA) - EDITAL 2023.2
- Candidatos aprovados para entrevista
- Agenda de entrevistas
- Candidatos aprovados para prova de língua estrangeira
- Candidatos aprovados e classificados
MESTRADO (ENCERRADO)
- Inscrições: 30/06/2023 a 06/08/2023
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 1 parcela de R$ 168,90 (cento e sessenta e oito reais e noventa centavos)24 (Vinte e quatro) parcelas de R$ 938,00 (Novecentos e trinta e oito reais).
- Edital
- Ficha complementar de inscrição
- ERRATA (CRONOGRAMA) - EDITAL 2023.1
- Candidatos aprovados para entrevista
- Agenda de entrevistas
- Candidatos aprovados para prova de língua estrangeira
- Candidatos aprovados e classificados
Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES
EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PDSE
- Inscrições: 31/01/2023 a 13/03/2023
- Edital Interno de Seleção - PDSE 2023
- Edital PDSE/CAPES - 44.2022
Processo Seletivo 2023.1
DOUTORADO
- Inscrições: 05/12/2022 a 25/01/2023
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 48 (Quarenta e oito) parcelas de R$ 1.689,00 (Um mil seiscentos e oitenta e nove reais)
- Edital
- Ficha complementar de inscrição
- Retificação do Edital
- Candidatos Aprovados para as Entrevistas
- Agenda das Entrevistas
- Lista de Aprovados para prova de Línguas Estrangeiras
- Resultado Final (Lista dos Aprovados)
- ERRATA (CRONOGRAMA) - EDITAL 2023.1
MESTRADO
- Inscrições: 05/12/2022 a 25/01/2023
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 24 (Vinte e quatro) parcelas de R$ 938,00 (Novecentos e trinta e oito reais).
- Edital
- Ficha complementar de inscrição
- Retificação do Edital
- Candidatos Aprovados para as Entrevistas
- Agenda das Entrevistas
- Lista do Aprovados para Prova de Línguas Estrangeiras
- Resultado Final (Lista dos Aprovados)Processo Seletivo 2022.2
DOUTORADO
- Inscrições: 04/07/2022 a 01/08/2022 - Inscrições Encerradas
- Edital
- Ficha de Inscrição
- Lista de Aprovados para Entrevista - Doutorado
- Lista de Aprovados para a Prova de Línguas - Doutorado
- Lista de Aprovados - Resultado Final (Doutorado)
Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES
EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR – PDSE DA FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES.
- Inscrições: 23 de fevereiro a 22 de março de 2022
- Edital Interno de Seleção - PDSE 2022
- Edital PDSE/CAPES 2022
Processo Seletivo 2022.1
DOUTORADO
- Inscrições Encerradas
- Edital
- Ficha de Inscrição
- Retificação do Edital
- Lista de Aprovados para Entrevista - Doutorado
- Lista de Aprovados para a Prova de Línguas - Doutorado
- Lista de Aprovados - Resultado Final (Doutorado)
MESTRADO
- Inscrições Encerradas
- Edital
- Ficha de Inscrição
- Lista de Aprovados para Entrevista - Mestrado
- Lista de Aprovados para a Prova de Línguas - Mestrado
- Lista de Aprovados - Resultado Final (Mestrado)
Processo Seletivo 2021.2
DOUTORADO
- Inscrições Encerradas
- Edital
- Ficha de Inscrição
- Lista de Aprovados para Entrevista - Doutorado
- Lista de Aprovados para Prova de Línguas - Doutorado
- Resultado Final - Doutorado
MESTRADO
- Inscrições Encerradas
- Edital
- Ficha de inscrição
- Lista de Aprovados para Entrevista - Mestrado
- Lista de Aprovados para Prova de Línguas - Mestrado
- Resultado Final - Mestrado
Processo Seletivo 2021.1
Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE-CAPES
- Inscrições Encerradas
- Edital de Seleção PDSE-CAPES 2021
Processo Seletivo 2021.1
Mestrado e Doutorado - Exames de suficiência em Idiomas Estrangeiros e de Expressão Escrita - dia 09 de fevereiro de 2021, das 14h às 17h . (Caráter Eliminatório)
DOUTORADO
- Inscrições Encerradas
- Edital
- Ficha de inscrição
- Lista de Aprovados para Entrevista - Doutorado
- Lista de Aprovados para a Prova de Línguas - Doutorado
- Resultado Final - Doutorado
MESTRADO
- Inscrições Encerradas
- Edital
- Ficha de inscrição
- Lista de Aprovados para Entrevista - Mestrado
- Lista de Aprovados para a Prova de Línguas - Mestrado
- Resultado Final - Mestrado
Processo Seletivo 2020.2 (Encerrado)
DOUTORADO
- Inscrição: Encerrada
- Edital
MESTRADO
- Inscrição: Encerrada
- Edital
dissertações
Teses
Documentos
FALE CONOSCO
Estamos aqui para ajudar! Se você tiver qualquer dúvida sobre os programas de mestrado ou doutorado da Unigranrio Afya, não hesite em nos contatar. Nossa equipe está pronta para fornecer as informações que você precisa.
Entre em contato através dos seguintes e-mails:
Estamos ansiosos para ouvir de você e apoiar sua jornada acadêmica!
editais e bolsas
FALE CONOSCO
Estamos aqui para ajudar! Se você tiver qualquer dúvida sobre os programas de mestrado ou doutorado da Unigranrio Afya, não hesite em nos contatar. Nossa equipe está pronta para fornecer as informações que você precisa.
Entre em contato através dos seguintes e-mails:
Estamos ansiosos para ouvir de você e apoiar sua jornada acadêmica!
notícias
Iniciação Científica 2021-2022
Afycionados por Ciência - Edição 2024
contato
FALE CONOSCO
Estamos aqui para ajudar! Se você tiver qualquer dúvida sobre os programas de mestrado ou doutorado da Unigranrio Afya, não hesite em nos contatar. Nossa equipe está pronta para fornecer as informações que você precisa.
Entre em contato através dos seguintes e-mails:
Estamos ansiosos para ouvir de você e apoiar sua jornada acadêmica!