(PPGHCA)

Programa de Pós-Graduação em humanidades, cultura e artes

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) é um programa na área interdisciplinar da CAPES, com conceito 4, que oferece cursos de mestrado e doutorado acadêmicos.

Em 2008, surgiu o mestrado em Letras e Ciências Humanas. O curso formou diversos mestres atuantes na academia e no mercado de trabalho em diversos campos de formação profissional.

O doutorado teve início em 2015. Nesta ocasião, o programa teve o seu nome modificado para Humanidades, Culturas e Artes, atendendo à recomendação da CAPES, como forma de destacar a sua proposta interdisciplinar ampla.

O programa conta com uma área de concentração no mestrado (Discurso, Cultura e Formação Humana) e uma área de concentração no doutorado (Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos). Cada uma destas duas áreas tem 3 linhas de pesquisa, que possibilitam a formação de diversos grupos de pesquisas interdisciplinares e a realização de pesquisas em áreas e temáticas bastante diversificadas.

O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes conta, atualmente, com um corpo docente experiente em pesquisa e orientações de diferentes níveis (com formações bem variadas), que incluem: Letras, Educação, Comunicação, Ciências Sociais, História e Economia.

Os professores do PPGHCA atuam em diversos níveis: graduação, especialização e MBA, mestrado e doutorado. Os docentes também orientam trabalhos de iniciação científica, iniciação científica do Ensino Médio e trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação, o que permite ter uma ampla visão dos processos educacionais, assim como contribuir para a formação profissional de estudantes de diferentes cursos, como Letras, História, Pedagogia, Comunicação, Administração de Empresas e Psicologia.

Desde a sua origem (2008), com o curso de mestrado, o PPGHCA – que então se chamava Letras e Ciências Humanas –, foi planejado para ter grande relevância e destacada inserção social na Baixada Fluminense e no Rio de Janeiro. Este trajeto foi consolidado na proposta submetida em 2014 à CAPES para a criação do doutorado, iniciado em 2015. Neste sentido, ao longo da sua história, docentes e discentes pesquisam questões relacionadas com a Baixada Fluminense e a capital do Estado, buscando articulações e parcerias com grupos de pesquisa e instituições locais.

A infraestrutura do PPGHCA conta com salas de orientação equipadas (computador com acesso à Internet e a diferentes bases de dados), permitindo aos docentes e discentes fazerem suas pesquisas, bem como atender os seus alunos e orientandos.

Há, ainda, um anfiteatro/auditório dedicado às defesas de dissertações e teses, e a pequenos eventos conduzidos pelo programa. Além desta, há uma sala multiuso para reuniões, seminários, workshops, encontros de intercambio e atividades de parceria entre docentes do programa e docentes convidados.

Para os eventos maiores, a Unigranrio disponibiliza os recursos do auditório central “Wilson Chagas de Araújo”, espaço físico climatizado, com capacidade aproximada para 180 pessoas, equipado com tela de projeção, sonorização, projetor multimídia e computador. O ambiente é reservado a eventos de divulgação científica. Dispomos, também, de um miniauditório para defesas públicas e pequenos eventos do programa. Possuímos, ainda, dois auditórios com infraestrutura de projeção de cinema e capacidade de 120 e 195 lugares, respectivamente, pertencentes à universidade.


Coordenação Geral
Marcio Luiz Correa Vilaça
[email protected]
(21) 2672-7289

Infraestrutura

Laboratórios

Em função das pesquisas estarem relacionadas ao campo interdisciplinar, com abordagens em Letras, Ciências Humanas e Sociais e, algumas vezes, perpassam também pelas áreas de Saúde, Tecnologias e Comunicação Social. O PPGHCA conta comum complexo de laboratórios na Universidade que atende as demandas no âmbito do Programa descritos a seguir:

  • (i) Os laboratórios de Informática: são empregados para fins gerais de pesquisa, aulas, atividades de Iniciação Científica, treinamentos e testes e simulações de sistemas. São empregados também para a Iniciação Tecnológica (PIBITI).
  • (ii) O Laboratório de Computação Gráfica: está equipado com computadores de configurações avançadas para a produção de materiais didáticos e de aulas, tratamento de dados de pesquisa, e elaboração de produtos de extensão. É usado em muitas pesquisas, de temáticas relacionadas à Comunicação Social e Educação.
  • (iii) O Laboratório de TV da Universidade possui ampla estrutura para atendimento, produção e finalização de produtos audiovisuais para TV, Cinema e Internet. A infraestrutura é composta de estúdio de TV, equipado com câmera HDV digital, ilha de edição digital não-linear, sala de projeção, kits de iluminação e sonorização. É muito utilizado para nossas pesquisas que se relacionam às mídias sociais, artes e cinema.
  • (iv) O Laboratório de Rádio possui ampla estrutura para atendimento, produção e finalização de programas de rádio, entrevistas, pesquisas que envolvem narrativa e História Oral.
  • (v) O Laboratório de Fotografia possui recursos e ampla estrutura que possibilita a revelação, produção, direção, edição (digital) e tratamento de imagens, para diversos fins, que inclui tratamento de acervos iconográficos, produção e edição de imagens para materiais didáticos e produtos de pesquisa, relacionados aos nossos Projetos de intervenção, pesquisa-ação e históricos.

Biblioteca

A UNIGRANRIO é a maior instituição de ensino da região da Baixada Fluminense, com estudantes oriundos de diferentes municípios do Grande Rio. Em decorrência dos papéis educacionais, científicos e sociais desempenhados pela Universidade na região, a Biblioteca Euclides da Cunha, localizada no Campus do Programa, é uma das maiores bibliotecas da Baixada Fluminense.

Atualmente, o acervo da Biblioteca corresponde ao número total de 57.719 títulos, sendo 138.417 exemplares. No laboratório existente na Biblioteca, encontram-se disponíveis ao público 28 (vinte e oito) computadores com acesso ao UP TO DATE. O espaço conta com os seguintes recursos humanos: 2 bibliotecários, 1 assistente, 5 auxiliares e dois jovens aprendizes.

Inaugurada em 1972, a Biblioteca funciona de segunda a sábado. Conta com um Núcleo de Coordenação de Bibliotecas (NCB), composto por 10 Bibliotecas, Unidade de Conservação e Restauração de Documentos (UCORE) e um Laboratório de Informática. Ocupa um espaço físico de 2.000 m2, distribuídos em recepção, salão de acervo, salões de leitura, salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual e hall para exposições e eventos.

A Biblioteca conta com acesso à Base de Teses e Dissertações (BDTD), permitindo o compartilhamento de dados com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (banco de dados internacional). Finalmente, há acesso à base SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A UNIGRANRIO tem acesso franqueado às bases Scopus e Science Direct através do Portal de Periódicos da CAPES, que cobrem publicações centrais das Ciências Biológicas e da Saúde.

O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais e nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES, além do uso intenso do sistema UP TO DATE, que é uma base de dados, amplamente utilizada por profissionais da área de saúde, que disponibiliza artigos de revisão, escritos por autoridades renomadas em cada tema e que facilitam a atualização rápida e eficaz destes profissionais.

Além do extenso acervo da Biblioteca, os usuários têm acesso Wi-Fi nos salões de leitura a diferentes bases de dados, como:

  • Portal CAPES: O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais, nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES.
  • Minha Biblioteca: é uma plataforma formada pelo consórcio de 26 editoras de livros acadêmicos nacionais: Autêntica, Cengage, Cortez, Grupo A (Artes Médicas, Artmed, Bookman, McGraw-Hill, AMGH, Penso e Tekne), Grupo GEN (AC Farmacêutica, Atlas, E.P.U., Forense, Forense Universitária, Guanabara Koogan, LAB, LTC, Método, Roca, Santos), Loyola, Manole, Saraiva (Atual e Érica) e Zahar. Essas editoras se uniram para oferecer às instituições de ensino superior acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet através da chamada computação nas nuvens. Através da Minha Biblioteca, estudantes têm acesso rápido e fácil a mais de 9 mil títulos acadêmicos, incluindo as principais publicações de diversas áreas do conhecimento. A plataforma permite a impressão, de forma gratuita, de 15 por cento das obras consultadas.
  • Biblioteca Virtual Pearson: a Biblioteca Virtual Universitária Pearson disponibiliza 7.608 títulos em seu catálogo online de 36 editoras de livros com textos integrais, recursos de busca, anotações e impressões de partes mediante pagamento à Editora. As editoras que fazem parte da Biblioteca Virtual Pearson são: Ágora, Aleph, Atheneu, Ática, Autêntica, Blossom, Blucher, Brasport, Callis, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Contexto, Difusão Editora, EdiPUCRS, EDUCS, Editora Eureka, Freitas Bastos, GLS, Grupo Summus, Interciência, Intersaberes, Jaypee, Labrador, Lexikon, Manole, Mescla, MG Editores, Oficina dos Textos, Papirus, Pearson, Plexus, Rideel, Scipione, Selo Negro Edições, Vozes, Yendis.
  • EBSCO: a Base de Dados EBSCO engloba sub-bases em diversas áreas do conhecimento, com uma variada coleção de periódicos científicos internacionais.
  • SCIELO (Scientific Electronic Library Online): Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, especialmente desenvolvida para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento- particularmente na América Latina e Caribe - proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica.
  • Bases de Dados de Teses e Dissertações (BDTD): Base de Dados de Teses e Dissertações da UNIGRANRIO faz parte do Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações que, com apoio da FINEP, vem sendo mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Seu objetivo maior é registrar e disseminar as teses e dissertações elaboradas e defendidas no âmbito dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, por meio do “TEDE 2”, software desenvolvido pelo IBICT, permitindo o compartilhamento dos dados da UNIGRANRIO com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLT, banco de dados internacional de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações.

O Sistema de Bibliotecas fornece acessibilidade aos seus usuários com necessidades educacionais especiais a diferentes fontes de informação, através de recursos diferenciados, como o acesso por rampas, o atendimento aos portadores de necessidades auditivas realizado por um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Laboratório de Fotografia

Laboratório de Rádio

Sala de TV

Sala de Estudos

Sala de Estudos

Anfiteatro

Mestrado

Apresentação

Em 2008, surgiu o Mestrado em Letras e Ciências Humanas que formou diversos mestres atuantes na academia e no mercado de trabalho em diversos campos de formação profissional.

O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes conta atualmente com um corpo docente experiente em pesquisa e orientações de diferentes níveis com formações bem variadas, que incluem: Letras, Educação, Comunicação, Ciências Sociais, História e Economia.

Os docentes do PPGHCA atuam em docência de diversos níveis: graduação, especialização e MBA, mestrado e doutorado. Os professores também orientam trabalhos de Iniciação Científica, Iniciação Científica do Ensino Médio e trabalho de conclusão de cursos (TCC) da graduação, o que permite ter uma ampla visão dos processos educacionais, assim como contribuir para a formação profissional de estudantes de diferentes cursos, tais como Letras, História, Pedagogia, Comunicação, Administração de Empresas e Psicologia.

Opções Curriculares

Mestrado

Acesse

Áreas de Concentração

  • Discurso, Cultura e Formação Humana

No curso de Mestrado, a área de concentração “Discurso, Cultura e Formação Humana” foi iniciada em outubro de 2008. Ao aprofundar os debates sobre os desafios a serem enfrentados nessa necessária cooperação entre saberes, percebeu-se a relevância do aprofundamento dos conhecimentos científicos sobre linguagens, discursos, educação, políticas públicas, manifestações artísticas e práticas culturais da busca das identidades nos vários segmentos sociais existentes nas realidades estudadas. Busca-se aprofundar as cooperações entre os campos de conhecimentos e as possíveis contribuições de cada parte para respostas mais complexas.

Linhas de Pesquisa

  • Gênero, Etnia e Identidade

Reuniram-se nesta linha estudos sobre gênero e gerações, sobre o corpo, sobre as tradições oriundas das relações entre etnias latino-americanas e africanas. Acolheu-se também os novos estudos das africanidades, das religiosidades formadoras do construto cultural diverso que sobrevive nos espaços vivenciados por estudantes e pesquisadores acolhidos no Programa. Esses estudos permitem construir fundamentos teóricos e ferramentas instrumentais para formação e desenvolvimento de identidades profundas entre gerações e ressignificar a noção de cidadania.

Área de Concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana

Docentes: ...

  • Educação, Linguagem e Cultura

Nesta linha, estão agregados estudos compartilhados entre ciência, literatura e arte mediadas neste grupo por diferentes meios de produção e divulgação. Esse campo beneficia-se do desenvolvimento de tecnologias e ferramentas em materiais de ensino e em propostas para novas profissões. A interdisciplinaridade nesta linha permite operações combinadas entre áreas do saber no desenvolvimento do pensamento lógico e na produção textual dos estudos das línguas, da linguística e da virtude crítica dos discursos. Também se agregam nesta linha os estudos relativos aos espaços urbanos e suburbanos em interações e conflitos e nas temporalidades desiguais e simultâneas existentes no vivido.

Área de Concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana

Docentes: ...


  • Representações da Historicidade, Memória e Discurso

Nesta linha, os trabalhos voltam-se à recuperação das vozes dos sujeitos que portam conhecimentos e saberes oriundos de oralidades antigas e de narrativas das experiências, que se constituem elas mesmas em epistemologias, por serem únicas e necessárias ao reconhecimento do outro. Decorrentes de práticas sociais diversas, de organizações sociais múltiplas, esse conjunto revela discursos intolerantes e representações que libertam ou subordinam o pensamento crítico a hierarquias sociais. Finalmente, nesta área, inserem-se as práticas de políticas públicas de pesquisas que ao estudar as desigualdades abrem possibilidades de inclusões daqueles que por necessidades especiais desafiam o Programa a construir novas formas de inclusão.

Área de Concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana

Docentes: ...

Doutorado

Apresentação

O doutorado teve início em 2015. Nesta ocasião, o Programa teve o seu nome modificado para Humanidades, Culturas e Artes, atendendo à recomendação da CAPES, como forma de destacar sua proposta interdisciplinar ampla.

O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes conta, atualmente, com um corpo docente experiente em pesquisa e orientações de diferentes níveis com formações bem variadas, que incluem: Letras, Educação, Comunicação, Ciências Sociais, História e Economia.

Os docentes do PPGHCA atuam em docência de diversos níveis: graduação, especialização e MBA, mestrado e doutorado. Os professores também orientam trabalhos de iniciação científica, iniciação científica do Ensino Médio e trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação, o que permite ter uma ampla visão dos processos educacionais, assim como contribuir para a formação profissional de estudantes de diferentes cursos, como Letras, História, Pedagogia, Comunicação, Administração de Empresas e Psicologia.

Opções Curriculares

Doutorado

Acesse

Área de Concentração

  • Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos

No curso de doutorado, a área de concentração é “Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos”. A área se desdobra em estudos sobre “os sujeitos e a cidade”, chave para o entendimento e a análise dos dilemas do vivido contemporâneo, que se move entre o construto político jurídico, no campo dos Direitos Sociais, e as práticas ao arrepio da lei, formas centradas na reprodução de desigualdades e do patrimonialismo.

Linhas de Pesquisa

  • Diversidades Culturais, Espaciais e Temporalidade

Nesta linha, pretende-se considerar a dinâmica urbana com vistas às relações entre espaço e tempo, levando em conta o processo de produção, aceitação e recusas culturais. Assim, serão consideradas: A) Análises de aspectos conflitantes da abordagem das diversidades instaladas nos processos culturais existentes nos conglomerados humanos, os legados tradicionais e a relação com a modernidade; B) Sob a perspectiva interdisciplinar, verificar como tais manifestações transparecem nas cidades, elas mesmas constituídas a partir dos deslocamentos populacionais; C) As temporalidades dos sujeitos e dos fluxos que a compõem; D) Construir suportes metodológicos e ferramentas para as investigações sobre diversidades sociais.

Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos

Docentes: ...

  • Narrativas, Práticas Sociais e Poder

Objetiva-se, nesta linha, gerar mecanismos analíticos capazes de permitir exames das tipologias de poder e de “empoderamento” dos sujeitos sociais em disputa por reconhecimento e direitos por meio de: A) Estudos das diversas variações narrativas existentes, abrindo oportunidades de exames de manifestações da cultura material e imaterial; B) A análise crítica da produção de relatos orais e escritos, literatura, arte em geral, visando à percepção do impacto sobre os modos constitutivos de poder; C) O exame dos discursos políticos existentes nas diversas práticas sociais e tradições intangíveis; D) Análise da dinâmica discursiva na constituição do poder local.
Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos

Docentes: ...

  • Discursos, Controles Sociais e Ressignificações

A linha está centrada na análise dos diferentes tipos de discursos existentes na vida social para deles depreender:

- A presença de estereótipos, preconceitos, autoritarismos relativos aos vários grupos sociais existentes na cidade/região;

- As variações e formas impressas que atuam na opinião pública e se manifestam nas práticas cotidianas;

- A relação entre emissão e recepção de modos de expressão que transparecem nas críticas e nos controles sociais;

- Os exames de discursos institucionais e as suas repercussões junto às comunidades;

- Processos de negociações discursivas, levando-se em conta: adaptações, incorporações, alterações de gêneros narrativos.

Área de concentração: Letras, Ciências Humanas e Sociais: Corpo Urbano, Legado Histórico, Legitimidades e Direitos

Docentes: ...

Corpo Docente

Anna Paula Soares Lemos

Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta

  • Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2000), fez Mestrado em Ciências Contábeis na FACC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE (2014), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora adjunta da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), com atuação na Graduação em Administração e em Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIGRANRIO) . Entre 2021-2022, atuou como Coordenadora do Núcleo de Internacionalização (NINT/UNIGRANRIO). Na pesquisa, tem se dedicado ao estudo de aplicação da ética na administração e nos negócios, a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar, estudos organizacionais críticos e revisão de conceitos teóricos da área da administração à luz de obras originais. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais - SBEO (Mandato 2023-2025). ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5918-6274 (Texto informado pelo autor)Lattes: http://lattes.cnpq.br/7131847533990402
    Orcid:
    E-mail: [email protected]

Beatriz Brandão Dos Santos

  • Professora dos Programas de Pós Graduação em Humanidades, Cultura e Artes (PPGHCA) em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) da Unigranrio. Atualmente coordena o núcleo interdisciplinar de História, Letras e Pedagogia de Residência Pedagógica (CAPES). Possui Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP (2019-2022). Doutora em Ciências Sociais pela PUC-RIO (2013-2017). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ (2011-2013). Atuou como pesquisadora do IPEA na pesquisa nacional sobre metodologias de cuidado a usuários problemáticos de drogas (2019-2020). Foi professora substituta do departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IFCS-UFRJ (2017-2019). Foi professora colaboradora da Pós-Graduação em Educação e Divulgação Científica do Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ (2016-2022). Integrou a pesquisa sobre refugiados na Itália, por meio do Intercâmbio entre UERJ, a Università degli Studi di Roma Tor Vergata e CREG - Centro di Ricerche Economiche e Giuridiche (2011-2013). Possui Pós-Graduação/ Especialização em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo do Instituto de Pesquisa do Rio de Janeiro, EPPG-IUPERJ e Especialização em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN. Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) e em Comunicação Social - Jornalismo. Pesquisa temas relacionados às trajetórias institucionais, conflito e arte, em diálogo com questões de corpo, saúde e gênero. Autora dos romances "Olhos de Giz" e "Por muitos céus" e das peças teatrais "Eu, fim" e "Paraeufrasiando"
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4613221064560873
    Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-1481-8634
    E-mail: [email protected]

Etyelle Pinheiro de Araujo

  • Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-RIO, com período sanduíche em dois centros de pesquisa: no departamento de Sociologia da Boston University, com a bolsa CAPES/PDSE (2018-2019) e no Instituto de Estudos Afro-Latino-Americanos da Universidade de Harvard, sob orientação de Alejandro de la Fuente (2019-2020); pós-graduada em Educação e Contemporaneidade pelo CEFET Unde Nova Friburgo; licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Interesses de pesquisa na área de Estudos Afro-Latino-Americanos, Antropologia das Emoções e Linguística Aplicada, com foco em Análise da Narrativa, gênero construções identitárias e relações raciais de mães negras participantes de movimentos sociais que lutam contra a violência policial. Interesse mais recente em estudos comparativos dos discursos de mães afro-brasileiras e afro-americanas engajadas na luta contra a brutalidade policial em seus respectivos países. Estágio pós-doutoral na PUC-Rio, com bolsa da FAPERJ iniciado em 2021 - projeto: A Violência policial nas Américas e a luta por justiça das mães: um estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos. Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO..
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4839225700947628
    Orcid:
    E-mail: [email protected]

Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis

  • Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999). Licenciada em Letras – Faculdades Integradas Cruzeiro/SP (FIC/1985). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIC/SP/2006) e Gestão da Escola Pública (UFJF/2007). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2001) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2006). Desenvolve pesquisas que abordam os seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Metodologias Ativas, Currículo e Gestão Educacional.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2108290075901523
    E-mail: [email protected]

Lilia Aparecida Costa Gonçalves

  • Doutora em Linguística Aplicada, pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Pesquisadora do Grupo Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação (LATED) da UNIGRANRIO e do Núcleo de Pesquisas LingNet/UFRJ- Linguagem, Educação e Tecnologia. Possui graduação em Letras pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), especialização em Língua Portuguesa pela UNIGRANRIO e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO, atuando também na graduação em Letras. Experiência com EaD e na elaboração e validação de conteúdos educacionais. Principais temáticas: tecnologias digitais em Educação, Tecnologias Móveis, Letramento Digital, Metodologias Ativas, Aplicativos Educacionais, Letramento, Linguística Aplicada, Linguística Textual e Ensino de Línguas.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7163389167370117
    E-mail: [email protected]

Marcia Regina Castro Barroso

  • Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) da UNIGRANRIO, Psicóloga CRP:05/73483; Pós-Doutorado em Sociologia (FAPERJ-PPGSA-IFCS-UFRJ); Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ com período sanduíche em Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris); Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF; Especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ e Bacharel e Licenciada em História pela UFF. Atualmente está cursando a especialização em Neuropsicologia (CAAESM) e tem se dedicado a temas tais como: Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC); Psicologia, Sociologia e Trabalho; Transformações no mundo do trabalho: uso de novas tecnologias no processo produtivo; Imigração e Trabalho.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3498770760050783
    Orcid:
    E-mail: [email protected]

Marcio Luiz Correa Vilaça

  • Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ (2003), bacharelado em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e licenciatura plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase Linguística Aplicada e em Ensino de Línguas, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, Ensino/Aprendizagem de Línguas, Tecnologia e Ensino, Cibercultura e Letramento Digital, Formação de Professores, Ensino de Língua Inglesa e Materiais Didáticos.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8277768121091487
    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8746-2923
    E-mail: [email protected]

Rejane Prevot Nascimento

  • Cientista Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1992), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Flexibilidade, Trabalho e Relações de Trabalho, Estudos de Gênero, Controle e Dominação no Trabalho e Estudos Críticos.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0414849680636159
    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5242-9509
    E-mail: [email protected]

Renan Gomes de Moura

  • Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2012), Especialista em Gestão de Competências e Talentos Humanos pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2014) e mestrado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2017) e Doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2022). Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração no nível de graduação e Pós-Graduação. Em pesquisa possui interesse nos seguintes temas: Gênero, Sexualidade e Diversidade; Raça e Etnia; Trabalho; Organizações religiosas afro-brasileiras.
    Lattes:http://lattes.cnpq.br/7825583906742125
    E-mail: [email protected]

Renata de Almeida Oliveira

  • Renata Oliveira possui doutorado em Memória Social (2017). É graduada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (2023), Mestre em Memória Social, Pós-Graduada em Produção Cultural pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). É também Mestre em Comunicação, Educação e Cultura em Periferias Urbanas (2022) pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Pós-Doutora em Cultura e Territorialidade (2022) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-doutora em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Possui MBA em Gestão Estratégica em Publicidade e Propaganda pela UNYLEYA, Pós-graduação em Psicopedagogia pela mesma Universidade e Pós-Graduação em Psicomotricidade (UCAM). Durante o Mestrado em Memória Social foi bolsista REUNI, atuando em turmas de graduação e coorientação de bolsistas PIBIC/CNPq, sendo orientada pela Profa Dra Regina Abreu. No doutorado foi bolsista CAPES. Atuou como pesquisadora e Produtora Executiva no Projeto FAPERJ "Memória, Cultura, Transformação Social e Desenvolvimento: Panorama Museal do Estado do Rio de Janeiro" desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social PPGMS/UNIRIO em parceria com o IBRAM com apoio da FAPERJ e no projeto Museus do Rio, onde foi realizada pesquisa de museus na capital do Estado do Rio de Janeiro e atualização do site www.museusdorio.com.br. Atuou como Historiadora na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e Coordenadora de Teatros e da Companhia Municipal de Dança em Duque de Caxias. Atuou como Consultora (2013) do Programa Escolas do Amanhã (SME/RJ) através da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e como Pesquisado e Relatora na ONG Viva Rio (2014), Gerente de Comunicação Interna (2015-2017) e Supervisora de Projetos até 2018. Atuou como Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de "Produção Cultural" (2018); Tutora Voluntária do Curso de Pedagogia EAD na UNIRIO (CEDERJ) na disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso II" e atuação como professora de cursos livres EAD e na Produção de Conteúdo sobretudo nas áreas de Produção de Eventos da Universidade Estácio de Sá. Atuou entre 2018 e 2023 como Diretora de Gestão de Projetos na A Dona da Casa Produções Artísticas LTDA. Atuou na área de Elaboração de Projetos e Licitações na OS Inova Rio (2019 temporário) e também na área de Gestão de Projetos, sendo responsável por relatoria e monitoramento no Instituto UEVOM (2022-2023). Atualmente é professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF) nos cursos de Pedagogia e Geografia, Professora Substituta do Magistério Superior na Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de Produção Cultural e Professora Auxiliar no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Cultura e Artes da UNIGRANRIO.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2361466030574164
    E-mail: [email protected]

Tamara Souza Campos

  • Professora adjunta doutora I da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIGRANRIO (NINT). Doutora em Memória Social da Unirio na linha de Memória e Linguagem. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ, especialista em Comunicação Empresarial pela UCAM. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Foi Coordenadora Nacional de Pesquisa e Extensão da YDUQS. Tem experiência na área do jornalismo, em especial Teorias da Comunicação, Teorias do jornalismo e cibercultura. Atualmente pesquisa a memória individual e social em contextos institucionais, com especial interesse em escolas, no cenário artístico e articulado com questões de gênero.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8320590292536365
    E-mail: [email protected]

pesquisas

PROJETOS

IMAGEMNO – IMAGENS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS ONÍRICAS (Mestrado)

  • Composto por pesquisadores da Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e interessados de outras instituições, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, o IMAGEMNO se formula como grupo cadastrado no CNPq, voltado à produção documental em diferentes suportes, guarda e exame das relações entre textos e imagens. Com vocação marcada pelas demandas interdisciplinares, os projetos abrigados pelo IMAGEMNO objetivam o desenvolvimento de pesquisas que combinam atividades empíricas com fundamentação metodológica e dimensão analítica, ligadas, inclusive, à produção documental/material e seus possíveis desdobramentos e divulgação em escala. Trata-se de um grupo atento aos ditames da produção acadêmica, mas destinado também ao alargamento dos resultados, segundo supostos da história pública. Assim, além da produção e reprodução dos resultados, a divulgação ampla se constitui em meta do grupo. É sob esse propósito que se reúnem trabalhos da área de Humanidades em geral, Comunicação e Artes.
  • Início: 11/2015
  • Responsável: Anna Paula Soares Lemos
  • Área de concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana
  • Linha de pesquisa: Representação da Historicidade, Memória e Discurso

A CIDADE EM FOTOGRAMAS: CORPO URBANO, LEGADO HISTÓRICO, POSSIBILIDADES E DIREITOS (Mestrado)

  • O objetivo geral da pesquisa é analisar como a Cidade de Duque de Caxias aparece no cinema. Estabeleceremos durante a pesquisa a perspectiva da tela e a perspectiva da sala: o relato de quem produz o filme, de quem é personagem na tela e de quem assiste ao filme. A cidade em cena na tela e na plateia em movimentos constantes a partir do filmado e do não filmado. O objetivo específico é reunir um corpus documental cinematográfico da Cidade de Duque de Caxias. A primeira análise será do filme de Sérgio Resende, O homem da capa preta.
  • Início: 04/2014Responsável: Anna Paula Soares Lemos.
  • Área de concentração: Discurso, Cultura e Formação Humana.
  • Linha de pesquisa: Representação da Historicidade, Memória e Discurso.

GRUPOS DE PESQUISA

LINGUÍSTICA APLICADA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO (LATED)

  • Descrição: O grupo Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação (LATED) articula a integração interdisciplinar de pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), alunos de iniciação científica e colaboradores que realizam estudo e pesquisas em campos da linguística aplicada, tecnologia e educação. O foco está nas seguintes temáticas: as novas tecnologias de informação e comunicação, o processo de ensino/aprendizagem de línguas (materna e estrangeiras), formação de professores, educação on-line, letramento, leitura, materiais didáticos, cibercultura e letramento digital. O grupo busca, também, promover o estreitamento de relação entre pesquisadores e alunos da Unigranrio Afya com pesquisadores de outras instituições. O LATED organizou quatro edições do Seminário Vozes da Linguística Aplicada desde 2012, evento que já se tornou de abrangência nacional, com quatro edições. Já foram publicados dois e-books. Também organizou o Seminário de Cultura Digital, Inovação e Educação.
  • Nome do líder: Márcio Luiz Corrêa Vilaça.
  • Palavras-chave: linguística aplicada, tecnologias, educação, cultura digital, inovação.
  • Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40160

IMAGEMNO – Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades

  • Descrição: Composto por pesquisadores da Universidade do Grande Rio (Unigranrio Afya) e interessados de outras instituições, alunos de pós-graduação e de iniciação científica, o IMAGEMNO se formula como grupo cadastrado no CNPq, voltado à produção documental em diferentes suportes, guarda o exame das relações entre textos e imagens. Com vocação marcada pelas demandas interdisciplinares, os projetos abrigados pelo IMAGEMNO objetivam o desenvolvimento de pesquisas que combinam atividades empíricas com fundamentação metodológica e dimensão analítica, ligadas, inclusive, à produção documental/material e seus possíveis desdobramentos. Trata-se de um grupo atento aos ditames da produção acadêmica, mas destinado também ao alargamento dos resultados, segundo supostos das narrativas orais, incluindo narrativas audiovisuais, produção e dramaturgia teatral. É sob esse propósito que se reúnem trabalhos da área de Humanidades em geral, Comunicação e Artes.
  • Nome dos líderes: Anna Paula Soares Lemos.
  • Docentes do PPGHCA que participam do grupo: Anna Paula Soares Lemos.
  • Palavras-chave: Imagens, Memórias, Narrativas, Oralidades, Artes.
  • Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/182596#repercussao  

EDUCAÇÃO, TRABALHO E CULTURA

  • Descrição: Estuda os processos de escolarização na educação básica e no ensino superior com ênfase para a inclusão escolar e social do público-alvo da educação especial. Visa investigar as implementações das políticas públicas de educação e das práticas de ensino existentes, com vistas às melhorias nas condições de aprendizagem escolar mediadas pelo uso das Tecnologias de Comunicação, Informação e Tecnologias Assistivas. Preocupa-se com estudos sobre desenvolvimento humano e inserção para o mundo do trabalho na região do Grande Rio, prioritariamente. Pretende-se, ainda, investigar e propor novas metodologias de ensino para a educação básica e ensino superior em parceria com pesquisadores do PPG em Diversidade e Inclusão (UFF) e pesquisadores da Equipe de Treinamento e Desenvolvimento de RH do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS – Duque de Caxias/RJ).
  • Nome dos líder: Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis.
  • Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9138738718902785

Processo seletivo

Processo Seletivo 2024.2

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DOUTORADO (PRORROGADO)

MESTRADO (PRORROGADO)

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior -PDSE/CAPES

EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PDSE:

  • Inscrições: 01/04/2024 a 21/04/2024

Processo Seletivo 2024.1

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DOUTORADO

MESTRADO

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES

EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PDSE:

  • Inscrições  até  30/11/2023

Processo Seletivo 2023.2

DOUTORADO (ENCERRADO)

  • Inscrições: 30/06/2023 a 06/08/2023
  • Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
  • Mensalidade: 1 parcela de R$ 168,90 (cento e sessenta e oito reais e noventa centavos) mais 48 (Quarenta e oito) parcelas de R$ 1.689,00 (Um mil seiscentos e oitenta e nove reais)

MESTRADO (ENCERRADO)

  • Inscrições: 30/06/2023 a 06/08/2023
  • Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
  • Mensalidade: 1 parcela de R$ 168,90 (cento e sessenta e oito reais e noventa centavos)24 (Vinte e quatro) parcelas de R$ 938,00 (Novecentos e trinta e oito reais).

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES

EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PDSE

Processo Seletivo 2023.1

DOUTORADO

  • Inscrições: 05/12/2022 a 25/01/2023
  • Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
  • Mensalidade: 48 (Quarenta e oito) parcelas de R$ 1.689,00 (Um mil seiscentos e oitenta e nove reais)

MESTRADO

  • Inscrições: 05/12/2022 a 25/01/2023
  • Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
  • Mensalidade: 24 (Vinte e quatro) parcelas de R$ 938,00 (Novecentos e trinta e oito reais).

DOUTORADO

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES

EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR – PDSE DA FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES.

Processo Seletivo 2022.1

DOUTORADO


MESTRADO

Processo Seletivo 2021.2

DOUTORADO

MESTRADO

Processo Seletivo 2021.1

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE-CAPES

Processo Seletivo 2021.1

Mestrado e Doutorado  - Exames de suficiência em Idiomas Estrangeiros e de Expressão Escrita -  dia 09 de fevereiro de 2021, das 14h às 17h . (Caráter Eliminatório)

DOUTORADO

MESTRADO

  • Inscrições Encerradas

Processo Seletivo 2020.2 (Encerrado)

DOUTORADO

  • Inscrição:  Encerrada
  • Edital

MESTRADO

  • Inscrição:  Encerrada
  • Edital

dissertações

A PRÁTICA DE ESCRITA DOS ALUNOS DO QUINTO ANO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JAIR ALVES DE FREITAS: OS DIÁRIOS COMO FORMA DE EXPRESSÃO
Data de Defesa:
29/6/2020
Autor:
Penélope Cavalcante Monteiro
Orientador:
Daniele Ribeiro Fortuna
O ADULTO MADURO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E MOTIVAÇÕES PARA UMA GRADUAÇÃO ON-LINE
Data de Defesa:
18/6/2020
Autor:
Mônica Campos Santos Mendes
Orientador:
Márcio Luiz Corrêa Vilaça
O ENSINO ONLINE E OS DESAFIOS DA CULTURA DIGITAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA DOS UNIVERSITÁRIOS DA MODALIDADE EAD
Data de Defesa:
15/5/2020
Autor:
Vanessa Fernandes dos Santos
Orientador:
Márcio Luiz Corrêa Vilaça
O USO DA METODOLOGIA PEER INSTRUCTION COM APOIO DO SOFTWARE SOCRATIVE: PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Data de Defesa:
14/5/2020
Autor:
Carlos Henrique Aquino de Oliveira
Orientador:
Haydéa Maria Marino de Sant' Anna Reis
SOLIDÃO E SER MULHER NEGRA: AS MARCAS DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO RIO DE JANEIRO
Data de Defesa:
7/5/2020
Autor:
Raissa Lyra Valério de Paiva
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
AÇÕES AFIRMATIVAS: POLÍTICAS DE COTAS RACIAIS PARA O INGRESSO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E A AUTODECLARAÇÃO RACIAL
Data de Defesa:
11/3/2020
Autor:
Silvia Campos Paulino
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DA "ENFERMEIRA MODERNA" NA CAPITAL FEDERAL (1920-1926)
Data de Defesa:
12/12/2019
Autor:
Juliana Silva Correa Lourenço de Cantuária Gama
Orientador:
Renato da Silva
A REPRESENTAÇÃO DA ENTIDADE ESPIRITUAL ZÉ PELINTRA NOS TERREIROS TRAÇADOS
Data de Defesa:
4/7/2019
Autor:
Marcos Vinícius Pinto Alves
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA PROMOÇÃO DO DIREITO À ÁGUA: UMA ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE DUQUE DE CAXIAS
Data de Defesa:
4/7/2019
Autor:
Gustavo Manso de Oliveira
Orientador:
Cleonice Puggian
A GERAÇÃO Z E A VIABILIDADE DE COACHING EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS INGRESSANTES DA UNIGRANRIO
Data de Defesa:
2/7/2019
Autor:
Maura Cruz Xerfan
Orientador:
Ângelo Santos Siqueira
O PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (PNAIC) E A LEITURA LITERÁRIA: A PRÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Data de Defesa:
27/6/2019
Autor:
Márcia Oliveira Ferreira
Orientador:
Jurema Rosa Lopes
QUE VENHA ESSA NOVA MULHER DE DENTRO DE MIM: VISAGISMO, CORPO E EMOÇÃO
Data de Defesa:
26/6/2019
Autor:
Maria da Consolação do Carmo Lopes
Orientador:
Daniele Ribeiro Fortuna
MULHERES NO COMANDO: RELAÇÕES DE GÊNERO E PODER NA POLICIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Data de Defesa:
27/5/2019
Autor:
Natali Gomes Júlio
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
FIGURAÇÕES DO NEGRO NAS POESIAS DE CUTI
Data de Defesa:
17/4/2019
Autor:
Renata Felício Maia
Orientador:
Idemburgo Pereira Frazão Félix
AS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA CONTRIBUIÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Data de Defesa:
16/4/2019
Autor:
Alexandra de Oliveira Lima
Orientador:
Jurema Rosa Lopes
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO EM IES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CPA DA UNIGRANRIO
Data de Defesa:
16/4/2019
Autor:
Emerson Rosa Santana
Orientador:
Ângelo Santos Siquei
O PRESENTE DE JOEL RUFINO DOS SANTOS: REFLEXÕES SOBRE O NEGRO E AS RELAÇÕES RACIAIS
Data de Defesa:
9/4/2019
Autor:
Andressa Monteiro de Carvalho
Orientador:
Idemburgo Pereira Frazão Félix
AS CONTRIBUIÇÕES DA OFICINA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DA SENSIBILIZAÇÃO À CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E CONSCIÊNCIA CRÍTICA
Data de Defesa:
26/2/2019
Autor:
Sandra Maria Teixeira Pinheiro Taranto
Orientador:
Ângelo Santos Siqueira
PAULO E BARTOLOMEU: DOIS MENINOS, TOCANTE POESIA. DOIS HOMENS, INQUIETANTE DENSIDADE - CONSIDERAÇÕES DE UMA PROFESSORA CONTADORA DE HISTÓRIAS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE E QUEIRÓS NA PRÁTICA DOCENTE E NA PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA
Data de Defesa:
14/2/2019
Autor:
Hellenice de Souza Ferreira
Orientador:
Anna Paula Soares Lemos
UM BRINDE À "NOVA MULHER": CONSUMO E EMPODERAMENTO FEMININO NA PUBLICIDADE CERVEJEIRA
Data de Defesa:
13/2/2019
Autor:
Telma Regina Esteves Lanini
Orientador:
Joaquim Humberto Coelho de Oliveira
CORPO E JUVENTUDE NA TEMPORADA "PRO DIA NASCER FELIZ" DA TELENOVELA "MALHAÇÃO": UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO
Data de Defesa:
12/2/2019
Autor:
Webert Soares Veras
Orientador:
Anna Paula Soares Lemos
EXPERIÊNCIAS DE PESCADORES ARTESANAIS DE PIRATININGA: HISTÓRIA ORAL DE VIDA
Data de Defesa:
12/2/2019
Autor:
Suely de Oliveira Moraes
Orientador:
Cleonice Puggian
"ARREDA HOMEM, QUE AÍ VEM MULHER!" AS POMBAGIRAS DE UMBANDA E O EMPODERAMENTO FEMININO
Data de Defesa:
11/2/2019
Autor:
Raphael Fernandes Gomes
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
O CONCEITO DO TEMPO NO ENSINO DA HISTÓRIA: COMO PENSAM OS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAMPUS ENGENHO NOVO I – COLÉGIO PEDRO II
Data de Defesa:
5/2/2019
Autor:
Ana Cristina Calabria Vicente Mangi
Orientador:
Renato da Silva
O ECOMUSEU DE SEPETIBA: CONSTRUÇÃO E GESTÃO DA MEMÓRIA LOCAL. O DESPERTAR DA COMUNIDADE?
Data de Defesa:
29/10/2018
Autor:
Bianca de Moura Wild
Orientador:
Ângela Maria Roberti Martins
“... SOM DE PRETO, DE FAVELADO, MAS QUANDO TOCA NINGUÉM FICA PARADO”: MOVIMENTO CULTURAL E O FUNK CARIOCA
Data de Defesa:
30/8/2018
Autor:
Rodrigo Corrêa Cardoso
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
MEMÓRIA E LETRAMENTO NO JARDIM GRAMACHO: PARA LER E ESCREVER UMA OUTRA HISTÓRIA
Data de Defesa:
28/8/2018
Autor:
Sara Souza da Silva
Orientador:
Cleonice Puggian
VIOLÊNCIA DE GÊNERO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CIEP 200- PROFESSOR TERLI FIORAVANTE DA ROCHA
Data de Defesa:
4/7/2018
Autor:
Anaquel Goncalves Albuquerque
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
VOZES SOBRE O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO E NO LIVRO DIDÁTICO DE ARTES
Data de Defesa:
30/4/2018
Autor:
Daniel Conceição Gonçalves
Orientador:
Márcio Luiz Corrêa Vilaça
STEFAN ZWEIG: CHEGAR SEM DIREÇÃO
Data de Defesa:
11/4/2018
Autor:
Mozart Cruz de Carvalho
Orientador:
Joaquim Humberto Coelho de Oliveira
ESCREVENDO MODA COM RONALDO FRAGA: NAS VEREDAS DE GUIMARÃES ROSA
Data de Defesa:
5/4/2018
Autor:
Eli Dias de Jesus
Orientador:
Anna Paula Soares Lemos
PROFESSORES EM FORMAÇÃO: UMA DISCUSSÃO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA E TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES
Data de Defesa:
3/4/2018
Autor:
Sydna Meire Faustino Feliciano
Orientador:
Jurema Rosa Lopes Soares
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE DIREITOS HUMANOS DO CENTRO UNIFICADO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
Data de Defesa:
28/3/2018
Autor:
Ana Claudia Moraes Leal Felgueiras
Orientador:
Ângelo Santos Siqueira
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS MEDIADA PELA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COLABORATIVA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR VILMAR BASTOS FURTADO
Data de Defesa:
21/3/2018
Autor:
Márcia Vales Ferreira
Orientador:
Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
O MAPA DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL EM DUQUE DE CAXIAS: AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ NOS ANOS DE 2000 A 2016.
Data de Defesa:
16/3/2018
Autor:
Osmeire Pinheiro de Matos
Orientador:
Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS E DE PROFESSORES ACERCA DO CORPO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Data de Defesa:
14/3/2018
Autor:
Fabio Narduchi de Paula
Orientador:
Joaquim Humberto Coelho de Oliveira
ENCONTROS DO TEATRO COM A PEDAGOGIA: OLHARES PARA A FORMAÇÃO E AÇÃO DOCENTE
Data de Defesa:
12/3/2018
Autor:
Viviane Jordao Pinheiro de Lima
Orientador:
Anna Paula Soares Lemos
IMAGIN-ARTE A IMAGEM ESCRITA NA POESIA DE FERREIRA GULLAR
Data de Defesa:
28/2/2018
Autor:
Gisele Nunes Paz Vieira
Orientador:
Idemburgo Pereira Frazao Felix
LEITURA E EXPERIÊNCIA: PROPOSTAS DE FORMAÇÃO DO SUJEITOLEITOR EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Data de Defesa:
28/2/2018
Autor:
Marluce Moraes dos Santos
Orientador:
Idemburgo Pereira Frazao Felix
DESIGUALDADES DE GENERO, PODER E VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE DA VIOLENCIA CONTRA A MULHER NA BAIXADA FLUMINENSE
Data de Defesa:
29/1/2018
Autor:
Eliane Cristina Tenório Cavalcanti
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E OS DESDOBRAMENTOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS / SRMS
Data de Defesa:
14/12/2017
Autor:
Simone de Oliveira Nunes
Orientador:
Háydea Maria Marino De Sant’Anna Reis
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E OS DESDOBRAMENTOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS / SRMS
Data de Defesa:
14/12/2017
Autor:
Simone de Oliveira Nunes
Orientador:
Háydea Maria Marino De Sant’Anna Reis
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE PROJETOS DE TRABALHO DE UMA SALA DE RECURSOS
Data de Defesa:
13/12/2017
Autor:
Ana Carolina da Rocha
Orientador:
Márcio Luiz Corrêa Vilaça
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE LEITURA NOS TEXTOS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA
Data de Defesa:
23/10/2017
Autor:
Dayse de Jesus Iannuzzi
Orientador:
Márcio Luiz Corrêa Vilaça
DO DAOMÉ À PALESTINA: GRIOTISMO, ENCONTROS E PROFANAÇÕES – UMA LEITURA DO ALABÊ DE JERUSALÉM, DE ALTAY VELOSO
Data de Defesa:
28/9/2017
Autor:
Rosimeri Duda Martins
Orientador:
Joaquim Humberto Coelho de Oliveira
O ACESSO AO CONSUMO EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS POR MEIO DAS MÍDIAS CONVERGENTES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DISCURSO PUBLICITÁRIO DA MARCA HORTIFRUTI
Data de Defesa:
20/9/2017
Autor:
Silas da Silva Franco
Orientador:
Daniele Ribeiro Fortuna
MULHER NEGRA E CABELO: DA RECUSA À ACEITAÇÃO
Data de Defesa:
12/9/2017
Autor:
Maria Anselmo dos Santos
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
ENSINO RELIGIOSO: INTERDISCIPLINARIDADE E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM
Data de Defesa:
7/9/2017
Autor:
André Migliori de Souza
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
HISTÓRIA ORAL E CONFLITOS NO ENSINO RELIGIOSO: NARRATIVAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Data de Defesa:
4/9/2017
Autor:
Paula Helena Nacif Pereira Pimentel Ferreira
Orientador:
Joaquim Humberto Coelho de Oliveira
OS TRILHOS QUE CORTAM UMA CIDADE: A FORMAÇÃO URBANA DA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS AO LONGO DA FERROVIA
Data de Defesa:
21/8/2017
Autor:
Rosemeri da Silva Paixao
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO NA REDE DE EDUCAÇÃO EM NOVA IGUAÇU
Data de Defesa:
28/6/2017
Autor:
Alessandra de Souza Santos
Orientador:
José Geraldo da Rocha
GENTILEZA, PROFECIA E FRAGILIDADE RECEPÇÃO DA TRADIÇÃO KENÓTICA NO CONCRETO DA VIDA
Data de Defesa:
28/6/2017
Autor:
Alessandro Rodrigues Rocha
Orientador:
Idemburgo Pereira Frazao Felix
REALIDADES INVENTADAS: JOGOS ONLINE E SIMULADORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO INTERFACES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Data de Defesa:
28/6/2017
Autor:
Viviana Gondim de Carvalho
Orientador:
Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte
A SOLIDÃO DO MONUMENTO EM HOMENAGEM A D. PEDRO I: UM CONFLITO DE MEMÓRIAS
Data de Defesa:
2/5/2017
Autor:
Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
Orientador:
Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
O ENTRELUGAR DA MULHER NEGRA NA SOCIEDADE BRASILEIRA: A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM CLARA DOS ANJOS
Data de Defesa:
18/4/2017
Autor:
Neide Amorim Ernesto
Orientador:
Vera Lucia Teixeira Kauss
O PROCESSO DE CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTE: FERRAMENTAS USADAS PELA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
Data de Defesa:
11/4/2017
Autor:
Erika Almeida Silva de Oliveira
Orientador:
Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO A PARTIR DAS CULTURAS QUE EMERGEM DAS CLASSES POPULARES: UMA PROPOSTA DE ESTUDOS
Data de Defesa:
31/3/2017
Autor:
Caroline Delfino dos Santos
Orientador:
Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
AS RELAÇÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES COM O SABER INSTITUÍDO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Data de Defesa:
30/3/2017
Autor:
Patrícia Rodrigues Rocha
Orientador:
Háydea Maria Marino De Sant’Anna Reis
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A TRAJETÓRIA ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E O COTIDIANO ESCOLAR
Data de Defesa:
30/3/2017
Autor:
Verônica de Andrade Martins de Almeida
Orientador:
Háydea Maria Marino De Sant’Anna Reis
JOÃOZINHO DA GOMÉIA : MEMÓRIAS DO BABALORIXÁ EM DUQUE DE CAXIAS (1914-1971)
Data de Defesa:
29/3/2017
Autor:
Tais Fernanda Noronha
Orientador:
José Geraldo da Rocha
REPRESENTAÇÕES DA MULHER NEGRA NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA: O CASO DO SERIADO SEXO E AS NEGAS
Data de Defesa:
28/3/2017
Autor:
Natália Godofredo de Oliveira
Orientador:
Vanessa Ribeiro Teixeira
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO COTIDIANO ESCOLAR: ANÁLISES DE REGISTROS MIDIÁTICOS
Data de Defesa:
20/3/2017
Autor:
Midian Domingos Alves de Azevedo
Orientador:
Vanessa Ribeiro Teixeira
NARRATIVAS ONÍRICAS INFANTIS: REVELANDO IMAGINÁRIOS NA SALA DE AULA
Data de Defesa:
20/3/2017
Autor:
Jussara Teixeira Quarteu
Orientador:
Cleonice Puggian
AS CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA A FORMAÇAO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO DE NOVA IGUAÇU
Data de Defesa:
16/3/2017
Autor:
Márcia Figueira Marques da Silva
Orientador:
Jurema Rosa Lopes Soares
O IMPACTO DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE AVALIAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS
Data de Defesa:
1/2/2017
Autor:
Marina da Gloria Perrucho dos Santos
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO DE NOVA IGUAÇU: UM ESTUDO SOBRE SUAS ESPECIFICIDADES
Data de Defesa:
30/1/2017
Autor:
Darlene Camargo Gomes
Orientador:
Ângelo Santos Siqueira
O COSTURAR DA MODA, DA LITERATURA E DO JORNALISMO NAS CRÔNICAS DE JOÃO DO RIO
Data de Defesa:
27/1/2017
Autor:
Franciane Pimentel Melo
Orientador:
Idemburgo Pereira Frazao Felix

Teses

A LAICIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO: AS TRANSIÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL E SUA APROXIMAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS PARA PROMOÇÃO DO RESPEITO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Data de Defesa:
4/12/2020
Autor:
Marcos Porto Freitas da Rocha
Orientador:
Joaquim Humberto Coelho de Oliveira
CRISE DE REPRESENTATIVIDADE E MANIFESTAÇÕES SOCIAIS: PROMOÇÃO DE UMA DEMOCRACIA CONSTRUTIVISTA NO CENÁRIO BRASILEIRO DO SÉCULO XXI
Data de Defesa:
6/8/2020
Autor:
Carolline Leal Ribas
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO LEITOR: LETRAMENTO CRÍTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Data de Defesa:
5/6/2020
Autor:
Bianca Correa Lessa Manoel
Orientador:
Marcio Luiz Correa Vilaça
SUBJETIVIDADE, IMAGEM E HISTÓRIA: O TRABALHADOR NO CENÁRIO CARIOCA DE 1840 A 1945
Data de Defesa:
12/3/2020
Autor:
Antônio José de Figueiredo Pinto
Orientador:
Rosane Cristina de Oliveira
DAS PÁGINAS DO DIÁRIO ÀS PÁGINAS DO BLOG: CORPO E DEFICIÊNCIA NA NOVELA "VIVER A VIDA"
Data de Defesa:
3/3/2020
Autor:
Vanessa Nogueira Maia de Sousa
Orientador:
Daniele Ribeiro Fortuna
O RIO E EU, DE LYGIA BOJUNGA: MEMÓRIA E IDENTIDADES
Data de Defesa:
13/2/2020
Autor:
Sônia de Almeida Barbosa Grund
Orientador:
Idemburgo Pereira Frazão
FUNÇÃO E ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS
Data de Defesa:
16/12/2019
Autor:
Maria Inês de Andrade Cruz
Orientador:
Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis
EDUCAÇÃO INTEGRAL E ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS: UM ESTUDO NO COLÉGIO ESTADUAL MATEMÁTICO JOAQUIM GOMES DE SOUZA
Data de Defesa:
30/8/2019
Autor:
Marcos Cruz Azevedo
Orientador:
Cleonice Puggian
CULINÁRIA E MIGRAÇÃO NORDESTINA NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS: RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS DA NORDESTINIDADE
Data de Defesa:
29/4/2019
Autor:
José Severino da Silva
Orientador:
Renato da Silva
QUEM DISSE QUE BONECA NÃO FALA? UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO FEMININO NAS BONECAS SUSI (1966-2016)
Data de Defesa:
24/4/2019
Autor:
Patrícia Jerônimo Sobrinho
Orientador:
Daniele Ribeiro Fortuna
FAVELA DA BARREIRA EM CENA: A ÓPERA DE UMA RESISTÊNCIA TECIDA NA PRODUÇÃO DE SABERES, CONHECIMENTOS E IDENTIDADES
Data de Defesa:
14/3/2019
Autor:
Fábia de Castro Lemos
Orientador:
Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
O LETRAMENTO DIGITAL E AS ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS: LEITURA E ESCRITA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO
Data de Defesa:
27/2/2019
Autor:
Elaine Vasquez Ferreira de Araújo
Orientador:
Márcio Luiz Correa Vilaça
DO CANTO SE FEZ O ENCANTO: O DIVERSO NO VERSO DE MARTINHO DA VILA
Data de Defesa:
25/2/2019
Autor:
Patrícia Luísa Nogueira Rangel
Orientador:
Idemburgo Pereira Frazão Félix
DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O MUNDO DO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Data de Defesa:
28/1/2019
Autor:
Bruna da Silva Ferreira Miranda
Orientador:
Haydéa Maria Marino De Sant' Anna Reis
PESCADORES ARTESANAIS E VIOLÊNCIA NA BAÍA DE GUANABARA
Data de Defesa:
17/1/2019
Autor:
Cesar Bernardo Ferreira
Orientador:
Cleonice Puggian
Tese não encontrada.
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