REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
LIMITAÇÕES DE USO:
Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.
Técnica de desenvolvimento de produto patenteável em um curso de Engenharia de Produção




De um modo geral, neste presente estudo de caso foi possível entender o processo criativo de um produto, reduzir as dúvidas acerca da dificuldade em se obter uma patente no Brasil através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INIPI). As bases de pesquisa têm a atenção com o foco na criação e inovação voltada em registros de novos produtos capazes de atender os anseios do mundo. O trabalho tem como propósito apresentar a aplicação de metodologias baseadas na aplicação de algumas ferramentas de desenvolvimento de um brinquedo com o foco em competições acadêmicas, tornando a aprendizagem dinâmica e motivadora, e assim, alcançando os objetivos. Para compreender a aplicação das ferramentas e obtenção de patente foi realizado algumas pesquisas bibliográficas para demonstrar a grande importância do estudo de caso, com o objetivo de unir em pequenas partes métodos que tornam o contexto mais simples, porém criativo. Com base nas ferramentas utilizadas no curso, buscou-se a criação de um brinquedo com o tema Automobilístico que originasse em patente. As limitações foram encontradas na montagem, pois sua montagem é bem complexa. Esse estudo proporciona indicativos de como as universidades podem contextualizar conhecimentos cotidianos como parâmetro pedagógico agregado a turma interesse em trabalho em grupo.
UM CASO INCOMUM DE MENINGITE HERPÉTICA APÓS PUNÇÃO ACIDENTAL DO ESPAÇO SUBARACNÓIDEO




O objetivo deste estudo é relatar a evolução clínica de uma paciente que sofreu uma punção subaracnóidea inadvertida e evoluiu com quadro de meningite viral herpética, confirmada pela análise do líquor. Quanto ao detalhamento do caso, ele foi realizado com SCS, feminina, 48 anos, submetida à anestesia peridural, para cirurgia, com punção via mediana, entre L2-L3 e inadvertidamente acessado o espaço subaracnóideo, com saída de líquor claro. Não houve intercorrência durante todo o procedimento cirúrgico. No primeiro dia pós-operatório iniciou queixa de cefaleia e náuseas, sendo tratada com analgésicos simples e antieméticos. No terceiro dia apresentou dois quadros de crise convulsiva que cessaram com uso de diazepam 10 mg intravenoso. No quinto dia a paciente apresentou febre e crises convulsivas, as quais não cessaram com medicações, sendo necessária sedação, intubação orotraqueal e transferência para o centro de terapia intensiva. Foi realizada a punção lombar para análise do líquor, o qual foi positivo para Herpes simplex tipo I. A paciente foi extubada, no segundo dia de internação, mantida com dose de manutenção de fenitoína e aciclovir 500 mg, intravenoso, com controle dos sintomas e alta hospitalar após 45 dias de internação. Como considerações finais, esse caso consiste num evento pouco descrito na literatura, no qual se postulou que a punção inadvertida do espaço subaracnóideo, com injeção de opioide hidrofílico (morfina) poderia estar relacionada à reativação do HSV-1 adormecido na paciente, o que levou ao quadro de meningite herpética relatado. Mais estudos devem ser realizados para esclarecer o papel da morfina na reativação do HSV em pacientes com herpes adormecido.
UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DE OXANDROLONA NO MANEJO DO PACIENTE GRANDE QUEIMADO




Esse trabalho explora o uso da oxandrolona no tratamento de pacientes com queimaduras de grande extensão, destacando seus efeitos na preservação da massa muscular magra, aceleração da cicatrização de feridas e controle do estado catabólico. Diversos estudos foram analisados, evidenciando os benefícios da oxandrolona, como a redução da mortalidade hospitalar e complicações infecciosas, incluindo a sepse. No entanto, também foram identificados efeitos adversos, como a falência de múltiplos órgãos (FMO) e elevações temporárias das enzimas hepáticas. A oxandrolona demonstrou ser eficaz na regulação metabólica desses pacientes, mas os resultados indicam que o tratamento deve ser feito sob monitoramento rigoroso, principalmente no que se refere às disfunções hepáticas e à FMO. O uso combinado da oxandrolona com outras terapias, como betabloqueadores, foi associado a uma recuperação mais rápida e menor mortalidade, reforçando a necessidade de mais estudos para estabelecer protocolos ideais. Dessa forma, a oxandrolona surge como uma opção terapêutica valiosa no manejo de grandes queimados, mas sua administração precisa ser criteriosa e constantemente monitorada.
UMA REVISÃO SOBRE O HIV NA OFTALMOLOGIA




A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma manifestação tardia da infecção causada pelo HIV, a qual leva a imunossupressão progressiva e severa, principalmente da imunidade celular, com subsequente desregulação imunológica. Tais desregulações resultam em infecções oportunistas, neoplasias e outras manifestações patológicas. O envolvimento ocular no HIV é polimorfo, já que compreende alterações da microcirculação, infecções oportunistas, tumores, linfomas e/ou alterações neuro-oftalmológicas, sendo potencialmente ameaçador à visão. As infecções oportunistas que mais comumente afetam a visão são Sífilis, Toxoplasmose, Micobacterioses e Citomegalovírus, sendo esta última a principal causa de aumento de morbidade ocular relacionada a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida no Brasil e no mundo. Sabendo que HIV é um grave problema de saúde pública mundial e que nos últimos 10 anos teve sua frequência aumentada em pessoas de diversas faixas etárias, é de suma importância incentivar esse rastreio para que as consequências da imunossupressão possam ser prevenidas com a administração da Terapia Antirretroviral mediante um diagnóstico precoce. Este trabalho visa categorizar no geral as manifestações oftalmológicas no paciente com HIV, evidenciando seus métodos de diagnóstico e tratamento, tendo na Terapia Antirretroviral, uma forma de prevenção. Este é um trabalho qualitativo e descritivo, do tipo revisão bibliográfica, com estratégia de pesquisa na qual inclui a revisão na literatura de artigos científicos publicados em revistas especializadas e sites de notícia por meio de buscas nas bases de dados Scielo, ScienceDirect, BVS, PubMed e LILACS. Para a confecção deste, foram utilizados 93 artigos dos 105 selecionados inicialmente. No decorrer do texto, as manifestações foram divididas de acordo com a localidade de acometimento, sendo do segmento anterior, posterior e neuro-oftalmológicas para melhor abordagem do assunto. Cerca de 40 a 50% dos pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida eram acometidos pela retinopatia do Citomegalovírus na era pré Terapia Antirretroviral e esta, ainda é a maior causa de morbidade ocular nos países em desenvolvimento. Destaca-se que 19% dos pacientes ainda não sabem seu estado sorológico de acordo com estimativas da Associação Universal da AIDS e 23% não possuem acesso a terapia antirretroviral, o que pode influenciar, inclusive, a evolução das patologias oftalmológicas. Como as manifestações oculares são muito diversas e relativamente frequentes no caso da infecção pelo HIV, o exame oftalmológico regular deve estar entre os principais cuidados preventivos a fim de evitar danos irreversíveis à visão.
USO DO BROMETO DE ROCURÔNIO NA SEQUÊNCIA RÁPIDA DE INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL: uma revisão bibliográfica




A sequência rápida de intubação requer pré-oxigenação e administração de medicações, sendo uma delas o bloqueador neuromuscular. Nesse contexto, o brometo de rocurônio se apresenta como uma excelente alternativa. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como objeto de estudo as características do rocurônio como escolha na sequência rápida de intubação, de acordo com a literatura vigente. Os objetivos foram: descrever as características e contraindicações do uso do rocurônio na sequência rápida de intubação; e estabelecer uma comparação do rocurônio com a succinilcolina no bloqueio neuromuscular da sequência rápida de intubação. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e natureza exploratória, feita no site da Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando os descritores: “sequência rápida de intubação” e “rocurônio”. Os dados analisados foram agrupados nas seguintes categorias: características e contraindicações do uso do rocurônio na sequência rápida de intubação e comparação do rocurônio com a succinilcolina no bloqueio neuromuscular da sequência rápida de intubação. A análise dos dados coletados permitiu concluir que a escolha do bloqueador neuromuscular para a realização da intubação de sequência rápida requer conhecimento farmacológico das opções de droga. Conclui-se, portanto, que o rocurônio representa uma importante escolha para BNM, entretanto suas peculiaridades devem ser conhecidas e estudadas. Para tal, ressalta-se a necessidade de mais estudos comparativos, a fim de subsidiar a prática médica e respaldar as escolhas no cotidiano das emergências.
Um estudo sobre o uso indiscriminado de antibióticos por estudantes de MEDICINA UNIGRANRIO AFYA do estado do Rio de Janeiro




Introdução: A resistência bacteriana aos antibióticos é um grande problema de saúde pública atualmente. O crescimento dessa resistência se deve à utilização inadequada desses medicamentos, fazendo com que bactérias que antes eram sensíveis à determinados agentes antimicrobianos deixassem de responder. Objetivos: Analisar o uso indiscriminado de antibióticos e o conhecimento sobre resistência bacteriana entre os estudantes de medicina do Estado do Rio de Janeiro. Material e métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado com estudantes de medicina do primeiro ao décimo segundo período por meio de um questionário online distribuído por mídias sociais. Resultados: Foram entrevistados 160 estudantes, em que 46,87% já comprou antibióticos sem a receita médica e 39,37% refere fazer o uso de antimicrobianos sem prescrição médica. Em relação à posologia, 1,87% refere não obedecer a dosagem prescrita, 16,87% não respeita o intervalo de tempo recomendado pelo médico entre as medicações e 23,75% relata não cumprir a quantidade de dias orientados para o tratamento. 15% dos entrevistados informa cessar o tratamento quando os sintomas desaparecem, e destes, 17,5% infere utilizar os comprimidos que sobraram em novos episódios, sem orientação médica. Da totalidade dos participantes, 99,37% afirma saber o que é resistência bacteriana e 98,75% diz ter conhecimento sobre o uso inadequado de antimicrobianos interferir na resistência bacteriana. 27,5% dos entrevistados inferem maior segurança no uso indiscriminado de antibióticos por pertencerem à área da saúde, ou seja, por conhecerem melhor o assunto. Dos entrevistados, em relação ao sexo, 38,21% das mulheres infere fazer o uso de antimicrobianos indiscriminadamente, sendo mais frequente esse uso entre o sexo masculino, com 43,24% dos homens. 99,19% das mulheres e 94,59% dos homens relatam respeitar a dose prescrita. Conclusões: O uso indiscriminado de antimicrobianos é um problema de saúde pública, já que resulta em resistência bacteriana, afetando a eficácia de tratamentos e fomentando a propagação de bactérias multirresistentes. Esta prática é frequente entre estudantes da área da saúde, por maior facilidade no acesso e por presumirem conhecimento sobre o assunto. Grande parte dos entrevistados ratifica essa prática, quando deveriam ser os grandes incentivadores da interrupção. É necessário maior disseminação sobre os riscos e consequências desta prática nos cursos da área da saúde, para que estes estudantes tenham ciência da repercussão, utilizando corretamente.
Uma proposta de implantação do setor de pcp em uma microempresa de locação de painéis metálicos situada no estado do rio de janeiro




A busca pela qualidade de trabalho e eliminação de desperdícios passou a ser um passo importante para manter a competitividade no mercado. Para manter as exigências dos clientes e a qualidade dos produtos, as organizações buscam implantar sistemas como o PCP (planejamento e controle da produção), para a melhoria dos processos de trabalho, eliminando desperdícios, reorganizando o que for necessário e consequentemente reduzindo custos. O presente estudo tem por objetivo avaliar o nível de planejamento e controle da empresa com foco nos processos de manutenção e estoque. Realizou-se um estudo de caso em uma empresa de locação e fabricação de painéis metálicos que não possuía planejamento e pesquisar para melhoria da qualidade de trabalho e de seus produtos. Os resultados obtidos forma feitos à base de ferramentas Lean como: Heijunka, Kaizen e Seis Sigma. Por fim realizou-se a avaliação dos resultados, onde permitiu-se manter um padrão, reduzir a variabilidade e eliminar desperdícios. Onde o foco foi a solução de problemas sem investimentos. Concluiu-se que a empresa conseguiu reduzir custos em tempo de trabalho (horas extras) por conseguir manter um padrão e cumprir as entregas. A empresa também cumpriu a meta em fabricação de estoque.
Unidade de acolhimento Francisco Erasmo de Lima




Implantar uma Unidade de Acolhimento para pessoas em situação de rua e socioeconomicamente fragilizadas no município do Rio de Janeiro.
Uso Racional de Medicamentos Fitoterápicos




Na atualidade tem crescido a procura por medicinas alternativas, inclusive as plantas medicinas e fitoterapia; principalmente por possuir menores custos e efeitos adversos quando comparado aos medicamentos convencionais. Porem a automedicação irracional frequentemente praticada pela população nacional gera riscos à saúde, pois sua desinformação permite o consumo de medicamentos com possíveis agentes tóxicos; incorreta identificação, cultivo e consumo de plantas medicinais; além de efeitos adversos, contraindicações e interações medicamentosas. Visando os possíveis riscos devido ao uso irracional de medicamentos muitas vezes desconhecidos pela população, estre trabalho apresenta uma revisão elaborada de três dos principais fitoterápicos de uso popular e inclusos na RENAME 2022, visando sua prescrição farmacêutica, o uso racional do fitoterápico, assim como evitar possíveis interações medicamentosas e contraindicações. Tem-se por objetivo orientar profissionais de saúde e a população em geral quanto aos benefícios e riscos relacionados a Alcachofra (Cynara scolymus L. e Cynara cardunculus L.), Babosa (Aloe vera (L.) Burm. f. e Aloe barbadensis Mill), e Guaco (Mikania glomerata Spreng.); e relembra obrigações e direitos previstos em decretos e programas sócias junto a atenção farmacêutica, pois somente com a atualização e capacitação dos profissionais de saúde será possível promover o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos à população.
Uso da toxina botulínica na biomedicina estética: efeitos adversos e intercorrências




Na sociedade atual é notório que a busca por procedimentos estéticos aumentou demasiadamente e tal fato reforça o desejo das pessoas em retardar ou minimizar os efeitos causados pelo envelhecimento na pele, optando por procedimentos que forneçam resultados e segurança, sendo a Toxina Botulínica (TB) o meio mais utilizado devido seus efeitos preventivos e tratativos com raros efeitos colaterais (SILVA, 2009).
Uso de jogo didático como recurso lúdico para o ensino de pteridófitas no Ensino Fundamental II




As Pteridófitas pertencem à divisão botânica das Monilophytas e são exemplificadas por samambaias e avencas. Possuem como novidade evolutiva vasos condutores de seiva que conferem maior porte. Apresentam raiz, caule, folha e alternância de gerações dependente de água para o sucesso da fecundação. O objetivo desse trabalho foi identificar a percepção que alunos de 7° ano de uma escola particular possuíam sobre samambaias e o que os alunos absorveram do conteúdo de Pteridófitas depois da explicação ministrada pelo professor. Também era objetivo aplicar um jogo de quebra-cabeça de uma samambaia, que montado formava um modelo didático, como um reforço da aula dada sobre o tema e verificar se o mesmo ajudou na fixação do conteúdo. Os desenhos mostraram que os alunos percebem as samambaias como ornamentais e que não conhecem muito plantas criptógamas. O jogo melhorou o entendimento nos quesitos de morfologia e reprodução. O método lúdico deixou os alunos curiosos e interessados na aula. Isso demonstra a importância da introdução de metodologias ativas em sala de aula, fornecendo benefícios a fixação dos conteúdos de formada lúdica e dinâmica aos alunos, garantindo uma formação mais consolidada.
Uso de modelo didático de compostagem para alunos do Ensino Fundamental




Os resíduos orgânicos representam metade dos resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Manejar esse material de maneira sustentável é um desafio há alguns anos enfrentado pela maioria dos municípios brasileiros. Embora, parte desse material possa ser tratado e utilizado como composto orgânico, tanto em casa, quando nas escolas, diminuindo assim a carga de resíduo que é descartada, o reuso desse material não é apresentado, pois tanto professores quanto alunos não conhecem processos de manejo de matéria orgânica, como a compostagem, ou têm dúvidas sobre como executá-lo. A partir disso, foi proposto com esse trabalho criar um modelo de compostagem na escolar a fim de apresentar uma forma de reutilizar os materiais que antes seriam descartados. Este trabalho foi realizado com 90 alunos do Ensino Fundamental, onde estes produziram adubo utilizando o modelo de composteira alimentada com material da própria escola, apresentando assim um processo de produção de composto orgânico limpa.
Uso de nutracêuticos na alimentação – cafeína: uma revisão




A saudabilidade alimentar é uma tendência que cresceu consideravelmente no mundo e com isso surgiu inúmeras estratégias para complementar essa condição, dessa forma há inúmeros meios que auxiliam na melhora do desempenho e performance. Dentre esses recursos, existem os nutracêuticos que é um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, abrangendo a prevenção e/ou tratamento da doença. A cafeína é uma substância química, classificado como alcaloide dos grupos da xantinas e tem sido consumida por atletas e praticantes de atividades física com o objetivo de melhorar a ação do desempenho físico. Existem alguns estudos que demonstram que a cafeína apresenta mecanismos de ação central e periférica eficientes de restaurar as funções cerebrais, além de estimular importantes transformações metabólicas e fisiológicas nas quais melhoram o desempenho atlético. O objetivo deste trabalho é apresentar o uso da cafeína em praticantes de atividade física, assim como, demonstrar o mecanismo de ação da cafeína, apresentar seus efeitos no corpo humano e analisar seu efeito ergogênico na atividade física. O uso da cafeína, vem crescendo a cada dia, fazendo com que o seu uso se torne cada vez mais comum pelos atletas e quem frequenta academia. Sem saber os seus efeitos e sem orientação médica isso pode acabar virando um grande problema a longo prazo, contribuindo para o aparecimento de efeitos colaterais indesejáveis e colocando em risco a integridade desses indivíduos. Nesse cenário, o seguinte trabalho tem a finalidade de esclarecer e elucidar o conteúdo supracitado, com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Uso do canabidiol para o tratamento de depressão, Epilepsia e Alzheimer




O uso do Canabidiol para o tratamento de patologias neurológicas tem como objetivo mostrar a efetividade significativa e efeito colaterais diminuídos. Seu mecanismo de ação atua em receptores e canais celulares, reduzindo a excitabilidade e a transmissão neural. É preciso frisar que o CBD é indicado na Neurologia, Psiquiatria, Dermatologia, Pediatria afim de melhor qualidade de vida. Mesmo com toda dificuldade pelo fato de a substância ser proibida a primeira autorização veio em 2015. Mas tomou grande proporção depois da resolução 2019 (RDC 327), que trouxe regras mais flexíveis de comercialização e deu mais segurança jurídica. Conclui se que foi abordado o uso medicinal da Cannabis sativa com o Direito Brasileiro e ainda aborda sobre a regulamentação existente da ANVISA.
Uso irracional de antimicrobianos e a relação com a resistência bacteriana




Os antibióticos são medicamentos capazes de matar ou inibir o crescimento de bactérias. Eles devem ser usados apenas no tratamento de infecções bacterianas, de acordo com prescrição médica, e sua eficácia está diretamente relacionada ao agente causador da infecção. Nem todos os antibióticos são adequados para uma mesma infecção (Rocha, 2015). O indivíduo que utiliza um antibiótico inadequado, em dosagens diferentes da prescrição, ou que interrompem o tratamento sem recomendação médica se coloca em risco, uma vez que estas ações podem agravar a infecção e ocasionar o processo de seleção de bactérias resistentes, podendo tornar o uso do antibiótico ineficaz no caso de uma nova infecção (Rocha, 2015). O uso inoportuno de antibióticos, sem critérios científicos adequados, dificulta determinados diagnósticos, pode delongar o tratamento, além de possibilitar o surgimento de bactérias mais resistentes à eliminação (GARCIA; COMARELLA, 2021). As bactérias multirresistentes são de preocupação global para a saúde pública, com implicações econômicas, sociais e políticas. Casos de infecções por bactérias multirresistentes não estão mais limitados a área hospitalar, mesmo que em sua maioria ainda seja identificadas em áreas hospitalares, já se disseminam em comunidade, infecções antes tratadas com antibióticos de primeira escolha relativamente baratas já não mais eficazes, tendo muitas vezes que ser usados drogas muito mais caras. Conclui se que o surgimento cada vez maior de bactérias multirresistentes está relacionada com fatores sociais, ambientais, comportamentais no uso inadequado dos antimicrobianos.
Usucapiao extrajudicial




O presente artigo tem por escopo abordar a usucapião extrajudicial, este vem a ser o instrumento utilizado pela parte que detém apenas a posse do imóvel, vindo assim, a se tornar no futuro proprietário do imóvel de posse. Sendo uma das melhores maneiras para regularizar um imóvel de posse. Desta forma, o artigo busca analisar a ação de usucapião que tem por objetivo regularizar o imóvel, transformando a posse em domínio, sendo a forma mais recomendada para trazer proteção a parte que adquiriu a posse do bem imóvel. Com isso, o artigo tem a finalidade de estudar a usucapião extrajudicial que é o trabalho em conjunto desenvolvido entre as partes requerentes que tem que ser representadas por seu advogado ou defensor público com o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião, que será processado diretamente no ofício do registro de imóveis da circunscrição (cartório) na comarca onde estiver situado o imóvel usucapiendo. Não sendo admitido em nenhuma hipótese usucapião extrajudicial de bens públicos. A usucapião extrajudicial tem um caráter opcional ao jurisdicional conforme a nova lei processual civil (artigo 1071 que se inseriu o artigo 216-A na Lei nº6015/73, e Provimento 65 do CNJ.
Utilização do canabidiol no controle de crises epilépticas




O presente estudo tem como finalidade demonstrar a importância em considerar o uso do canabidiol como solução eficaz no controle de epilepsias refratárias ao tratamento convencional. Dentre os pacientes com epilepsia, 30% são considerados farmacorresistentes aos medicamentos anticonvulsivantes atuais. Portanto, devido à sua significância clínica, diversos estudos na literatura buscam novas opções terapêuticas para epilepsia. O Canabidiol (CBD), um dos principais constituintes da planta Cannabis sativa e não possui ação psicotrópica, surge como uma nova opção terapêutica para controle ou redução de crises epilépticas por possuir um bom perfil de segurança, propriedades neuroprotetoras e geralmente, os eventos adversos são leves. Apesar de ter sido aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) para o tratamento de epilepsia refratária, ainda há necessidade de estudos mais completos quanto ao seu perfil farmacológico, sua eficácia, dose ideal e efeitos adversos. Com o intuito de demonstrar uma boa alternativa para casos em que as crises epilépticas não obtiveram os resultados esperados com o uso da terapia medicamentosa convencional, o presente trabalho irá abordar informações sobre a Cannabis sativa, bem como seu composto não psicoativo mais utilizado medicinalmente (CBD), seu mecanismo de ação e como atualmente é possível seu uso para tratamentos em casos de epilepsia refratária no Brasil. Até o momento, os dados de segurança disponíveis na literatura mostram que a administração do CBD associados a outras DAEs não causam eventos adversos graves, o que incentiva seu uso como forma de melhorar a qualidade de vida dos pacientes com epilepsia refratária.
Utilização do monoterpeno álcool perílico como retardante do crescimento do glioblastoma recidivo




O Glioblastoma é um astrocitoma de grau elevado que tem por característica ser muito infiltrativo e agressivo. Os métodos convencionais de tratamento não têm tido evolução há 20 anos, apesar da tecnologia ter avançado muito nos últimos anos. Com isso, pesquisas de novos modelos de medicamentos feitos a partir de óleos essenciais de plantas tornaram-se relevantes, não só para câncer, mas também para diversas outras doenças. Neste contexto, o Álcool Perílico surgiu, através da extração de óleos essenciais de lavanda, hortelã e várias outras plantas, mostrando-se eficaz na luta contra o Glioblastoma através de inalação, sendo o tumor de origem ou recidivo. Para se identificar a eficácia e pontuar a utilização dele como quimioterápico adjuvante, foi feito uma revisão bibliográfica com casos clínicos e estudos laboratoriais para que se discuta a importância desse novo achado, caminhos para um novo tipo de tratamento não-convencional na luta contra o câncer. Encontrou-se resultados otimistas, com pacientes tendo uma sobrevida maior, uma qualidade de vida sem sequelas, sem casos de efeitos adversos e sem sintomas sistêmicos também. Encontrou-se também casos com diminuição do tumor, e outros com estabilidade do tumor. Logo, o Álcool Perílico se mostrou uma estratégia terapêutica interessante no combate ao Glioblastoma, trazendo uma nova perspectiva de combate ao tumor
VET HOPE: abrigo e veterinária para cães e gatos




A relação entre homem e animal remonta aos primórdios da civilização, e, desde então, animais como cães e gatos ganharam espaço na vida dos humanos. No entanto, isso não significa que sempre haja laços afetivos em relação aos animais, e, infelizmente, o abandono ainda ocorre. Com isso, o número de abandonos cresce, resultando na superpopulação de cães e gatos nas cidades, o que causa prejuízos à saúde dos animais e da sociedade como um todo. Para enfrentar esse problema, é necessário um local que possa abrigar e fornecer o amparo necessário a esses animais.
Vacinação compulsória no enfrentamento da pandemia do Covid-19 e a possibilidade de sanções legais para pessoas que rejeitarem a vacina




O objetivo do presente estudo é analisar as decisões fixadas pelo Supremo Tribunal Federal em conformidade com a Constituição Federal de 1988, que tratam da vacina contra a COVID-19, recusa de parte da população a campanha de vacinação, conflito entre os direitos e garantias constitucionais e a legalidade da vacinação compulsória. A pesquisa foi baseada na revisão bibliográfica e na análise de decisões promulgadas pelos tribunais superiores. No decorrer do trabalho fica evidente que a obrigatoriedade da vacinação no Brasil há muito tempo foi assegurada em lei. Desde que respeitados os preceitos constitucionais. O interesse da coletividade não pode ser suprimido em prol dos direitos individuais. A legislação brasileira não permite a inviolabilidade do corpo humano, mas garante medidas restritivas aos que por quaisquer motivos possam prejudicar a coletividade por meio de suas decisões particulares.
Verificação da aplicabilidade de ensaio imunoenzimático na determinação do perfil funcional dos anticorpos antitetânicos equinos para uso terapêutico em humanos




O tétano continua sendo um grave problema de saúde pública no Brasil, com média de 294 casos por ano. A doença por infecção pelo bacilo do tétano pode ser doença imunoprevenível por meio da vacina e do soro antitetânico (SAT). Antes de os imunobiológicos serem disponibilizados à população, são necessários testes de controle de qualidade nos lotes para verificar sua segurança e eficácia. No Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), os ensaios de potência são realizados como um dos testes farmacopéicos para avaliar a eficácia dos Soros Antitetânicos (SAT), exigindo um grande número de animais de laboratório no Teste de Neutralização de Toxinas (TNT). O objetivo deste estudo foi validar o teste de inibição da ligação de toxinas (ToBI) para substituir o TNT aplicado ao SAT. Os resultados encontrados indicam que o método proposto possui linearidade, especificidade e precisão satisfatórias, sendo um teste confiável e rápido, apresentando um bom desempenho em substituição à metodologia in vivo. O uso do método alternativo reduz drasticamente o uso de animais, o tempo de liberação de laudos e os custos de controle de qualidade do SAT.
Violência doméstica contra mulher e as medidas protetivas




Conviver em uma sociedade machista e patriarcal na qual vivemos, é um desafio diário para as mulheres, que todos os dias são vítimas dos mais diversos tipos de violência. O histórico de violência de gênero não é algo novo, advindo dos tempos antigos, onde as mulheres ainda eram (ou são?), consideradas inferiores aos homens, ficando sujeitas as vontades e caprichos de pais e maridos, e por muitas vezes tratadas como objeto. Como demonstrado no decorrer da pesquisa, esse histórico de violência contra a mulher e a sua vulnerabilidade frente ao agressor, levou o Poder Estatal a criar leis que deveriam punir e conceder proteção às mulheres, como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, assim estas leis são o objeto de estudo deste trabalho. Contudo, demonstrado através dos números de casos de feminicídios e dos casos concretos que foram apresentados na pesquisa, resta-se claro que as medidas protetivas por si só não são capazes de coibir o agressor a terminar seu ato.
XABANAS: Conhecendo os benefícios da classe dos Inibidores diretos do Fator Xa




O presente trabalho objetivou distinguir as características e vantagens dos novos anticoagulantes orais, classificados como Xabanas, comparando seus efeitos e reações adversas com os anticoagulantes orais tradicionais. Utilizou-se a metodologia descritiva e abordagem qualitativa. Baseado nos resultados comparativos, uma das principais vantagens que se pode obter com o uso dos novos anticoagulantes é a diminuição das interações medicamentosas minimizando os riscos para os pacientes que utilizam esses medicamentos. É importante ressaltar que cada fármaco tem uma melhor indicação para determinada patologia. O surgimento dos novos anticoagulantes orais diretos (DOACs) é de grande importância para a farmácia e medicina e espera-se que futuramente os estudos sejam aprofundados, e assim, teremos mais informações e conhecimento sobre seus benefícios.
“Dormindo com o inimigo” – a realidade do estupro marital




O presente trabalho objetiva colaborar com o estudo do crime de violência sexual dentro do âmbito familiar. No Brasil a violência contra a mulher é algo assustador, dados mostram que a violência de gênero tem crescido e que ainda existe um longo e árduo trabalho a ser feito. Haja vista que com o crescente número de casos noticiado por meios dos canais de informações, percebe-se um clamor da sociedade em prol da mulher vítima dessa tragédia. Nos últimos anos chegou até a população notícias desses casos chocando o país e o mundo, não que esse tipo de violência não acontecesse anteriormente, mas de fato com o alcance da informação ficou mais notório. A lei Maria da Penha foi uma chama de esperança para tantas mulheres vítimas de violência de gênero, mas de fato não foi o suficiente para coibir atos dos agressores da mulher ofendida. As estatísticas revelam dados assustadores quanto à violência contra o sexo feminino e a via crucies que tantas mulheres precisam enfrentar, A dependência financeira e sentimental, a educação machista e misógina, dentre tantos fatores são os que agregam elementos a mais na mente criminosa de quem comete esse tipo de violência. O reconhecimento da violência sexual dentro do âmbito familiar, nos mostra que ainda tem muito a ser feito e de fato precisa que seja urgente. A mulher clama por socorro, as futuras gerações não podem ter as mesmas marcas dessa triste realidade.