REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
LIMITAÇÕES DE USO:
Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.
Ozônioterapia aplicada a cirurgia oral: revisão de literatura




O uso do ozônio foi utilizado primeiramente em 1840 pelo pesquisador alemão Dr. Christian Friedrich Schonbein, seu uso na odontologia começou com Fisch EA, na década de 1950, como desinfetante de consultórios. Desde então, tem-se aplicado o tratamento com ozônio em diversas áreas da odontologia. O presente estudo, realizará uma revisão de literatura sobre os conhecimentos sobre a ozonioterapia e sua aplicabilidade em cirurgia oral, demonstrando suas características e benefícios através de trabalhos científicos pesquisados em plataformas especificas. Na cirurgia oral, são administradas de forma tópica via gás, óleo ou água ozonizada. Utilizados como analgésico, anti-inflamatório, estimulador do sistema imune, antimicrobiano, agente hemostático e antisséptico. Essas propriedades resultam no aumento da taxa de oxigênio no sangue, que por sua vez incentiva a reparação tecidual. Podem ser aplicadas como agente irrigante em exodontias e osteotomias, reduzindo os efeitos de trismo e edema não mostrando diferenças significativas para dor, além de, prevenir infecções pós operatórias. O óleo ozonizado mostra resultados positivos frente ao tratamento de fístulas, feridas, alveolite e quando aplicados sobre suturas produzindo o aumento da cicatrização dos tecidos. O gás ozonizado, pode ser aproveitado no tratamento de feridas intra-orais após radioterapia como: a osteonecrose dos maxilares associada a medicamentos e osteomielites. Nesses estudos, foi visto como resultado a hiperemia dos tecidos, melhora do estado do paciente e cura da maioria dos casos. A utilização de água ozonizada, como substância irrigante, na cirurgia de artrocentese da ATM, resultou na melhora na abertura bucal e redução da dor. De acordo com a proposta do trabalho, foi possível observar que o ozônio vem como terapia auxiliar nas práticas de cirurgia oral, desde que utilizado em concentrações e indicações adequadas por profissionais capacitados.
PANDEMIA DO MEDO: ATÉ QUANDO VIVEREMOS COM AS ANGÚSTIAS DECORRENTES DO CORONAVÍRUS E O DILEMA DE UM FUTURO INCERTO?




Introdução: O COVID-19 afetou o mundo impondo novas regras e hábitos sociais. Nessa perspectiva, o surgimento de um estado de pânico social foi desencadeado não só pela doença como pelo isolamento social gerando sentimentos de angústia, insegurança e medos. Objetivos: Entender as mazelas e questionar os efeitos da pandemia em cidadãos e/ou profissionais de saúde; tanto no âmbito psíquico quanto no acadêmico e quais consequências essa inédita situação proporcionou. Métodos: Foi realizada uma metanálise não sistemática baseada em artigos indexados dos últimos quatro anos, revistas eletrônicas nacionais e internacionais. Resultados: Aspectos emocionais consequentes do processo pandêmico levaram diversos autores identificarem associada a ocorrência da COVID-19 uma pandemia do medo ou também chamada “coronafobia”. A vulnerabilidade psicossocial a qual todos ficaram expostos precisa ser identificada e possuir uma rede de apoio para ajudar aqueles que dela precisarem. Nesse período os grupos que se mostraram mais afetados foram os idosos, portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam na linha de frente. Conclusões: O coronavírus trouxe mudanças para população. Ser resiliente torna-se fundamental na superação das dificuldades impostas diariamente no atual cenário mundial repleto de medos e incertezas. Assim o risco de desenvolver quadros psíquicos decorrentes do contexto mundial aumentou, o que revela a necessidade de garantir serviços de atenção de saúde mental de fácil acesso bem como medidas para melhorar a qualidade do sono, a ansiedade e a depressão, em especial para aqueles grupos mais suscetíveis a esses quadros.
PARTO HUMANIZADO E (RE) ENCONTRO DA FISIOLOGIA FEMININA




Introdução: O processo fisiológico do parto foi inserido em condutas protocoladas ao longo das décadas. Desta maneira, as parturientes perderam seu protagonismo, o que culminou em um movimento governamental e científico, no sentido de resgate da humanização do parto. Objetivo Geral: estudar o atual cenário de partos normais e cesáreos no espaço público e privado, relacionando com as recomendações da OMS. Métodos: foi realizada uma pesquisa de modelo transversal, com questionário, aplicado em 2018, a 200 mulheres, com partos realizados no estado do Rio de Janeiro e limite de idade dos filhos de 20 anos. Resultados: 56,6% tinham filhos menores de 5 anos; 42% das mulheres com ensino médio completo; 29,5% com partos em hospitais privado, 66,5% em público; 67% preferiam parto vaginal durante pré natal, 33% cesariana; das justificativas para a cesariana, 15% tiveram apresentação pélvica incompatível, 7,5% relatam sofrimento fetal; 33% não tiveram acompanhante; 22,5% não tiveram dúvidas sanadas; 23,5% não tiveram contato pele a pele com bebê imediato; 60% não tiveram aleitamento imediato; 46,5% não conheciam a identidade do profissional; 23,5% não eram informadas sobre os procedimentos; Com parto vaginal, 57% não escolheram posição na expulsão, 64% não tiveram acesso a técnicas naturais de alívio da dor, 64% não receberam alimento/líquido durante trabalho de parto; Antes do parto relatado, 55,% não conheciam o termo “Parto Humanizado”, no momento da pesquisa 30% também não conheciam. Conclusão: algumas recomendações da OMS não estão sendo respeitadas no momento do parto.
PITIRÍASE AMIANTÁCEA: UM DESAFIO DIAGNÓSTICO




Introdução: A pitiríase amiantácea é uma síndrome clínica que afeta o couro cabeludo, apresentando-se como um padrão de reação à diferentes dermatoses inflamatórias, sendo a dermatite seborreica a mais frequente. Objetivos: analisar os aspectos epidemiológicos e perfis clínicos de pacientes com pitiríase amiantácea e suas correlações, para melhor compreender os meios de se diagnosticar de forma precoce e estabelecer um tratamento adequado. Metodologia: foi descrito um relato de caso de uma paciente sem comorbidades, com diagnóstico de pitiríase amiantácea, assistida e acompanhada no ambulatório de Dermatologia da Policlínica PDC Saúde em Duque de Caxias, por meio de anamnese e exame clínico. Além disso, foi feita uma revisão de literatura sobre o tema através da seleção de estudos científicos publicados no período entre os anos 2009 e 2020, identificados nas bases de dados eletrônicos Lilacs, Medline, Scielo e Pubmed, dentre artigos de revisão e estudos clínicos sobre dermatite seborreica e pitiríase amiantácea. Relato de caso: paciente feminina, 24 anos, com história prévia de dermatite atópica e asma, avaliada por lesões escamosas difusas aderentes em couro cabeludo, associadas a prurido e queda capilar, refratária a diversos tratamentos anteriores. Conclusões: A pitiríase amiantácea ainda apresenta uma etiopatogenia desconhecida, relacionada a várias dermatoses inflamatórias, o que torna seu diagnóstico e tratamento difíceis. Sem seu reconhecimento rápido e um tratamento efetivo, pode ter como complicação alopecia temporária ou cicatricial. Embora não haja diretrizes específicas, a conduta terapêutica deve ser voltada para a dermatose adjacente, com uma terapia múltipla a fim de se evitar recidivas.
POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR E SUA RELAÇÃO AO CÂNCER COLORRETAL




A polipose adenomatosa familiar (PAF) é uma síndrome autossômica dominante que predispõe ao câncer colorretal e é responsável por aproximadamente 1% de todos os casos de câncer colorretal. A PAF é caracterizada pela presença de múltiplos adenomas de cólon, sendo a forma mais clássica com mais de 100 pólipos adenomatosos no cólon. O distúrbio ocorre em 1 a cada 8000 a 14000 pessoas. Pólipos são encontrados em 50% dos pacientes aos 15 anos e em 95% aos 35 anos de idade. O câncer se desenvolve antes dos 40 anos em quase todos os pacientes não tratados. Os pacientes podem desenvolver várias manifestações extracolônicas, tanto benignas como malignas. As benignas incluem tumores desmoides, osteomas do crânio ou da mandíbula, cisto sebáceos e adenomas em outras partes do trato gastrointestinal. Os pacientes têm maior risco de câncer no duodeno (5 a 11%), pâncreas (2%), tireoide (2%), encéfalo (meduloblastoma em 1%) e fígado (hepatoblastoma em 0,7% das crianças < 5 anos de idade). A doença hereditária autossômica dominante é causada por uma mutação no gene APC (adenomatous poliposis coli). A cada descendente direto de um paciente portador de PAF há 50% de chance de herdar a alteração genética. Aproximadamente um terço dos pacientes acometidos tem mutações de novo no gen APC, ou seja, não herdada. De fato, aproximadamente 22 a 46% dos casos resultam de novas mutações sem uma associação familiar. O APC é um gene de grande tamanho, com 15 exons e formado por 8538 pares de bases. Este gene codifica uma proteína com 2843 aminoácidos com peso molecular de 310Kd. É classificado como gen de supressão tumoral, uma vez que a inativação de ambos os alelos resulta em crescimento celular desordenado e incontrolável. Os portadores de PAF apresentam mutação em um dos alelos herdados. Existem mais de 300 mutações catalogadas do APC e as mais comuns resultam de inserções ou deleções. Existe uma correlação clara entre a alteração genotípica (tipo e localização) e as características clinicas, ou fenótipo dos portadores de PAF. Mutação proximal ao códon 1249 é associada com menos de 1000 pólipos distribuídos pelos cólons e mutações presentes entre os códons 1250 e 1330, com expressão de mais de 5000 pólipos nos cólons. Mutações distais ao códon 1465 estão associadas com poucos pólipos. As correlações entre genótipo e fenótipo descritas em vários estudos sugerem que a localização da mutação não é o único determinante do fenótipo e que outros fatores genéticos e ambientais contribuem para expressão clínica da doença. No futuro poderemos direcionar o tratamento integralmente baseado nas informações genotípicas. O diagnóstico de PAF clássica pode ser feito pela clínica e endoscopicamente pela identificação de centenas a milhares de pólipos distribuídos pelos cólons e reto. Alterações benignas como cistos epidermoides e hipertrofia congênita do pigmento retiniano presentes ao exame físico servem para reforçar o diagnóstico de PAF. Deve ser investigado, com essas condições reconhecidas, com endoscopia digestiva alta, para o diagnóstico de polipos no estomago e duodeno. Uma vez que o diagnóstico de PAF seja feito, todo familiar de primeiro grau do paciente acometido tem 50% de chance de herdar a mutação familiar especifica no APC. Teste genéticos são realizados como passo principal na identificação dos familiares quer herdaram ou não a mutação no APC. Após a realização dos testes, são divididos dois grupos, os que herdaram as alterações do APC e os que não herdaram. Os que não herdaram requerem rastreamento semelhante ao da população geral. Tradicionalmente a avaliação clínica do indivíduo de risco é feita por completa história pessoal e familiar, exame físico detalhado, sigmoidoscopia flexível anual e colonoscopia quando houver o diagnóstico de pólipos. O tratamento pode ser tanto clinico quanto cirúrgico. No entanto, não existe tratamento clinico eficaz na completa prevenção do desenvolvimento dos pólipos colorretais, nos pacientes com PAF. Drogas anti-inflamatórias não esteroidais (AINE) tem mostrado efeito positivo na regressão do tamanho e na quantidade dos pólipos em alguns pacientes. Todo portador de PAF requer tratamento cirúrgico. Sabe-se que 5% dos pacientes dos portadores de PAF desenvolvem câncer colorretal, em torno dos 20 anos e que aproximadamente 100% dos pacientes desenvolverão câncer na quinta década. A proctocolectomia profilática deve ser praticada num período curto após o diagnóstico clinico de PAF.
POTENCIAL TERAPEUTICO DOS DERIVADOS DA PLANTA CANNABIS NOS PRINCIPAIS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS




Introdução: A Cannabis é uma planta que possui potenciais terapêuticos datados desde os anos 2000 a.C. Contudo seu potencial terapêutico vem sido de fato reconhecido em especial nas ultimas decadas, datando dos anos 1960 até hoje, com avanços significativos nos anos 2000 até os dias de hoje. O uso da Cannabis e seu potencial no campo da Psiquiatria são a essa altura inegáveis com os derivados já estabelecidos, além dos derivados que são descobertos com mais pesquisas e estudos ao longo dos anos. Objetivos: Realizar uma revisão breve do contexto geral da Cannabis e dar enfoque ao uso de seus derivados, em especial o CBD como opção farmacológica e terapêutica aos principais transtornos psiquiatricos. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura com base na pesquisa de artigos em bibliotecas virtuais, selecionando os de maior relevancia, datando do inicio dos anos 2000 aos dias de hoje para não só esclarecer duvidas sobre o assunto mas demonstrar o longo processo que os estudos e pesquisas vem passando com o tempo. Conclusão: No presente contexto e com toda atual literatura disponível sobre o assunto, se faz evidente a relevância clínica dos derivados da planta Cannabis, mais especificamente o CBD, no tratamento dos principais transtornos psiquiátricos que somados estima-se que podem compreender até 90% dos pacientes. Os ensaios clínicos apresentam resultados positivos e de amplo espectro de ações farmacológicas, além de boa tolerabilidade e segurança.
PROJETO MEDEDUCA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS




Objetivos: Relatar a experiência do Projeto MedEduca, realizado por estudantes de medicina voluntários e fundadores do projeto social da Unigranrio Barra da Tijuca, em parceria com o Centro Acadêmico de Medicina (Camub), de educação em saúde na escola, com foco em doenças infecciosas, prevenção, promoção da saúde, saúde mental, saúde da mulher e da criança gravidez em ambulatórios, comunidades e escolas do Rio de Janeiro. Metodologia estudo da literatura, estruturação do projeto e relato de experiência da elaboração de grupos de estudo, aulas interativas com professores e alunos, resultando na criação de um projeto de educação em saúde, fundado em 2013 na Unigranrio Barra da Tijuca, realizado semestralmente, que objetivou o conhecimento de uma forma lúdica e ativa para crianças e adolescentes de uma escola no Rio de Janeiro, utilizando além de palestras explicativas, uma metodologia dinâmica e lúdica, com música, teatro e jogos sobre o tema. Foram confeccionados banners, cartazes, com realização de uma gincana de perguntas e respostas sobre os grandes pilares de saúde da medicina, além da abertura de um debate sobre o tema. Resultados: Os estudantes da escola mostraram grande interesse nos temas do projeto durante todas as intervenções e na metodologia ativa proposta. Também obteve grande adesão e receptividade da participação popular quando aplicado a populações vulneráveis. Para atender a dúvidas e questionamentos da população alvo foi confeccionada uma caixa de dúvidas, onde os alunos poderão escrever e depositar dúvidas e temas que serão posteriormente debatidos no projeto. Conclusões: A educação em saúde voltada para a criança, para o adolescente e para a comunidade vulnerável em geral, usuários do SUS, é uma ferramenta essencial para a prevenção de agravos à saúde desse grupo e deve ser incentivada com a criação de projetos e atividades de campo que permitam debates entre estudantes de medicina e alunos de escolas. Porém essa ação, para ter eficácia e ter boa receptividade, deve ocorrer com a utilização da linguagem do adolescente, realizada através de uma metodologia ativa e lúdica de ensino.
PRÁTICA MÉDICA VERSUS VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: uma revisão bibliográfica




O momento do parto se trata de um divisor de águas na vida da mulher, pois existe todo um estigma previamente construído e reconstruído a partir da singularidade e da cultura da parturiente. Tendo em vista o atual cenário obstétrico e a relevância da humanização do parto, a presente pesquisa teve como objeto de estudo a intervenção médica e a violência obstétrica durante o trabalho de parto de acordo com a literatura vigente. O objetivo geral da presente pesquisa foi compreender quando a intervenção médica passa a ser violência obstétrica. E os objetivos específicos, analisar a conduta e intervenção médica durante o trabalho de parto e apontar intervenções médicas que se caracterizam como violência obstétrica. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e natureza exploratória, feita no site da Biblioteca Virtual de Saúde utilizando os descritores “violência obstétrica” e “trabalho de parto”. As informações obtidas a partir das publicações, permitiu o agrupamento dos dados nas seguintes categorias: conduta e intervenção médica durante o trabalho de parto; intervenção médica ou violência obstétrica?; e medidas para reduzir a prática violenta. A análise dos dados permitiu concluir que a intervenção médica e a violência obstétrica possuem uma linha tênue na prática médica. É sabido que muitos procedimentos médicos devem ser realizados a fim de garantir as melhores condições de nascimento além de viabilidade para a mãe e para o bebê, entretanto as decisões devem ser compartilhadas com a mulher.
Pandemia da COVID-19: a importância do farmacêutico na orientação do uso racional de medicamento




A Covid-19 é ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, descoberto na China em dezembro de 2019, sendo ela uma infecção respiratória que pode ocasionar sintomas similares ao da gripe, podendo evoluir para uma pneumonia grave. Com a declaração de pandemia em março de 2020, diversas medidas foram tomadas para que diminuíssem a propagação do vírus, como o distanciamento social, objetivando isolar os indivíduos que tivessem sido expostos ao vírus. Instaurando-se uma situação que jamais vivenciada pela humanidade, trazendo um sentimento de insegurança e pânico a população, resultando no consumo irracional de medicamentos para alívio de sintomas e prevenção da doença, atenuado pela alta propagação de notícias falsas através das mídias sociais e outros meios de comunicação. O objetivo do estudo é discutir a importância profissional farmacêutico na promoção do uso racional de medicamentos, abordando o alto índice de uso indiscriminado de medicamentos durante a pandemia da Covid-19. Tratando-se de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura, realizada a partir da consulta na base de dados eletrônica: MedLine, Google Acadêmico, Scielo (Scientific Electronic Library Online) e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), tendo como critérios de inclusão artigos publicados no período de 2014 -2023, disponíveis em meios eletrônicos na íntegra, pesquisas científicas publicadas na língua portuguesa brasileira e também em inglês, sendo selecionados ao fim 43 referências. Por fim, conclui-se que as altas taxas de casos, óbitos e Fake News levaram ao consumo abusivo e inadequado de fármaco pela população, não tendo a consciência dos efeitos adversos, intoxicações exógenas, interações medicamentosas e outros diversos problemas relacionados ao uso de medicamentos que poderiam vir a surgir, tornando evidente a importância do profissional farmacêutico no combate ao uso inadequado de fármacos a partir da Atenção farmacêutica e Farmacovigilância, enfatizando os males que o uso incorreto dos medicamentos pode gerar a sua saúde.
Parque Floresta Encantada – Um projeto de inclusão




Objetivo Geral: Projetar um parque de diversões no bairro da Barra da Tijuca que seja acessível ao público com deficiência. Objetivos Específicos: Criar um ambiente em que todos os usuários tenham a oportunidade de brincar com segurança e ampliar experiências motoras, cognitivas e sensoriais, de modo a favorecer aquelas pessoas com mobilidade reduzida e/ou alterações sensoriais e intelectuais, melhorando sua autoestima pela promoção da acessibilidade social, um caminho para uma sociedade sem preconceitos. Criar um ambiente de diversão familiar. Aumentar o fluxo de pessoas em uma área que é considerada perigosa.
Parque aquático inclusivo na baixada




Inclusão: os resultados do Censo 2010 apotam 45.606.048 milhões de pessoas que declaram ter pelo menos uma das deficiências investigadas.
Parque ecológico Fazenda do Brejo




A história da cidade de Belford Roxo tem uma ligação direta com a Fazenda do Brejo, hoje um lugar abandonado e desconhecido pela maioria da população local. Atualmente, este espaço pertence à UNIABEU e abriga as ruínas da antiga sede da fazenda, que um dia representou a região hoje conhecida como Belford Roxo. É uma colina com grande massa arbórea composta por vegetação nativa, de localização privilegiada, bem junto ao centro da cidade. A proposta deste trabalho tem como principal objetivo desenvolver um espaço de visitação para a população local, bem como para os moradores da Baixada Fluminense. Pretende-se apropriar do paisagismo como agente de conforto e bem-estar, utilizando o espaço como lugar de encontros, práticas esportivas, momentos de lazer, estimulando a permanência, a meditação, o descanso, bate-papos, leituras e contemplação da paisagem do entorno. Será um lugar agradável que promova abrigo, com identidade própria, composta por mobiliários acolhedores e paisagem natural convidativa e cativante, uma estética paisagística atraente, sem deixar de resgatar toda a história contida no local. O projeto do Parque Ecológico Fazenda do Brejo busca resgatar a memória histórica e cultural, bem como oferecer um equipamento urbano que possa promover oportunidades de acesso à qualidade de vida da população. Será um espaço que trará benefícios psicológicos, sociais e físicos para os frequentadores, como a redução do sedentarismo e do estresse da vida contemporânea, segundo Gehl (2015, p.239). --- Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!
Parque linear na Pavuna




O presente trabalho consiste em uma proposta de requalificação urbana em um trecho do calçadão paralelo a linha férrea do metrô, situado no Bairro Pavuna, na Zona Norte do Município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. O bairro é caracterizado por ser a base de operação de importantes segmentos que movimentam a economia, porém, possui diversos problemas, como altos índices de violência e a falta de espaços públicos de qualidade. Palavras-chave: Requalificação urbana, espaços públicos, lazer, convivência, cultura, esporte, circulação. Sendo assim, propõe-se transformar essa área que se encontra degradada e abandonada, em um melhor espaço de lazer, convivência, cultura, esporte e circulação. Com o intuito de proporcionar benefícios para o seu entorno e momentos de interação e bem-estar ao ar livre aos frequentadores.
Parque urbano Jardim Atlantica




As cidades têm crescido cada vez mais e aceleradamente, "atropelando" muitos detalhes que, anteriormente, se tornariam grandes problemas. Por este e outros motivos, pode-se notar que estudiosos vêm simultaneamente tentando corrigir esses erros, pensando em formas de solucioná-los e transformar as cidades em lugares melhores. Muitos locais que compõem o espaço da cidade, por serem negligenciados, tornam-se lugares degradados ou abandonados, deixando de explorar seu potencial por falta de manutenção e intervenções adequadas de vitalidade e sociabilidade. O espaço da cidade é o principal palco para a produção e diversidade cultural, étnica, de gênero, racial, entre outras. É onde acontece a maior variedade humana e, por isso, é a base para uma cidade mais viva, mais verde, mais plena, uma cidade de todos e uma das maiores necessidades para quem planeja. Refletir sobre assuntos que caracterizam a cidade, fazer uma análise histórica, prática e demanda consolidada em propostas que têm relação com as pessoas que se quer atingir e tratem da identidade. Pontos como esses são de grande importância na construção deste trabalho. O presente trabalho tem como intenção trazer, como objeto de estudos, diagnósticos e debates, um lugar humilde, às margens da estrada, fora do foco, fora do centro: a periferia de Belford Roxo, resultando em uma posterior intervenção que passe a revitalizar áreas desvalorizadas por meio de um Parque Urbano. Resgatar a natureza que tem se perdido no momento em que a cidade vem se consolidando, resgatar a convivência no meio urbano e proporcionar, através da valorização dos espaços da cidade, sua ocupação. Com isso, usar a natureza como recurso por meio de soluções naturais e, assim, conscientizar a população sobre o quão rico e bom este recurso é. O Parque Urbano Jardim Atlântico funcionará como uma forma de incentivo ao que seria um "sistema de espaços verdes públicos" em Belford Roxo. Trata-se da aplicação e criação de parques e praças que se interliguem por meio da estruturação de percursos conectivos entre eles em busca de uma "Belford mais Verde", dando à cidade, consequentemente, uma nova perspectiva.
Patogênese da histoplasmose: revisão da literatura sobre fatores envolvidos na virulência de Histoplasma Capsulatum




Histoplasma capsulatum é um fungo considerado termodimórfico e causa uma micose sistêmica denominada histoplasmose. Este fungo pode ser encontrado na forma miceliana, na natureza ou quando cultivado à 25°C, e na forma de leveduras quando em parasitismo ou cultivado em meios apropriados à 37°C apresentando uma mudança conformacional na sua estrutura. A sobrevivência dos fungos em parasitismo está diretamente relacionada com a expressão de fatores de virulência, o que pode facilitar a invasão e multiplicação dentro do organismo do hospedeiro, contribuindo para aumentar a capacidade de causar infecção. Diante do exposto, o presente estudo objetivou descrever os mecanismos dos fatores de virulência descritos em H. capsulatum e como contribuem para a patogênese da histoplasmose. A partir desta premissa, foi realizada uma busca na base de dados PubMed / MEDLINE(2006-2020), onde foram encontrados 54 artigos e selecionados 24 artigos que preencheram os critérios de inclusão e foram então avaliados. As funções descritas de alguns fatores foram analisadas como Drk1, Ryps, HSPs, Cbp1, YPS3, catalases, glucanas, melanina, sideróforos, entre outros. Conclui-se que o estudo dos fatores de virulência é imprescindível para proporcionar o melhor entendimento dos mecanismos utilizados pelo fungo para sobreviver no hospedeiro e consequentemente causar a infecção.
Pentalogia de Cantrell – relato de caso




Introdução: A Pentalogia de Cantrell é uma doença congênita rara, descrita em 1958 por James R. Cantrell, que envolve malformações da parede abdominal anterior, pericárdio, diafragma, esterno e coração. Sua incidência é estimada em 1 caso para cada 65.000-200000 nascidos vivos. O prognóstico é reservado, variando conforme o espectro de sua apresentação, o grau de exposição do coração e as anomalias associadas. Até hoje, poucos relatos da síndrome em seu espectro completo foram descritos. Objetivo: analisar a importância do diagnóstico pré natal em conjunto com os exames complementares para assim atingir detecção precoce da patologia e indicar a necessidade de cuidados perinatais destes neonatos, permitindo um melhor aconselhamento aos pais, podendo ainda indicar a via de parto mais adequada e, em algumas situações, orientar a técnica de correção cirúrgica. Métodos: Neste relato será apresentado um paciente do sexo feminino com diagnóstico de onfalocele no período pré-natal porém a gestante não foi encaminhada para um serviço com atenção especializada necessária. Os métodos utilizados serão a revisão do prontuário de internação da paciente em questão e através de revisão bibliográfica realizada a partir de artigos publicados entre 2008 e 2020 nos bancos de dados Scielo, Pubmed e UptoDate. Conclusão: A Pentalogia de Cantrell apesar de rara impõe um conhecimento aprofundado e um diagnóstico prévio para possibilitar uma avaliação mais cuidadosa dos casos suspeitos, para que dependendo do resultado, a intervenção e cuidados precoces possam diminuir a mortalidade perinatal.
Perfil epidemiológico dos pacientes pediátricos atendidos no setor de fisioterapia da Policlínica Duque de Caxias/PDC-saúde




Avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no setor de fisioterapia pediátrica da Policlínica Duque de Caxias/PDC - Saúde, na cidade de Duque de Caxias/RJ e discutir a importância desses dados para a atuação do profissional de fisioterapia. MÉTODOS – Coleta de dados através da análise retrospectiva das fichas de anamnese fisioterapêutica nos atendimentos compreendidos no período de agosto de 2015 à dezembro de 2019. RESULTADOS – Foram relacionadas um total de 121 fichas de anamnese, sendo encontrado uma prevalência maior de crianças com patologias neurológias, em sua grande maioria a Paralisia Cerebral e acompanhadas pelas mães. Outros fatores importantes avaliados foram a demora no diagnóstico, o que atrasa o início do tratamento e prejudica a evolução e um bom prognóstico, e o nível sócio econômico das famílias que ficam dependentes de serviços públicos que, por muitas vezes, negligenciam o atendimento à gestante no pré-natal e no parto. CONCLUSÕES – Com os dados obtidos no setor de fisioterapia pediátrica da Policlínica Duque de Caxias/PDC-Saúde, foi observado uma maior prevalência no atendimento para os casos de doenças de ordem neurológicas, necessitando assim de um melhor preparo do setor e dos alunos que irão atender esse público, visando sempre o melhor para as crianças atendidas e seus familiares. Outro dado verificado foi a precariedade nos serviços públicos de saúde no atendimento da gestante, desde a descoberta da gravidez até o nascimento do bebê, fazendo da atenção primária uma poderosa ferramenta de prevenção dessas patologias.
Pessoas em situação de rua e políticas públicas: desafios para psicologia




O presente trabalho refere-se a uma pesquisa documental associada à discussão de políticas públicas voltadas à população em situação de rua no Brasil no encontro com a psicologia. Para tal, utilizamos a Pesquisa Nacional da População em Situação de Rua (2007-2008), para evidenciar suas especificidades e ressaltar a importância de políticas públicas e ações intersetoriais para ampliar o acesso aos direitos, promover cidadania e assegurar sua dignidade humana, apostando na afirmação de uma perspectiva reflexiva e transformadora deste fenômeno social, a partir de nossa profissão, especificamente considerando que atuamos nas equipes dos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e nas equipes de Consultório na Rua. Dispositivos estes, que atuam com escopo bem amplo e integral de ações, a partir do cuidado pautado numa clínica ampliada e atravessada pela intersetorialidade. Diante disso, a psicologia tem sido chamada para atuação junto a esses serviços levando em consideração que ela seja instrumento de auxílio à compreensão das subjetividades, colaborando assim, com a ampliação da discussão e do alcance das políticas públicas voltadas a essa população, no sentido de reinventar e potencializar nossas práticas profissionais. Pensaremos os desafios da psicologia a partir das políticas públicas que se voltam à população em situação de rua, no âmbito da saúde e da assistência social, considerando a complexidade dessas existências e a importância da dimensão intersetorial das intervenções.
Pielonefrite enfisematosa com abordagem conservadora




A pielonefrite enfisematosa é uma grave infecção do parênquima renal, geralmente associada ao diabetes mellitus, à infecção urinária de repetição e à uropatia obstrutiva. Constitui uma condição rara caracterizada pela presença de ar no parênquima renal e nos tecidos adjacentes, causando significativas alterações sistêmicas e apresentando alta mortalidade. O estudo de caso aborda um caso de pielonefrite enfisematosa unilateral em paciente do sexo masculino, diabético e hipertenso mal controlado, no qual o exame de imagem foi importante para o diagnóstico precoce, além de ser essencial para a avaliação da gravidade e para definir o manejo terapêutico adequado. Os dados para a construção do relato de caso foram obtidos a partir do acompanhamento diário do paciente na enfermaria de Clínica Médica do Hospital Municipal Souza Aguiar, onde se obteve livre acesso ao leito, ao prontuário e aos exames. O trabalho tem como objetivo descrever uma abordagem terapêutica conservadora para pielonefrite enfisematosa em um paciente diabético, visando a completa resolução do quadro clínico de forma não invasiva, além de reconhecer os principais fatores de risco e seus controles para prevenir a doença e diagnosticar precocemente.
Planejamento protético digital e cimentação estética adesiva sob isolamento absoluto: revisão de literatura




O planejamento digital do sorriso é um processo essencial para a reabilitação oral protética, e para o tratamento ser ainda mais efetivo e atingir o resultado previsível e de qualidade elevada outros passos importantes devem ser seguidos, como o protocolo de isolamento absoluto, principalmente na etapa de cimentação adesiva de peças cerâmicas metal-free usadas em casos que exigem a priorização de um caráter mais estético, como na reabilitação de dentes anteriores por exemplo. O protocolo de adesão é outro passo fundamental e devem ser analisados os critérios para a seleção do material que será usado no paciente, sendo variável de acordo com as necessidades do caso identificadas pelo dentista e somada às vontades e desejos estabelecidos pelo paciente. Há diversas vantagens no uso das cerâmicas em dissilicato de lítio, principalmente nos casos de reabilitação oral em dentes anteriores que tem como prioridade as características funcionais e estéticas. O objetivo deste trabalho foi detalhar as etapas fundamentais para o sucesso final de uma reabilitação anterior, desde o planejamento até a cimentação sob isolamento absoluto.
Planejamento virtual e cirurgia guiada em Implantodontia: aspectos contemporâneos




Os avanços tecnológicos advindos da terceira revolução industrial modificaram os processos e relações da sociedade. Os novos conceitos da era digital transformaram a odontologia por meio da otimização dos procedimentos e da previsibilidade dos resultados. O embasamento analógico ainda se faz essencial para que o profissional se adeque às novas tecnologias, contudo, com as novas ferramentas advindas dessa era, é possível alcançar objetivos de maneira mais previsível, garantindo melhor performance, maior confiabilidade e precisão. Várias etapas são executadas até a realização do procedimento, começando pela captura de imagens do paciente que pode ser realizada de maneira bidimensional, com uso de fotografias e radiografias e de forma tridimensional, com a utilização de escâneres e tomógrafos. A evolução das imagens tornou o planejamento mais preciso e diminuiu as intercorrências durante a execução dos procedimentos, ocasionando a redução de tempo e aumento do conforto ao paciente.
Plano de marketing e comunicação da empresa Academia Nocaute




O Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade praticar soluções orientadas e aprendidas no decorrer da graduação para uma determinada organização, fazendo com que ela ganhe espaço no mercado e assim tenha seu destaque merecido, mediante a concorrência. Neste trabalho, apresentamos um projeto prático de marketing e comunicação da empresa Academia Nocaute, e que tem seus certos diferenciais em relação à uma academia tão tradicional, e que prima pela excelência nas atividades para atrair cada vez mais o público que sinta a necessidade de mudar de vida, referente a sua saúde física e seu bem-estar, resultando em ótimas e positivas experiências. Entre muitas entrevistas, pesquisas e questionamentos direto com o proprietário, conseguimos informações necessárias para fazer a análise da atual situação da empresa no mercado e diante aos seus clientes, e enfim, elaborar sua comunicação. Com o acesso à algumas informações financeiras, pagamentos, estruturas, serviços, produtos, fluxograma, entre outras coisas que fazem parte da gestão, e que serão apresentados no decorrer do projeto detalhadamente, apontaremos estratégias de marketing e um plano de comunicação a serem apresentadas ao proprietário da empresa para a visibilidade e crescimento da mesma, tendo seu sucesso como objetivo e nos trazendo satisfação como alunos e futuros profissionais. O Plano de Comunicação tem como objetivo principal identificar todas as necessidades do cliente, ajudando no alcance de um público alvo utilizando os canais de comunicação de marketing como publicidade.
Plano de marketing e comunicação: Cross Dominik




Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de elaborar um plano de marketing e comunicação para a Cross Dominik, empresa que atua no mercado de crossfit em Duque de Caxias. O trabalho é formado de várias etapas. A primeira parte é a reunião de informações sobre a empresa, esses dados foram disponibilizados pelo proprietário através de uma entrevista. Logo em seguida, foi feita a análise SWOT do serviço da empresa e com base nessas informações definimos os objetivos e estratégia de marketing e comunicação que tem como finalidade resolver os problemas encontrados no diagnóstico.
Plano de marketing e comunicação: Fashion Fantasy




O presente trabalho tem como propósito apresentar uma análise da fábrica de fantasias Fashion Fantasy, bem como desenvolver um plano de Marketing e Comunicação para a mesma. Os dados foram obtidos através de conversas e entrevistas com a proprietária Daisy Lagoas e seus colaboradores. A partir dessas informações, traçamos as estratégias de marketing e comunicação necessárias para atingir os objetivos estabelecidos. A Fashion Fantasy é uma empresa B2B ( do inglês, Business to Business) , sendo assim, a campanha aqui retratada aponta estratégias adequadas para esse tipo de negócio e ressalta que os canais de comunicação são fundamentais para se obter resultados a médio e longo prazo.
Plano de marketing e comunicação: JX’s Ateliê




Este documento foi realizado com a proposta de analisar e apresentar um Plano de Marketing e Comunicação para a empresa JX’s Ateliê. Os dados da mesma foram recolhidas através de entrevistas ao representante e a consumidores. Tendo as informações obtidas, traçamos algumas análises como para podermos apresentar um plano de marketing de acordo com o que a empresa necessita. Organizamos de maneira com que a empresa alcance maior número de clientes, através de nossas pautas e campanhas aqui demonstradas, sem descartar que a comunicação é essencial para a realização de qualquer projeto com o foco de manter a marca em ativa.