REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
LIMITAÇÕES DE USO:
Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.
O uso da colaboração premiada na operação lava jato




A colaboração premiada é uma das ferramentas mais importantes em uma persecução penal e, mediante uma análise feita sobre a sua aplicabilidade na Operação Lava Jato, podemos comprovar isso. O objetivo da presente pesquisa é demonstrar os principais pontos referentes a esse meio de prova, que poderá ser usado em qualquer fase de um inquérito policial e processo penal. Através da leitura de uma série de artigos científicos e doutrinas foi possível compreender o seu conceito e a sua natureza jurídica, sendo analisado ainda a Lei nº 12.850/2013, Lei de Organização Criminosa, a fim de compreender as regras referentes a sua aplicação, principalmente após a atualização feita pela lei nº 13.964/2019, conhecida como “Pacote Anticrime ”. Além do mais, por meio de uma metodologia comparativa, pegando como exemplo o uso da colaboração premiada em outros países e comparando com o Brasil, a compreensão do referido tema ficou mais nítida, facilitando o seu entendimento. Com isso, sob a ótica de sua aplicabilidade na Operação Lava Jato e analisando os seus principais pontos negativos e positivos, a colaboração premiada demonstrou ser um instituto extremamente eficaz na manutenção de um Estado Democrático de Direito
O uso da ressonância magnética cardíaca na avaliação da viabilidade miocárdica após infarto agudo do miocárdio




Introdução: O infarto agudo do miocárdio é reconhecido como importante causador de morbidade e mortalidade na população mundial, sendo uma das principais causas de insuficiência cardíaca. A ressonância magnética cardíaca permite, com precisão ímpar, avaliar a viabilidade miocárdica e a extensão dos danos gerados na fase aguda e crônica do processo isquêmico, permitindo um melhor planejamento terapêutico, individualizado ao paciente e avaliando o que há de miocárdio viável em seu coração, a fim de reduzir intervenções desnecessárias. Objetivos: Identificar as indicações de uso da RNM cardíaca, sua importância e desempenho no planejamento terapêutico do coronariopata e os fatores que limitam seu uso na conjuntura atual. Métodos: Realizada uma revisão narrativa da literatura médica com base em plataformas e bancos de dados como Scielo, Pubmed e Uptodate. Resultados: A RNM cardíaca tem boa acurácia e sensibilidade superior a alguns outros exames de imagem não invasivos. Cumpre papel diagnóstico na avaliação de volume de câmaras cardíacas e disfunções sistólicas e diastólicas assim como se faz importante na análise prognóstica do doente coronariopata. Conclusão: A RNM cardíaca após o infarto agudo do miocárdio é útil para a identificação da extensão do tecido miocárdico viável, podendo favorecer ao planejamento da estratégia terapêutica partir da descrição das áreas viáveis pela determinação da extensão de áreas de coração atordoado e miocárdio hibernante.
O uso do Canabidiol como terapia concomitante nas epilepsias refratárias




A epilepsia é uma patologia neurológica crônica de caráter progressivo, caracterizada pela presença de duas ou mais crise epiléticas não provocadas. (SANTOS; SCHERF, MENDES, 2019). O tratamento farmacológico tem como objetivo promover a interrupção das crises epiléptica por meio da administração de fármacos, da classe dos anticonvulsivantes [...]. (OMENA et al., 2022) Apesar, de muitos benefícios clínicos terem sidos obtidos a partir da utilização de anticonvulsivantes, [...] 30% dos pacientes que fazem o uso dos medicamentos não respondem de maneira eficaz ao tratamento, não havendo o controle das crises, [...]. (APARECIDA et al., 2020) [...]Como, o CBD não possui propriedades psicoativas, além de demonstrar elevada tolerabilidade e toxicidade reduzida em seres humanos, o mesmo mostrou-se como um candidato excelente ao tratamento de pacientes epilépticos que possuem resistência a farmacologia convencional. (SANTOS et al., 2020)
O uso do plasma rico em plaquetas no rejuvenescimento facial




Atualmente o envelhecimento cutâneo tem sido motivo de vários estudos que associem ciência e estética, devido ao grande aumento da longevidade populacional. Vários fatores influenciam no aspecto do envelhecimento da pele, como perda de volume, diminuição de colágeno, gravidade, hidratação e elasticidade que resultam em pele seca com flacidez e rugas. A constante busca por procedimentos que venham retardar e amenizar o envelhecimento é o motivo do nosso estudo, que tem como objetivo descrever a técnica com plasma rico em plaquetas, já que é considerado uma técnica promissora na terapia tópica. Esse estudo foi feito por meio de revisão de literatura qualitativa, analisando artigos publicados entre os anos de 2015 à 2020, utilizando artigos em vários idiomas, no qual em todos os artigos foi citado pelos autores o alto poder bioestimulante do PRP autólogo que tem sido utilizado em várias partes da área de saúde. Na dermatologia tem sido usado para o rejuvenescimento facial, principalmente na área da face, mãos e pescoço, no qual estudos mostraram melhoria de homogeneidade e textura da pele em até 33%. Tem propriedades homeostáticas, baixo custo para obtenção e produção, por usar sangue do próprio paciente e com baixos índices de intercorrências. Os fatores de crescimento derivados de plaquetas são os principais responsáveis segundo os autores pela aceleração da cicatrização e regeneração tecidual e outros fatores terapêuticos. O estudo aborda o elevado potencial do PRP, sendo considerado uma técnica promissora e confiável, porém requer um protocolo mais preciso e evidências científicas que comprovem sua eficácia.
O ácido Poli L láctico como bioestimulador de colágeno, uma estratégia terapêutica para o rejuvenescimento facial através de uma revisão de literatura




O envelhecimento cutâneo é contínuo, e ocasionado por uma série de alterações, resultando em várias mudanças na arquitetura da face. Algumas pessoas sentem-se insatisfeitas com sua imagem, e procuram tratamentos não invasivos, e dentre as opções, destaca-se o ácido poli l láctico, (PLLA), um bioestimulador de colágeno, e outros elementos da matriz celular, biocompatível, que trata a face, promovendo o rejuvenescimento, de forma gradual e natural, com resultados que dura, aproximadamente, 24 meses. Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os efeitos da utilização do PLLA na face, para tratamento de rugas, flacidez, contorno facial e perda de volume, e pôde-se constatar a eficácia do tratamento com o PLLA no rejuvenescimento facial, promovido pela estratégia do seu mecanismo de ação.
OCLUSÃO DA ARTÉRIA CENTRAL DA RETINA: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO NA PRESERVAÇÃO DA VIDA




A Oclusão da Artéria Central da Retina (OACR) é considerada uma urgência de saúde pública oftalmológica e está relacionada a semelhança com o acidente vascular cerebral, pois apresentam os mesmos fatores de riscos que predispõem o AVC, doenças cardíacas e cerebrovascular, que estão relacionados com a aterosclerose. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da identificação da OACR. Trata-se de estudo de revisão bibliográfica do tipo integrativa. A busca ocorreu no mês de março de 2022, com delineamento temporal dos últimos cinco anos, na base de dados SCOPUS. A partir dos critérios de elegibilidades, 20 artigos compuseram a amostra do trabalho. A presença da OACR é um marcador importante para a identificação e investigação de eventos isquêmicos como o Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Grande parte dos estudos trazem a relação da oclusão da artéria central com o risco potencial de ocorrência do AVE. A oclusão da artéria central da retina se apresenta como ponto inicial da doença de Moyamoya, que é uma doença cerebrovascular bastante rara que está associada a estenose progressiva da artéria carótida interna terminal e suas ramificações. Conclui-se que a importância de identificar os fatores de riscos para a OACR é de suma importância para evitar cegueiras e problemas graves no campo de visão que vão interferir no cotidiano do paciente, nas relações familiares e sociais, nos aspectos emocionais e psicológicos, necessitando de auxílio multiprofissional.
OPIOIDES: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESCRIÇÃO DELIBERADA E SUAS CONSEQUÊNCIAS




Introdução: O ópio é descrito há pelo menos quatro milênios, e seus derivados aproximadamente um século ou mais. No entanto, diversas são as inadequações na prática clínica atual, na qual seu emprego de maneira precisa e monitorada ainda é considerado um desafio ao profissional de saúde no mundo contemporâneo. Objetivo: Serão discutidos nessa revisão bibliográfica a indicação da terapia com opioides, rotação de opioides, abuso, dependência e efeitos adversos, com o intuito de otimizar os resultados da terapêutica com essa classe de fármacos. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica, com busca sistemática de artigos e revisões na literatura. Pesquisas eletrônicas foram feitas nas bases de dados PUBMED e no LILACS. Utilizando os seguintes descritores: Analgésicos opioides, transtornos relacionados ao uso de opioides e tratamento de substituição de opiáceos. A partir destes descritores, foram selecionados 18 artigos. Conclusão: Os opioides podem ser utilizados como um dos meios para reduzir a dor dos pacientes, desde que empregados de forma controlada e respeitando as particularidades de cada indivíduo e da substância. As orientações disponíveis atualmente nos guiam para uma conduta mais coerente, visando uma melhor condição de vida e diminuição do risco de suas complicações.
OS DESAFIOS DIAGNÓSTICOS DA EPILEPSIA MIOCLÔNICA JUVENIL




Introdução: A Epilepsia Mioclônica Juvenil é uma condição ainda muito subdiagnosticada no nosso país. Objetivo: Descrever como o diagnóstico de Epilepsia Mioclônica Juvenil pode ser realizado de forma mais precisa, a fim de melhorar a identificação dessa condição. Métodos: Descrição do caso clínico de uma paciente atendida pela equipe de neurologia do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, posteriormente diagnosticada com Epilepsia Mioclônica Juvenil. Para referencial teórico, foram utilizadas as bibliotecas eletrônicas PubMed, Scielo e Lilacs. Resultados: A Epilepsia Mioclônica Juvenil corresponde a 9% de todas as epilepsias e a 26% das epilepsias idiopáticas com maior associação à hereditariedade (25% - 50% dos casos), possui notável predominância no sexo feminino, e ocorre na faixa dos 10 aos 25 anos. Sua origem genética é complexa e heterogênea; mais de 15 loci foram associados à patologia; alguns genes identificados como o CACNB4, GABRA1 e EFHC1 estão relacionados com canais iônicos do Sistema Nervoso Central. As crises mioclônicas estão presentes em 100% dos casos, entre 80% e 90% manifestam crises tônico-clônicas generalizadas e as crises de comprometimento da consciência estão presentes em 12% a 54% dos pacientes. Conclusões: A paciente em questão apresenta-se com o sexo, faixa etária e etiologia esperada para casos de Epilepsia Mioclônica Juvenil. O diagnóstico da Epilepsia Mioclônica Juvenil é essencialmente clínico-eletroencefalográfico, porém o eletroencefalograma normal não exclui o diagnóstico. Pacientes podem ter boa resposta ao tratamento com medicamentos não usuais para essa condição.
OS RISCOS DEVIDO AO USO INDISCRIMINADO DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS (AINEs): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA




Introdução: Os medicamentos mais vendidos no mundo são os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Suas propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias os tornam uma opção de tratamento de primeira linha para dor, febre e inflamação. Devido a esse uso generalizado, o conhecimento dos efeitos adversos é importante para a conscientização sobre os riscos do uso indiscriminado. Objetivos: Realizar uma revisão bibliográfica não sistemática sobre os riscos devido ao uso indiscriminado dos anti-inflamatórios não esteroidais com artigos publicados entre 2010 à 2022. Métodos: Levantamento bibliográfico por busca eletrônica nas bases de dados indexadas. Critérios de inclusão e exclusão foram aplicados e, posteriormente, selecionados 28 artigos para realização do estudo. Resultados: O incentivo ao uso de medicamentos, difícil acesso à assistência médica em algumas regiões e a falta de esclarecimento estão entre os principais desencadeantes da automedicação. Entre os AINEs mais comercializados, destacam-se o diclofenaco e a nimesulida. E as dores musculares se apresentaram como a primeira causa de busca pela medicação. O uso indiscriminado aumentou a ocorrência de reações adversas, sendo os eventos cardiovasculares os mais graves, com risco de parada cardíaca. O risco de complicações gastrointestinais é de 3 a 5 vezes maior em usuários de AINEs. Lesões hepáticas e renais parecem ser menos relatadas. Conclusão: O uso indiscriminado de AINEs pelo seu baixo custo e facilidade de acesso sem prescrição é associado a uma série de complicações clínicas e efeitos adversos, exigindo uma conscientização especial dos consumidores visando equilibrar os riscos e os benefícios de seu uso para tratamentos.
Obesidade como Determinante Crítico em Procedimentos Cirúrgicos: Uma investigação dos Desafios e Abordagens Estratégicas Duque de Caxias – RJ 2024




A obesidade representa um dos maiores desafios globais de saúde pública, impactando significativamente a prática cirúrgica. Este trabalho explora como a obesidade influencia os resultados cirúrgicos, examinando os riscos pré-operatórios, intraoperatórios e pós-operatórios associados a essa condição. A pesquisa enfatiza a necessidade de abordagens integradas e personalizadas para o manejo de pacientes obesos em procedimentos cirúrgicos. A metodologia adotada envolve uma revisão detalhada da literatura existente e a análise de dados clínicos de pacientes submetidos a cirurgias. Os resultados indicam que a obesidade aumenta a complexidade técnica dos procedimentos, o risco de complicações como infecções de sítio cirúrgico, complicações respiratórias e eventos tromboembólicos, além de prolongar o tempo de recuperação. Conclui-se que estratégias multidisciplinares, incluindo avaliações pré-operatórias rigorosas, intervenções nutricionais e monitoramento pós-operatório, são cruciais para melhorar os desfechos cirúrgicos em pacientes obesos.
Obesidade infantil e a mídia enquanto fator de influência




A obesidade infantil caracteriza se como um grave problema de saúde pública, presente em nível mundial e decorrente de fatores diversos. Os hábitos alimentares se forma na infância e tem a família como influência direta para escolhas saudáveis. Entre os fatores ressalto a influência da mídia enquanto fator preponderante para a obesidade infantil. Os motivos que levam as crianças a passar grande parte do seu dia na frente dos equipamentos eletrônicos são diversos, e incluem o aumento da violência nos grandes centros urbanos. É sabido que as famílias cada vez se apresentam de forma reduzida, quando há filhos estes por vezes não tem a companhia de irmãos e a tv acaba ocupando grande parte da vida das crianças modernas. Com propagandas massivas incentivando o consumo de alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes, na intenção de chamar a atenção deste público, o alimento que se deseja promover é associado ao personagem que a criança assiste e assim alavancar as vendas.
Odontologia nas escolas




O objetivo desta revisão narrativa da literatura foi abordar a importância da promoção de saúde bucal nas escolas. O acesso à odontologia nas escolas contribui para uma melhor saúde bucal das crianças e adolescentes, e consequentemente, impactando positivamente na qualidade de vida destes. Atualmente isso não ocorre em todas as instituições de ensino primárias, sendo elas públicas ou particulares. Quando as crianças e adolescentes recebem instruções de higiene oral no ambiente escolar, contribui tanto na saúde individual quanto no compartilhamento dessas informações fazendo assim, alcançar mais pessoas como, familiares e amigos. O cirurgião-dentista tem autonomia para realizar ações sociais nas escolas, levando uma melhor qualidade de vida para os estudantes, profissionais e familiares presentes nas escolas. A educação em saúde bucal deve ocorrer o mais precoce possível e a escola é um lugar favorável para que este processo seja iniciado. Sendo assim, hábitos saudáveis devem ser adquiridos e colocados em prática precocemente, evitando que hábitos nocivos à saúde bucal sejam instalados e prevenindo problemas de saúde bucal.
Odontologia para bebês




O início da odontologia para bebês, trouxe grandes benefícios para a saúde bucal de muitas crianças e muitas famílias , processos de prevenções antes desconhecidos hoje são aplicados em diversos lugares, diminuindo de forma significante o número de doenças causadas na primeira infância .O alcance a informação e quantidade de projetos vem crescendo a cada ano e evoluindo em suas didáticas para que em um futuro próximo esse número abaixe cada vez mais ,provendo não só assistência e diagnóstico a doenças como também auxilio a hábitos alimentares , função dos pais na educação odontológica , acompanhamento desde os primeiros dias. Outro fator abordado é a consciência da área de saúde na integração dos profissionais da odontologia desde a primeira infância, e a necessidade do acompanhamento para que diagnósticos possam ser dados de forma precoce e tratados da melhor maneira possível.
Ofensas ao cadáver e a responsabilidade civil dos cemitérios




A personalidade da pessoa se extingue com a morte, e que não é possível determinar uma extensão da personalidade para além da morte. Todavia, observa-se ser recorrente casos de violação do cadáver e sumiço dos restos mortais. Daí a indagação se há ou não nesses casos violação a algum direito da personalidade do morto. O corpo, depois da morte, tem como destino o sepultamento ou cremação, no Brasil regulado por leis municipais, podendo ser precedido de remoção de órgãos, lei 9.434/4997, ou destinado a estudos científicos ou praticas anatômicas, lei 8.501/1992. Assim, o presente trabalho tem por objetivo, por meio do método indutivo, fazer um estudo sobre a natureza jurídica do cadáver, seu destino e a responsabilidade civil dos cemitérios pela custódia do corpo.
Onde são tratados os adolescentes e adultos jovens com câncer no Brasil




Introdução: Adolescentes e adultos jovens (AAJ) estão em uma fase intermediária entre a oncologia pediátrica e a oncologia de adultos. As neoplasias que afetam esse grupo etário apresentam características biológicas e comportamento clínico peculiares. Tumores nessa faixa etária representam aproximadamente 6% de todos os cânceres, com uma incidência 2,7 vezes maior do que em crianças menores de 15 anos. Existem controvérsias sobre em qual setor (pediátrico ou adulto) esses pacientes devem ser tratados e qual protocolo terapêutico deve ser adotado. Objetivo: Avaliar onde os adolescentes e adultos jovens com câncer são tratados no Brasil. Metodologia: Os dados dos pacientes foram extraídos dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC) brasileiros das cinco principais regiões do país no período de 2007 a 2011. Foram analisados casos da faixa etária de 15 a 24 anos de 271 RHC. Foi realizado contato telefônico com cada unidade hospitalar para coletar informações sobre a presença de setor de oncologia pediátrica e a faixa etária elegível para atendimento neste setor. Os dados foram tabulados no programa SPSS versão 20.0. Resultados: O total de casos analisados nos 271 RHC foi de 13.417 AAJ com câncer. 51,1% eram do sexo masculino, 50,8% não eram brancos, 55,6% tinham idade entre 20 e 24 anos e 44,9% eram provenientes da região Sudeste. Entre as unidades hospitalares, 94 possuíam setor de oncologia pediátrica. A faixa etária mais comum de atendimento no setor de oncologia pediátrica foi de 0 a 18 anos. Os pacientes foram distribuídos da seguinte forma: 9.399 (75,4%) foram atendidos no setor de oncologia de adultos, 2.907 (23,3%) na oncologia pediátrica e 146 (1,1%) em unidades de oncologia geral. Na faixa etária de 15 a 19 anos, 49,6% dos casos foram tratados na oncologia pediátrica, enquanto na faixa etária de 20 a 24 anos, a maioria (96,1%) foi tratada na oncologia de adultos. Conclusão: A maioria dos adolescentes e adultos jovens com câncer foi tratada na oncologia de adultos, especialmente aqueles com idade entre 20 e 24 anos.
Orientação nutricional para pacientes ostomizados




A maioria dos pacientes com câncer intestinal recebe a indicação de realização de estomas intestinais. O câncer do intestino é uma doença tratável e frequentemente curável. O seu tratamento primário é a cirurgia, que consiste na retirada do tumor juntamente com parte do intestino e os linfonodos adjacentes. Tratam-se de casos crescentes, pois na região Norte do Brasil, no ano de 2016, segundo as estimativas do INCA, os cânceres de cólon e reto ocuparam o 3º lugar em incidência em homens e 4º lugar em mulheres. Portanto, o presente trabalho possui o objetivo geral de analisar a aplicação da dietoterapia de acordo com o tipo de doença e sua atividade da doença e sua atividade. A metodologia utilizada se fundamenta em uma revisão de literatura integrativa. Os principais resultados demonstram que dentre outros fatores, o fracionamento das refeições, a consistência e composição da dieta implicam na manutenção ou melhora do estado nutricional do paciente.
Os 80 anos do Código Penal inovações tecnológicas e sua dificuldade de conjugação na atualidade




A internet tem aparecido como uma das ferramentas mais importantes para pesquisa atualmente. Não somente para buscas, mas também para ser utilizada como uma das maiores fontes de informações e conteúdo. Com o avanço da tecnologia, surge uma outra necessidade, a de adequar a nossa legislação às novas tecnologias como um todo. A internet na sua maioria é usada para o bem, porém uma pequena parte de usuários utilizam a internet somente para crimes, e se aproveitam do anonimato para isso. O crime organizado tem se aproveitado muita das vezes do anonimato para cometer delitos virtuais. Todavia, como o avançar tecnológicos cresceu desenfreadamente nos últimos anos, como tem sido a nossa legislação durante esse tempo e qual impacto das novas tecnologias? Este artigo ajudará a responder como nossa legislação penal acompanhou este avanço tecnológico já que nosso Código Penal Brasileiro é o mesmo de 80 anos atrás com algumas alterações.
Os animais como sujeitos de direitos




O presente artigo científico tem por objetivo analisar os animais não-humanos como sujeitos de direitos. Apresentando perspectivas teóricas acerca da postura e relacionamento dos seres humanos com os animais. O direito animal é um tema muito discutido, mas não ocorre um entendimento linear sobre o assunto. Esse é um dos principais ramos do direito moderno, o qual visa regular as relações entre animais humano e não-humanos. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 assegura a proteção aos animais, porém trás prerrogativas apresentando uma visão antropocêntrica e biocêntrica em seu artigo 225, § 1º, em seu inciso VII. E contrapondo a Carta Magna, o Código Civil de 2002 trata os animais como “coisas”. A metodologia desse trabalho foi realizada mediante consulta a livros, legislações brasileiras e artigos científico. O resultado desse trabalho demonstra que a leis brasileiras quanto ao Direito Animal ainda precisam avançar no combate a mudança de visão em relação aos animais não-humanos, garantindo-os como de fato sujeitos de direitos.
Os impactos contributivos do trabalho interdisciplinar realizado pela equipe multiprofissional da escola municipal albert sabin e do ambulatório albert sabin na promoção da inclusão social das crianças e adolescentes com deficiência cognitiva




A presente monografia teve como objetivo analisar os impactos contributivos no trabalho interdisciplinar da equipe na promoção da inclusão social da Escola Municipal Albert Sabin. Para alcançar esse propósito foram realizadas entrevistas com os técnicos que atuam na Escola Municipal Albert Sabin. Buscamos, ainda descrever os principais enfrentamentos e embates sofridos a partir das correlações de força e poderes estabelecidos institucionalmente, bem como individualizar as ações e interlocuções no atendimento das necessidades das pessoas com deficiência. Com isso o trabalho teve como proposta refletir sobre a prática da equipe interdisciplinar e reafirmar o quanto uma ação sincronizada pode promover a inclusão social das crianças e adolescentes atendidas com deficiência na instituição.
Os impactos da reforma trabalhista nas normas sindicais Lei 13.467/17




O presente artigo tem o objetivo de demonstrar como as fortes mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e outras leis, trazidas pela reforma trabalhista de 2017 mudaram o trabalho dos sindicatos e afetaram a proteção ao trabalhador. Com isso é necessário trazer à baila verdadeiras noções do surgimento dos sindicatos, sua evolução legislativa, e aquelas partes da referida reforma que vieram com aparência de adequação ou simples positivação, mas que, na verdade, vieram mesmo para reprimir direitos e garantias do trabalhador. Isto posto é importante salientar as principais modificações ocorridas na legislação trabalhista, em relação aos sindicatos, identificar os principais problemas da reforma nesse sentido, analisar os perigos que o fim da obrigatoriedade da contribuição pode trazer para algumas profissões, e demonstrar opiniões de valiosos autores e doutrinadores a respeito deste importante tema.
Os limites do exercício do poder familiar e a necessidade de transfusão de sangue da prole incapaz




Os pais exercem a representação dos filhos incapazes através do poder familiar, uma vez que são seus responsáveis legais. Em se tratando do contexto, a discussão se origina quando os pais são adeptos da religião Testemunha de Jeová e tendo em vista os seus costumes e convicções ocorre a recusa no que tange a técnica de transfusão de sangue ora submetida ao filho, podendo esse comportamento gerar danos à vida e à saúde do menor caso se encontre em risco iminente de morte. Com isso, o presente artigo científico visa debater e apresentar possíveis soluções sobre a limitação do poder familiar exercido pelos pais ao entender pela recusa à transfusão de sangue ao menor, sobre os princípios bases da bioética e sobre a aparente colisão dos direitos fundamentais à vida e à liberdade de crença religiosa.
Os riscos no crime de estupro de vulnerável, com a condenação exclusivamente pela palavra da vítima




O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise dos riscos nas condenações exclusivamente pela palavra da vítima no crime de estupro de vulnerável, demonstrando a valoração substancial da prova produzida isoladamente pela vítima, que segundo o entendimento pacificado pelo Superior Tribunal de Justiça é suficiente para a condenação do réu, mesmo na ausência de outras provas. Primeiramente, importante demonstrar a evolução histórica do tipo penal, partindo da definição do crime de estupro, segundo a versão original do Código Penal brasileiro de 1940, sendo tratado no título dos “crimes contra os costumes”, onde permaneceu até sua alteração pela Lei nº 12.015, de 2009, que substituiu o título para os “crimes contra a dignidade sexual”. Em seguida, tratou-se do valor da prova testemunhal e as suas consequências diante das falsas memórias, bem como a aplicação da Lei nº 13.431/2017 – Lei do depoimento sem dano ou do depoimento especial, que fala da necessidade de se envidar esforços investigativos para que a prova testemunhal não seja utilizada como único meio de prova na condenação do réu. Por fim, buscou-se demonstrar a ausência de reparação e os prejuízos para o réu, nos casos de erro do judiciário, induzido unicamente pela prova produzida no conjunto probatório embasador da condenação.
Osteomielite do complexo maxilo mandibular – revisão de literatura




A osteomielite é uma doença de caráter inflamatório e infeccioso que pode ocorrer em ossos longos de todo o corpo, muitas das vezes é acompanhada por uma destruição óssea. Na área da odontologia, a osteomielite inicia-se por uma invasão bacteriana em um elemento dentário destruído, traumas e reparação de um alvéolo, tendo a bactéria Staphylococcus aureus como o principal agente etiológico dessa doença. A falência da microcirculação do osso esponjoso é um fator crítico no estabelecimento da osteomielite. Em relação ao complexo maxilo mandibular, a mandíbula é muito mais propensa a se tornar isquêmica e, consequentemente, a apresentar uma infecção do que a maxila, devido ao seu menor suprimento sanguíneo. Infecções odontogênicas e fraturas de mandíbula, junto com um sistema imunológico enfraquecido são os principais fatores que predispõem o paciente a ter osteomielite dos maxilares. Ela é classificada de acordo com o mecanismo de infecção e pela duração da infecção, sendo dividida então, em hematogênica, contiguidade e insuficiência vascular e nas formas aguda e crônica. O diagnóstico da osteomielite é feito através de exames clínicos e de imagem, sendo necessário a realização dos dois exames, para que um complemente o outro. Quanto mais cedo o diagnóstico for fechado e o tratamento for iniciado, maior será a chance da resolução espontânea do caso. O seu tratamento varia de acordo com o grau da infecção, mas consiste principalmente na remoção da causa, sendo feito por meio da antibioticoterapia, em casos mais simples, e de cirurgias, em casos mais complexos.
Otimização do processo de retorno interior em um centro de distribuição, utilizando mapeamento e padronização de processos




Com o grande crescimento da tecnologia e da internet, o acesso as informações tem se tornado cada vez mais fácil. Tal cenário, exige que as pessoas e as empresas tenham cada vez mais informações de todos os tipos a todo momento. Esse trabalho tem o propósito de apresentar a otimização de um processo, através da metodologia do mapeamento e padronização de processos. Para desenvolver um estudo com base nessas metodologias, foram realizadas, pesquisas bibliográficas, a fim de demostrar a relevância e importância do estudo de caso desenvolvido. O objetivo dessa aplicação é reduzir os altos números de ocorrências encontrados durante o processo de retorno realizado em um centro de distribuição de cigarros, de maneira que as informações geradas não estão sendo validadas, e nem registradas de forma correta. Baseado no método PDCA e com auxílio de outras ferramentas, buscou-se identificar, estudar, estruturar, e implementar melhorias no processo de retorno que apresentava diversas inconsistências. De modo geral, nesse estudo, foi possível alcançar as metas e objetivos traçados, de maneira que foi desenvolvido um modelo padrão eficiente para o processo, onde se conseguiu reduzir significativamente a quantidade de divergências no processo, alcançando melhor eficiência e qualidade no processo.
Otimização dos brownies na construção de plano de negócio na Zzona Oeste do Rio de Janeiro




Atualmente com o desemprego, está mais comum o pensamento de criar um pequeno negócio e se tornar um empreendedor. Produtos culinários é uma das modalidades mais comuns quando se pensa em começar algo novo, pois imagina-se que o custo não é muito alto e não seja necessário um planejamento muito complexo para lidar com esse tipo de negócio. Acredita-se que todo e qualquer tipo de empreendimento precisa de controle e planejamento para obter o melhor resultado. Portanto, o principal objetivo deste trabalho foi levantar, organizar os dados e fazer o controle de custos e demanda de uma produção de brownies, com a finalidade de futuramente construir um plano de negócios para otimizar a produção desse item, sem utilizar as ferramentas convencionais de contabilidade, mas por meio de pesquisa operacional.