REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
LIMITAÇÕES DE USO:
Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.
O impacto da implantação de uma política de manutenção de estoque sobre nível de serviço resíduos sólidos urbano de duque de caxias estudo de viabilidade do modelo de coleta de barcelona




Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) vem sendo um tema bastante divulgado no momento. Muito se fala de disposição e tratamento do lixo, porém não há uma coleta inovadora e um investimento no mesmo que apresente uma nova forma correta de destinação certa do lixo. O sistema de coleta a vácuo ou pneumática surgiu na Europa com a necessidade de encontrar alternativas para coleta de lixo convencional e melhorar os aspectos de saúde e impacto ambiental. Os benefícios que o sistema traz são muitos comparados ao sistema tradicional de coleta, apesar de seu alto custo de investimento. Frente a esse conteúdo, este trabalho irá mostrar um panorama geral sobre os resíduos sólidos, seu conceito, destinação final, funcionamento do sistema pneumático e seu surgimento na cidade de Barcelona. Será feito nos resultados e análises uma pesquisa como área piloto mostrando se no município de Duque de Caxias, mais preciso na Avenida Chopin localizada no bairro de Jardim Gramacho, seria viável a implantação do sistema pneumático, levando em consideração sua formação geográfica e solo da região.
O impacto da instrução de higiene oral no controle de biofilme de adolescentes em uso de aparelho ortodôntico fixo




Uma boa escovação e higienização da cavidade oral são imprescindíveis para evitar gengivites e doenças periodontais. Pacientes que fazem uso de aparelho ortodôntico fixo possuem um obstáculo a mais para ser contornado. Este grupo precisa de uma maior atenção, principalmente durante o tratamento ortodôntico, para que não desenvolva doenças provocadas pela formação de biofilme. Neste estudo transversal foram observados 69 pacientes por um período de aproximadamente 2 anos. Dentre esses 69 pacientes 40 não usavam aparelho fixo e 29 usavam. A regressão de Poisson mostrou que 54% dos adolescentes que usam aparelho fixo têm maior chance de apresentar acúmulo de placa. Dentre os que usavam aparelho, aqueles que não tinham passado pela IHO prévia tiveram 78% mais chances de apresentar maior número de dentes com placa.
O impacto do spotify na podosfera um estudo de caso sobre o podcast Não Ouvo no spotify




A pesquisa gira em torno da parceria que o Spotify tem com alguns podcasts no Brasil, isso porque a plataforma de streaming de músicas passou a investir em podcasts no ano de 2019. Desde quando foi criado, o formato podcast nunca chegou a ser muito relevante no Brasil, apesar de ter um público muito engajado. Já o Spotify é, e há um bom tempo, um dos principais serviços de áudio do mundo. Desse modo, há uma expectativa que a adoção de podcasts no seu catálogo seja benéfica para ambos as partes. Assim, o objetivo da pesquisa é saber qual o impacto e a influência do Spotify como uma plataforma de podcasts no ano de 2019 usando o podcast Não Ouvo como estudo de caso. Neste projeto, também será contextualizada um pouco da história da internet até o surgimento do streaming, ainda será apresentada a origem do podcast e do Spotify, além de compreender essa parceria.
O incidente de desconsideração da personalidade jurídica e sua aplicabilidade no processo do trabalho




O tema deste trabalho repousa na análise jurisprudencial da aplicabilidade, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região, do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, procedimento por meio do qual se viabiliza a apuração de eventual responsabilidade dos sócios ou administradores da sociedade empresarial devedora, à luz do regramento contido entre os artigos 133 e 137, do Código de Processo Civil – Lei n.º 13.105/2015/2015. Trata-se de procedimento de extrema relevância na persecução do crédito trabalhista, cuja natureza é eminentemente alimentar.
O instituto da desaposentação




Milhares de brasileiros que continuam trabalhando e contribuindo após a aposentadoria precisam ter as suas retribuições (proventos de aposentadoria) reformulados aos moldes dessas últimas contribuições. Foram travadas longas lutas em instâncias jurídicas e nos tribunais, acompanhadas e amparadas pelo reconhecimento social e destacada repercussão geral. O tema subiu à apreciação do STF que o deixou na estufa, por longo tempo, e desferiu decisão política, oportunista e parcial, em momento de grito de falência do RGPS e necessidade de reforma da previdência social. Após isso, a EC 103/2018, tão recente, ignorou os anseios dessa categoria e se omitiu ao assunto. O presente texto pretende, de forma resiliente, insistir na busca por esses direitos dos aposentados, condenados a trabalhar até o fim de suas vidas e sucumbir recebendo um provento que mingua com o passar do tempo. O presente artigo científico tem a pretensão: De destacar e analisar, com profundidade, as argumentações e as fundamentações das diversas decisões jurídicas; mapear e estudar os diversos doutrinadores sensíveis ao tema; Identificar os caminhos e buscar, incansavelmente, uma forma de sensibilizar os legisladores pátrios para que no cumprimento das suas funções, criem a lei regulamentadora que vise eliminar o vácuo existente entre as normas constitucionais e o direito tão justo, necessário e desejado pelos milhares de aposentados brasileiros.
O machismo no judiciário e seu reflexo como forma de violência institucional nas varas de família




Embora a produção de estudos acadêmicos relacionados à violência de gênero esteja em ascenção no Brasil, as pesquisas que se debruçam sobre a violência institucional praticada contra a mulher no âmbito do judiciário ainda são escassas. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo publicizar a violência institucional como uma das espécies de violência de gênero e demonstrar que a mulher é, ainda nos dias de hoje, vítima de um sistema jurisdicional estruturalmente machista e sexista. Ainda que a evolução legislativa tenha permitido o alcance de um Direito mais igualitário, capaz de estabelecer diversos mecanismos de proteção aos direitos das mulheres, ainda é possível perceber o quanto a mulher continua a ser alvo de tratamentos discriminatórios sutis que a subjugam e inferiorizam dentro do Judiciário. A metodologia utilizada é predominantemente bibliográfica, valendo-se de uma abordagem descritiva, uma vez que há análise e correlação dos fatos. Verificou-se que a violência institucional é uma das mais nocivas formas de violência contra a mulher, pois fere diretamente os direitos humanos a elas inerentes, uma vez que sua prática é inconcebível perante uma sociedade que se declara alicerçada nos valores de respeito à dignidade humana.
O não cumprimento do papel ressocializador dos presídios brasileiros




As pessoas imaginam que os presos serão colocados no cárcere e ficarão esquecidos, que estes não irão retornar ao convívio em sociedade, ou até mesmo o porquê de se preocupar com o seu bem-estar, já que muitos ali são vistos como “monstros”. O objetivo desse estudo não é trazer um julgamento de valor dos que ali se encontram, e sim demonstrar a importância e eficácia da ressocialização destes, garantindo seus direitos e dignidade humana, para se garantir cidadãos melhores ao retornarem à sociedade.
O papel da doula na redução da violência obstétrica período entre 1994 e 2019




O presente artigo tem como objetivo apresentar dados sobre a prática de violência obstétrica no Brasil e no mundo, suas formas e os efeitos que causam nas vítimas que vivenciam essa prática em seu período de gestação e como essa prática impacta de forma negativa as mulheres que têm seus direitos negligenciados e violados. A partir daí, mostraremos o papel das doulas na minimização desse impacto na vida das gestantes e como essas acompanhantes tem importância nos métodos de humanização do parto. No decorrer do texto definiremos o papel da doula como acompanhante de parto e mostraremos dados das cesáreas que foram feitas de maneira incorreta, no qual o respeito com a gestante é deixado de lado a princípios médicos considerados “normais” ultrapassam os desejos da parturiente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, onde foram avaliados artigos da base de dados da Scielo, do período de 1994 a 2019. Os mesmos foram selecionados com o uso das seguintes palavras – chaves: “doula”, “violência obstétrica”, “parteiras” e “humanização do parto” e “psicologia”, estes dois últimos em conjunto na mesma busca, de qualquer área de especialização. Foram excluídos artigos não relacionados ao tema, fora da data delimitada ou em outro idioma que não fosse o português. O texto apresenta-se subdividido em três partes principais. No primeiro momento será apresentado a doula como forma de assistente de parto e sua trajetória histórica no período citado, mostraremos dados quantitativos de formas como a cesárea atinge números consideráveis podendo até ser considerada como um ato epidêmico. Além desses dados iremos por fim, mostrar como o papel da doula é considerado primordial para a redução da violência obstétrica, além de mostrar o como elas são importantes para a gestante a fim de deixa-las mais seguras e com as informações necessárias para o momento do parto, sendo assim, peça chave para a redução de atos violentos que ocorrem nesse meio no dia a dia de diversas vítimas.
O papel da enfermagem frente às mulheres vítimas de violência na atenção básica de saúde




Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo principal, realizar uma revisão da literatura a respeito do papel da enfermagem frente às mulheres vítimas de violência na atenção básica de saúde.
O papel da microbiota intestinal na depressão e na ansiedade




A microbiota intestinal é composta por uma grande diversidade de bactérias que desempenham diferentes funções no hospedeiro humano, entre elas a integridade da mucosa, a absorção de nutrientes, proteção contra patógenos e equilíbrio do meio interno e externo do intestino. O conteúdo bacteriano intestinal, mesmo diante de tantos estudos, ainda não é totalmente conhecido, mas sabe-se que é influenciado por fatores, sendo eles internos e principalmente externos. Esses fatores modulam a maturação e a função das células imunitárias residentes no tecido no Sistema Nervoso Central e desempenham um papel importante nas interações intestino-cérebro. Nesse contexto o presente estudo se trata de uma revisão bibliográfica, que tem como objetivo geral o levantamento e quantificação das publicações sobre o papel da microbiota intestinal nas doenças neurológicas, com ênfase na depressão e na ansiedade. Como objetivo: discutir como é feita a comunicação entre o intestino e o cérebro, e qual o impacto dessa comunicação na saúde mental, com foco na depressão e ansiedade, por exemplo. A pesquisa foi realizada através de pesquisas nas bases de dados National Library of Medicine (MEDLINE/Pubmed), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Brazilian Journal of Development (BJD), utilizou-se de artigos científicos entre os anos de 2009 a 2021, nos idiomas português e inglês. A busca foi UHDOL]DGD SRU PHLR GDV VHJXLQWHV SDODYUDV FKDYHV ³PLFURELRWD LQWHVWLQDO´ ³GHSUHVVmR´ ³DQVLHGDGH´ ³SURELyWLFRV´ H ³LQWHVWLQR-FpUHEUR´ DOpP GH WHUPRV HP LQJOrV HP FRPELQDo}HV YDULDGDV FRPR ³SURELRWLF´ ³GHSUHVVLRQ´ ³JXW-EUDLQ´ H ³DQ[LHW\´ Para a seleção dos artigos foram utilizados critérios de inclusão e de exclusão de acordo com as recomendações metodológicas, sendo encontrados 32 artigos, onde 4 foram selecionados para a construção de uma pesquisa mais aprofundada. Dentre os resultados, foi possível perceber que os cientistas reportam uma associação entre as alterações da microbiota intestinal com a depressão e a ansiedade, e que o uso de probióticos restaura a eubiose do organismo dos indivíduos acometidos e assim melhora o quadro de depressão e ansiedade.
O papel das auditorias assistenciais na redução das infecções primárias de corrente sanguínea relacionadas ao cateter venoso central




Introdução: o aumento expressivo de Infecções Primárias da Corrente Sanguínea Relacionadas ao Cateter (IPCSRC) acarreta em consequências sistêmicas graves, bacteremia e sepse, que são agravos em saúde que resultam em internação prolongada e oneração do serviço preveníveis com medidas de baixo custo. Objetivo: investigar os fatores que podem causar o aumento ou a diminuição expressiva de Infecções Primárias da Corrente Sanguínea Relacionadas ao Cateter Venoso Central no Centro de Terapia Intensiva. Metodologia: revisão bibliográfica de caráter exploratório que utilizou os manuais “Critérios Diagnósticos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde” e “Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Caderno n° 4)” da ANVISA como referências que pudessem contribuir para o alcance do objetivo proposto. Resultado: foram identificadas sete categorias temáticas que podem causar o aumento das IPCSRC, sendo elas: higiene inadequada; manipulação incorreta do cateter; contaminação durante a inserção ou troca de curativos; duração prolongada do cateter; colonização do cateter; imunidade comprometida e uso inadequado de antibióticos. Conclusão: os fatores identificados são, em sua maioria, preveníveis por boas práticas de baixo custo para a unidade de saúde; tendo o profissional auditor como responsável por monitorar e realizar ações de educação permanente para a equipe multidisciplinar que atua diretamente na assistência, assegurando a qualidade do cuidado prestado ao usuário dos serviços de saúde. As limitações deste estudo residem no fato de ter sido analisado apenas dois documentos elaborados pela ANVISA. Urge a realização de mais pesquisas com foco na redução de IPCSRC.
O papel do anestesiologista no manejo da sepse e do choque séptico




A sepse é uma das doenças mais desafiadoras da medicina. Trata-se de uma disfunção orgânica causada por uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção. É uma das patologias mais frequentes em unidades de terapia intensiva, com altos índices de morbidade e mortalidade. São necessários numerosos recursos humanos e financeiros para o seu tratamento, o que gera grande importância social e econômica. Os pacientes sépticos se distinguem pela gravidade e pela presença de disfunções orgânicas associadas, o que torna a abordagem farmacológica das medicações utilizadas muito mais complexa. Indicações de intervenções cirúrgicas para controle do foco infeccioso estão se tornando mais comuns, e a conduta anestésica pode influenciar diretamente o resultado final. Avaliar, preparar o paciente, traçar a conduta anestésica e estar preparado para as possíveis intercorrências são fundamentais para o bom anestesiologista. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura recente para reforçar os conceitos principais da doença, sua fisiopatologia, seus fatores de risco, e estabelecer as melhores condutas anestésicas e de suporte hemodinâmico e ventilatório que devem ser adotadas. A revisão bibliográfica sobre sepse, assim como sua associação com o ato anestésico, envolveu dados da literatura dos últimos 8 anos, com ênfase em metanálises recentes. A participação do anestesiologista é indispensável em uma unidade hospitalar, pois é de sua competência o manejo das vias aéreas, a monitorização hemodinâmica auxiliada por um arsenal de substâncias cardiomoduladoras, e o conhecimento na aplicação de um arsenal terapêutico de fármacos que proporcionem uma anestesia e sedação seguras ao paciente.
O papel do enfermeiro na promoção do parto humanizado na rede pública de saúde




O presente estudo se baseiam na pesquisa sobre a temática do papel do enfermeiro na promoção do parto humanizado na rede publica de saúde, abordagem essa escolhidas por perceber a dificuldade do enfermeiro quanto protagonista no aspecto da educação em saúde frente as gestantes. A metodologia dotada para a construção deste trabalho foi a pesquisa descritiva com caráter exploratório, tendo como objetivo principal deste trabalho foi a criação de uma cartilha educativa, aonde na mesma possui os métodos não farmacológicos para o alivio da dor no trabalho de parto. O referencial teórico abordado na cartilha foi pesquisado Na base de dados da SCIELO, LILACS utilizando os termos para a pesquisa “parto-humanizado”; “parturição”; “humanização”; “gestação”; “assistência”, “trabalho de parto”, “métodos” , além dos dados dos Manuais do Ministério da Saúde. A partir das buscas realizadas foi posto na cartilha imagens e explicações sobre os métodos nas quais as gestantes podem realizar junto com a equipe presente durante o seu trabalho de parto, diminuindo assim o uso de medicações.
O papel do juiz das garantias após o pacote anticrime




O pacote anticrime trouxe inúmeras alterações para o Código Penal e Código de Processo Penal, sendo uma delas uma inovação: O Juiz das Garantias. O tema é bastante complexo entre os doutrinadores, e para melhor análise, primeiramente, será feito um estudo do nosso sistema processual, em destaque, o acusatório, que é o adotado pelo nosso país, e, posteriormente, uma análise do inquisitório, suas características, benefícios e eficácia. Iremos abordar ainda acerca da estrutura do Poder Judiciário frente ao pacote anticrime que institui a figura do Juiz das Garantias, expectativa essa que demanda recursos e um maior tempo para uma flexibilização do Poder Judiciário. Além disso, o Supremo Tribunal Federal se posicionou acerca deste instituto suspendendo por tempo indeterminado os artigos 3-A ao 3-F da alteração do Código de Processo Penal. Por fim, veremos como o juiz na fase da investigação atuará e quais são as funções distintas da fase processual. Deste modo fazendo com o magistrado em eventual condenação faça uma julgamento pontado no principio da imparcialidade.
O perigo do consumo excessivo de suplementos alimentares por atletas e a importância da prescrição farmacêutica




A busca incessante pelo corpo ideal, ao perder peso ou ganhar massa muscular, para atingir padrões estéticos de forma rápida, envolve o consumo de substâncias com efeitos adversos significativos que podem causar sérios danos à saúde de forma permanente e até mesmo levar à morte se utilizados sem a orientação e o acompanhamento de um profissional da área de saúde habilitado. A grande maioria dos suplementos pode ser facilmente adquirida, sendo comum o uso destes por praticantes de atividades físicas, por isso é fundamental a orientação de um profissional da área quanto ao uso adequado e possíveis danos à saúde. Este estudo teve como objetivo investigar na literatura científica quais são os principais fatores que levam ao consumo excessivo de suplementos alimentares por atletas, analisar os riscos e benefícios no uso destes suplementos, enfatizando a importância da obrigatoriedade de prescrição e acompanhamento de um profissional farmacêutico, enquanto o indivíduo estiver fazendo uso de suplementação alimentar. No presente trabalho foram mostrados os suplementos mais utilizados, suas indicações, suas funções e a importância do marco regulatório para suplementos. O cuidado farmacêutico na prescrição e na conscientização do indivíduo garantindo o uso racional dos suplementos e alertando quanto aos perigos do uso irracional contribui para a manutenção e recuperação da saúde deste indivíduo.
O princípio do melhor interesse da criança e do adolescente diante da adoção à brasileira




A adoção à brasileira é uma modalidade de adoção que ocorre com frequência no Brasil. Assim, o presente tem o objetivo de descrever a família biológica e não biologica, bem como a filiação biologica e não biológica. Após, iremos destacar sobre a evolução da adoção e sua regulamentação. Ultrapassada essa parte, teremos como principal elemento a adoção à brasileira e aplicabilidade do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente diante da adoção à brasileira, buscando fazer uma análise concreta do que de fato é melhor para o infante frente a essa forma de adoção. Sendo certo que, a adoção à brasileira é ilegal, e é utilizada para burlar o sistema (Conselho Nacional de Adoção — CNA) para obtenção de guarda ou a real adoção da criança, ou adolescente de forma rápida. Essa monografia será fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como o Código Civil e nas diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, que é o órgão que regulamenta o Sistema Nacional de Adoção (SNA). Isto posto, vale ressaltar que a presente será realizada com base na metodologia qualitativa, explicativa e bibliográfica, de forma a ser elaborada a partir de materiais já publicados, descrevendo a adoção à brasileira e envolvendo a análise histórica e as percepções a cerca do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente.
O psicólogo em uma equipe multidisciplinar




Este trabalho dedica-se em apresentar as competências do psicólogo(a) que atua em uma equipe multidimensional, âmbito das políticas públicas, com o intuito de oferecer um trabalho voltado para indivíduos que estão em situação de uso e abuso de álcool e outras drogas, a partir de revisões bibliográficas que entendem o uso abusivo como um problema de saúde pública e que precisa de estratégias específicas, no âmbito das políticas públicas, para serem sanadas, além de descrever quais são as políticas públicas que estão interligadas e como elas se caracterizam.
O racismo estrutural no poder judiciário: análise de preconceitos raciais nas decisões judiciais




O presente artigo tem como finalidade, instigar a reflexão com relação ao racismo estrutural que a população negra sofre diariamente, sendo mais especifico, dentro do poder judiciário, onde sentenças são proferidas, com bases em pensamentos conservadores e racista, aumentando e por consequência prejudicando a pena do réu e ferindo os direitos humanos e princípios como da igualdade e da dignidade da pessoa humana. A população brasileira, foi doutrinada por um sistema preconceituoso e machista, aonde muitas falas e comportamentos vem dessa “educação” machista e preconceituosa, devido a escravidão no brasil que durou por muitos anos e através dessa herança histórica nasce o racismo estrutural.
O reconhecimento de dívida na administração pública




O presente artigo aborda a questão do reconhecimento de dívida na administração pública. O artigo tenta trazer um foco para os aspectos jurídicos da TCD que é a emissão de Termo de Confissão de Dívida pela Administração Pública, em razão da necessidade que tem de haver a quitação de débitos por serviços que foram plenamente executados sem cobertura contratual prévia (no caso sem a licitação) ou dos contratos extintos com a administração pública. Desta forma, também faz uma breve analise a respeito da lei nº 4320/64: e seus efeitos no reconhecimento da obrigação de pagamento. O artigo também foca no reconhecimento do STJ, AGU e do TCU a respeito da aceitação do uso do termo de confissão de dívida (TCD).
O roubo à luz do pacote anticrime – Lei 13.964 / 2019




O presente artigo analisa o roubo à luz do pacote anticrime - Lei 13.964 / 2019, tendo a finalidade de estudar as mudanças ocorridas com o advento do pacote anticrime no que tange ao crime de roubo, que passou a prever mais uma majorante, esta que incide no caso de emprego de arma branca no assalto. Assim, o artigo destaca que o Roubo é entendido como a subtração de coisa móvel alheia mediante violência, grave ameaça ou qualquer meio capaz de anular a capacidade de resistência da vítima, trazendo também a conceituação do que seriam as armas brancas, bem como exemplos destas para o ordenamento jurídico brasileiro, pontuando assim que a arma branca voltou a configurar hipótese de roubo circunstanciado, pois havia sido revogada em 2018, pela lei nº 13.654/2018. Agora, o artigo destaca que as mudanças, se tratam de novatio legis in pejus, que somente poderá incidir aos crimes praticados após a entrada em vigor da nova lei. Ademais, se for empregado no roubo arma de uso restrito ou proibido, a pena será dobrada.
O serviço de atendimento especializado pediátrico – SAEP do Hospital Infantil Ismélia Da Silveira




Esse estudo tem por objetivo analisar as possibilidades e os limites de atuação do Serviço Social no Serviço de Atendimento Especializado Pediátrico – SAEP, que se trata de um programa voltado para crianças que foram expostas ao HIV/AIDS, do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, localizado no Município de Duque de Caxias. Para a apresentação deste estudo, foram realizadas uma pesquisa que se deu de forma exploratória, bibliográfica, documental, quantitativa e qualitativa e uma entrevista com a Assistente Social do SAEP com questões referentes à temática abordada. Além disso, coletamos dados numéricos de crianças atendidas no SAEP, ingressantes no programa em 2018, o que nos proporcionou uma observação ampla do problema de pesquisa. Destacam-se, mediante os desafios para manter as crianças usuárias do SAEP em acompanhamento contínuo, as estratégias de intervenção para que essas crianças e seus familiares entendam a importância da aderência ao tratamento. A atuação profissional da Assistente Social é composta diariamente por desafios, lidando coerentemente com os princípios defendidos pelo Projeto Ético-Político Profissional, na medida em que visam a garantir a universalidade, a equidade da assistência, a acessibilidade e o respeito ao direito dos (as) usuários(as) dos serviços de saúde. Também trazemos aqui uma breve história da trajetória da política de saúde no Brasil, considerando sua importância nesta pesquisa: seu campo empírico corresponde a um equipamento que pertence a esta política. Retratamos a atuação do (a) Assistente Social na área da saúde desde o seu surgimento dentro desta política até a atualidade, suas práticas, de acordo com os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde e Código de Ética, e ainda seu trabalho com a família e o combate ao estigma do preconceito. Abordamos também a temática HIV/AIDS, trazendo uma reflexão a partir do seu surgimento no mundo e no Brasil com o objetivo de informar o leitor e desmistificar as polêmicas e eliminar preconceitos. Ressalta-se que as expressões da questão social foram aqui utilizadas como objeto de trabalho do Assistente Social e as políticas sociais como seus instrumentos de trabalho para viabilização do acesso aos direitos dos(as) usuários(as). Tendo em vista que o HIV/AIDS é um fenômeno mundial que atinge indiscriminadamente todas as classes sociais, evidenciamos que o mesmo envolve questões de ordem política, econômica e social. Nesse sentido, abordamos o tratamento e a importância da família no processo de aceitação da doença e adesão ao seu tratamento. Apresentamos o campo empírico com um olhar no SAEP e ressaltamos o perfil socioeconômico dos seus usuários, com a intenção de conhecer a população usuária e assim promover ações em seu proveito; traçar este perfil socioeconômico é fundamental para que possamos estabelecer metas e estratégias para melhoria dos problemas, permitindo, de certa forma, conhecer a realidade social destes usuários. Finalmente, abordamos os principais fatores que levaram as crianças a contraírem o vírus HIV, as principais expressões da questão social identificadas pela Assistente Social atuante no SAEP e a importância da família na sua concepção para que, assim, pudéssemos encerrar este trabalho com as possibilidades e limites enfrentados pela Assistente Social em sua atuação no SAEP e inventariar as estratégias para esta atuação;
O suicídio entre adolescentes atendidos na Unidade Pré-hhspitalar – Saracuruna e a atuação do assistente social inserido em equipe multidisciplinar frente a esta demanda institucional




O presente trabalho monográfico surgiu a partir da inquietação acerca do aumento do número de suicídios entre adolescentes atendidos na Unidade Pré Hospitalar Saracuruna, espaço onde uma das autoras cumpriu seu estágio obrigatório. Com o objetivo de compreender os fatores que levam os adolescentes a tal ato, realizamos uma análise, por meio de fichas sociais e também, por meio de entrevistas com os profissionais inseridos no Programa de Saúde do Adolescente nesta unidade de saúde. Para fundamentar esta análise, nos debruçamos sobre temas como a questão social, a construção da Política de Saúde e de Saúde Mental no Brasil, bem como a construção social do conceito de suicídio e como este perpassa a sociedade. Buscamos analisar o fenômeno do suicídio como uma expressão da questão social, fruto das desigualdades da sociedade capitalista moderna, tendo seus rebatimentos específicos no público adolescente. Por fim, apresentamos as conclusões finais acerca deste trabalho de pesquisa. Concluímos que o suicídio é um mal que assola cada vez mais os adolescentes em nossa sociedade, e é necessário que a classe profissional dos Assistentes Sociais se aproprie deste objeto de pesquisa, para que assim seja possível uma intervenção de qualidade e a garantia dos direitos dos usuários.
O trabalho da mulher e a reforma trabalhista




Este artigo tem como objetivo tratar do trabalho da mulher e da reforma trabalhista. A legislação Brasileira preceitua normas que protegem o trabalho da mulher no mercado de trabalho. Será analisado a evolução histórica da sua inserção, os princípios do direito do trabalho, as condições e o local de trabalho da mulher gestante e lactante que foram incluídas novas normas, a Lei 13.467/17 (Reforma trabalhista) em que houve alteração de vários artigos da CLT, a discriminação ao trabalho da mulher e a equiparação salarial. Sendo proibido a discriminação a mulher quando for comprovado, equiparação salarial atendendo ao requisito do artigo 461 da consolidação das leis do trabalho será possível o ajuste do salário conforme as normas estabelecidas na legislação.
O transtorno mental: um desafio enfrentado pela família no acompanhamento das pessoas atendidas no centro de atenção psicossocial leslie sanford chavin no município de Duque de Caxias




No decorrer das últimas décadas a saúde mental no Brasil vem sofrendo grandes modificações de maneira positiva acerca do tratamento da pessoa com transtorno mental. A Reforma Psiquiátrica trouxe a proposta dos modelos mais humanistas se contrapondo aos modelos arcaicos e desumanos, tendo como resultante uma nova formulação de atendimento à saúde mental. Engendrando em políticas públicas e legislações que asseguraram os direitos da pessoa com transtorno mental, expandindo e estruturando redes extra-hospitalares. Portanto, o trabalho monográfico buscou compreender a importância da família no acompanhamento/tratamento da pessoa com transtorno mental atendidos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que tem se configurado como um dispositivo de referência e muitas vezes como conciliador da família com usuário. O presente trabalho teve a preocupação para alcançar a compreensão proposta apresentar um debate da reforma psiquiátrica e o papel da família como cuidadora, suas limitações, os impactos causados no ambiente familiar e os mecanismos utilizados pela equipe para viabilizar e garantir a efetivação dos direitos do usuário, bem como restabelecer seus vínculos familiares e o convívio social. Com base nos dados colhidos durante esta pesquisa, foi possível revelar o quanto tem sido fundamental este novo modelo de tratamento utilizado nas práticas vinculadas a saúde mental no Brasil, que outrora tem possibilitado ao usuário uma nova condição de vida e, sobretudo o de possuir a liberdade de conviver em sociedade sem rótulos e preconceitos.
O uso Off label da metformina para tratamento de emagrecimento




A metformina é um antidiabético oral, da classe das biguanidas. Devido ao seu perfil de toxicidade e à sua eficácia clínica é a principal escolha no tratamento do diabetes mellitus tipo dois (DM2). Todavia, ocorreu um aumento alarmante da utilização desse medicamento para emagrecimento sem o devido quadro clínico, provocando uma preocupação na ênfase de seu uso indiscriminado e irracional. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica, na qual foram abordadas a aplicação da metformina no tratamento de emagrecimento bem como suas propriedades farmacocinéticas, farmacodinâmicas e seus efeitos positivos e negativos, os seus riscos e a importância do conhecimento sobre o assunto. Na elaboração foram usadas fontes retiradas das bases de dados: Google Acadêmico, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), PubMed e SciELO (Scientific Eletronic Library Online), entre 2012 e 2022. Dessa forma, conclui-se a grande importância da intervenção farmacêutica, do uso correto desse fármaco e da necessidade de mais estudos sobre o assunto para promover a segurança do paciente.