REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
LIMITAÇÕES DE USO:
Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.
FÍSTULA CONGÊNITA DO SEIO PIRIFORME: UM RELATO DE CASO, REVISÃO DE LITERATURA E ABORDAGEM TERAPÊUTICA




Introdução: A fístula do seio piriforme é uma malformação congênita rara, das terceira e quarta bolsas faríngeas, pouco diagnosticada, que cursa com dor, edema e saída de secreção purulenta. Objetivos: Demonstrar, através de um relato de caso clínico de fístula do seio piriforme, as dificuldades do diagnóstico e inovação em relação ao método cirúrgico como proposta terapêutica. Materiais e Métodos: Revisão não sistemática da literatura através de artigos científicos, abrangendo o período de 2007 a 2021. A paciente, de 12 anos é atendida no Hospital Municipal Jesus desde 2014. Resultados/Relato de Caso: Paciente feminina, 12 anos, apresentando massa cervical recorrente e tireoidite, foi diagnosticada com fístula do seio piriforme após exploração cervical por vídeo. Tratada com antibioticoterapia e, posteriormente, foi abordada para correção cirúrgica da fístula. Conclusões: Mesmo com inovação tecnológica, descobertas de novas propostas terapêuticas o método cirúrgico adequado nesses casos ainda é um desafio. As opções de tratamento disponíveis nem sempre apresentam um resultado satisfatório ou são pouco descritas em trabalhos científicos. Por isso, o maior obstáculo a ser rompido é oferecer ao paciente o cuidado mais adequado, buscando sempre a cura plena da fístula.
Gastro’pop – restaurante de gastronomia social nilopolitano




O Brasil ainda enfrenta problemas como a fome e a insegurança alimentar. um equipamento público como um restaurante popular tem com objetivo amenizar problemas sociais e econômicos, como a a fome e a insegurança alimentar. a edificação ainda oferece aulas de gastronomia com o intuito de gerar possibilidades de conhecimento para uma inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
Gerenciamento de resíduos de construção civil: estudo de caso de implantação de unidade fabril em Curitiba – PR




O presente artigo tem como objetivo abordar a importância da Gestão de Resíduos Sólidos na construção civil. Serão apresentados os problemas ocasionados pelo crescimento da produção de resíduos sólidos, dado pelo constante desenvolvimento do setor de construção, e as possíveis soluções a serem aplicas, tais como os instrumentos legais, que além de serem utilizados para direcionar as construções a uma visão sustentável, também são aplicadas como medidas controladoras e punitivas e podem inclusive, influenciar na internalização de custos de uma construção, de modo positivo ou negativo. Em subsequência, passaremos por uma breve caracterização dos resíduos, como estes devem ser destinados. Finalmente, será abordado o estudo de caso de uma construção, realizada pela construtora DIASE em Curitiba, sendo possível entender a aplicação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, e como o cumprimento dos dispositivos legais estabelecidos podem gerar benefícios, como uma imagem positiva no mercado competitivo e economia na internalização de custos.
Gestão de estoque: estudo de caso aplicado a uma empresa de fabricação de móveis utilizando a ferramenta lote econômico de compras (LEC)




Este trabalho apresenta um estudo de caso relativo à gestão de estoques e alguns dos modelos de controle de estoque mais comuns. Por meio de uma pesquisa de campo e coleta de dados, tendo como foco uma empresa fabricantes de móveis personalizados para casa e áreas externas, que utiliza um software para controlar seu estoque, e realizou-se uma análise de caso, que possibilitou a identificar a funcionalidade do modelo de controle e as boas práticas de estoque adotado pela empresa, sendo verificados os impactos causados pela má gestão do estoque em questão. Em suma, teve-se como resultado, a conclusão de que a empresa por vezes estocava alguns materiais em excesso e na maioria das vezes, apresentava falta de outros, assim prejudicando a produção e gerando uma série de demandas urgentes e nocivas ao processo. Nas compras em excessos, concluiu-se, que aquisições de grandes lotes não é uma opção adequada para determinados produtos, acarretando perdas, extravios, gerando produtos obsoletos à linha de produção. Também, como indicador positivo ao estudo, fora realizado o cálculo do LEC, após aplicação da ferramenta e verificado um custo total de R$ 59,9 um número bem relevante, considerando um grande volume de compras, apontando economias no processo. Maiores resultados e os cálculos referente à aplicação do LEC (Lote Econômico de Compras) serão apresentados e discutidos ao longo do terceiro e quarto capítulo.
Gestão de qualidade: análise do gerenciamento da rotina como ferramenta de melhoria contínua no setor de contratação de serviço




A implementação de ferramentas e técnicas em busca da otimização de resultados e melhoria da qualidade, tem sido um objetivo a se alcançar cada vez mais tendo em vista a grande competitividade que o mercado apresenta. Dessa forma, com base nesse contexto que a presente pesquisa tem o objetivo de demonstrar a análise da gestão de rotinas e processos como ferramenta de melhoria contínua e implementação da qualidade, através de um estudo de caso em uma siderurgia com falhas no setor de compras e contratação. A metodologia adotada para a presente pesquisa foi uma pesquisa descritiva que realizou um estudo de caso de forma qualitativa, através das informações levantadas por meio da disponibilização de dados da empresa em questão e a partir de parâmetros pré-estabelecidos da gestão de processos, se realizou a avaliação dos documentos obtidos. A partir dos resultados obtidos se verifica que a gestão de rotinas consegue implementar e atingir melhores resultados à organização a partir da adequação e utilização de forma correta das ferramentas de identificação de problemas, de ações corretivas e diretrizes de padronização dos processos. Dessa forma, se conclui que a gestão de processos, por meio de controle de processos e a realização da qualificação da organização são preceitos que indicam uma gestão de qualidade assertiva e a sua posição como referência no mercado competitivo.
Gestão de segurança e saúde no trabalho em hospital: os impactos gerados pelos acidentes de trabalho, os custos envolvidos e as medidas adotadas para reduzi-los




O presente trabalho tem como objetivo apresentar a segurança e saúde no trabalho em uma unidade hospitalar e demonstrar a sua extrema importância para a população brasileira. A ocorrência de acidentes provoca prejuízos físicos, financeiros e psíquicos, este trabalho mostra os índices de acidentes ocorridos em um hospital no primeiro semestre de 2018 e que foram reduzidos no primeiro semestre de 2019, apresentando os impactos gerados, os custos envolvidos, as estatísticas de acidentes, os gráficos, as planilhas, as informações referentes aos acidentes de trabalho e as formas utilizadas para reduzi-los, com uma gestão de segurança e saúde no trabalho que adote medidas preventivas no ambiente laboral através do mapeamento dos riscos existentes, verificação dos processos em busca de falhas, proposição melhorias no ambiente de trabalho, realização de treinamentos, campanhas para a conscientização dos funcionários e desenvolva uma cultura de segurança através de uma parceria entre gestores e colaboradores desta unidade hospitalar. A implementação do método do ciclo PDCA foi a principal forma de efetuar o planejamento, a execução, a verificação e agir corretivamente nos problemas, desenvolvendo um processo de melhoria contínua na empresa, com a utilização das ferramentas da qualidade para auxiliar no mapeamento, identificação, verificação e priorização dos problemas mais graves que foram identificados, em busca de soluciona-los o mais breve possível.
Gravidez na adolescência: um estudo a partir do olhar das assistentes sociais que atuam na maternidade de um hospital do município de Duque de Caxias




O presente trabalho busca uma reflexão sobre quais as causas e consequências da gravidez na adolescência na concepção das Assistentes Sociais que atuam na Maternidade do Hospital Municipal de Duque de Caxias que foi o campo empírico da pesquisa, unidade esta que se caracteriza como um dos principais hospitais de emergência da Baixada Fluminense. A partir da percepção do alto índice de adolescentes grávidas internadas na maternidade, o que despertou-nos enquanto estagiárias, partícipes deste processo, a necessidade de se discutir e refletir acerca da temática. A pesquisa objetiva analisar quais as causas de uma gravidez precoce e as consequências adquiridas pela mesma, envolvendo neste sentido a relevância do profissional de Serviço Social na articulação dos processos de informação e acompanhamento das adolescentes e familiares envolvidos neste contexto. Inicialmente, buscamos conhecer de forma mais aprofundada o trabalho realizado pelas Assistentes Sociais neste espaço, a partir da observação participante. Posteriormente, o referencial teórico foi construído pautado na teoria social crítica de Marx. Ainda referente à metodologia do estudo, buscou-se através de uma, pesquisa bibliográfica, a partir da consulta a vários artigos e publicações de autores que aproximam-se da temática, uma profundidade na reflexão. Para complementar a pesquisa, escolhemos a abordagem qualitativa, compreendida como uma análise do contexto, que pode ser claramente visto pela observação participante, ao qual surgem indagações, e se expande o campo para novas investigações. Utilizou-se também a entrevista como método para coleta de dados. Após esse movimento, definiu-se as categorias teóricas de análise e os conceitos a serem discutidos, que foram: adolescência, gravidez na adolescência e sexualidade na adolescência, os direitos sexuais e reprodutivos e família. Também fez-se necessário apreender a importância da política de saúde, identificar os limites existentes na concepção da equipe de Serviço Social que atua neste espaço institucional, reconhecer as estratégias que têm sido abordadas pelos mesmos e de que forma estes profissionais atuam, a fim de apreender o fenômeno analisado em sua totalidade.
Guarda compartilhada de animais domésticos diante da dissolução matrimonial




O presente trabalho visa apresentar um tema que tem sido cada vez mais recorrente no judiciário: a guarda compartilha dos animais de animação após a dissolução do vínculo familiar. Ademais, pretende elucidar acerca do tratamento jurídico conferido aos animais pela legislação civil, constitucional e algumas decisões proferidas pelo judiciário, utilizando-se por analogia do instituto da guarda compartilhada dos filhos menores, a fim de demonstrar que a relação dos seres humanos com os animais tem sido baseada num vínculo de intenso afeto. Para tanto, deve-se observar a evolução histórica do conceito de família e do casamento, além de sua forma extinção. Por fim, pretende-se analisar algumas jurisprudências nacionais e o Projeto de Lei n. 542/2018 que se encontra em tramitação, cujo qual tem por objetivo tratar sobre o tema
HIPOTERMIA TERAPÊUTICA COMO TRATAMENTO ADJUVANTE EM CASOS DE ENCEFALOPATIA HIPÓXICO-ISQUÊMICA EM RECÉM-NASCIDOS




BEBBER, Julia Carvalho; da CUNHA, Renata Muniz; GUIMARÃES, Taísa de Mello. HIPOTERMIA TERAPÊUTICA COMO TRATAMENTO ADJUVANTE EM CASOS DE ENCEFALOPATIA HIPÓXICO-ISQUÊMICA EM RECÉM-NASCIDOS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Unigranrio Afya, Duque de Caxias, 2024. A hipotermia terapêutica é implementada visando neuroproteção em pacientes que receberam diagnóstico de encefalopatia hipóxico-isquêmica. Em grande parte das unidades hospitalares, é realizada em maiores de 36 semanas de idade gestacional e dentro das 6 horas após a ocorrência do insulto perinatal. O objetivo deste trabalho é elaborar uma revisão de literatura a respeito da hipotermia induzida como forma de tratamento adjuvante em casos de encefalopatia hipóxico-isquêmica. Foi feito um levantamento bibliográfico por meio das plataformas PubMed, Cochrane, Scielo e CAPES e realizada uma revisão narrativa da literatura com abordagem descritiva e exploratória. Observaram-se pequenas diferenças nos estudos, como o período de início da terapia, preservando-se a intenção de atuar na janela terapêutica; tipos de técnica de resfriamento utilizadas; e possíveis riscos do procedimento. A idade gestacional a partir de 36 semanas foi um dos critérios de elegibilidade da população para o procedimento. Conclui-se que a hipotermia terapêutica permanece sendo adotada por mostrar-se eficaz como forma de diminuir tanto a mortalidade como a morbidade neurológica e sequelas a longo prazo, como paralisia cerebral, atraso global do desenvolvimento e epilepsia.
HISTIOCITOSE DE CÉLULAS DE LANGERHANS: uma análise comparativa entre dois relatos de casos associado a uma revisão da literatura não sistemática




Introdução: A histiocitose de células de Langerhans é uma doença rara caracterizada pela proliferação clonal e infiltração de células dendríticas nos tecidos do corpo. Possui uma apresentação clínica variável e pode mimetizar várias outras doenças dependendo do sistema orgânico envolvido. Objetivos: Realizar uma revisão não sistemática da literatura sobre a histiocitose de células de Langerhans, correlacionando com os casos relatados. Métodos: Foram selecionados, incialmente, 31 artigos científicos nos idiomas espanhol e inglês da plataforma de base de dados do Pubmed, Scielo e BVS entre o período de 2013 a 2021. Sendo escolhidos, ao final, 10 artigos que englobam as atualizações mais recentes para construção da revisão bibliográfica. Resultados: Foi demonstrado a variedade de manifestações clínicas, exemplificadas pela comparação de dois casos clínicos, tendo o acometimento ósseo em criança maior de 2 anos como principal manifestação da doença e com curso mais comumente benigno. Comparado com uma apresentação multissistêmica em um recém-nascido que iniciou com acometimento cutâneo e obteve mau prognóstico. Além disso, se tornou claro o atraso no desenvolvimento de novos métodos diagnósticos e terapêuticos. Conclusões: A histiocitose de células de Langerhans é uma doença pouco discutida na prática clínica, que tem a capacidade de acometer qualquer órgão do corpo humano. O osso é o órgão mais comumente envolvido e pode ser o primeiro ou o único acometimento da doença. Devido à raridade dessas lesões, a falta de familiaridade pode levar a diagnósticos incorretos ou atrasos no diagnóstico e tratamento.
Hanseníase: os cuidados farmacêuticos no tratamento da doença




A Hanseníase é uma doença cônica, ocasionada pelo agente etiológico Micobacterium leprae, caracterizada por atingir principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo gerar lesões físicas e deformidades irreversíveis e estigmatizantes que comprometem arduamente a qualidade de vida do paciente desde as suas condições físicas até as psico-sócio-econômica. O diagnóstico precoce e a realização do tratamento completo por intermédio do profissional farmacêutico é fundamental para que se obtenha a cura e previna qualquer tipo de incapacidade física e deformidades. Porém, mesmo que seja uma patologia curável é classificada no Brasil como uma doença compulsória, com alto risco de causar surtos e epidemias por diversas regiões do país, sendo considerada como um grave problema de saúde pública. Objetiva-se Compreender a importância dos cuidados farmacêuticos no tratamento da Hanseníase, esclarecendo o impacto positivo do acompanhamento farmacoterapêutico no processo de cura quando aplicado adequadamente sobre o tratamento da referida patologia. O seguinte estudo trata-se de uma revisão bibliográfica acrescida ao acompanhamento dos registos de caso e de tratamento de pacientes com Hanseníase, residentes no Município de Duque de Caxias. A pesquisa foi realizada entre o período de março de 2022 a setembro de 2022, nas bases de dados do SINAN, DATASUS, página eletrônica da Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO, PUBMED e Google Acadêmico, sendo também realizado visitas técnicas a fim de observar na prática como ocorre o processo de dispensação medicamentosa e Cuidados Farmacêutico. Serão abordados no trabalho os dois tipos de Hanseníase: Paubacilar e Multibacilar (classificação operacional) que é comum serem tratados através da Poliquimioterapia Única formada pela combinação de três tipos diferentes de antibióticos (Rifampicina, Dapsona, Clofazimina), onde, a dose e o tempo de tratamento variam de acordo com o tipo de Hanseníase, peso e idade do paciente. A partir do trabalho elaborado é possível esclarecer o quão importante é o Cuidado Farmacêutico no processo de cura do paciente com Hanseníase, para que o mesmo possa ter uma educação em saúde, desmitificando o forte estigma social relacionado a doença, compreendendo de fato o que é a sua doença e a importância da realização do tratamento adequadamente. Além de evidenciar que há uma maior prevalência de casos em populações mais pobres, com alta vulnerabilidade socioeconômica, como no caso do Município de Duque de Caxias.
Harmonização orofacial: o uso do ácido hialurônico no rejuvenescimento e embelezamento facial




Ao longo dos anos, nosso corpo sofre alterações físicas, químicas e biológicas. Um grande exemplo disso, é o envelhecimento. Nesse processo, a pele é um dos órgãos que mais sofre prejuízos estéticos por fatores extrínsecos e intrínsecos, sendo esse através da diminuição nos níveis naturais de ácido hialurônico e a perda de hidratação da pele. Com o avanço das mídias sociais, a busca por um padrão estético da face cresceu bastante, uma vez que indivíduos que possuem um rosto harmônico e uma pele bem cuidada são considerados mais atraentes socialmente. Com isso, os cirurgiões-dentistas especialistas em harmonização orofacial, cada vez mais tem ajudado pessoas na busca pelo equilíbrio facial com a ajuda de injeções de preenchimento dérmico, sendo o mais recomendado o ácido hialurônico já que ele, além de ser biocompatível, possui efeito hidratante, anti-aging e antioxidante, ajudando a eliminar radicais livres e proporcionando uma maior proteção contra raios ultravioletas, sendo muito bem associado com o uso de filtros solares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo abordar o uso do ácido hialurônico no processo de envelhecimento e embelezamento, seus benefícios, riscos, como é aplicado e suas contraindicações.Ao longo dos anos, nosso corpo sofre alterações físicas, químicas e biológicas. Um grande exemplo disso, é o envelhecimento. Nesse processo, a pele é um dos órgãos que mais sofre prejuízos estéticos por fatores extrínsecos e intrínsecos, sendo esse através da diminuição nos níveis naturais de ácido hialurônico e a perda de hidratação da pele. Com o avanço das mídias sociais, a busca por um padrão estético da face cresceu bastante, uma vez que indivíduos que possuem um rosto harmônico e uma pele bem cuidada são considerados mais atraentes socialmente. Com isso, os cirurgiões-dentistas especialistas em harmonização orofacial, cada vez mais tem ajudado pessoas na busca pelo equilíbrio facial com a ajuda de injeções de preenchimento dérmico, sendo o mais recomendado o ácido hialurônico já que ele, além de ser biocompatível, possui efeito hidratante, anti-aging e antioxidante, ajudando a eliminar radicais livres e proporcionando uma maior proteção contra raios ultravioletas, sendo muito bem associado com o uso de filtros solares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo abordar o uso do ácido hialurônico no processo de envelhecimento e embelezamento, seus benefícios, riscos, como é aplicado e suas contraindicações.
Herança digital – sucessão de bens pessoais nas redes sociais e esports




O presente artigo traz uma breve análise acerca da Herança digital, como esta aparece na Sucessão de bens, com foco na relação entre os bens digitais, deixados nas redes sociais e no ambiente eSports, pelo falecido e como este integra o patrimônio do herdeiro. Pontua-se também o que são os objetos materiais e imateriais, os bens corpóreos e incorpóreos e esclarecendo em qual desses grupos os chamados bens digitais se enquadram. O artigo traz também a discussão do que compõe o acervo digital, que podem possuir valoração econômica e assim integrar a espólio, ressaltando que bens que não possuem valor econômico, geralmente não integram categoria de interesse sucessório.
Herança digital – sucessão dos bens pessoais nas redes sociais




O presente artigo aborda a Herança digital - Sucessão dos bens pessoais nas redes sociais, fazendo uma breve análise a respeito do mundo tecnológico e a vida das pessoas, e o que a morte acarreta para os herdeiros de bens que são da forma digital. Portanto o artigo traz uma análise do processo evolutivo do mundo com a chamada sociedade da informação e do grande uso das redes sociais, pontuando que os bens são os objetos materiais ou imateriais, que são úteis para vida humana, os bens digitais, são ditos como incorpóreos, e, portanto, são bens abstratos, que não possuem “ corpo físico”. O artigo traz a questão da herança dos bens ou itens que compõem o acervo digital, estes que possuem valoração econômica (como músicas, poemas, textos, fotos de autoria da própria pessoa), que podem integrar a herança do falecido, ou mesmo que podem ser objeto de disposições de sua última vontade, em testamento, assim sendo, cabe ressaltar que os bens que não têm qualquer valor econômico geralmente não integram categoria de interesse sucessório.
Hipofosfatasia – aspectos históricos e revisão bibliográfica dos últimos 9 anos




Introdução A hipofosfatasia é uma doença óssea metabólica rara, de etiologia genética, porém com grande variabilidade na expressividade clínica e diagnóstico através de métodos frequentemente acessíveis e amplamente disponíveis. Objetivos Elucidar aspectos históricos da doença e realizar uma revisão bibliográfica dos últimos nove anos da literatura científica. Métodos A revisão da literatura foi iniciada a partir de uma busca no banco de dados PubMed, utilizando as palavras-chave "hipofosfatasia" e "raquitismo". Ao todo, foram encontrados 193 artigos desde a primeira publicação. Foi realizada a leitura do título e do abstract, sendo selecionados inicialmente 65 artigos que abordavam diretamente a doença, a fosfatase alcalina ou ambos. Posteriormente, dentre esses artigos selecionados, foram lidos todos os 65 artigos e feito um recorte histórico dos últimos nove anos, utilizando principalmente os artigos publicados neste período. Discussão A hipofosfatasia pode manifestar-se com quadros desde assintomáticos até potencialmente fatais. Apesar do diagnóstico ser realizado há décadas, o tratamento sempre se baseou no manejo de suporte. Recentemente, com o surgimento da terapia por reposição enzimática com a fosfatase alfa, comercialmente disponível como Strensig, grandes avanços ocorreram. Conclusões A hipofosfatasia é uma doença multisistêmica capaz de afetar todas as faixas etárias. Conhecer esta doença é de grande importância não apenas para médicos, mas também para odontólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde, visto que o tratamento multidisciplinar implica na melhor assistência ao paciente.
ILPIs: repercussão biopsicossocial no processo de isolamento em tempos de pandemia COVID-19




O objetivo desse estudo consta em relatar casos com a intenção de abordar de forma reflexiva e crítica à condição do idoso Institucionalizado em relação às variantes biológicas, psicológicas e sociais no período de pandemia COVID-19. MÉTODO: Trata-se de uma entrevista com a equipe administrativa do Lar de Idosos Getsemani, situado na cidade de Duque de Caxias, Bairro Capivari - RJ, com a utilização de questionário criado pelos graduandos com perguntas especificas para nortear a profunda interpretação dos fatos ocorridos durante o fenômeno de pandemia global, em idosos em ILPIs. RESULTADOS: O isolamento social previsto por lei e obrigatoriamente realizado pela instituição foi de grande valia para a preservação da saúde física e o não contagio com o vírus. CONCLUSÃO: Concluímos que o isolamento social cumpriu com o seu objetivo de preservar a saúde física dos idosos, porém a alteração na rotina e nos momentos de socialização afetaram o emocionalmente tanto os idosos quanto os profissionais que atuam na instituição.
IMPACTOS OCULTOS DA PANDEMIA: DESVENDANDO O DUPLO DESAFIO ENTRE TUBERCULOSE E COVID-19




A tuberculose (TB) é uma doença conhecida mundialmente desde o século XIX pelas elevadas taxas de mortalidade, sendo nomeada, no princípio, como “peste branca”. No século XX, foi observado que a medida que a condição de vida das populações de tuberculose no Brasil e no mundo durante esse período.5 O impacto da pandemia também foi observado no Brasil, pois houve uma grande queda no número de pessoas diagnosticadas com a doença nos anos de 2020 em comparação ao ano de 2019. No primeiro ano da pandemia ocorreu uma redução de 12,1% no coeficiente de incidência da tuberculose, passando de 37,9 casos a cada 100 mil habitantes em 2019 para 33,3 casos a cada 100 mil habitantes em 2020. No ano de 2021 foram registrados 34,9 casos a cada 100 mil habitantes, em 2022, 36,3 casos evidenciando um valor inferior aos anos pré-pandêmicos. melhorava, havia redução da incidência e da mortalidade relacionada a essa doença. 1 No início da década de 1980, a TB aumentou, globalmente, devido à emergência da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) nos países com alta renda e, nos países de baixa renda, devido à crescente pobreza e do processo de urbanização ambicioso e sem controle, associado a desestruturação dos serviços de saúde e dos programas de controle da tuberculose. 1 Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a tuberculose como uma epidemia global. 2 A TB tem como agente etiológico sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti, M. pinnipedi e M. coprae. O M. tuberculosis, também conhecido como Bacilo de Koch, é considerado a espécie mais relevante para a saúde pública. O Bacilo de Koch é um Bacilo Álcool-Ácido Resistente (BAAR), aeróbico, com parede celular abundante em lipídeos (ácido micólicos e arabioogalactano), fino, pouco curvo e mede aproximadamente de 0,5 a 3 μm. 1,3 A transmissão ocorre pelo sistema respiratório, através da inalação de aerossóis pelas vias aéreas que são expelidos pela tosse, pelo espirro ou pela fala de pessoas com TB pulmonar ou laríngea. Destaca-se que as duas formas de TB ativas capazes de transmitir a doença são essas.3 No Brasil, há uma dicotomia social que deve ser considerada ao avaliar os altos índices de TB no país. A miséria e a fome vulnerabilizam as pessoas, aumentando o risco de infecção por esta doença, assim como a interrupção ao seu tratamento.4 Segundo a OMS5 (2022), em seu Relatório Global da Tuberculose, esta é descrita como “doença transmissível, sendo uma das principais causas de problema de saúde e morte em todo mundo até a pandemia do Corona Vírus Disease (COVID)-19, ficando acima do HIV/AIDS como principal causa de morte por um único agente infeccioso”. As principais conclusões deste relatório relatam sobre o impacto prejudicial da pandemia de COVID-19 no acesso ao diagnóstico e tratamento da TB, que provocou uma grande queda global no número de pessoas tratadas e diagnosticadas. A OMS ratificou a existência de uma lacuna no alcance das metas para redução do coeficiente de incidência
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO EM PACIENTE JOVEM – UM RELATO DE CASO




Introdução: O Infarto agudo do miocárdio é uma doença muito prevalente no Brasil e em todo o mundo, sendo considerado a patologia responsável pelo maior número de óbitos no país. Apesar de muito prevalente e letal, um subgrupo específico, dos pacientes abaixo dos 40 anos, acaba por não receber plena atenção em casos suspeitos de síndrome coronariana, podendo levar à um prejuízo imensurável na vida do paciente. Objetivo: Informar os aspectos relacionados a doença, principalmente nessa faixa etária, e reiterar a necessidade de abordagem precoce. Método: Visando o adequado embasamento dos aspectos das doenças e das diferenças entre determinados subgrupos, foi realizada uma pesquisa por artigos científicos na base de dados do PubMed e de diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do European Heart Journal. Relato de caso: O caso relatado é de um paciente de 37 anos, eutrófico, com prática frequente de atividade física cuja história familiar, no entanto, demonstrava casos de eventos trombóticos em idade precoce. A despeito do reconhecimento e intervenção precoces, o paciente cursou com importante perda funcional, causando prejuízo mesmo nas atividades cotidianas e um possível prejuízo nas atividades laborais. Conclusão: O caso demonstra, portanto, a necessidade de atentar ao diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, mesmo em pacientes fora da faixa etária mais comumente acometida, e instituir a terapia o mais rápido possível, reduzindo a morbimortalidade da condição, além de minimizar prejuízos financeiros, tanto para o paciente, quanto para o sistema público de saúde e previdenciário.
INFECÇÃO PUERPERAL: RELATO DE CASO




O período pós-parto, o puerpério, é referente ao tempo após o parto em que as alterações fisiológicas maternas retornam ao estado não gravídico. Algumas complicações e transtornos podem ocorrer neste período, umas dessas complicações é a infecção puerperal. A infecção puerperal é classificada como qualquer infecção bacteriana do trato genital feminino no período pós parto recente, e possui altas taxas de morbimortalidade materna juntamente com síndromes hipertensivas e síndromes hemorrágicas. Fatores anteparto e intraparto são propícios a casos de infecção puerperal. Dentre os principais fatores predisponentes podemos listar a rotura prematura das membranas ovulares, trabalho de parto prolongado, manipulação vaginal excessiva (toques), más condições de assepsia, doenças clínicas maternas como diabetes mellitus e AIDS, vulvovaginites, trauma cirúrgico, parto cirúrgico, retenção de restos ovulares, desnutrição e obesidade. A partir de um relato de caso pesquisaremos as causas mais recorrentes deste tipo de infecção, diagnóstico, prevenção, tratamento e complicações.
INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA NA COVID-19




Introdução: Tem sido observado em pacientes com pneumonia por SARS-Cov-2 a ocorrência de injúria renal aguda, sendo necessários cuidados em terapia intensiva e diálise. O envolvimento renal é comumente associado à infecção pelo COVID-19 e denota um péssimo prognóstico e um aumento na morbimortalidade da doença. Objetivos: dissertar e pontuar pontos importantes sobre as duas doenças separadamente, e, por conseguinte, correlacionar a injúria renal aguda com a COVID-19, destacando características importantes desse agravo. Métodos: revisão bibliográfica não sistemática da literatura abordando a relação entre o novo SARS-CoV-2, responsável pelo COVID-19, e a ocorrência de injúria renal aguda em alguns pacientes, e suas consequências clínicas. A fim de analisar dados presentes em na literatura, foram selecionados artigos presentes nas plataformas Google Acadêmico, UpToDate e Pubmed utilizando os seguintes termos: “SARS-CoV-2 renal tropism”, “coronavirus nephropathy”, “renal function in COVID-19”, “acute renal injury on COVID-19”, “insuficiência renal na covid-19”, “coronavirus infection”, “renal complications in COVID-19”. Resultados: Foi evidenciado que a disfunção orgânica nos pacientes hospitalizados por COVID-19 é de aproximadamente 33%, sendo a lesão renal aguda responsável por acometer cerca de 7%. Destes, a taxa de mortalidade foi superior a 90%. Estudos observacionais mostraram que a injúria renal aguda foi observada em 32-37% dos pacientes. 12-15% dos pacientes necessitaram de diálise, sendo a taxa de mortalidade dos que necessitaram de terapia intensiva mais alta. Conclusões: Foi observado que a insuficiência renal aguda é um achado comum entre pacientes hospitalizados com COVID-19, conferindo um mau prognóstico para a doença. Serão necessários mais estudos para compreender melhor a sua fisiopatologia, para que seja possível melhorar a sobrevida dos indivíduos acometidos.
Identidade de gênero no sistema prisional brasileiro e o direito das transexuais a unidade prisional feminina: a luz da dignidade da pessoa humana




O sistema prisional no Brasil, atualmente, encontra-se em decadência, sendo caracterizado pela superlotação, onde o número de presos é maior que o de vagas e pela falta de estrutura. A comunidade LGBTQIA+ no âmbito carcerário enfrenta incontáveis restrições e formas de violações e segregação na sua prisão, como: não reconhecimento específico de suas identidades de gênero, proibição do uso do nome social, estupros, assédios e diversas discriminações realizadas não só pelos internos, como também por autoridades e agentes públicos. Todavia, a ausência de dados acerca do número de pessoas transexuais e/ou LGTQIA+ no sistema prisional brasileiro evidencia um descaso das Instituições Públicas e do Estado, quando se trata desta população. O referido trabalho possui como pressuposto argumentar e compreender o atual contexto prisional brasileiro onde são notórias diversas problemáticas no que tange ao tratamento desumano disposto aos transexuais privados de liberdade, que se encontram em presídios divergentes às suas identidades de gênero, levando em consideração o princípio da dignidade humana e os seus direitos constitucionalmente protegidos. Com o objetivo geral de compreender a dimensão das identidades de gênero existentes, como a sua diferenciação de orientação sexual. Abordando de forma simples o significado da sociedade LGTBQIA+ e sua dimensão, e os aspectos pelos quais essa população deve ser respaldada, tendo em vista a ambiguidade no que se refere a “espaços de vivência específicos” garantido pela Resolução Conjunta do Conselho Nacional de Combate à Discriminação, não determinando especificamente a ala de acordo com o gênero correspondente. Assim como analisar o atual perfil do sistema prisional brasileiro em relação à superlotação de celas e os principais casos emblemáticos no sistema carcerário, como o Habeas Corpus 152.491, que, em fevereiro de 2018, autorizou a transferência de 2 transsexuais a um estabelecimento prisional compatível com sua identidade de gênero.
Identidade: projeto arquitetônico da Igreja Evangélica Exaltai São João de Meriti – RJ




O projeto IDENTIDADE, se trata de um trabalho sobre arquitetura religiosa protestante e tem como objetivo a criação de um novo templo para Igreja Evangélica Exaltai. Atualmente esta utiliza um imóvel alugado que não atende as suas necessidades. Este é um projeto arquitetônico que reflete as característica da comunidade cristã em questão e a integra com a população local. O novo templo estará apto a realização das atividades rotineiras da igreja e atividades sociais. Após o estudo realizado foi possível propor um projeto que atenda as principais necessidades da igreja e que ela permanece em seu raio de atuação no bairro onde está inserida.
Idosos e distanciamento social: O avanço da sarcopenia devido a medidas restritivas




Introdução: Sarcopenia é uma patologia associada à idade que tem seu começo no início da quarta década de vida. É caracterizada pela perda de massa muscular, força, qualidade e/ou quantidade de tecido, levando a alta debilitação em adultos e, principalmente, idosos. Em tempos de pandemia por COVID-19 com isolamento social espera-se que a permanência prolongada em casa, possa causar evolução precoce da sarcopenia. Objetivos: Identificar as principais alterações comportamentais que estimulem precocemente o agravo da sarcopenia dentro do período de isolamento social, com intuito de avaliar a viabilidade de aplicação de medidas domiciliares para prevenção. Métodos: Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura sobre a relação entre as medidas restritivas para COVID-19 com o avanço do quadro de sarcopenia em idosos, a partir da busca e coleta de trabalhos científicos nas principais plataformas da literatura médica global, sendo excluídos da pesquisa os trabalhos com data de produção anterior ao ano de 2001. Resultados: Foram encontrados 23 trabalhos, incluindo artigos publicados em revistas científicas, periódicos, guidelines publicados por academias internacionais de geriatria, gerontologia, endocrinologia, além de apresentações de congressos e conteúdo de livros de Geriatria. Conclusões: Dentre todas as causas conhecidas para sarcopenia, existem as mutáveis que podem ser manipuladas através de exercício resistido e dieta, sendo assim mesmo em restrição domiciliar é possível que medidas preventivas sejam tomadas para evitar evolução precoce.
Impactos causados pelo mal dimensionamento de tambores em uma indústria de aditivos para óleos lubrificantes situada no estado do Rio de Janeiro




Este relatório trata de um estudo de caso em uma indústria de aditivos para óleos lubrificantes e combustíveis, onde identificou-se a necessidade do aumento físico dos tambores, devido a dificuldade de atingir o volume padrão sem que houvesse desperdício de produto, geração de resíduos e aumento de horas-extras dos operadores. Para atingir o objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica, levando em consideração os fatores que afetam o controle de enchimentos. A seguir é apresentada a metodologia de implantação de um novo modelo de tambores com o intuito de melhorar a produtividade do setor. Por fim, o estudo conclui a importância do planejamento e controle da produção.
Implantação de melhorias no processo de corte no setor da produção do estaleiro naval




O respectivo trabalho tem como finalidade apresentar os benefícios adquiridos pela implantação de melhorias no processo de corte no setor da produção no estaleiro naval, em prol de minimizar ou eliminar os retrabalhos. O índice elevado de retrabalhos contribui para o atraso na entrega do projeto no estaleiro naval e visto que a cada dia a concorrência se torna mais competitiva, saber atender os clientes no prazo estipulado é essencial para se manter dentro dos objetivos solicitados pelo mercado. Para que as melhorias sejam implementadas e mantida, a conscientização e o envolvimento devem iniciar pela diretoria e enraizada por todos os setores e constantemente analisada em seus parâmetros de utilização. Serão levantados dados como forma de demonstrar as melhores opções de melhorias para o setor da produção no processo de corte e a razão pela qual devese implementar melhorias contínuas visando obter um melhor desempenho entre os processos.