O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.
No âmbito da odontologia atual, o tratamento reabilitador de dentes tratados endodonticamente com grande perda de estrutura coronal requer o uso de dispositivos intrarradiculares como meio de ancoragem da futura restauração. Neste contexto, a crescente utilização dos pinos pré-fabricados de fibra de vidro baseia-se na facilidade da técnica, na redução do tempo de tratamento clínico, no seu aspecto estético e na diminuição de fratura radicular em virtude do seu módulo de elasticidade semelhante ao da dentina; entretanto, alguns fatores devem ser levados em consideração para a seleção do pino, como o comprimento da raiz e a quantidade do remanescente coronário, a fim de garantir um bom prognóstico. O presente trabalho propõe uma revisão de literatura acerca dos diversos tipos de pinos intrarradiculares e suas características estéticas e mecânicas, com ênfase na superioridade dos pinos de fibra de vidro em relação aos demais pinos diante de uma perspectiva clínica na seleção, indicação e limitação destes dispositivos, bem como a dissertação dos aspectos inerentes à sua utilização e seu protocolo clínico.
Cuidados estéticos fazem parte do cotidiano das pessoas. No âmbito odontológico não é diferente, principalmente quando se trata do sorriso. Atualmente, há vários procedimentos a fim de atender as necessidades dos pacientes e a busca por tratamentos restauradores e estéticos tem sido crescente. Muitas pessoas almejam ter um sorriso bonito e saudável, na prática clínica é notável como isso pode influenciar no psicológico dos pacientes e refletir nos seus relacionamentos sociais. O escurecimento dos dentes pode apresentar diversas causas advindas de fatores extrínsecos e intrínsecos e está entre uma das principais queixas relatadas no consultório odontológico. Como forma de tratamento, pode-se indicar o clareamento dentário em dentes vitais ou dentes tratados endodonticamente. Este estudo tem o objetivo de enfatizar que apesar do clareamento dental ser uma técnica segura, também pode apresentar efeitos adversos e ser precursor da reabsorção cervical externa.
Introdução: A esterilização cirúrgica por laqueadura tubária é o segundo método contraceptivo mais utilizado no mundo. Entretanto, suas taxas de arrependimento são altas, motivando mulheres laqueadas com infertilidade iatrogênica a procurar sua reversão. Neste contexto, duas opções estão disponíveis: Fertilização in vitro e cirurgia de reanastomose tubária. Objetivos: Relatar o caso clínico-cirúrgico, descrevendo uma técnica cirúrgica de recanalização tubária que obteve sucesso, conferindo uma gestação tópica, finalizada a termo; Discutir os principais dados epidemiológicos e psicossociais, informações do pré, intra e pós operatório do procedimento, necessidade de políticas de planejamento familiar e vantagens e desvantagens da cirurgia em relação à Fertilização in vitro. Métodos: Trata-se de uma Revisão Não Sistemática da Literatura pautada a partir de um relato de caso clínicocirúrgico. Os estudos foram selecionados para Revisão através de busca eletrônica em base de dados publicados sobre o procedimento de reversibilidade da laqueadura entre 2009 e 2020. As informações sobre o caso encontram-se registradas no prontuário médico de uma instituição hospitalar em Paracambi, Rio de Janeiro. Conclusão: Para mulheres abaixo dos 40 anos, é possível assumir a cirurgia de reanastomose tubária como a primeira linha de escolha da mulher laqueada que deseja gestar. Para mulheres laqueadas acima dos 40 anos, novos estudos são necessários para escolher, com embasamento científico, entre a reversão da laqueadura e a fertilização in vitro para tratamento da infertilidade.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto arquitetônico do Centro de Apoio a População em Situação de Rua - Recomeço, que foi realizado através de estudos e análises com a finalidade de conhecer mais sobre o tema e obter o melhor resultado possível para o projeto, e que podem ser visualizados no decorrer deste. O centro foi projetado no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, para dar apoio a população em situação de rua que perdeu sua moradia por desemprego, perda de vínculos familiares, violência doméstica, uso de drogas ilícitas ou não, doenças, entre outros e que queiram apoio para se reerguer. O centro será administrado pelo setor público-privado e nele se oferecerá alojamento, alimentação, cuidados médicos, odontológico e social além de cursos de capacitação para contribuir com o desenvolvimento social, psicológico e um espaço comercial para que os que desejarem pôr em prática o que aprenderam, assim possibilitando seu crescimento profissional.
A proposta deste artigo é unir a Ciência e a Teologia para buscar e apresentar meios e formas de tratamento de pessoas dependentes químicas em um contexto psíquico e espiritual. Como a Ciência e a Teologia são áreas da Ciências Sociais, o diálogo entre as disciplinas fica de fácil emprego no tratamento de uma pessoa dependente química que se encontra neste mundo sombrio das drogas, álcool, tabagismo e outros meios no qual o ser humano se entrega por alguma razão. Atualmente, existem várias propostas de tratamento para a recuperação do doente químico, mas sabemos que na grande maioria dos casos, a forma mais eficaz de tratamento é o emprego da Palavra de Deus juntamente com o tratamento terapêutico que já conhecemos. Conclui-se que o real propósito do emprego teológico na prevenção e tratamento do dependente químico é a busca por recuperação completa deste ser humano a vida social, preenchendo as lacunas espirituais que o fizeram chegar até as drogas.
As perdas são inerentes ao processo produtivo. Não há dúvidas quanto ao fato de que havendo um sistema, nele haverá perdas. Quanto maior são essas perdas, menos eficiente é o sistema analisado. Pode-se afirmar, então, que a performance de um sistema pode ser medida pelo seu nível de perda e desperdício. Visando melhorar seus resultados no negócio, alcançar um padrão de qualidade reconhecido e aumentar a sua Performance Operacional, muitas empresas buscam a melhoria contínua nos seus processos. Essas melhorias têm por finalidade guiar cada parte da organização a executar da maneira e no tempo corretos suas atividades, como forma de atingir um alvo comum: a satisfação dos clientes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a possibilidade de redução de perdas de tempo dos processos de produção, aumentando a utilização de suas máquinas. Com a construção desse estudo foi possível conseguir vantagens significantes, acompanhar e melhorar os resultados da organização ao longo do tempo.
O tema escolhido para a conclusão do Curso em Direito encontra-se vinculado ao Direito Penal. Justifica-se a escolha do tema diante do fato da mídia trazer ao público atos infracionais assustadores praticados por menores de idade. O problema encontra-se entrelaçado as dificuldades sociais que devasta a sociedade brasileira. O objetivo primordial desta pesquisa é demonstrar a possibilidade da alteração do atual patamar etário referente à maioridade penal que atualmente é de dezoito anos quando diante de crime hediondo. O Código Penal Brasileiro remonta à década de 1940, época em que a maturidade dos menores era significativamente diferente dos dias contemporâneos e que, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é tolerante demais com a delinquência e, portanto não cumpre sua função de intimidar os jovens que pensam em transgredir a lei.
Este trabalho apresenta a construção de um guia de ferramentas a respeito de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias da Gestão (TG) com foco em redução de custos logísticos e aumento da produtividade. O guia foi elaborado por meio de revisão de literatura e para que fosse provada sua relevância, foram entrevistados profissionais de logística. Verificou-se dessa forma que o mesmo é capaz de auxiliar em treinamentos,elucidar dúvidas e assim diminuir o tempo ocioso, contribuindo assim para a redução de custos e o aumento da produtividade das organizações.
**Correção do Texto:** Este trabalho, originado da revisão bibliográfica e reflexões de acadêmicas de medicina, em seu estágio na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro, teve como objetivo discutir a importância de uma linha de cuidado voltada à oferta de saúde integral e humanizada à população LGBT na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro. Os resultados denotam que a população LGBT brasileira ganha cada vez mais representatividade social, entretanto, ainda persistem iniquidades quanto aos cuidados em saúde ofertados. Dados da literatura são claros ao afirmar que essa iniquidade se deve tanto ao desconhecimento das especificidades inerentes a esse grupo quanto à discriminação e preconceitos institucionais. Uma vez reconhecidas as necessidades em saúde da população LGBT, conclui-se que a linha de cuidado é uma ferramenta potencial na organização e sistematização da abordagem integral e humanizada a esta população pelos profissionais das equipes da Saúde da Família.
A flexibilização trabalhista editada durante a pandemia do COVID-19, gerou diversos reflexos dentro do contrato de trabalho e a vida do empregado. Em se tratando do contexto, as medidas provisórias implementadas no âmbito trabalhista, modificaram de forma rápida a forma e o modelo do contrato de trabalho anteriormente vigente no Brasil. Que embora esteja em acordo entre as partes, pode vir a gerar grandes reflexos no futuro do direito do trabalho. Com isso, o presente artigo visa debater e apresentar as medias propostas pelo governo, e a necessidade das flexibilizações e seus reflexos. De acordo com os princípios que regem o direito do trabalho e a Constituição Federal Brasileira.
Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica não sistemática de literatura correlacionando ao manejo clínico e tratamento cirurgico de um paciente com doença arterial obstrutiva crônica. O estudo conta também com um relato de caso de um paciente do SUS que foi, durante a pandemia, submetido a diversos procedimentos de amputação, por complicação da doença arterial obstrutiva cronica e pela dificuldade enfrentada pelo paciente, que necessitou passar por um procedimento cirurgico eletivo, em meio ao cenário de caos vivido pelo SUS durante a pandemia pelo COVID-19. Os artigos e livros utilizados de apoio revelam que é de extrema importância o diagnostico e a decisão terapeutica rápida, para minimizar os efeitos causados pela má circulação nos membros inferiores. Foram utilizadas as bases de dados MEDLINE, SciELO, PUBMED e SBACVSP, com quinze artigos selecionados para fundamentar o texto, assim como livros de cirurgia vascular e cirurgia geral. Observa-se que quando há um diagnóstico certo e precoce, as chances de o paciente não passar pelo procedimento de amputação são grandes.
Este trabalho de conclusão de curso descreve um caso clínico sobre uma paciente, do sexo feminino, raça negra de 48 anos, diagnosticada com um aneurisma de aorta abdominal (AAA) roto. No caso em questão a paciente foi submetida a correção cirúrgica aberta do AAA. Neste relato de caso irão ser abordados aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, abordagem diagnostica e terapêuticas possíveis além da adotada, destacando os fatores de risco sobre o AAA, assim como suas peculiaridades. Objetivo: O objetivo deste artigo é reunir informações mediante a pesquisas recentes e estudos realizados, e discutir acerca dos aspectos mais relevantes sobre o aneurisma de aorta abdominal.
Introdução: Sarampo era uma das doenças mais comuns da infância na era pré-vacinal, sendo uma doença exantemática infecciosa febril aguda, de alta transmissibilidade, prevenível através da vacinação. Nos últimos anos foram registrados surtos e epidemias dessa doença no Brasil e no mundo, os quais necessitam extrema atenção. Existem diversos motivos para esses acontecimentos, porém, como principal, pode-se destacar as baixas taxas de cobertura vacinal da população. Objetivos: Descrever um caso clínico de paciente diagnosticado com pneumonia e miocardite dias após ser internado por Sarampo. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de caso, apresentando um quadro de complicações pós sarampo em lactente. Foi realizada revisão não sistemática, utilizando como base artigos não pagos em português, inglês e espanhol, com intervalo de publicação entre 1982 e 2020. Resultados: Lactente de onze meses de idade, sem doenças prévias, com vacinação incompleta, manifestando quadro de sarampo, necessitando de internação hospitalar, apresentando dez dias após alta hospitalar manifestações de complicações graves da doença, como miocardite e pneumonia, com internação em unidade de terapia intensiva pediátrica com desfecho de óbito, em período de reemergência da patologia no Brasil. A infecção pelo sarampo pode levar a supressão imunológica e infecções secundárias que são componentes importantes na morbimortalidade. Conclusão: Conclui-se que é de grande importância enfatizar que o sarampo é uma doença evitável através da vacinação, sendo necessário incentivar intensamente seu uso. A fim de impedir desfechos trágicos em uma doença tão grave e severa. Sendo igualmente importante, o conhecimento pelo profissional de saúde sobre as complicações da enfermidade, para não retardar o diagnóstico.
Introdução: A sífilis é uma doença que possui diversas manifestações clínicas, sendo algumas incomuns, como a alopecia em clareira, causando erros de diagnóstico e atrasos no tratamento. Objetivos: Demonstrar a importância do diagnóstico da sífilis em casos em que a manifestação clínica seja alopecia em clareira, mimetizando alopecia areata. Métodos: A alopecia sifilítica aparece em uma média de 4% dos pacientes, sendo manifestação infrequente da sífilis. Entretanto, com o aumento progressivo da doença, observa-se a necessidade de saber reconhecer que nem toda alopecia é areata necessariamente. Em 2013, o Hospital Universitário de Valência, na Espanha, relatou cinco casos de alopecia sifilítica. Todos os casos localizavam-se na região parieto-occipital em homens jovens. Além desses, o relato de caso exposto neste trabalho também tratou de um homem jovem com perda de cabelo em regiões biparietais e occipital, que recebeu um diagnóstico inicial equivocado por não terem considerado a sífilis como causadora da alopecia em questão. Resultados: A partir dos relatos de casos, artigos publicados entre os anos de 2011 a 2018, consulta de literaturas dermatológicas, tratado de infectologia e manuais do Ministério da Saúde, conclui-se que a presença de fragmentos alopecicos localizados na região parieto-occipital em um padrão "comido pelas traças" deve alertar os profissionais a pensarem na alopecia secundária à sífilis como diagnóstico possível. Conclusão: Os dermatologistas, portanto, devem suspeitar da sífilis nos casos atípicos das manifestações dessa doença, principalmente pela alopecia ser a única manifestação em alguns casos.
Introdução: A Síndrome de Ekbom ou delírio de infestação parasitária é um estado fóbico obsessivo caracterizado pela firme convicção do paciente de estar infestado por vermes que saem da pele, em geral do couro cabeludo, olhos, boca ou região genital. É uma síndrome encontrada com frequência nos consultórios, porém pouco diagnosticada. Objetivos: Relatar um caso descrito na Policlínica e Centro de Estética Duque de Caxias de Síndrome de Ekbom, ressaltando a importância de seus corretos diagnóstico e conduta. Métodos: A pesquisa trata-se de um relato de caso. Os dados foram obtidos através da coleta de informações do prontuário da paciente e de artigos científicos disponíveis em plataformas de pesquisa. Trata-se de uma paciente de 58 anos, do sexo feminino, do lar, que foi atendida na Policlínica Duque de Caxias no setor de Dermatologia em 2018. Já havia passado por mais de uma especialidade, sem resolução da queixa principal por falta de conhecimento dos profissionais acerca da Síndrome de Ekbom.
Introdução: A parada cardiorrespiratória é uma situação que exige rápida identificação e abordagem, pois cada segundo decorrido sem intervenção representa menor chance de sucesso. Objetivos: Relatar a experiência do projeto de iniciação científica "BLS - suporte básico de vida" na Universidade do Grande Rio, para turmas da área da saúde entre agosto de 2018 e abril de 2019. Métodos: O projeto foi desenvolvido por alunos de Medicina da Universidade do Grande Rio, utilizando como estratégia de pesquisa o método experimental, ensaio de campo e simulação realística como parte da metodologia do projeto. Resultados e Discussão: Na pesquisa, pode-se observar que 68,2% desconheciam sobre suporte básico de vida e 31,8% já conheciam; a maioria dos alunos não conhecia a sequência correta do suporte básico de vida; 56,3% não sabiam a profundidade correta da massagem cardíaca e a mesma porcentagem de erro ocorreu sobre o número de compressões vs. ventilações. Sobre o questionamento de abertura de via aérea em trauma medular, foi um conceito teórico que não houve treinamento prático, com isso, a evolução do número de acertos entre os dados pré e pós-execução ficou inferior quando comparado aos questionamentos sobre dados práticos. Conclusão: A importância do ensino de ressuscitação cardiopulmonar para os alunos da área da saúde da Universidade do Grande Rio foi constatada neste estudo, pois implica em melhor desfecho clínico em uma parada cardiorrespiratória, além de a simulação facilitar e antecipar o aprendizado de forma consistente, com boa detecção e propagação de informações.
A violação dos Direitos Humanos pelos quais passam as detentas grávidas do Sistema Penitenciário feminino brasileiro é um assunto ainda muito delicado hoje em dia e permeia a questão das garantias legais à dignidade humana e ao debate sobre o feminismo. Mulheres que estão ali para cumprirem suas penas, mas precisam ter o mínimo de condições básicas de dignidade. A proteção legal há muito tempo as desamparou e retirou delas a garantia aos direitos que todo o ser humano deve ter. Por isso, o presente trabalho discorre sobre a realidade dos presídios femininos no Brasil, abordando e as condições de vida das detentas gestantes, sob a ótica do feminismo e dos direitos humanos que deveriam ser-lhes assegurados também, mas que são regularmente violados. Conclui-se que, mesmo diante de tantas violações, muitas vezes cruéis, e da omissão do Estado, ainda falta uma consolidação legal e prática de amparo a elas, diante dos Direitos Humanos e das garantias legais imputados a elas no sistema carcerário.
Introdução: A esquizofrenia é um transtorno neuropsiquiátrico com psicose crônica ou recorrente, de aspecto genético complexo. A doença, representada pela ideia da loucura, ganhou diferentes significados ao longo da história. A partir do século XX, passou a ser reconhecida como patologia e, assim, apenas o médico teria a capacidade de diagnosticar os pacientes com o transtorno e escolher o tratamento. O paciente tem sua autonomia reduzida e recebe o estigma de incapaz para opinar sobre seu tratamento, até mesmo após a reforma psiquiátrica. **Objetivos:** Discutir a autonomia do paciente psiquiátrico no tocante ao seu plano terapêutico, compreender as relações de poder exercidas pelos profissionais de saúde no plano de cuidado do paciente e discutir sobre a importância do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para a prática da autonomia no paciente esquizofrênico. **Métodos:** Relato de experiência de uma interna de medicina, durante seu estágio em psiquiatria; revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando como fonte de pesquisa as bases da SCIELO, com a escolha dos seguintes descritores: "esquizofrenia", "autonomia" e "relações de poder". **Discussão:** Não se verifica na psiquiatria uma escala ou métodos universalmente aceitos para avaliar a capacidade de escolha no paciente esquizofrênico. Sem considerar a experiência de doença do paciente, predomina-se a opinião do médico como método de escolha para a opção terapêutica não compartilhada. O TCLE aparece como uma ferramenta para dar suporte e aumentar a autonomia do paciente em seu tratamento. **Conclusão:** A ressocialização do paciente com esquizofrenia perpassa não só pelas medidas instituídas para o controle da doença e de seus sintomas, mas também pelos mecanismos que fortaleçam a relação médico-paciente para uma abordagem individualizada da pessoa, que seja capaz de respeitar sua autonomia para a escolha terapêutica, garantindo a melhoria de sua qualidade de vida e melhor manejo do seu autocuidado.
O crescimento acelerado das cidades e o nOrnero de pessoas que vivem em centros urbanos, em conjunto corn fatores que tornam o meio estressante, como o lixo, poluigao, transit°, o nOrnero de disturbios psicolOgicos tende a crescer. Tendo ern vista o mal planejamento urbano, existem poucos lugares agradaveis para se estar e contemplar a vida urbana. Este trabalho consiste em entender como espacos se relacionam corn disturbios psicolOgicos, precisamente a ansiedade e depressao, entendendo a doenga e como em alguns casos os ambientes podem ser tratamento de melhoria para os mesmos, agregando conhecimentos nao so da arquitetura e urbanismo, mas tambem da neurociencia e psicologia.
A proposta deste artigo é analisar criticamente a atuação das instituições religiosas no que diz respeito ao combate, controle, modelos de prevenção, métodos de cura, dentre outros aspectos que tenham relação à recuperação de dependentes químicos. Verificaremos também, os modelos de gestão e as responsabilidades do Estado em relação ao combate às drogas, a criação de políticas públicas e a conscientização da sociedade como um todo. O artigo trata como problema principal o motivo pelo o qual, inúmeras entidades religiosas se comprometem em criar centros de recuperações para dependentes químicos e, vinculado a esse problema central, verificaremos se a Igreja possui expertise para a resolução dos problemas gerados pelo uso de drogas. Utilizandose de pesquisa exploratória bibliográfica e vivência de campo, a fundamentação teórica é feita principalmente nas obras de Alves e McDurmon, cujo os pensamentos se completam, construindo assim, um contexto filosófico e subjetivo entre religião e o uso de substancias psicoativas.
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo divulgar a lei da entrega voluntária, que prevê o direito de toda mulher de entregar seu filho aos órgãos competentes, sem qualquer julgamento. Tendo em vista um projeto de um centro com a finalidade específica de acolher esses menores, o centro de acolhimento Renascer será uma referência contra o abandono parental, proporcionando uma nova oportunidade de vida para essas crianças, com os primeiros cuidados humanizados de voluntários que se revezariam neste centro.
Apresentação do pensamento de Intervenção, Requalificação e Manutenção, como elemento de valorização do bem imóvel e ampliador de sua vida útil, respectivamente. Foi desenvolvido para uma situação real, com um “budget” pré-fixado, projeto de requalificação, para determinado imóvel no centro de Nova Iguaçu - RJ, com finalidade de solucionar funcionalidade, readequar usos, propor conforto ambiental interno e nova plástica compositiva espacial. Desenvolveu-se a partir da situação projetual, orçamento sintético e procedeu-se em sequência, processo avaliativo; sendo uma avaliação do imóvel para o momento anterior à requalificação e uma para o momento posterior. A Conclusão dos cálculos avaliativos mostrou que a Requalificação foi eficaz como elemento de valorização, majorando o valor do bem em 40,98%. Outras situações/análises avaliatórias a partir de uma intervenção de requalificação não terão garantido o mesmo percentual de valorização, tendo em vista que todo projeto é um elemento único. Cada situação deve ser pensada/projetada e avaliada, caso a caso.
O presente trabalho apresenta uma análise do afeto familiar e os resultados que o abandono afetivo traz nas relações familiares tendo como fundamento o abandono afetivo do idoso objetivando analisar o parecer jurídico e a responsabilidade civil do abandono afetivo. Através da metodologia dedutiva, com uma análise teórica de qualidade, sendo utilizado extenso material doutrinário e sítios da internet foi analisada que a afetividade gera uma qualidade de vida, segurança, paz e esperança e essa afetividade ocorre da família e aos filhos é atribuído este dever que como regra deveria estar inserido moralmente tendo em vista que o descendente recebeu afeto de seus genitores, mais infelizmente nos tempos atuais outros interesses prevalecem mais que os ligados a afetividade. Embora o ordenamento jurídico seja carente de uma legislação própria para o conteúdo, ele garante ao idoso proteção especial através da Constituição Federal de 1988, Código Civil de 2002 e da Lei 10.741/03 - Estatuto do Idoso. Em consequência do aumento de pessoas idosas que vem se tornando um problema social, tendo em vista a sua vulnerabilidade bem como o descaso social e o tratamento que vem sendo-lhes destinados, tem chamado a atenção do direito, em especial quando são vitimados por maus tratos e até mesmo abandono em asilos por parte de sua prole. Essa análise começa com a evolução histórica da família e a posição do Código Civil passando pelos princípios da Dignidade da Pessoa Humana, Afetividade e Solidariedade. Logo em seguida será estudada a responsabilidade civil no direito de família e dos filhos com os pais, o conceito do idoso e a posição da legislação brasileira sobre a questão da possibilidade de indenização por abandono afetivo e abandono afetivo inverso que deve ser baseada no caso concreto, como forma de compensação ao ofendido e prevenção para que não se torne uma prática. Entende-se que mesmo não havendo previsão legal para o abandono afetivo é possível que haja indenização para tal conduta, uma vez que os elementos da responsabilidade civil estão presentes, caracterizando a importância da afetividade no meio familiar e o devido valor nas relações entre os seres humanos.
O presente artigo tem como objetivo elucidar, de acordo com o instituto da responsabilidade civil como é tratada a obrigação médica do cirurgião plástico ao realizar cirurgias estéticas embelezadoras. Foram realizadas pesquisas a partir de método doutrinário e jurisprudencial, com enfoque nos precedentes do Superior Tribunal de Justiça. Tendo em vista o aumento das demandas judiciais relacionadas ao erro médico, busca esclarecer alguns temas relacionados à responsabilidade civil conforme o Código civil de 2002 brevemente, enfatizando suas mudanças em relação ao Código Civil de 1916, principalmente no que se refere à atividade médica.
O presente trabalho teve por objetivo apresentar os requisitos característicos do Instituto de Responsabilidade Civil com as relações familiares, em questão ao abandono afetivo e moral dos pais para com os filhos. Embora haja reconhecimento da Lei por danos morais, é de extrema importância ser descutido a relação de idenização nos casos de não se cumprir as obrigações parentais dos casos analisados pelo magistrado.
Horário de atendimento: Segunda à sexta das 09h às 20h
e aos sábados das 08h às 12h.