O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.
O Direito Ambiental é um direito necessário de terceira geração, que idealiza tutelar este bem para a presente geração e para as gerações futuras. Esta ramificação do direito é vista por vários acadêmicos e operadores do direito como complexo, tendo em conta a grande quantidade de legislação existente. Além disso, há de se observar a degradação ao meio ambiente e os reflexos oriundos desse comportamento para a sociedade, ao menos local, ao progresso de atividades econômicas. Perante isso, constata-se que este estudo tem grande relevância comunitária, visto que versa sobre um bem tutelado pela Constituição, ao tempo que traz ao público os dilemas do enquadramento deste comportamento, quer seja, o de extrair minério em áreas devidamente protegidas. Assim, o presente trabalho visa conceituar responsabilidade civil, observando as teorias subjetiva e objetiva, bem como realizar uma breve avaliação das demais responsabilidades e observar alguns elementos constantes do procedimento administrativo de apuração, em tese, de danos ambientais. Depois de superados estes objetivos enfrenta-se o propósito maior de analisar as responsabilidades decorrentes da degradação ambiental pela extração de minérios em locais protegidos. Um dos resultados observados foi que os fiscais têm dificuldades em tipificar o delito adequado quando da imposição do Auto de Infração.
O presente trabalho visa discorrer sobre o Ressarcimento ao Sistema Único de Saúde – SUS. Primeiro faremos a análise do direito à saúde a luz do direito brasileiro, o alcance e a saúde como mínimo existencial. Também abordaremos a história da criação do Sistema Único de Saúde – SUS. Em seguida, analisaremos o SUS, seus princípios, fontes e a responsabilidade do Estado e a reserva do possível. Por fim, abordaremos o ressarcimento de valores ao SUS, com análise da criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar – SUS, regulamentação dos planos de saúde, processos do ressarcimento, as hipóteses ensejadoras e os fundamentos jurídicos para cobrança.
Introdução: A metástase hepática de câncer colorretal é um evento frequente e potencialmente fatal na evolução dos pacientes. A ressecção hepática é o tratamento padrão-ouro, considerado o único tratamento curativo. Objetivo: Comparar vantagens e desvantagens da abordagem cirúrgica aberta e da videolaparoscópica nas metástases hepáticas de câncer colorretal, com enfoque nos benefícios intraoperatórios e pós-operatórios de cada técnica. Método: Uma pesquisa bibliográfica utilizando a base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) e SciELO foi realizada para identificar artigos relacionados aos critérios de hepatectomia em abordagem aberta e laparoscópica. Foram reunidos 29 artigos, com particular atenção dedicada a artigos publicados no período de 2013 até 2019. Discussão: A abordagem cirúrgica da metástase hepática de câncer colorretal vem se ampliando em função do diagnóstico precoce, desenvolvimento de quimioterápicos e aprimoramento das técnicas cirúrgicas. Isso favoreceu a inclusão de mais pacientes ao tratamento. A abordagem laparoscópica vem apresentando vantagens cirúrgicas e pós-operatórias, com bons resultados na sobrevida e nas taxas de recidiva em comparação à técnica aberta. Conclusão: A laparoscopia apresenta menor sangramento cirúrgico, menores índices de infecção de ferida, dor e tempo de internação, sem causar disseminação durante o procedimento e mantendo boa resposta nas taxas de recidiva e sobrevida em relação à abordagem por laparotomia.
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discorrer sobre a ressocialização de menores infratores. Trata-se de uma pesquisa literária que foi embasada em fontes doutrinárias e normas legais que regulamentam a respeito do assunto aqui relatado, este trabalho está dividida em seis partes. No primeiro capítulo abordaremos os conceitos de menor e ressocialização, em seguida versaremos sobre a legislação aplicável, Constituição da República Federativa do Brasil 1988, Federal, Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente e Código Civil Brasileiro, Direitos Fundamentais, os Crimes de contravenção penal e as medidas de proteção, as Medidas Socioeducativas, os objetivos e tipos. Por fim o sexto e último capítulo fomenta acerca da Responsabilidade do estado na ressocialização do menor infrator, responsabilidade da reintegração do menor infrator na sociedade, da família, do conselho tutelar, do poder judiciário e do ministério público.
O presente trabalho é sobre o Restaurante Popular Madre Teresa de Calcutá de Nova Iguaçu, tema do trabalho nal de graduação em arquitetura e urbanismo. Na proposta de projeto o equipamento será denominado de Restaurante Popular Prossionalizante de Nova Iguaçu, devido seu objetivo e foco na elaboração de um projeto que permita novamente o acesso da população carente de Nova Iguaçu a uma alimentação básica e nutritiva a preço popular. Visto que durante seu funcionamento atendia cerca de 1000 pessoas por dia e era muito importante para o município, o novo projeto irá unir a gastronomia social, arquitetura e a inclusão social com foco em desenvolver uma proposta baseada nas problemáticas aqui discutidas e nas proposições elaboradas com o decorrer do trabalho. Este caderno foi organizado de forma ao melhor entendimento do trabalho, sendo dividido nas etapas de escolha do tema e objetivos, elaboração das problemáticas pertinentes ao assunto, análises e estudos e por m o projeto nal.
Introdução: O trauma é a maior causa de mortalidade na população com até 40 anos sendo o abdominal o terceiro tipo mais comum, com alta taxa de morbimortalidade podendo ser diminuída em até 50% com diagnóstico e tratamento rápido. Objetivos: Avaliar a utilização da ultrassonografia a beira leito no trauma de abdômen nos últimos 10 anos, a partir de uma revisão de literatura. Métodos: Realizado uma revisão bibliográfica de publicações em inglês, espanhol e português de 2010 a 2020, através do banco de dados do PubMed, Google acadêmico e SciELO com os descritores: “ultrassonografia a beira leito no trauma abdominal”, “laparotomia exploratória” e “trauma abdominal contuso”. Resultados: foram selecionados quatorze estudos observacionais, sendo alguns comparando o ultrassom a beira leito com a tomografia computadorizada e o lavado peritoneal diagnóstico. A sensibilidade do primeiro variou de 57,48% a 100%, e a especificidade de 70,83% a 100%. Sendo observado que em casos de falso negativo, havia lesão intra-abdominal sem líquido livre peritoneal ou com lesão localizada em retroperitônio, situações em que a tomografia se sobressai, principalmente se o paciente estiver estável. Já para o lavado, foi constatado uma sensibilidade de 100% e especificidade de 75% em comparação com a ultrassonografia. Conclusão: Dessa forma, ele não tem como objetivo detectar qual o grau da lesão, mas sim avaliar se há ou não hemoperitônio, identificando se o paciente precisa de uma intervenção cirúrgica ou não. Com os devidos treinamentos qualquer médico pode operá-lo chegando a uma acurácia de até 97,3%.
O espaço público em busca de um espaço com qualidade na Baixada Fluminense: Proposta de revitalização do Parque Natural do Gericinó com um novo projeto e a requalificação de passeios em Nilópolis.
Introdução: O Diabetes Mellitus tipo 2 é uma doença caracterizada pela combinação da resistência à ação da insulina com a incapacidade de secreção inadequada da mesma pelas ilhotas beta pancreáticas, ocasionando uma hiperglicemia sustentada. Tal distúrbio mostra-se prevalente em indivíduos obesos e sedentários, e quando presente na população jovem, o risco para desenvolvimento e instalação da doença se apresenta consideravelmente aumentado, afetando a qualidade de vida. Objetivos: Identificar fatores que possam contribuir para o risco de desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 em jovens obesos grau I. Além disso, descrever a possível relação da doença com as questões de saúde pública e seus custos diretos e indiretos. Métodos: Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura sobre o tema, utilizando como materiais para a pesquisa fontes como livros, diretrizes, artigos científicos, no período entre 2005 até 2020. Resultados: Os estudos mostraram que o desenvolvimento da doença em questão pode ser multifatorial, e que apesar de existir a participação de componentes genéticos é possível reduzir o risco de instalação deste distúrbio na população jovem. Além disso, a obesidade - como doença - é o principal fator de risco para os indivíduos se tornarem diabéticos. O sedentarismo e o histórico familiar também são fatores preocupantes para o desenvolvimento do quadro. Foi observado que os custos diretos para o governo são muito altos, e que os indiretos poderiam ser facilmente reduzidos se houvesse um cuidado maior durante a atenção primária dos pacientes com baixa renda. Conclusão: Mudanças comportamentais, estimuladas por orientações dietéticas de profissionais de saúde na atenção primária, além do estímulo à atividade física regular, pode contribuir de forma significativa para a diminuição da prevalência da diabetes mellitus tipo 2 em jovens obesos grau I.
INTRODUÇAO: a ruptura de ligamento cruzado anterior (LCA) associada a lesão meniscal (LM) tem uma prevalência alta, principalmente na prática de esportes de alto impacto, e é responsável por significativo déficit funcional. A avaliação inicial deve focar em identificar e tratar condições potencialmente ameaçadoras, como lesões vasculares e funcionalidade do joelho lesado. Não há atualmente consenso no que diz respeito ao tempo entre o momento da lesão e sua reconstrução cirúrgica, nem relacionada à sua reabilitação funcional pós-operatória. O tratamento cirúrgico é o atualmente o mais recomendado na maioria das lesões ligamentares, com resultados significativamente superior ao conservador. MÉTODOS: o presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de um paciente que se lesionou após prática esportiva e realizar uma revisão literária não sistemática com base nos artigos científicos nacionais e internacionais em bases de dados do MEDLINE®, PubMed®, LILACS®, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e SBOT (SOCIEDADE BRASIEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA), além de teses e/ou dissertações, artigos originais, artigos de revisão, artigos de relato de caso sobre o tema, no período de 1999 até 2020. CONCLUSÃO: o tratamento cirúrgico é atualmente o recomendado pela grande maioria dos cirurgiões, consequência dos resultados significativamente superiores obtidos por ele em comparação ao conservador. No caso relatado neste trabalho, esta foi a conduta seguida, com todas as estruturas afetadas sendo abordadas cirurgicamente.
Introdução: A evolução social da mulher e da fertilidade se modificou aos longos dos anos, tornando a infertilidade um problema de saúde pública. Nessa perspectiva, a saúde mental ganhou um papel importante para a efetividade do processo de reprodução assistida. Objetivos: Analisar a influência da saúde mental na infertilidade e na mulher em processo de fertilização. Métodos: Realizado uma revisão bibliográfica de publicações em inglês e português de 1981 a 2022, através do banco de dados do PubMed, Google acadêmico e SciELO com os descritores: “Reprodução Assistida”, “infertilidade”, “saúde reprodutiva” e “saúde mental”. Conclusões: A sobrecarga emocional e transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, podem afetar diretamente e indiretamente em sistemas neuroquímicos, diminuindo as chances efetivas de sucesso terapêutico. Ao obter o diagnóstico de infertilidade, é necessário cuidar da saúde reprodutiva e mental da mulher durante os estágios de fertilização in vitro.
Introdução: A Síndrome de Madelung ou Lipomatose Simétrica é caracterizada como o acúmulo de tecido adiposo na camada subcutânea do organismo humano que formam abaulamentos de prejuízo estético e funcional, além de possuir crescimento lento e progressivo. Métodos: Esse estudo irá abordar o caso de um paciente diagnosticado com Síndrome de Madelung que sofre intervenção cirúrgica. Ademais, a patologia tem poucos casos descritos na literatura, por isso, é considerada rara, sendo relatado apenas 200 casos até o ano de 2003. Objetivo: Este trabalho tem como principal objetivo, agregar conhecimento e suscitar novos achados sobre esta patologia ainda pouco descrita sobre o refiro tema. Resultado: O paciente deste estudo evoluiu com bom prognóstico, pode-se concluir que os pacientes que fazem um diagnóstico precoce em associação a um tratamento adequado tem uma boa evolução da doença. Conclusão: Ao longo desse descrito científico, iremos descrever um caso clínico e abordar os principais achados e as novas descobertas, acerca do melhor tratamento e o prognóstico dos pacientes acometidos com esta síndrome baseado em outros relatos de caso e artigos científicos já existentes, com a finalidade de atualizar e agregar na pesquisa dos quadros mais atuais desta doença.
Introdução: A síndrome de Nicolau tem sintomas devastadores. Geralmente, é confundida com enfermidades semelhantes, também subsequentes a injeção de substâncias medicamentosas no músculo. Portanto, os profissionais de saúde precisam conhecer essa entidade clínica, uma vez que as injeções intramusculares são procedimentos comuns. Objetivo: Analisar um caso de Síndrome de Nicolau e debater a respeito possibilidades de seu tratamento. Métodos: Foi efetuado relato de caso sobre Síndrome de Nicolau, pautado na realização de revisão de literatura sobre o tema, sendo selecionados 08 artigos que serviram de base para as discussões da temática. Conclusão: Os principais aspectos a serem observados para reduzir riscos de ocorrência da Síndrome de Nicolau na administração de medicamentos injetáveis são a verificação da real necessidade de seu uso, seleção do local e da técnica adequados, utilização do volume adequado de liquido e alternância dos locais de aplicação, quando requer mais de uma dose. Considerando que não há padrão estabelecido para o tratamento da Síndrome de Nicolau, são utilizados medicamentos via oral e tópicos na intenção de se obter uma cicatrização rápida e deter a infecção apresentada. Entretanto, a prevenção será sempre o melhor caminho, com emprego de uma técnica correta de aplicação de injeção para minimizar fatores de risco. Não existe um guideline ou protocolo específico para prevenção da Síndrome de Nicolau a ser seguido. Fica uma alerta a comunidade médica, a aprofundar conhecimentos e iniciar mais estudos sobre suas causas e consequências, pois a literatura é bastante escassa, principalmente em se tratando de publicações no Brasil.
Introdução: A Síndrome de Peutz-Jeghers (SPJ), objeto deste estudo, é uma doença autossômica dominante que apresenta polipose hamartomatosa do trato gastrintestinal. Tem como característica a presença de pigmentação melânica mucocutânea em lábios, região perioral e mucosa bucal, podendo estar associada a neoplasias malignas. Objetivo: Descrever um relato de caso de um paciente diagnosticado com a Síndrome de Peutz-Jeghers, atendido no ambulatório PDC, em 2021, contribuindo, desta maneira, para divulgação, entre os profissionais médicos da atenção primária, das principais alterações encontradas. Métodos: Através do relato de caso sobre Síndrome de Peutz-Jeghers foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, com a utilização de 14 artigos selecionados nos bancos eletrônicos. Conclusão: Identificar precocemente uma doença rara como a Síndrome de Peutz-Jeghers pode fazer diferença na qualidade e no tempo de vida de muitos pacientes. A existência de neoplasias malignas está associada a maioria dos casos, levando a necessidade de um acompanhamento minucioso e ágil, buscando minimizar agravos e possibilitando o pronto restabelecimento do paciente.
Introdução: A COVID-19 é a doença causada pelo vírus SARS-Cov-2 que gerou a grande pandemia de início em 11 de março de 2020. Embora os pacientes mais comumente apresentem sintomas respiratórios, alguns pacientes apresentam manifestações gastrointestinais como diarreia, vômitos e dor abdominal. Há relatos também desses sintomas como exclusivos, sem sinais de acometimento respiratório. Objetivos: Realizar uma revisão das manifestações gastrointestinais na COVID-19, identificando sua importância no contexto da síndrome. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura com pesquisa de artigos dos dois últimos anos através de biblioteca virtual, selecionando os considerados de maior relevância ao estudo. Conclusão: As principais manifestações gastrointestinais na COVID-19 incluem diarreia, anorexia, náuseas, vômitos e dor abdominal. A avaliação desses sintomas possui importância pois os indivíduos infectados que os apresentem exclusivamente não favorecem suspeita clínica da doença, não sendo testados e dando continuidade a cadeia de transmissão, o que apresenta impacto na transmissibilidade. Além disso, existe a hipótese de transmissão via fecal-oral que ainda permanece com necessidade de mais estudos para elucidação.
A saúde bucal para crianças começa bem cedo. É importante que os responsáveis estejam atentos aos cuidados, quanto mais cedo ocorra uma higienização adequada assim previne futuros problemas de saúde. A carie é uma doença multifatorial e ocorre a partir da presença de microrganismo. A escola é um ambiente de suporte para a saúde, através de um trabalho coletivo e participativo com toda a comunidade. Objetivo: Identificar a importância da prevenção das doenças bucais em crianças de escola, creches e comunidades. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa. Conclui-se que os hábitos saudáveis devem ser iniciados de forma precoce. A promoção de saúde nas escolas tende a desenvolver formas e estilos de vida saudável e práticas de autocuidado com as crianças onde o método de motivação deve ser eficiente e de fácil uso para entretenimento.
O presente estudo teve por intuito de identificar o conhecimento produzido sobre os reflexos da pandemia de covid 19 na saúde mental dos profissionais de saúde. Com a necessidade de cuidado em enfermagem ao paciente com a doença, pode-se dizer que o enfermeiro é o profissional que pode atuar em diversas áreas e ambiente e nesses últimos dois anos trabalhou-se incessantemente contra a pandemia do Covid19, recebendo os pacientes, com triagens da doença, coleta de exames, ou seja, realizando cuidados de suma importância para o tratamento do paciente, sendo a linha de frete durante a pandemia. Porém esse cuidado em meio ao caos pandêmico também gerou diversos reflexos na saúde mental dos profissionais de saúde. Assim, para discutir o tema foi realizada uma revisão integrativa de literatura em bases de dados científicas como Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde e Enfermagem (BDENF), e Lilacs e após os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 15 artigos. Conclui-se segundo os artigos analisados nesse estudo, os profissionais de enfermagem, técnicos e auxiliares tiveram um impacto grande em seu ambiente de trabalho permeado por uma precarização do trabalho da enfermagem e o sofrimento mental dos profissionais. Além dos impactos profissionais, foram percebidos impactos na saúde mental com aumento de estresse, burnout, ansiedade e depressão. Assim, os artigos também sinalizaram a importância de ações de autocuidado em saúde mental, e gestão desse tipo de atenção com os profissionais, uma vez que esse desgaste mental atrelado ao Burnout pode provocar sérios déficits na assistência de enfermagem.
O Transtorno do Espectro Autista inclui 5 diagnósticos possíveis: Transtorno Autismo, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Síndrome de Rett e Perturbação Global do Desenvolvimento sem outra especificação. Esse transtorno identifica dificuldades de comunicação social, interação social e padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades e interesses. O principal objetivo deste estudo é analisar o impacto que um diagnostico desta natureza pode causar na vida dos cuidadores. A série “Atypical” trata do estresse na relação conjugal de famílias com Espectro Autismo. Pessoas com esse transtorno precisam de mais atenção do que crianças neurotípicas, beirando a exaustão física e mental de seus cuidadores. A série mostra que a vida pode sair de controle e às vezes é preciso mergulhar fundo no desconhecido, sentir medo, ter medo. A relação entre pais e filhos segue um processo que, mais cedo ou mais tarde, se romperá. É impossível mantê-los sob suas asas o tempo todo.
O clareamento dental é um tratamento minimamente invasivo que modifica a estética do sorriso através de substâncias clareadoras. No âmbito atual da odontologia, tem sido um dos procedimentos mais procurados devido a valorização dos padrões estéticos. A sensibilidade dental é o efeito colateral mais apresentado durante ou após o clareamento e pode estar relacionada a exposição da dentina. Nesse contexto, foram criados diversos protocolos para que a sensibilidade seja reduzida ou evitada, como o uso de géis dessensibilizantes antes do procedimento, peróxidos com adição de dessensibilizantes em sua composição, terapias com medicamentos tópicos e sistêmicos e uso de laser. A realização da anamnese e exame clínico minuciosos é um fator importante para a prevenção da sensibilidade, devendo sempre respeitar a limitação de cada paciente. Em síntese, o presente trabalho propõe uma revisão de literatura acerca da sensibilidade dental após o clareamento, apresentando as técnicas utilizadas, os efeitos colaterais e os métodos para a minimização da sensibilidade.
O Serviço Social funciona como uma profissão socialmente necessária à efetivação de direitos. A cidadania tem como objetivo mostrar ao cidadão seus direitos. Neste estudo, buscamos apresentar como a expansão e a consolidação da cidadania pode ser desenvolvida dentro do Núcleo de Prática em Serviço Social – NUPSS da Unigranrio. Os objetivos deste estudo consistem em analisar a contribuição dos assistentes sociais que atuam no NUPSS na expansão e consolidação da cidadania junto aos usuários dos programas e projetos desenvolvidos por este setor.. A metodologia utilizada no estudo, visando atingir os objetivos propostos, apresenta uma pesquisa de caráter bibliográfica e exploratória, além disso, a pesquisa qualitativa foi utilizada, no sentido de analisarmos a fala dos participantes da pesquisa. Os dados foram coletados, por meio de entrevistas com os assistentes sociais que atuam no NUPSS, onde formulamos questões que visavam compreender as melhores formas de efetivação de estratégias que possibilitem a ampliação e consolidação da cidadania neste espaço.
O presente trabalho busca elucidar as possibilidades e os limites para a atuação da equipe de Serviço Social, no que tange materialização da Política Nacional de Humanização, no campo empírico de nossa pesquisa, o Hospital Municipal Drº Moacyr Rodrigues do Carmo, que encontra-se localizado no município de Duque de Caxias. Unidade esta, que se caracteriza como um dos principais hospitais de emergência da Baixada Fluminense. Neste sentido, a partir dos crescentes relatos de desumanização desde o primeiro atendimento até a questões relacionadas a instâncias de coordenação e direção na unidade que cotidianamente são relatados a equipe de Serviço Social, despertou-nos, enquanto estagiárias, partícipes deste processo, a necessidade de se discutir e refletir acerca da temática e sua implementação na unidade. Inicialmente buscamos conhecer o perfil desta equipe inserida na unidade, pautados na teoria social crítica de Marx, realizamos a pesquisa de maneira exploratória, qualitativa e quantitativa, analisando dentre as principais categorias, a saúde no Brasil a partir do século XVIII, o trabalho do Assistente Social e sua inserção na política setorial de saúde, a constituição de 1988 e os espaços de controle social, e a reforma sanitária situando a disputa com os projetos privatistas com o objetivo de conhecer a compreensão da Política Nacional de Humanização, apreender sua importância para a política de saúde, identificar suas possibilidades e limites existentes para sua real materialização na concepção da equipe de Serviço Social que atua neste espaço institucional, reconhecendo as estratégias que têm sido abordadas pelos mesmos e de que forma estes profissionais correlacionam a política Nacional de Humanização com as suas legislações norteadoras, a fim de apreender o fenômeno analisado em sua totalidade.
A presente monografia busca esclarecer como ocorre a atuação e quais são as possibilidades e os limites da equipe de Serviço Social, no que tange a atuação junto à população refugiada, no campo empírico de nossa pesquisa, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que se encontra no bairro de Jardim Gramacho, município de Duque de Caxias. Este equipamento se caracteriza como o único CRAS que atende refugiados que residem em Duque de Caxias, conforme mencionado pelos participantes da pesquisa. Neste sentido, devido aos crescentes números de indivíduos que solicitam refúgio em outros países, devido temor de perseguição por raça, cor, religião e outros, despertou-nos, enquanto estudantes do curso de Serviço Social, a necessidade de discutir e refletir acerca dessa temática, abordando a importância desse tema para a categoria de Assistentes Sociais, tendo em vista que o assunto ainda é pouco abordado. Para propiciar essa discussão, a fim de que essa reflexão se tornasse possível, diversas categorias teóricas foram utilizadas tais como: o conceito de Direitos Humanos; Estatuto dos Refugiados; Convenção de 1951 e o Código de Ética. O estudo apresenta uma análise do objeto da pesquisa, em sua totalidade, com embasamento crítico e levando em consideração a historicidade tendo como fundamento a teoria social crítica de Marx, considerando o materialismo histórico dialético. Para que os objetivos dessa pesquisa fossem alcançados, utilizamos como metodologia os seguintes tipos de pesquisa: exploratória, bibliográfica, documental e qualitativa, a obtenção dos dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com os profissionais de Serviço Social que atuam no CRAS de Jardim Gramacho com questões previamente elaboradas que abordavam as inquietações das autoras desta pesquisa.
O presente trabalho tem o intuito de esclarecer a importância da família na prevenção e na recuperação do dependente químico e a contribuição do Serviço Social neste contexto a partir do olhar das Assistentes Sociais que atuam no Lar Fabiano de Cristo Unidade Mãe Marocas, localizado em Campos Elíseos no Município de Duque de Caxias. O trabalho em tela surgiu devido ao grande número de casos que chegam na instituição Lar Fabiano de Cristo. Diariamente, famílias que são acompanhadas pelo Serviço Social e vão até a instituição para pedir orientações sobre como lidar com a situação dos seus familiares que utilizam algum tipo de substância psicoativa, o que contribui para o agravamento dos conflitos familiares devido ao vício gerado por esse consumo. Os objetivos deste estudo são: identificar e analisar o perfil socioeconômico das famílias em situação de utilização/dependência de psicoativos; identificar as principais demandas que chegam ao Serviço Social da instituição Lar Fabiano de Cristo, e seja, as principais expressões da questão social que atingem essas famílias; conhecer a atuação das assistentes sociais frente a estas problemáticas e a influência da família no processo de prevenção e recuperação do dependente químico . O método utilizado nesta pesquisa está pautado na teoria social crítica de Marx, visando atingir a essência do fenômeno pesquisa, em sua totalidade, com reflexões críticas, a fim de aprofundar os conhecimentos para a análise dos resultados obtidos com a pesquisa de campo, promovendo a relação teoria e realidade.
Introdução: A adolescência é uma fase conturbada e marcada de inseguranças, e nessa fase tem a chegada da sexualidade que toca em alguns fatores que afetam o conhecimento do adolescente sobre o assunto, ao passo que a família, escola e serviço de saúde não conseguem abordar o tema para ajudar no desenvolvimento do adolescente. Objetivo: Identificar na literatura as evidências dos fatores relacionados à sexualidade na adolescência, presentes na família, na escola e no serviço de saúde, e compreender o que é sexualidade na adolescência. Método: Esse estudo foi elaborado por meio de uma revisão integrativa, método preconizado por Cooper, que se fundamenta em coleta de dados disponíveis na literatura e compará-los para aprofundar o conhecimento do tema investigado, sendo um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Resultados: Foram encontrados fatores, como valores, crenças, moral, cultura, que influenciam na visão que o adolescente tem sobre sexualidade e que criam uma comunicação precária e cheia de preconceitos e tabus entre esse adolescente, a família, a escola e o serviço de saúde. Conclusão: Entende-se que a família, escola e os profissionais da saúde precisam atuar de mãos dadas para que o processo de adolescer seja seguro e saudável, se apresentando como um suporte para esse adolescente, em uma comunicação aberta e informativa, com troca de informações de ambas as partes, dessa forma o adolescente tem a oportunidade de vivenciar sua sexualidade livre de danos e riscos.
Recuperar a memória das mulheres nos permite conhecer uma história de desigualdade, imposições patriarcais e de papeis de gênero que, perpetuados por séculos, nos levam a um presente em que ainda há sedimentos de discriminação que, às vezes, se manifestam em violência contra as mulheres. Sabemos que as autoridades públicas são responsáveis por promover a igualdade real e eficaz entre homens e mulheres, através dos instrumentos de ação que possuímos. Dito isto, o presente trabalho de Fundamentos de Conclusão de Curso consiste na realização do projeto de um Centro de Memória Feminina na cidade do Rio de Janeiro, em que, através da cultura, venha a realizar atividades que promovam a igualdade e a equidade de gênero através do desenvolvimento de projetos que dão visibilidade às mulheres na história, nas artes ou literatura. Bem como na criação de um Centro Profissionalizante para proporcionar a independência financeira e visão empreendedora para mulheres, independente de gênero, orientação sexual, raça, classe social ou estado civil.
Falar sobre salvação é repensar em nós mesmos de como estamos inseridos nesse contexto. O fundamento do evangelho na perspectiva do Reino de Deus é herdar a vida eterna. É impossível falar sobre salvação e não falar de Jesus. Ele é o elo de ligação que nos leva ao pai. Como está descrito em (Jo 14:6). Em jesus é possível ver Deus reconciliando a humanidade consigo mesmo. Efésios 1:10 Esse plano, é unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra. Neste artigo falaremos das condição para a salvação: conversão, arrependimento e fé. Sobre a atuação do Espirito Santo e sua importância para a igreja. Falaremos os três aspectos da salvação, justificação, regeneração e santificação. O conceito de justificação antes e após a Reforma Protestante, até os dias de hoje. A base da salvação e o caráter da salvação.
Horário de atendimento: Segunda à sexta das 09h às 20h
e aos sábados das 08h às 12h.