REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.

A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.

LIMITAÇÕES DE USO:

Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

Resetar Tudo
Mostrando 0 resultados de 0 itens.
highlight
Filtrar por:
Tag
close icon
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Primeira correção intrauterina de mielomeningocele por mini-histerotomia do estado do Rio de Janeiro – relato de caso

2020
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A Mielomeningocele (MMC) é uma condição decorrente do defeito no fechamento do tubo neural que ocorre terceira semana embrionária e acomete 1 a cada 1.000 nascidos vivos, sendo considerada uma das mais frequentes malformações congênitas. A correção intrauterina da MMC demonstrou uma redução significativa da necessidade de derivação ventriculoperitoneal (DVP) e uma maior frequência de deambulação independente. Objetivo: Relatar o primeiro caso de correção intrauterina de mielomeningocele pela técnica de mini-histerotomia no Estado do Rio de Janeiro. Métodos: Realizado um relato de caso de cirurgia fetal para correção de MMC no ano de 2017 conduzido pela Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. Resultados: O recém-nascido necessitou DVP e apresenta mobilidade dos membros inferiores. A gestante apresentou complicações pós-operatórias tardia da MMC com rotura prematura de membranas ovulares e descolamento prematuro de placenta. Conclusões: O presente relato marcou o início de uma nova era na cirurgia fetal no Estado do Rio de Janeiro e seus autores pretendem melhorar a assistência a esta condição, trazendo melhores perspectivas de saúde para os bebês com MMC e suas famílias.

Orientador(es):

Professora Maracheila Prates Page Drumond e Professor Jair Roberto da Silva Braga

Autor(es):

Julia Maria Monteiro Barreto; Luiza Bouzon Crespo

Palavras-chaves:

“mielomeningocele”, “mini-histerotomia”, “defeitos do tubo neural” e “cirurgia fetal”.
download

Projeto de estádio de futebol do Clube de Regatas do Flamengo

2019
Graduação
Arquitetura
TCC

S e n d o d a t a d o e m 1 9 0 8 o e s t á d i o s d o p e l o t a s n o R i o G r a n d e d o S u l é d e f a t o o 1 º e st á d i o d e f u t e b o l n o B r a si l , c om uma ú n i c a a r q u i b a n c a d a de made ira pa ra l e l a ao g ramado que possuí a cobe rtura no e slo neoc l á ssi co. Muitos consideram o estádio de laranjeiras por sua importância e por seu campo e a primeira arquibancada de madeira já exisr desde 1905 o 1º do país, estando localizado no bairro de laranjeiras na cidade do Rio de Janeiro até então capital federal foi também o p rime iro e st á d i o d e g ra n d e p o rt e d a é p o c a , i n a u g u ra d o em 1 9 1 9 , t amb ém s e n d o p a l c o e c a s a p a r a j o g o s d a s e l e ç ã o b r a s i l e i r a . A t é 1 9 2 6 o s e s t á d i o s n o B r a s i l n h a m s u a s a r q u i b a n c a d a s p r e d o m i n a n t e m e n t e d e m a d e i r a e r e t a n g u l a r e s , paralelas ao gramado e atendendo mais a função do que a forma, sendo a cobertura para arquibancada e a fachada que abrigava sua sede social mais trabalhada e com eslo de arquitetura natural ao período d e s u a c o n st r u ç ã o n o B r a si l ( S I Q U E I R A , F E L I P E – 0 8 d e m a i o d e 2 0 1 9 ) . A p a r r d e 1 9 3 0 a s e l e ç ã o b r a s i l e i r a d i s p u t a s u a 1 º c o p a d o m u n d o , o esporte passa a ser cada vez mais popularizado no país, e com o governo de Getulio Vargas, começava a c riação de um estado brasi leiro moderno e com v iés prog ressista, d e s t a c a - s e n e s s e p e r í o d o a c o n s t r u ç ã o d o e s t á d i o d e S ã o J a n u á r i o . Inaugurado em 1925 e ainda sem sua arquibancada curva, sua construção se deve a uma mobilização do clube para que seus torcedores se tornassem sócios em resposta aos clubes elistas da época q u e n ã o a c e i t a v a m j o g a r c o n t r a n e g r o s e p o b r e s . Construído com arquibancadas de concreto possui cobertura em suas cadeiras sociais e tribuna de honra, fachada no eslo neocolonial e foi palco de inúmeros discursos de Getulio Vargas como o de 1º de maio de 1951 que ditou as leis trabalhistas (Miranda, Hugo – 13 de abril de 2017).

Orientador(es):

Prof.º Mario Alberto Muylaert

Autor(es):

Diego Lemos Carvalho

Palavras-chaves:

Estádio dos Pelotas; Rio Grande do Sul; Futebol no Brasil; Arquibancada de Madeira; Estádio de Laranjeiras; Rio de Janeiro; Arquibancada de Madeira; 1º Estádio do Brasil; Estádio de Grande Porte; Seleção Brasileira; Estádio e Arquitetura; Estádio de São Januário; Getúlio Vargas; Modernização do Estádio; Arquibancadas de Concreto; Estilo Neocolonial; Clube e Torcedores; Discriminação no Futebol; Discursos de Getúlio Vargas; Leis Trabalhistas; 1º de Maio de 1951; História dos Estádios no Brasil; Arquitetura dos Estádios; Construção e Mobilização; Popularização do Futebol
download

Projeto de prevenção e proteção contra incêndio em galpão industrial

2020
Graduação
Engenharia Civil
TCC

O Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico é de uma importância significativa na prevenção de tragédias de edificações classificadas nas mais diversas áreas, a fim de evitar a ocorrência de catástrofes, sendo o foco evitar perdas de vidas humanas e manter a preservação de todo património envolvido. O critério utilizado foi o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico providenciado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com suas Normas Técnicas e as Normas da ABNT vigentes, atendendo todas as exigências conforme decreta o código. A edificação analisada é de uso industrial, e foi classificada de acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico como Risco Médio 1 no grupo de edificações de uso industrial I-1, no qual dita as exigências necessárias que foi atendida no projeto como a necessidade de extintores e o sistema preventivo de hidrantes

Orientador(es):

Rachel Sampaio

Autor(es):

Marcus Vinícius Gadelha de Souza

Palavras-chaves:

Segurança. Incêndio. Projeto. Exigências
download

Promovendo a aprendizagem sobre fungos por meio de atividades práticas no Ensino Fundamental II

2011
Graduação
Ciências Biológicas
TCC

Os assuntos sobre fungos abordados nas escolas podem ser mais bem compreendidos e memorizados quando são utilizadas atividades práticas. O trabalho foi aplicado em uma turma de 12 (doze) alunos do 7º ano do ensino fundamental II em uma escola pública em Duque de Caxias RJ, com idades entre 13-16 anos. Iniciouse com a aplicação de um pré-questionário para verificar o nível de conhecimento da turma sobre a temática. Para interferir positivamente foram realizadas exposição de vídeo informativo, participação prática de confecção de modelos de fungos em massa de modelar. Após foi realizada a reaplicação do questionário para avaliar o ganho no aprendizado. Com a coleta dos resultados observou-se o ganho no aprendizado dos alunos sobre a importância ecológica dos fungos e suas utilidades no cotidiano da sociedade.

Orientador(es):

WELLINGTON RODRIGUES DE MATOS

Autor(es):

Anderson Carlos Da Silva; Danielle Santos da Silva Costa; Sara Regina Nunes Slwczuk

Palavras-chaves:

Atividades práticas, fungos, aprendizagem.
download

Proposta de implementação de um modelo de sistema de Gestão de Segurança

2015
Graduação
Engenharia de Produção
TCC

O modelo proposto para a implementação de um sistema de gestão de Segurança e Saúde Ocupacional para a área de pátio e pista de um sítio aeroportuário, tem como base a norma internacional OHSAS18001:2007. A proposta de implementação é atender aos requisitos específicos normativos com base na prevenção de acidentes e doenças no trabalho. O atendimento aos requisitos normativos foi demonstrado através de ferramentas de gestão aplicadas nas quatro etapas do ciclo PDCA. O resultado da implementação permitiu concluir que: a) a metodologia utilizada para estruturação do sistema define as premissas para o estabelecimento de política de Segurança e Saúde Ocupacional, bem como os objetivos e metas relevantes, considerando a legislação e os riscos relevantes; b) a utilização de empresa especializada é uma ferramenta eficaz para o gerenciamento das legislações referentes a Segurança e Saúde Ocupacional; c) a base para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais é o tratamento de desvios; d) o sistema de gestão permite o gerenciamento e alocação de recursos de forma eficiente.

Orientador(es):

Prof.ª Maria Cristina Ravagnani Gonçalves

Autor(es):

Moisés Resende Marins Malaquias

Palavras-chaves:

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Implementação. Atendimento aos requisitos normativos.
download

Proposta de reapropriação da fazenda do engenho d’água

2019
Graduação
Arquitetura
TCC

Apesar da preocupação com o aumento da eficiência, modernidade e sustentabilidade nos edifícios novos; os antigos e tombados não recebem a mesma atenção. No entanto, o objetivo desse trabalho é propor estratégias eficazes e eficientes para recuperar e revitalizar a Fazenda de Engenho D’Água tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, localizada no Gardênia Azul, em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro. As propostas lançadas reforçam a integração entre o meio construído e o meio natural, possibilitando a renovação da edificação de maneira a preservar o valor estético e histórico da construção e do seu entorno. Assim, busca-se disseminar a importância da reinserção do patrimônio na cidade e da reutilização dos bens tombados. Tendo em vista a reapropriação do espaço pelas pessoas.

Orientador(es):

Prof.º Pablo Schargrodsy

Autor(es):

Bárbara Carvalho

Palavras-chaves:

Fazenda; IPHAN; Patrimônio; Preservar; Reinserção; Reuitilização; Reapropriação
download

Proposta para mitigação de cheias na cidade de Petrópolis

2020
Graduação
Engenharia Civil
TCC

A ocupação urbana realizada desordenada e sem planejamento gera a falta de infraestrutura básica e dificuldade que surgem sequente da ação por meio de obras. O sistema de drenagem pluvial tem retratado a sobrecarga em várias cidades que tiveram um crescimento descontrolado, e que podem ocorrer consequências catastróficas, como a ocorrências de enchentes que devastam Petrópolis, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Nesse conteúdo, a drenagem urbana sustentável aparece como uma opção que envolve uma ação urbana leve, sem modificar o problema do excesso de água para jusante, e que não seja integrada à paisagem e as funções urbanas na cidade. Implementação de bacias de amortecimento e sistema unitário ou separativo são exemplos de medidas que podem ser combinadas para possível solução do problema.

Orientador(es):

Rachel Sampaio de Oliveira

Autor(es):

Mayara Borges Branco Pinheiro

Palavras-chaves:

Drenagem sustentável, Petrópolis, enchentes
download

Protensão e implementação do ciclo pdca na gestão do tempo do projeto em uma empresa de engenharia de pontes

2015
Graduação
Engenharia de Produção
TCC

Na ultima década, a utilização do concreto protendido em obras, com destaque as obras de arte especiais, tem evoluído rapidamente, principalmente comparado ao concreto armado convencional, uma vez que possui como características principais a leveza, ausência de fissuração, resistência a ambientes agressivos e possibilidade de execução de pré-moldagem de peças, tornando-se necessário, portanto, uma compreensão profunda do conceito, materiais, equipamentos, tipos e sistemas desenvolvidos para o concreto protendido, pois é através desses conhecimentos que o profissional e / ou estudante terá condições de planejar, desenvolver, verificar e executar projetos inovadores, aplicando o ciclo PDCA na gestão do tempo do projeto.

Orientador(es):

Prof.ª Maria Cristina Ravagnani

Autor(es):

Paulo Sergio Alves da Silva; Raoni Martins Machado

Palavras-chaves:

Protensão, PDCA, Gestão do tempo do projeto
download

Prototipagem na cirurgia bucomaxilofacial: tratamento em fratura do complexo zigomático

2021
Graduação
Odontologia
TCC

A reconstrução da assimetria facial no tratamento fraturas do complexo zigomático requer grande habilidade do cirurgião bucomaxilofacial. Visto que há uma alta incidência de complicações pós-operatórias, envolvendo a órbita. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo descrever as identificar as vantagens da técnica da prototipagem rápida sobre o tratamento convencional. Quanto à metodologia, foi realizado uma pesquisa ativa de artigos científicos através dos principais meios de pesquisa bibliográfica de saúde. Conclui-se que a prototipagem por permitir a préconformação das placas de fixação, supera as complicações da técnica padrão. Desta forma, os resultados altamente previsíveis.

Orientador(es):

Ricart Gil Macedo

Autor(es):

Eduarda Almeida Borges de Araújo

Palavras-chaves:

complicações pós-operatórias; órbita; prototipagem; fixação
download

Práticas contraceptivas entre jovens: o uso indiscriminado da anticoncepção de emergência

2022
Graduação
Farmácia
TCC

A contracepção de emergência (CE) é uma ferramenta de barreira projetada para prevenir a gravidez indesejada após relações sexuais desprotegidas ou insuficientemente protegidas. Esse método vem na forma de comprimido de levonorgestrel, acetato de ulipristal, mifepristona. A pílula anticoncepcional de emergência, também conhecida como “pílula do dia seguinte”, é um medicamento vendido no Brasil, considerado eficaz em circunstâncias especiais, como falha ou uso inadequado de outro método contraceptivo e situações de abuso sexual. Entretanto, o uso abundante e/ou irracional pode acarretar grandes prejuízos à saúde da mulher. O objetivo desse trabalho é orientar a respeito do uso correto desse medicamento e os efeitos positivos e negativos do uso da pílula de emergência. Sobre a pesquisa pode-se observar que, no mês de fevereiro e de novembro, é o período em que mais se utiliza as pílulas de emergência. Nesse sentido, constatou-se também que a faixa etária de jovens que tem entre 15 a 19 anos, que fazem uso desse medicamento, é bem elevada, assim, pode-se concluir que a juventude tem pouco conhecimento em relação ao CE. Dessa maneira, o papel do farmacêutico nesse cenário de uso descontrolado é imprescindível para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos. (Barbosa et al., 2017).

Orientador(es):

Prof.ª Lauracy Monzato

Autor(es):

Beatriz Conceição de Oliveira; João Pedro da Silva Coelho; Lucas Thiago Oliveira de Jesus

Palavras-chaves:

Contracepção de emergência; farmacêutico; gravidez
download

Prótese total imediata: revisão de literatura

2020
Graduação
Odontologia
TCC

A Prótese Total Imediata é uma prótese desenvolvida como um método de reabilitação realizado consecutivamente a extração dos dentes, sendo instalada imediatamente após o procedimento cirúrgico. Esse método de reabilitação é utilizado de maneira provisória, até que a prótese definitiva seja confeccionada e instalada, sendo assim, devendo ser utilizado por um breve período de tempo. Em decorrência do processo de remodelação óssea posterior ao ato cirúrgico, uma série de reembasamentos da porção interna das próteses, ao longo do período de cicatrização precisarão ser feitos e, dessa forma, é possível manter tanto a retenção quanto a estabilidade do trabalho protético. Portanto, com esta abordagem, é possível reestabelecer e manter as funções mastigatória e a estética do sorriso, trazendo mais conforto e segurança ao paciente.

Orientador(es):

Walace Casadio de Oliveira

Autor(es):

Cintia Fernandes Chaves; Isabelle Vieira Gomes; Nataly Brenda Ferreira Dutrain Aparicio

Palavras-chaves:

:Prótese Total Imediata; Reabilitação; Extração; Prótese Definitiva; Função.
download

PÊNFIGO FOLIÁCEO: UM RELATO DE CASO

2024
Graduação
Medicina
TCC

O pênfigo foliáceo é uma doença autoimune rara, caracterizada pela formação de bolhas superficiais na pele devido à destruição dos desmossomos, estruturas celulares responsáveis pela adesão entre os queratinócitos. Esse processo é mediado por autoanticorpos dirigidos contra a desmogleína 1, uma proteína crucial para a integridade celular na epiderme¹. Epidemiologicamente, o pênfigo foliáceo apresenta uma distribuição geográfica particular, sendo mais prevalente em regiões rurais e subtropicais. No Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste e também em alguns estados do Sudeste, existe uma forma endêmica conhecida como pênfigo foliáceo endêmico ou Fogo Selvagem, associada a fatores genéticos e ambientais específicos². A identificação de casos clínicos em diferentes regiões contribui para o entendimento da distribuição e variabilidade da doença. Clinicamente, a doença manifesta-se inicialmente com lesões eritematosas que evoluem para bolhas superficiais e crostas, predominantemente em áreas seborreicas, como couro cabeludo, face e parte superior do tronco³. O diagnóstico é confirmado por meio de exames histopatológicos e imunofluorescência direta, que evidenciam a presença de autoanticorpos na pele⁴. O tratamento do pênfigo foliáceo envolve o uso de corticosteróides e imunossupressores, visando controlar a atividade autoimune e prevenir novas lesões. No entanto, a resposta ao tratamento pode variar, e efeitos colaterais associados ao uso prolongado de medicamentos imunossupressores representam um desafio significativo⁵. Relatos de caso são fundamentais para ilustrar a variabilidade clínica e a resposta terapêutica individualizada, proporcionando dados valiosos para a prática médica. Este trabalho apresenta um relato de caso de um paciente diagnosticado com pênfigo foliáceo, detalhando a apresentação clínica, os métodos diagnósticos utilizados e a resposta ao tratamento. Através deste relato, busca-se contribuir para o entendimento da doença e suas nuances clínicas, bem como discutir as abordagens terapêuticas adotadas e seus resultados.

Orientador(es):

Alexandre Nascimento Guirra, Bianca Marinelli dos Santos e Luciano Miyashita

Autor(es):

Prof. Bruno Eduardo Moraes Nunes e Prof. Paulo Cavalcante Apratto Junior

Palavras-chaves:

download

Pênfigo paraneoplásico: relato de caso

2018
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: O pênfigo paraneoplásico é uma doença autoimune maligna associada a um tumor oculto ou previamente diagnosticado, caracterizada por achados clínicos, histológicos e imunológicos bem definidos. Manifesta-se por lesões cutâneas polimórficas e erosões nas mucosas oral e genital que são refratárias aos tratamentos convencionais. A histologia pode variar, incluindo acantólise ou dermatite liquenoide, e os autoanticorpos circulantes são uma característica constante que confirma o diagnóstico. Objetivo: Relatar o caso de uma mulher negra de 69 anos, dona de casa, protestante, natural do Rio de Janeiro, residente de Mesquita, sem comorbidades prévias, que foi levada à emergência do Hospital Municipal Souza Aguiar devido ao agravamento de um quadro de 4 meses de evolução de vesículas e bolhas que progrediram para úlceras, afetando principalmente mucosa oral e conjuntival, além de lesões ulceradas e hiperqueratósicas em regiões palmar, plantar, abdominal e vulvar. Além das manifestações cutâneas, apresentou significativa perda de peso e negou outras queixas gastrointestinais, articulares ou cardiorrespiratórias. Após a admissão, suporte clínico e conduta inicial guiada por parecer do serviço externo de dermatologia, foi submetida a biópsia cutânea, com resultado compatível com pênfigo paraneoplásico, e biópsia de massa intraperitoneal, com resultado compatível com linfoma não-Hodgkin, fenótipo tipo B folicular, grau I. Método: Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo. Conclusão: O pênfigo paraneoplásico, embora raro, deve ser considerado no diagnóstico diferencial de manifestações mucocutâneas, podendo auxiliar na detecção de uma neoplasia oculta e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do paciente.

Orientador(es):

Dr. Bruno Eduardo Morais Nunes

Autor(es):

Raphaela Freire Goulart Antas Veiga; Vanessa Carolina Tavares Pereira

Palavras-chaves:

Penfigo paraneoplasico, neoplasia oculta, linfoma nab-Hodgkin, autoanticorpos.
download

Quando o esqueleto abandonado é reabitado: conjunto habitacional re+habitar

2019
Graduação
Arquitetura
TCC

A Constituição Federal do Brasil de 1988 garante a todo cidadão o direito à moradia. Com o crescimento desordenado das cidades e o aumento do déficit habitacional, a população muitas vezes se vê obrigada a construir habitações por conta própria, gerando frequentemente casas sem condições adequadas de habitabilidade, com técnicas precárias e de baixa qualidade. A construção de habitações populares no Brasil surgiu da preocupação com a instalação precária a que grande parte da população está sujeita. Foram criados programas com o objetivo de tornar a moradia acessível às famílias. No entanto, as casas distribuídas, quase sempre, não possuem medidas necessárias para um desenvolvimento satisfatório das atividades em seus ambientes internos. As habitações populares apresentam alguns problemas que precisam ser explorados visando a qualidade da moradia. Alguns desses problemas que influenciam na qualidade da habitação são o fluxo de pessoas e o congestionamento de móveis em seus espaços internos, causados pela falta de dimensionamento adequado e funções sobrepostas em um mesmo ambiente.

Orientador(es):

Prof.º Filipe Ungaro Marino

Autor(es):

Gabriel da Cruz Mello

Palavras-chaves:

Constituição Federal de 1988; Direito à Moradia; Déficit Habitacional; Construção por Conta Própria; Habitações Populares; Programas Habitacionais; Qualidade da Moradia; Condições de Habitabilidade; Dimensionamento Adequado; Espaços Internos; Congestionamento de Móveis
download

Quantificação do acometimento intersticial pulmonar em pacientes com esclerodermia: da estrutura a função pulmonar

2019
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A doença intersticial pulmonar associada à esclerodermia (SSc-ILD) é um achado comum nestes pacientes e seu diagnóstico contribui para instituição de tratamento que atenue a progressão e a gravidade dos sintomas respiratórios. Objetivos: Quantificar automaticamente a SSc-ILD a partir de imagens de tomografia computadorizada de tórax (HRCT) em pacientes com esclerodermia (SSc) e investigar a associação entre a extensão da doença intersticial pulmonar (ILD) com alterações na função pulmonar e geometria de vias aéreas intra e extratorácicas. Métodos: Vinte e oito pacientes com SSc e 27 indivíduos sem doença pulmonar pareados por gênero, peso, altura e idade realizaram HRCT, espirometria, pletismografia de corpo inteiro e capacidade de difusão ao monóxido de carbono (DLCO). O grau de SSc-ILD foi determinado como a massa de tecido presente entre -500 e +100 Unidades Hounsfield (HU) normalizada pela massa total de tecido pulmonar (TLM), Ground Glass = M(-500 – -100HU)/TLM. Como limite de normalidade considerou-se o maior valor de Ground Glass obtido no grupo controle (25%). Resultados: Dos 28 pacientes com SSc, 17 foram classificados como apresentando acometimento pulmonar (SSc-ILD) e estes apresentaram significativa redução da capacidade vital forçada (CVF) e da capacidade de difusão ao monóxido de carbono (DLCO) quando comparados com o grupo controle e pacientes com esclerodermia sem acometimento pulmonar (SSc No-ILD). Não houve alteração significativa da dinâmica de vias aéreas nos indivíduos com SSc-ILD. Conclusão: O método proposto possibilita a quantificação automática do acometimento pulmonar em pacientes com eslcerodermia podendo ser utilizado por médicos não radiologistas para avaliação da extensão da fibrose pulmonar em pacientes com esclerodermia.

Orientador(es):

Prof. Flávio Sztajnbok

Autor(es):

Alysson Roncally Silva Carvalho

Palavras-chaves:

Esclerodermia, Doença intersticial Pulmonar, Tomografia Computadorizada de Tórax, Densitovolumetria, Diagnóstico Auxiliado por Computação
download

REAÇÃO CATASTRÓFICA NA DISFUNÇÃO FRONTOTEMPORAL: ANÁLISE CLÍNICA APÓS O USO DO VALPROATO DE SÓDIO. (UMA REFLEXÃO DA DEFINIÇÃO SEMIOLÓGICA E SEU TRATAMENTO.)

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A reação catastrófica é um termo semiológico pouco estudado, caracterizado por comportamento impulsivo e agressivo. Possui alta prevalência nos transtornos psiquiátricos, mas pode estar presente sem qualquer patologia associada. Baseando-se na necessidade da melhora na qualidade de vida dos pacientes, estudos recentes evidenciam a boa evolução clínica dessa alteração com o uso do valproato de sódio. Objetivo: Salientar a importância da realização de mais estudos sobre a terapêutica com valproato ou divalproato de sódio para alterações disfuncionais frontotemporal em vista da grande prevalência do transtorno e a falta de diretrizes de tratamento e definição semiológica. Métodos: Foi realizado um relato de caso com referencial teórico baseado em uma breve revisão de literatura obtida através da seleção de estudos científicos publicados no período entre os anos 2000 e 2020, em bases de dados científicos. Relato de Caso: É relatado o caso de um paciente do sexo masculino, 6 anos de idade, apresentando diagnóstico prévio de transtorno do espectro autista com déficit cognitivo moderado, associado a reação catastrófica. O tratamento proposto foi o uso do anticonvulsivante valproato de sódio. Sendo assim, encontra-se atualmente em remissão da sintomatologia. Conclusão: É de fundamental importância a definição clara da reação catastrófica a fim de obter sucesso na abordagem e terapêutica dessa condição. Apesar de não haver nenhum medicamento aprovado pela Food and Drug Administration para este distúrbio, o uso do valproato de sódio, mostrou-se eficaz no tratamento.

Orientador(es):

Professor Adriano de Azevedo Maury

Autor(es):

Aylla Meira Lima

Palavras-chaves:

Agressão; Comportamento impulsivo; Ácido valpróico
download

RELATO DE CASO: ASSOCIAÇÃO DE URTICÁRIA IDIOPÁTICA CRÔNICA COM DOENÇA AUTOIMUNE TIREOIDIANA

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A associação de urticária crônica idiopática com doenças autoimunes, principalmente autoimunidade tireoidiana, vem sendo estudada nos últimos anos. E seu tratamento de forma individualizada garante eficácia e melhora da qualidade de vida dos pacientes. Objetivos: Relatar e discutir um caso de urticária crônica idiopática associado à autoimunidade tireoidiana, onde o tratamento para cada afecção demonstrou eficácia. Métodos: Foi realizado um relato de caso com referencial teórico baseado em uma revisão da literatura obtido através de estudos científicos publicados entre os anos de 2007 a 2021, publicados em base de dados científicos. Relato de caso: É relatado o caso de uma paciente do sexo feminino, jovem, que apresentava esporadicamente episódios de lesões urticariformes e, por vezes, angioedema associado. Apesar de tratar adequadamente, novas crises ocorreram. Foi encaminhada ao ambulatório de endocrinologia, sendo diagnosticada com hipotireoidismo subclínico. Devido à severidade de crises e intensidade dos angioedemas, foi iniciado o uso de Ciclosporina e Omalizumabe, obtendo melhora das crises. Conclusão: A urticária crônica idiopática pode ser grave e comprometer a qualidade de vida dos pacientes acometidos, com isso há uma urgência em se diagnosticar corretamente e tratar as possíveis doenças associadas, como o hipotireoidismo no caso relatado. Além do mais, o uso de imunobiológicos tem sido de extrema eficácia nos casos de urticária crônica idiopática.

Orientador(es):

Professor Bruno Eduardo Morais Nunes

Autor(es):

Ana Júllia Bastos Silva Alves De Sá Chaves, Caio Mello Dos Santos De Abreu Mol e Thayane De Paula Soares

Palavras-chaves:

Urticária crônica idiopática; angioedema; autoimunidade tireoidiana; omalizumabe
download

RELATO DE CASO: RELAÇÃO ENTRE DOENÇA CARDIOVASCULAR E A PSORÍASE

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A psoríase é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa e cíclica, apresentando sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente, afetando de 2% a 3% da população mundial, principalmente a parcela jovem dos pacientes. Objetivos: Relatar um caso clínico em que a paciente apresentou melhora das lesões psoriásicas e do perfil cardiovascular com uso de inibidor de interleucina-17. Métodos: Foi utilizado como base o prontuário, a conduta aplicada, e os resultados obtidos com o tratamento e realizada uma pesquisa de artigos científicos para obtenção do referencial teórico do trabalho. Discussão: A persistência de inflamação sistêmica nos pacientes psoriáticos resulta em alterações que representam fatores com potencial para contribuir com o aumento da incidência de doenças isquêmicas. O tratamento da psoríase varia de acordo com a forma clínica, gravidade, extensão, idade, sexo, escolaridade e condições do paciente, em relação à saúde geral e situação socioeconômica. Uma possibilidade é a utilização de inibidor da interleucina-17, como o secuquinumabe que apresenta respostas clínicas associadas com redução da hiperplasia da epiderme, de células pró- inflamatórias e da expressão de genes de várias citocinas e quimiocinas. Conclusões: É fundamental descrever a associação, pouco conhecida, da psoríase com as doenças cardiovasculares, devido às alterações que os medicamentos para a terapêutica dessa afecção podem gerar no organismo e o estado de inflamação crônica podem ter desfechos como o infarto.

Orientador(es):

Professor Bruno Eduardo Morais Nunes

Autor(es):

Isabela Camillo Soares e Otávio Peixoto Rodrigues

Palavras-chaves:

“Secuquinumabe”; “Interleucina-17”; “Psoríase”; “Infarto”; “Obesidade”
download

RELAÇÃO ENTRE ENDOMETRIOSE, DIETA E EXERCÍCIO FÍSICO; UM POSSÍVEL TRATAMENTO NÃO-FARMACOLÓGICO?

2022
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: A endometriose é uma doença ginecológica benigna caracterizada pela presença de focos endometriais fora da cavidade uterina; por sua provável etiologia inflamatória e por não possuir cura, deve ser enfrentada como uma doença crônica, visto sua alta taxa de morbidade. Objetivo: Demonstrar as evidências científicas atuais referentes à dieta e exercício físico regular como uma possível terapia para os sintomas nos casos de endometriose. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática nas plataformas PubMed, Google Escolar e Scielo em busca de artigos referentes a influência de dietas e exercício físico como possível terapia alternativa à endometriose. Resultados: O sucesso do tratamento clínico e cirúrgico na endometriose é limitado. Empoderar essas pacientes que sofrem com a sintomatologia, dando-lhes oportunidades de influenciar positivamente seus sintomas, pode resultar em aumento da qualidade de vida, mesmo havendo ainda poucas evidências que sustentem as terapias alternativas como tratamento da endometriose. Conclusões: Alterar a dieta e praticar exercícios físicos regularmente são opções como autogestão dessas pacientes, porém as evidências referentes a essa terapia alternativa ainda são fracas e carecem de mais estudos.

Orientador(es):

Professora Ana Carolina Nogueira Ramos

Autor(es):

Cássia dos Santos Barbosa e Juliana Farias Sarto

Palavras-chaves:

Endometriose; Dieta; Exercício Físico
download

REPERCUSSÕES FISIOLÓGICO-COMPORTAMENTAIS DA SÍNDROME DEMENCIAL

2024
Graduação
Medicina
TCC

A demência é uma das doenças, cuja condição neurodegenerativa progressiva caracterizada pelo comprometimento de diferentes domínios cognitivos leva a um declínio do funcionamento e da autonomia de um indivíduo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar quais seriam as alterações em nível fisiológico e comportamentais da demência na geriatria. Como abordagem metodológica, este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão sistemática da literatura adotando-se os critérios PRISMA-2020. Para tanto, foi realizada uma pesquisa utilizando artigos dos bancos de dados eletrônicos do Portal da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e, National Library of Medicine (MedLine/PubMed). Desta forma, para a realização da busca bibliográfica, empregou-se os seguintes descritores: “demência senil”, “geriatria”, “alterações fisiológicas”, “alterações comportamentais”, utilizando-se os boleanos “AND” e “OR”. Os critérios de inclusão empregados foram: artigos originais e completos publicados no período entre 2019 e 2024, em português, inglês ou espanhol e, que abordaram a temática a ser estudada. Resultados: identificou-se que os declínios cognitivos e neurológicos, incluindo atrofia cerebral e disfunção autonômica, além de desordens motoras e metabólicas eram presentes nos pacientes. No aspecto comportamental, as mudanças de humor e personalidade, distúrbios do sono, dificuldades de comunicação, agitação, agressividade e perda de autonomia eram comuns impactando na qualidade de vida dos pacientes e cuidadores. Este trabalho se faz importante para motivar novos estudos a identificarem medidas de suporte e estratégias de manejo, tanto farmacológicas quanto não farmacológicas, para o controle do avanço da doença.

Orientador(es):

Paulo Cavalcante Apratto Júnior

Autor(es):

Ana Lucia Fatuch e Silva, Helmut Brandt e Paula Paraguassu Brandão

Palavras-chaves:

envelhecimento; síndrome demencial; alterações fisiológicas; alterações comportamentais
download

RESOLUÇÃO CIRÚRGICA DE CÂNCER DE CÓLON DIREITO ESPORÁDICO LOCALMENTE AVANÇADO E O IMPACTO DO RASTREAMENTO PRECOCE: RELATO DE CASO

2021
Graduação
Medicina
TCC

Introdução: o câncer colorretal esporádico assume um papel de protagonismo nos índices de prevalência e incidência mundiais, embora haja uma constante atualização dos protocolos e novas pesquisas sobre do rastreamento e prevenção, e seja uma doença com bons resultados após o tratamento adequado. Objetivos: evidenciar a importância da abordagem preventiva, visando evitar o desenvolvimento da doença e a necessidade de intervenções complexas e invasivas, além de apresentar êxito em ressecções cirúrgicas extensas do tumor. Métodos: apresentar, comparar e discutir relato de caso com o que há de mais relevante e recente na literatura a respeito do tema. Relato de caso: paciente feminina de 58 anos portadora de câncer de cólon direito esporádico localmente avançado submetida a colectomia direita associada a gastroduodenopancreatectomia bem sucedida. Conclusões: esse tipo de neoplasia pode ser facilmente evitado, tendo conhecimento acerca dos fatores de risco e das recomendações de prevenção, além de evidenciar que um paciente portador de câncer de cólon ascendente não metastático apesar de se submeter a um procedimento cirúrgico complexo, pode ter uma boa evolução no pós-operatório e um aumento da sobrevida.

Orientador(es):

Professor Luiz Fernando Ferreira Miller

Autor(es):

Beatriz Sant’Ana Isaias Rodrigues e Emanoelly Coelho Morais

Palavras-chaves:

Câncer Colorretal, Cólon Direito, Gastroduodenopancreatectomia
download

RODÍZIO DE OPIOIDES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

2024
Graduação
Medicina
TCC

Objetivo: Investigar a literatura acerca dos fatores que influenciam na rotação de opioides em Unidades de Terapia Intensiva. Método: Revisão Integrativa da Literatura. O levantamento dos dados ocorreu nas bases de dados Pubmed LILACS. Os descritores que foram utilizados como estratégia de busca estão registrados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs) e no Medical Subject Headings Section (MeSH) da seguinte forma: “opioide”, “unidade de terapia intensiva”, “dor” e “manejo”. As palavras-chave foram ainda utilizadas no idioma inglês da seguinte forma: “opioid”, “intensive care unit”, “pain” and “management”. Todos os termos foram pareados com a utilização do operador booleano AND. Resultados: Foram selecionados um total de sete estudos, sendo o mais antigo publicado no ano de 2000 e o mais recente no ano de 2021. Discussão: A terapia farmacológica com opioide para dor aguda ou crônica exige que seja realizada uma individualização da dose para que seja possível a identificação do equilíbrio adequado entre a analgesia e os efeitos colaterais. A rotação os opioides, ou seja, a mudança planejada do da substância para um outro é uma estratégia que se inicia com a seleção de uma dose segura, implementando a troca em uma dose inicial que não resulte em abstinência e em efeitos adversos. Considerações finais: A rotação de opioides é uma prática que deve ser implementada em unidades de cuidados intensivos para reduzir os eventos adversos associados à utilização das substâncias, melhorar a analgesia, melhorar a hemodinâmica do paciente e o manejo em geral da terapêutica instituída. Para que seja realizada a rotação, são considerados fatores como a disponibilidade do medicamento, custos, possibilidade de desenvolvimento da síndrome da má absorção, abuso da droga, preferência ou necessidade de via de administração diferente, fraca eficácia mesmo em titulações agressivas de dose e ainda, a ocorrência de efeitos colaterais. A adesão a protocolos de rotação de opioides reduziu a síndrome da abstinência, o tempo de infusões intravenosas contínuas da maioria dos medicamentos analgésicos e o tempo de permanência em unidade intensiva.

Orientador(es):

Carolina Figueiredo Freitas

Autor(es):

Andrey Pinho Dias, Antônio Passos de Oliveira Salles Filho, Caio Lucas dos Passos Ribeiro e Yago Silva Figueiredo

Palavras-chaves:

Unidade de Terapia Intensiva. Paciente Crítico. Rotação de opioide. Rodízio de opioide
download

Racismo estrutural no futebol e a Justiça Desportiva

2020
Graduação
Direito
TCC

O presente trabalho tem como objetivo elucidar que mesmo em pleno século XXI, ainda se faz presente atos de discriminação racial tanto no cotidiano como também no esporte. Deste modo, é providencial a evolução jurídica para conter tais atos. Neste sentido, a pesquisa busca uma reflexão sobre o Direito Desportivo brasileiro, sua importância. Demonstrando o caráter providencial a disciplina desportiva, em especial sua característica internacionalista que exige profunda reflexão de modo a garantir a concretização deste indispensável direito social.

Orientador(es):

Professor Joaquim Humberto Coelho de Oliveira

Autor(es):

Ana Alice Almeida

Palavras-chaves:

Futebol, Racismo, Direito Desportivo
download

Raízes: centro de desenvolvimento comunitário

2019
Graduação
Arquitetura
TCC

Este trabalho acadêmico tem como base as minhas reflexões, pesquisas e vivências na cidade de São João de Meriti – RJ, no que diz respeito às oportunidades educacionais e profissionais voltadas para a população InfantoJuvenil . Abordando também a Educação Ambiental e os métodos construtivos através de técnicas sustentáveis e ecológicas, que são de fundamental importância visto que trata-se de um local situado na Baixada Fluminense, atualmente com a maior densidade demográfica do País e que sofre com alagamentos periódicos. A proposta de projeto ressalta a importância do incentivo à formação do Jovem e a integração da sociedade de forma participativa .

Orientador(es):

Prof.º Maurício Costa

Autor(es):

Maressa de Almeida Cavalcanti

Palavras-chaves:

Reflexões e Pesquisas; São João de Meriti; Oportunidades Educacionais; Oportunidades Profissionais; População Infantojuvenil; Educação Ambiental; Métodos Construtivos; Técnicas Sustentáveis; Técnicas Ecológicas; Baixada Fluminense; Densidade Demográfica; Alagamentos Periódicos; Incentivo à Formação do Jovem; Integração Participativa
download

ReHabitar: Modulo Habitacional

2019
Graduação
Arquitetura
TCC

O conjunto Re Habitar propõe ao morador uma residência de qualidade, funcional e sustentável. Prioriza -se o a construção da moradia com o menor impacto possível ao meio ambiente, com a preocupação em reutilizar matéria -prima e gerar menos resíduos .

Orientador(es):

Prof.º Pablo Schargrodsky

Autor(es):

Amanda Barreto Rodrigues

Palavras-chaves:

habitação, meio amb iente
download
Atendimento
Aluno | Candidato
Fechar
X

Unigranrio Afya – Campus Duque de Caxias

Horário de atendimento: Segunda à sexta das 09h às 20h
e aos sábados das 08h às 12h.