central do aluno
Programa de Pós-Graduação em Administração
Recomendado pela CAPES: Conceito 5.
Mestrado: 92ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em julho de 2006.
Doutorado: 139º Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em setembro de 2012.
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unigranrio é membro efetivo da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) desde 2006.
Os cursos de mestrado e doutorado estão estruturados em torno da área de concentração intitulada "Gestão Organizacional", com duas linhas de pesquisa, “Organizações e Sociedade” e “Estratégia e Governança”, que englobam as temáticas e experiências de pesquisa, produção, docência e orientação dos docentes integrantes do PPGA.
Corpo Docente
O corpo docente é constituído por professores da Escola de Ciências Sociais Aplicadas e está também articulado com a Coordenação do Curso de Graduação em Administração e com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio. Extremamente qualificado, possui vasta produção acadêmica e formação nas melhores instituições de ensino do Brasil e do exterior. Os docentes têm ainda participação em bancas de defesa, bancas de concurso, publicações e pesquisas em parceria com profissionais de outros programas de pós-graduação.
Localização
Localizado no Campus I da UNIGRANRIO, em Duque de Caxias, o PPGA disponibiliza uma estrutura adequada aos seus alunos. Os discentes do Programa têm à sua disposição uma biblioteca moderna, com banco de dados digital, além de salas de estudo e computadores com acesso à internet.
O Programa possui três Laboratórios de Pesquisa atuantes e sete Grupos de Pesquisa registrados no CNPq, que integram alunos de graduação, mestrado e doutorado. Os mestrandos e doutorandos têm ainda a oportunidade de participar do programa de estágio docente na graduação. Os docentes do PPGA coordenam pesquisas financiadas pela FAPERJ e pelo CNPq, além de liderarem projetos com bolsas do Programa de Iniciação Científica da instituição - ligado, principalmente, ao curso de graduação em Administração - e do Programa de Iniciação Científica Júnior.
Estágio e Pesquisa
Na Unigranrio, os mestrandos e doutorandos têm a oportunidade de participar do programa de estágio docente na graduação e de grupos de pesquisa atuantes, registrados no CNPq. Ainda no âmbito da pesquisa, os alunos do PPGA podem integrar pesquisas financiadas pelo Programa de Iniciação Científica da instituição — ligado, principalmente, ao curso de graduação em Administração — e do Programa de Iniciação Científica Júnior, que está associado ao Colégio de Aplicação José de Souza Herdy.
Coordenação Geral
Rejane Prevot Nascimento
[email protected]
2672-7273
http://lattes.cnpq.br/6312062730390527
Infraestrutura
LABORATÓRIOS
O Programa conta com 2 Laboratórios com infraestrutura própria, além de salas de reunião e salas de estudo para os discentes, além de equipamentos como notebooks e tabletes para uso dos alunos durante as aulas e nas atividades de pesquisa.

BIBLIOTECA
A UNIGRANRIO é a maior instituição de ensino da região da Baixada Fluminense, com estudantes oriundos de diferentes municípios do Grande Rio. Em decorrência dos papéis educacionais, científicos e sociais desempenhados pela Universidade na região, a Biblioteca Euclides da Cunha, localizada no Campus do Programa, é uma das maiores bibliotecas da Baixada Fluminense.
Atualmente, o acervo da Biblioteca corresponde ao número total de 57.719 títulos, sendo 138.417 exemplares. No laboratório existente na Biblioteca, encontram-se disponíveis ao público 28 (vinte e oito) computadores com acesso ao UP TO DATE. O espaço conta com os seguintes recursos humanos: 2 bibliotecários, 1 assistente, 5 auxiliares e dois jovens aprendizes.
Inaugurada em 1972, a Biblioteca funciona de segunda a sábado. Conta com um Núcleo de Coordenação de Bibliotecas (NCB), composto por 10 Bibliotecas, Unidade de Conservação e Restauração de Documentos (UCORE) e um Laboratório de Informática. Ocupa um espaço físico de 2.000 m2, distribuídos em recepção, salão de acervo, salões de leitura, salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual e hall para exposições e eventos.
A Biblioteca conta com acesso à Base de Teses e Dissertações (BDTD), permitindo o compartilhamento de dados com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (banco de dados internacional). Finalmente, há acesso à base SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A UNIGRANRIO tem acesso franqueado às bases Scopus e Science Direct através do Portal de Periódicos da CAPES, que cobrem publicações centrais das Ciências Biológicas e da Saúde.
O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais e nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES, além do uso intenso do sistema UP TO DATE, que é uma base de dados, amplamente utilizada por profissionais da área de saúde, que disponibiliza artigos de revisão, escritos por autoridades renomadas em cada tema e que facilitam a atualização rápida e eficaz destes profissionais.
Além do extenso acervo da Biblioteca, os usuários têm acesso Wi-Fi nos salões de leitura a diferentes bases de dados, como:
- Portal CAPES: O Portal de Periódicos CAPES é integralmente disponibilizado aos professores, alunos e pesquisadores docentes da UNIGRANRIO, oferecendo acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais, nacionais. Atualmente, os docentes e alunos dos programas de Pós-Graduação têm acesso remoto aos Periódicos CAPES.
- Minha Biblioteca: é uma plataforma formada pelo consórcio de 26 editoras de livros acadêmicos nacionais: Autêntica, Cengage, Cortez, Grupo A (Artes Médicas, Artmed, Bookman, McGraw-Hill, AMGH, Penso e Tekne), Grupo GEN (AC Farmacêutica, Atlas, E.P.U., Forense, Forense Universitária, Guanabara Koogan, LAB, LTC, Método, Roca, Santos), Loyola, Manole, Saraiva (Atual e Érica) e Zahar. Essas editoras se uniram para oferecer às instituições de ensino superior acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet através da chamada computação nas nuvens. Através da Minha Biblioteca, estudantes têm acesso rápido e fácil a mais de 9 mil títulos acadêmicos, incluindo as principais publicações de diversas áreas do conhecimento. A plataforma permite a impressão, de forma gratuita, de 15 por cento das obras consultadas.
- Biblioteca Virtual Pearson: a Biblioteca Virtual Universitária Pearson disponibiliza 7.608 títulos em seu catálogo online de 36 editoras de livros com textos integrais, recursos de busca, anotações e impressões de partes mediante pagamento à Editora. As editoras que fazem parte da Biblioteca Virtual Pearson são: Ágora, Aleph, Atheneu, Ática, Autêntica, Blossom, Blucher, Brasport, Callis, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Contexto, Difusão Editora, EdiPUCRS, EDUCS, Editora Eureka, Freitas Bastos, GLS, Grupo Summus, Interciência, Intersaberes, Jaypee, Labrador, Lexikon, Manole, Mescla, MG Editores, Oficina dos Textos, Papirus, Pearson, Plexus, Rideel, Scipione, Selo Negro Edições, Vozes, Yendis.
- EBSCO: a Base de Dados EBSCO engloba sub-bases em diversas áreas do conhecimento, com uma variada coleção de periódicos científicos internacionais.
- SCIELO (Scientific Electronic Library Online): Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, especialmente desenvolvida para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento- particularmente na América Latina e Caribe - proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica.
- Bases de Dados de Teses e Dissertações (BDTD): Base de Dados de Teses e Dissertações da UNIGRANRIO faz parte do Consórcio Brasileiro de Teses e Dissertações que, com apoio da FINEP, vem sendo mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Seu objetivo maior é registrar e disseminar as teses e dissertações elaboradas e defendidas no âmbito dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, por meio do “TEDE 2”, software desenvolvido pelo IBICT, permitindo o compartilhamento dos dados da UNIGRANRIO com a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e com a Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLT, banco de dados internacional de Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações.
O Sistema de Bibliotecas fornece acessibilidade aos seus usuários com necessidades educacionais especiais a diferentes fontes de informação, através de recursos diferenciados, como o acesso por rampas, o atendimento aos portadores de necessidades auditivas realizado por um intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
SALA DE AULA
SALA DE ESTUDOS

Mestrado
Apresentação
Programa de Pós-Graduação em Administração
Recomendado pela CAPES: Conceito 5.
Mestrado: 92ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em julho de 2006.
Doutorado: 139º Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em setembro de 2012.
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unigranrio é membro efetivo da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) desde 2006.
Os cursos de mestrado e doutorado estão estruturados em torno da área de concentração intitulada "Gestão Organizacional", com duas linhas de pesquisa, “Organizações e Sociedade” e “Estratégia e Governança”, que englobam as temáticas e experiências de pesquisa, produção, docência e orientação dos docentes integrantes do PPGA.
Corpo Docente
O corpo docente é constituído por professores da Escola de Ciências Sociais Aplicadas e está também articulado com a Coordenação do Curso de Graduação em Administração e com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio. Extremamente qualificado, possui vasta produção acadêmica e formação nas melhores instituições de ensino do Brasil e do exterior. Os docentes têm ainda participação em bancas de defesa, bancas de concurso, publicações e pesquisas em parceria com profissionais de outros programas de pós-graduação.
Localização
Localizado no Campus I da UNIGRANRIO, em Duque de Caxias, o PPGA disponibiliza uma estrutura adequada aos seus alunos. Os discentes do Programa têm à sua disposição uma biblioteca moderna, com banco de dados digital, além de infra-estrutura para a pesquisa e o ensino.
O Programa possui três Laboratórios de Pesquisa atuantes e sete Grupos de Pesquisa registrados no CNPq, que integram alunos de graduação, mestrado e doutorado. Os mestrandos e doutorandos têm ainda a oportunidade de participar do programa de estágio docente na graduação. Os docentes do PPGA coordenam pesquisas financiadas pela FAPERJ e pelo CNPq, além de liderarem projetos com bolsas do Programa de Iniciação Científica da instituição — ligado, principalmente, ao curso de graduação em Administração.
Estágio e Pesquisa
Na Unigranrio, os mestrandos e doutorandos têm a oportunidade de participar do programa de estágio docente na graduação e de grupos de pesquisa atuantes, registrados no CNPq. Ainda no âmbito da pesquisa, os alunos do PPGA podem integrar pesquisas financiadas pelo Programa de Iniciação Científica da instituição — ligado, principalmente, ao curso de graduação em Administração — e do Programa de Iniciação Científica Júnior, que está associado ao Colégio de Aplicação José de Souza Herdy.
Opções Curriculares
Mestrado
Áreas de Concentração
Gestão Organizacional
Início: 01/2017
Na realidade das mudanças causadas pela era da informação e pela globalização econômica e produtiva, estruturas e processos organizacionais mais complexos são necessários para garantir a competitividade em um ambiente de forte e crescente concorrência, não só para conquistar novos mercados, mas, sobretudo, para sobreviver nos já conquistados. Para tanto, faz-se necessário o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, com qualidade e baixos custos. Desta forma, é importante reexaminar as teorias atuais sobre as organizações para a adoção de inovações tecnológicas e organizacionais, e estudar novas estratégias empresariais e, consequentemente, as formas de gestão organizacional.
A área de concentração em Gestão Organizacional volta-se para estudos sobre políticas, procedimentos e artefatos que interagem, por meio das atividades de gestão das organizações, de maneira a agregar inovação, desenvolvimento e sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental, tendo como instrumental abordagens teóricas e metodológicas que reconhecem a interação organização-sociedade-indivíduo na criação e no compartilhamento de valor e cidadania.
Linhas de Pesquisa
Estratégia e Governança
Início: 08/2017
Esta linha estuda as relações entre o principal e os diversos participantes no tocante às competências e capacidades, ao desempenho e à geração de valor nos diversos setores econômicos, grupos estratégicos e nas firmas. Inclui os temas: Governança Corporativa, Estratégia, Controle Gerencial, Análise de Investimentos, Inovação, Gestão de Pessoas, Novas Tecnologias, Turismo, Empreendedorismo, Gestão Socioambiental, Gestão Pública e Responsabilidade Social.
Área de concentração: Gestão Organizacional.
Docentes: Abel Garcia Lozano, Angilberto Sabino de Freitas, Deborah Moraes Zouain, Josir Simeone Gomes, Paulo Vitor Jordão da Gama Silva e Roberto Pessoa de Queiroz Falcão.
Organizações e Sociedade
Início: 08/2017
Esta linha aborda os estudos sobre as relações entre organizações, sociedade e indivíduos, buscando analisar criticamente as suas práticas sociais – organização, gestão, trabalho, consumo, entre outras –, além das implicações destas relações sobre o desenvolvimento. Estuda, em particular, os seguintes temas: Teoria Crítica e Estudos Críticos em Administração, Participação e Cooperação, Relações de Poder e Controle, Metodologias Participativas, Organização e Trabalho, Comportamento Organizacional, Teorias Organizacionais, Estudos sobre Consumo: Anticonsumo, Resistência ao Consumo, Novas Formas de Consumo, Organizações e Sustentabilidade; Estudos sobre História e Memória Organizacional.
Área de concentração: Gestão Organizacional.
Docentes: Denise Franca Barros, João Felipe Rammelt Sauerbronn, Marcio Luiz Correa Vilaça, Rejane Prevot Nascimento e Sérgio Eduardo de Pinho Velho Wanderley.
doutorado
Apresentação
Programa de Pós-Graduação em Administração
Recomendado pela CAPES: Conceito 5.
Mestrado: 92ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em julho de 2006.Doutorado: 139º Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em setembro de 2012.
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unigranrio é membro efetivo da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) desde 2006.
Os cursos de mestrado e doutorado estão estruturados em torno da área de concentração intitulada "Gestão Organizacional", com duas linhas de pesquisa, “Organizações e Sociedade” e “Estratégia e Governança”, que englobam as temáticas e experiências de pesquisa, produção, docência e orientação dos docentes integrantes do PPGA.
Corpo Docente
O corpo docente é constituído por professores da Escola de Ciências Sociais Aplicadas e está também articulado com a Coordenação do Curso de Graduação em Administração e com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio. Extremamente qualificado, possui vasta produção acadêmica e formação nas melhores instituições de ensino do Brasil e do exterior. Os docentes têm ainda participação em bancas de defesa, bancas de concurso, publicações e pesquisas em parceria com profissionais de outros programas de pós-graduação.
Localização
Localizado no Campus I da UNIGRANRIO, em Duque de Caxias, o PPGA disponibiliza uma estrutura adequada aos seus alunos. Os discentes do Programa têm à sua disposição uma biblioteca moderna, com banco de dados digital, revistas nacionais e internacionais (os quais constam da listagem Qualis da Capes), além de salas de estudo e computadores com acesso à internet.
Estágio e Pesquisa
Na Unigranrio, os mestrandos e doutorandos têm a oportunidade de participar do programa de estágio docente na graduação e de grupos de pesquisa atuantes, registrados no CNPq. Ainda no âmbito da pesquisa, os alunos do PPGA podem integrar pesquisas financiadas pelo Programa de Iniciação Científica da instituição — ligado, principalmente, ao curso de graduação em Administração — e do Programa de Iniciação Científica Júnior, que está associado ao Colégio de Aplicação José de Souza Herdy.
Opções Curriculares
Doutorado
Áreas de Concentração
Gestão Organizacional
Início: 01/2017
Na realidade das mudanças causadas pela era da informação e pela globalização econômica e produtiva, estruturas e processos organizacionais mais complexos são necessários para garantir a competitividade em um ambiente de forte e crescente concorrência, não só para conquistar novos mercados, mas, sobretudo, para sobreviver nos já conquistados. Para tanto, faz-se necessário o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, com qualidade e baixos custos. Desta forma, é importante reexaminar as teorias atuais sobre as organizações para a adoção de inovações tecnológicas e organizacionais, e estudar novas estratégias empresariais e, consequentemente, as formas de gestão organizacional.
A área de concentração em Gestão Organizacional volta-se para estudos sobre políticas, procedimentos e artefatos que interagem, por meio das atividades de gestão das organizações, de maneira a agregar inovação, desenvolvimento e sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental, tendo como instrumental abordagens teóricas e metodológicas que reconhecem a interação organização-sociedade-indivíduo na criação e no compartilhamento de valor e cidadania.
Linhas de Pesquisa
Estratégia e Governança
Início: 08/2017
Esta linha estuda as relações entre o principal e os diversos participantes no tocante às competências e capacidades, ao desempenho e à geração de valor nos diversos setores econômicos, grupos estratégicos e nas firmas. Inclui os temas: Governança Corporativa, Estratégia, Controle Gerencial, Análise de Investimentos, Inovação, Gestão de Pessoas, Novas Tecnologias, Turismo, Empreendedorismo, Gestão Socioambiental, Gestão Pública e Responsabilidade Social.
Área de concentração: Gestão Organizacional.
Docentes: Angilberto Sabino de Freitas, Deborah Moraes Zouain, Josir Simeone Gomes e Paulo Vitor Jordão da Gama Silva.
Organizações e Sociedade
Início: 08/2017
Esta linha aborda os estudos sobre as relações entre organizações, sociedade e indivíduos, buscando analisar criticamente as suas práticas sociais – organização, gestão, trabalho, consumo, entre outras –, além das implicações destas relações sobre o desenvolvimento. Estuda, em particular, os seguintes temas: Teoria Crítica e Estudos Críticos em Administração, Participação e Cooperação, Relações de Poder e Controle, Metodologias Participativas, Organização e Trabalho, Comportamento Organizacional, Teorias Organizacionais, Estudos sobre Consumo: Anticonsumo, Resistência ao Consumo, Novas Formas de Consumo, Organizações e Sustentabilidade; Estudos sobre História e Memória Organizacional.
Área de concentração: Gestão Organizacional.
Docentes: Denise Franca Barros, João Felipe Rammelt Sauerbronn, Marcio Luiz Correa Vilaça, Rejane Prevot Nascimento e Sérgio Eduardo de Pinho Velho Wanderley.
Corpo Docente
Docentes Permanentes
- Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta
Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2000), fez Mestrado em Ciências Contábeis na FACC (2006) e Doutorado em Engenharia de Produção na COPPE (2014), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora adjunta da Universidade do Grande Rio, com atuação na Graduação em Administração e em Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIGRANRIO). Na pesquisa, tem se dedicado ao estudo de aplicação da ética na administração e nos negócios, a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar, estudos organizacionais críticos e revisão de conceitos teóricos da área da administração à luz de obras originais. Membro da Comissão Especial de Governança Corporativa e Compliance do CRA RJ. (Mandato 2020).
Lattes:http://lattes.cnpq.br/7131847533990402
Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5918-6274
E-mail: [email protected]
- Bernardo Frossard da Silva Rêgo
Professor assistente da Universidade Católica de Petrópolis na graduação (2018) e na pós graduação lato sensu (2020). Professor substituto no CEFET-RJ. Doutor em administração com foco em negócios internacionais pelo COPPEAD/UFRJ (2020), com período sanduíche de 6 meses na Northeastern University de Boston (2018-2019) sob orientação do professor Alvaro Cuervo-Cazurra. Mestre em administração pelo COPPEAD/UFRJ (2015), com intercâmbio na Politécnico di Milano na Itália (2014) e graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem interesse nas áreas Negócios Internacionais, estratégia e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Institucional, Internacionalização de Empresas, Investimento Direto Externo, Marketing Internacional e Estratégia.
Lattes:http://lattes.cnpq.br/6722263226667885
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4475-3920
E-mail:
- Davi José de Souza da Silva
Pró-reitor de pós-graduação e pesquisa na Universidade UNIGRANRIO, Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Foi Líder nacional da área das Ciências Jurídicas da YDUQS, responsável pela política pedagógica, conteúdo, supervisão, consultoria e suporte aos gestores acadêmicos e coordenadores dos cursos de Direito, Relações Internacionais, Gestão Pública, Segurança Privada e Segurança Pública (2020-2021). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012-2017) com Estágio de Pesquisa no Justitia Amplificata - Advanced Centre, na Goethe Universität, Frankfurt do Meno, Alemanha (2014). Mestre em Direito com ênfase em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2006-2008). MBA em Gestão Escolar (2017-2020) pelo Instituto Damásio de Direito - Faculdade IBMEC, São Paulo. Graduação em Direito pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2001-2005). Membro do Grupo de Trabalho Teoria Critica e Teorias da Justiça da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia - ANPOF. Membro da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Pará. Membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia. Avaliador e Parecerista de periódicos acadêmicos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5114374665706148
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7625-191X
E-mail: [email protected]
- Deborah Moraes Zouain
Graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Pós-doutora pela UFF. Professora titular da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (EBAPE) da FGV /RJ (dezembro de 1982 a agosto de 2015). Diretora/editora/redatora da Revista de Administração Pública (RAP) da FGV (dezembro de 1982 a setembro de 2011). Editou a RAP até o número 3 de 2012. Foi responsável pela indexação da RAP nas bases Scielo e Redalyc e por constar no diretório Qualis/CAPES como A2. Editora da Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo (EBAPE/FGV) a partir de 2012. Responsável pela criação e coordenadora do curso tecnólogo em Recursos Humanos (EBAPE/FGV). Coordenadora do Programa de Iniciação Científica (CNPq) na FGV/RJ (2005 a 2013). Coordenadora do Núcleo de Estudos da Gestão da Justiça e Segurança, do Núcleo de Turismo e do Centro de Estudos em Empreendedorismo e Esportes, todos da FGV/EBAPE. Coordenadora de cursos de especialização nas áreas de Segurança, Esportes, Turismo e Educação (FGV/IDE). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da EBAPE junto ao CNPq (2008 a fevereiro de 2013). Vice-diretora da EBAPE/FGV (2005 a 2010). Chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa da EBAPE/FGV (2002 a 2010). Pró-reitora de pós-graduação da FGV/RJ (2003 a 2010). Pesquisadora Institucional MEC/INEP da FGV/RJ (2008 a 2010). Coordenadora dos projetos de criação do curso de graduação em Administração e do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (mestrado profissionalizante) da EBAPE/FGV. Chair da sessão "Esociety and Digital Divide" na IADIS International Conference e-Society 2012 – realizada em Berlin, Alemanha. Discussant da sessão "Knowledge and Innovation Management" no Global Business and Technology Association-GBATA-2012 – realizado em New York/EUA. Track Chair (tourism and hospitality management) for the Annual International Conference of the GBATA 2013, 2014, 2015 e 2016. Coordenação de área (Finanças) do XXIII, XXIV, XXV, XXVI, XXVII, XXVIII, XXIX, XXX ENANGRAD. Chair da sessão "Information systems/Ubiquitous computing" na International Conference on e-Society – realizada em Lisboa, Portugal (13 a 15 de março de 2013). Autora de diversos artigos publicados em periódicos científicos e livros nas áreas de pesquisa em que atua. Chair da sessão "Human Computer Interaction/Social Software" at the International Conference on e-Society 2015 – realizada em Madeira, Portugal (14 a 16 de março de 2015). Membro do Comitê Científico do IV Congresso Internacional de Turismo-CIT 2015 (3, 4 e 5 de dezembro) – realizado em Guimarães, Portugal. Cientista do Nosso Estado-FAPERJ (2018-2020). Professora dos cursos de graduação e pós-graduação da área de Gestão da Unigranrio – modalidades presencial e EAD (desde 2015). Editora da Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo (Unigranrio) a partir de 2015. Coordenadora do Núcleo de Internacionalização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio partir de agosto de 2019.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3862323454964593
E-mail: [email protected]
- Eduardo André Teixeira Ayrosa
Sou doutor em Administração pela London Business School (University of London, 2001), mestre em Administração pela COPPEAD - UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990), e Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Atuo na área de Administração, com ênfase em Estudos de Consumo, Marketing, e Epistemologia e Metodologia de Pesquisa. Tenho concentrado meus esforços de pesquisa em temas relacionados a impactos do consumo sobre subjetividades e sociedades. Temas específicos de pesquisa incluem, por exemplo, formação de identidades e trabalho identitário em culturas de consumo; relações entre consumo e corpo / corporeidades; formas de resistência do consumidor; consumo, ação política, e voto; consumo de produtos da criação artística, esportes e entretenimento baseado em media. Desde 2015 tenho tido interesse especial em compreender as relações entre consumo e violência em suas diversas formas. Em Epistemologia e Metodologia de Pesquisa, tenho interesse em estudos relacionados à filosofia das ciências sociais e em métodos interpretativos de pesquisa.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3253083752578585
E-mail: [email protected]
- Josir Simeone Gomes
Possui graduação em Contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (1973), graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Possui pós-doutorado na Universidad Carlos III de Madrid (Espanha) e curso de especialização na Harvard Business School. Atualmente, é professor adjunto no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Unigranrio. Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Controle Gerencial, Controle de Gestão, Orçamento Público, Contabilidade Gerencial, Globalização e Metodologia do Ensino Superior.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1636507410124631
Email: [email protected]
- Marcio Luiz Correa Vilaça
Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ (2003), bacharelado em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e licenciatura plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na área de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase Linguística Aplicada e em Ensino de Línguas, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, Ensino/Aprendizagem de Línguas, Tecnologia e Ensino, Cibercultura e Letramento Digital, Formação de Professores, Ensino de Língua Inglesa e Materiais Didáticos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8277768121091487
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8746-2923
E-mail: [email protected]
- Marco Aurelio Carino Bouzada
Dpossui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2001) e doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2006). Foi, por mais de 10 anos, professor titular do curso de graduação em Administração da ESPM e de outros cursos de graduação e pós-graduação em diversas instiuições. Por mais de 12 anos, foi professor titular do quadro permanente do Mestrado em Administração da Universidade Estácio de Sá, tendo sido coordenador adjunto do programa e editor-chefe do periódico acadêmico Adm.MADE . Atualmente é professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Admnistração da UNIGRANRIO, coordenador e professor do Curso de Formação em Compras e Supply Chain do ALUMNI COPPEAD (UFRJ), além de professor dos Cursos de Formação em Gestão Empresarial e Finanças da insituição, do MBA em Logística da Universidade Veiga de Almeida e do MBA em Finanças da UFF. Tem mais de 50 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É organizador e principal autor dos livros Jogando Logística no Brasil; Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais; O uso de ferramentas quantitativas em call centers - previsão e dimensionamento; Logística Operacional Interna; e Laboratório de Logística: testando teoria com um jogo de empresas. Tem experiência na área de Estatística, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Business Games.
Lattes:http://lattes.cnpq.br/3017782305924304
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7183-1325
E-mail: [email protected]
- Paulo Vitor Jordão da Gama Silva
Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela PUC-RIO, mestrado em Finanças pela mesma instituição. Possui MBA em Gestão Tributária e Fiscal (UNESA). Graduação em Administração (PUC-RIO) e Contabilidade (UNESA). Possui experiência profissional em empresas públicas, privadas e multinacionais, atuando em áreas, como: Planejamento e Controle Financeiro, Controladoria, Contabilidade e Projetos Financeiros. Atualmente, é professor adjunto da Unigranrio, atuando com pesquisas nas áreas de Governança Corporativa, Finanças Comportamentais e Inovações Financeiras/Mercado de Capitais. É proprietário da empresa Blockchain Finance (com foco em cursos de criptomoedas e projetos de consultoria), membro do Núcleo de Pesquisa em Finanças (FINE / PUC-RIO) e membro/professor na Associação de Peritos Judiciais do Estado do Rio de Janeiro (APJERJ). Possui publicações em periódicos nacionais e internacionais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5515359838087830
E-mail: [email protected]
- Rejane Prevot Nascimento
Cientista Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente, é professora da Universidade do Grande Rio, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIGRANRIO) e seus cursos de Mestrado e Doutorado em Administração. É professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Flexibilidade, Trabalho e Relações de Trabalho, Estudos de Gênero, Controle e Dominação no Trabalho e Estudos Críticos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0414849680636159
E-mail: [email protected]
- Renan Gomes de Moura
Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2012), Especialista em Gestão de Competências e Talentos Humanos pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2014) e mestrado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2017) e Doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (2022). Tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração no nível de graduação e Pós-Graduação. Em pesquisa possui interesse nos seguintes temas: Gênero, Sexualidade e Diversidade; Raça e Etnia; Trabalho; Organizações religiosas afro-brasileiras.
Lattes:http://lattes.cnpq.br/7825583906742125
E-mail: [email protected]
- Renata Couto de Azevedo de Oliveira
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO, 2019), pela linha de Organizações, Sociedade e Desenvolvimento. Mestre em Administração (IAG/PUC-RJ, 2013). MBA em Marketing (IAG/PUC-RJ, 2008). Workshops de Branding, Marketing Sensorial e Construção da Imagem da Marca (Instituto Rio Moda, 2008). Especialização em Marketing de Moda (Istituto Marangoni de Milão, 2007). Graduada em Direito (PUC-RJ, 2001). Experiência profissional em gestão de marca e merchandising visual. Interesse em Estudos de Consumo, principalmente aqueles com viés crítico. Outros interesses: abordagem psicanalítica; consumo e corpo (modificações corporais, moda); consumo, mercados e estado; consumo e resistência/desobediência; formas de violência. Atualmente me dedico aos estudos de plataforma, governança algorítmica e capitalismo de dados.
Lattes:http://lattes.cnpq.br/2627687483907979
E-mail: [email protected]
- Roberto Pessoa de Queiroz Falcão
Posição atual e histórico: Professor de Mestrado em Administração (PPGA-Unigranrio), Professor substituto 20h - UFF (departamento de Empreendedorismo). Doutor em Administração - IAG PUC (2018), Mestre - MSc em Gestão Empresarial pela FGV - EBAPE Rio (2014), Pesquisador associado do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços - LabrInTOS/COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Graduado em Marketing pela ESPM (1998), graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1992). Profissional de Marketing com 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de novos negócios e projetos com base em análise de mercado. Atuação em cargos gerenciais na Coca-Cola, AMBEV, Fagga GL Events, além de outras experiências empreendedoras. Atua principalmente nos seguintes temas: estratégia, marketing, empreendedorismo, vendas, inovação, comportamento do consumidor, cultura, turismo e gestão de eventos. Experiência anterior em Docência - professor substituto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF (2015-2017); professor do MBA Empreendimentos Turísticos - UFF, professor do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente-LATEC em treinamentos ministrados para o Tribunal de Justiça do Estado - TJRJ. Universidade Cândido Mendes (2003 - 2005) - foi professor auxiliar. Disciplinas que ministrou na UFF: Estratégia Empresarial, Cenários e Tendências, Práticas Empresariais, Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Design Thinking. Disciplinas que ministrou na Universidade Candido Mendes: Marketing de Serviços, Lançamento de Produtos, Marketing Básico e Marketing Avançado, para os cursos de Gestão de Marketing e de Negócios. Fluente em inglês, espanhol e francês.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6312062730390527
E-mail: [email protected]
- Sérgio Eduardo de Pinho Velho Wanderley
Professor do PPGA da Unigranrio. Doutor e mestre em Administração pela Ebape/FGV. Graduado em economia pela UFRJ. Principais publicações aparecem em Organization, Management Learning, Cadernos EBAPE, Revista de Administração Pública, RAE - Revista de Administração de Empresas, Critical Perspectives on International Business, Management & Organizational History e Qualitative Research in Organization and Management. Participação em congressos nacionais e internacionais de administração, tais como 3Es, Enanpad, Academy of Management, Critical Managmenet Studies e Laemos. Revisor dos períodicos Organization, Academy of Management Learning and Education, Qualitative Research on Organization and Management.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4325227503327272
E-mail: [email protected]
pesquisas
PROJETOS
- Análise Videográfica do Corpo na Sociedade de Consumo
Início: 03/2014
Responsável: João Felipe Rammelt Sauerbronn
Linha de pesquisa: Organizações, Sociedade e Desenvolvimento
Área de concentração: Gestão Organizacional
Palavras-chave: Consumo do Corpo; Sociedade de Consumo; Videografia
Descrição: O objetivo deste trabalho é investigar e descrever como indivíduos moradores da Baixada Fluminense relacionam corpos e consumo. Para tanto, os autores caracterizam o corpo como objeto de valor e procuram entender os valores associados ao seu consumo. O desenvolvimento dessa proposta envolve duas opções de caráter ontológico: 1) a perspectiva de objetificação do corpo baseada na relação dualística entre um sujeito (o indivíduo) e um objeto (o corpo); e 2) a adoção da perspectiva de corpo transformado em capital e alvo de investimentos de Goldenberg e Ramos (2007). Esses dois movimentos ontológicos permitiram a utilização de teoria advinda dos estudos de consumo. Assim, a tipologia de Holbrook (1999) foi utilizada para auxiliar o levantamento das categorias de valor de consumo do corpo feminino e orientar as análises a respeito de seu valor de consumo. O corpus de dados será constituído por filmes conduzidos em colaboração entre os pesquisadores e os respondentes a respeito de suas relações entre corpo e consumo. Além de material filmado, serão realizadas entrevistas em profundidade (McCracken, 1988) que auxiliarão a construção de narrativas videográficas a respeito do consumo do corpo.
Financiadores: FAPERJ
- Envelhecimento e Trabalho: Uma Análise da Trajetória de Indivíduos Idosos no Mercado de Trabalho
Início: 03/2014
Responsável: Rejane Prevot Nascimento
Linha de pesquisa: Organizações, Sociedade e Desenvolvimento
Área de concentração: Gestão Organizacional
Descrição: Dentre o conjunto de transformações que caracterizam o mercado de trabalho brasileiro na última década inclui-se o prolongamento da vida produtiva dos indivíduos economicamente ativos na sociedade. Tal fato pode ser atribuído a diferentes fatores, dentre os quais se destacam o aumento da expectativa de vida da população que teve como consequência direta a mudança nos critérios de concessão de aposentadorias, que prolongou o tempo de contribuição e a idade mínima para a concessão de proventos pela Previdência Social, o que obrigou o trabalhador a permanecer mais tempo com vínculo formal de emprego. Neste contexto, a temática do envelhecimento torna-se um objeto de estudo para além das Ciências da Saúde e da Gerontologia, posto que tem se tornado um fenômeno com repercussões globais na cultura, no consumo, na economia, na produção e no trabalho. No bojo das transformações engendradas pelo modelo de capitalismo neoliberal adotado no Brasil que se colocam as questões de estudo deste projeto: Qual é o papel do idoso no mercado de trabalho no Brasil no capitalismo contemporâneo? Que representação o idoso possui sobre a velhice e o trabalho na velhice? Desta forma, este projeto tem como objetivos: identificar em que setores ou atividades está alocada a força de trabalho definida no Brasil como idosa (acima de 60 anos); mapear e analisar trajetórias profissionais de aposentados que retornaram ao trabalho; compreender o significado do trabalho para os indivíduos classificados como idosos; analisar de que forma as políticas de Gestão de Pessoas estão estruturadas com o objetivo de incluir em seu discurso e suas práticas as trajetórias profissionais destes indivíduos. O método de pesquisa a ser utilizado baseia-se na abordagem qualitativa, com o uso da pesquisa em bases estatísticas (IBGE, Ministério do Trabalho e Emprego) e pesquisa de campo por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos no campo serão analisados por meio da análise de conteúdo.
Financiadores: FAPERJ
GRUPOS DE PESQUISA
- Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria
Nome do líder: Deborah Moraes Zouain
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0663590321095999
- Estudos da Gestão da Justiça e Segurança
Nome do líder: Deborah Moraes Zouain
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8537923331246792
- Pequenos Negócios, Empreendedorismo e Microfinanças
Nome do líder: Deborah Moraes Zouain
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2651084084671983
- Observatório de Marketing, Consumo e Sociedade
Nome do líder: João Felipe Rammelt Sauerbronn
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8226848437841245
- Estratégia, Governança e Desempenho
Nome do líder: Josir Simeone Gomes
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8226848437841245
- Trabalho, Consumo e Interseccionalidades
Nome do líder: Rejane Prevot Nascimento
Link:
Processo seletivo
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES
EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA O PDSE:
- Inscrições: até 30/11/2023
- Edital Interno de Seleção - PDSE 2024
- Edital PDSE/CAPES - 30.2023
- INSCREVA-SE
- Homologação de candidatos
- Resultados PDSE 2024
Processo Seletivo 2024.1
Mestrado (Barra da Tijuca)
- Inscrições: 20/10/2023 a 22/01/2024
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 25 (vinte e cinco) parcelas, sendo 1 de R$ 244,00 (Duzentos e quarenta e quatro reais) mais 24 de R$ 2.440,00 (Dois mil quatrocentos e quarenta reais).
Mestrado (Duque de Caxias) - Inscrições: 20/10/2023 a 22/01/2024
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 25 (vinte e cinco) parcelas, sendo 1 de R$ 154,00 (Cento e cinquenta e quatro reais) mais 24 de R$ 1.540,00 (Um mil quinhentos e quarenta reais).
Doutorado (Duque de Caxias)
- Inscrições: 16/10/2023 a 19/01/2024
- Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais)
- Mensalidade: 49 (quarenta e nove) parcelas, sendo 1 de R$ 184,83 (Cento e oitenta e quatro reais e oitenta e três centavos) mais 48 de R$ 1.848,27 (Um mil oitocentos e quarenta e oito reais e vinte e sete centavos).
dissertações
Teses
Documentos
Informativos
Calendário Acadêmico PPGA 2024.1
Grade de Disciplinas PPGA 2024.1
Formulários
Formulário - Agendamento Exame de Qualificação Mestrado
Formulário - Agendamento Exame de Qualificação Doutorado
Formulário - Agendamento de Defesa de Mestrado
Formulário - Agendamento de Defesa de Doutorado
Normas e Regulamentos
Regulamento de Bolsas - PROPEP
Plano Institucional de Internacionalização
Politica de Internacionalização
Regulamento dos Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu
Regulamento do Programa de Afastamento Pós - Doc
Regulamento de Bolsas PROSUP dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu
Politica de Internacionalização
Portarias
Regulamento de Bolsas - Stricto Sensu - Portaria GRU 13-2024
Regulamento da Pós-Graduação -Stricto Sensu - Portaria GRU 14-2024